Pesquisa sobre intenções de votos para prefeito de São Luís publicada neste domingo (26) pelo Jornal Pequeno confirma a liderança do deputado federal Eduardo Braide (Podemos), que tem 40% de preferência do eleitorado. O segundo colocado é o deputado Duarte Júnior (Republicanos), que aparece com 25 pontos a menos que o primeiro. Os números indicam que há possibilidade da eleição ser definida logo no primeiro turno.
A grande surpresa neste levantamento é a posição do deputado estadual Neto Evangelista, que, mesmo pontuando com apenas 09%, isto é, 31 a menos que Braide, ocupa o terceiro lugar onde sempre aparecia o também deputado estadual Wellington do Curso (PSDB), que aparece com 7%. Já o candidato do partido do governador Flávio Dino (PCdoB), Rubens Júnior, aparece com apenas 04%.
A pesquisa teria sido realizada pelo Instituto JPesquisa, pertencente ao jornal, e realizada entre os dias 21 e 24 de julho. O seu registro no Tribunal Regional Eleitoral (TRE-MA) é 02519/2020. O jornal não informou quantas pessoas foram entrevistadas.
Confira os números:
- Eduardo Braide (Podemos) – 40%
- Duarte Junior (Republicanos) – 15%
- Neto Evangelista (DEM) – 09%
- Wellington do Curso – 07%
- Adriano Sarney (PV) – 04%
- Bira do Pindaré (PSB) – 04%
- Rubens Júnior (PCdoB) – 04%
- Carlos Madeira (Solidariedade) – 03%
- Dr. Yglesio (PROS) – 03%
- Jeisael Marques (Sustentabilidade) – 02%
- Nenhuma – 06%
- Não souberam ou não quiseram responder – 03%
Consulta – Os responsáveis pela pesquisa informam que a não inclusão do nome da candidata Maria Deusdeth, a Detinha (PR), na consulta estimulada, se deu porque não teria pontuado na consulta espontânea. A deputada estadual é a única mulher que participa desta disputa.
Também não teriam pontuado Franklin Douglas (PSol) e Saulo Arcangeli (PSTU).
O JPesquisa, fez uma consulta espontânea, na qual o eleitor, sem apresentação de nomes, indica quem gostaria de ver na Prefeitura de São Luís. Braide aparece com 19%; Duarte Júnior com 8%.
Neste quesito, a ex-governadora Roseana Sarney (MDB), que não é candidata, tem 6%; Neto Evangelista e Wellington do Curso empatam em 5%; Rubens Júnior (PCdoB), que seria o candidato do governador, tem apenas 3%; o deputado federal Bira do Pindaré (PSB), 2%. Empatados com 1% aparecem Carlos Madeira (Solidariedade), Jeisael Marques (Sustentabilidade) e o deputado Yglesio Moisés (PROS).
O jornal não divulgou cenários de um hipotético segundo turno, apesar de informar que foram traçados alguns cenários.
E. Emir.
Nenhum comentário:
Postar um comentário