quarta-feira, 3 de julho de 2019

Barroso fala no Chile sobre crise da democracia, revolução tecnológica e risco ambiental



Luís Roberto Barroso foi orador de abertura da Conferência Mundial da Sociedade Internacional de Direito Público, em Santiago, Chile.








O ministro do STF Luís Roberto Barroso foi o orador de abertura da Conferência Mundial da Sociedade Internacional de Direito Público, evento que reúne principais constitucionalistas do mundo e juízes das Supremas Cortes de diferentes países. O evento é realizado de 1 a 3 de junho este ano em Santiago, no Chile, na Universidade Católica.

t

Em sua fala, o ministro tratou dos limites e possibilidades do Direito em relação a três grandes aflições do nosso tempo: (i) a crise da democracia; (ii) os efeitos colaterais da revolução tecnológica; e (iii) o aquecimento global.

t

No texto, ele destaca o avanço civilizatório e "que humanidade iniciou o século XXI em condições melhores do que jamais esteve"."Vivemos mais e melhor, num planeta com menos guerras, menos desnutrição, menos pobreza, maior acesso ao conhecimento e mais direitos."

Por outro lado, Barroso afirma que processos históricos complexos como os que estamos vivendo não são lineares. "Progressos extraordinários misturam-se com riscos dramáticos, combinando medo e esperança. O futuro é imprevisível, não há roteiros pré-traçados e, por isso mesmo, é preciso ter objetivos que nos inspirem e motivem."

Por fim, o ministro destaca que, em um repleto de assimetrias entre os países, marcado pela globalização, transnacionalidade dos problemas e extraterritorialidade das soluções, o Direito Público vive um momento existencial importante e encontra-se em busca de novos horizontes.

"Num mundo em que já se fala em derrotar a morte e colonizar o espaço, a única bússola segura são os valores perenes compartilhados desde a antiguidade, dentre os quais: bem, justiça e respeito ao próximo, como pressupostos da emancipação das pessoas e da proteção da dignidade humana."


Fontes: Migalhas

Nenhum comentário:

Postar um comentário