Para ser eleito, o parlamentar precisa demonstrar alta performance, seja pelo saber, senso de oportunidade, eficiência na leitura da realidade, que é dinâmica, e, principalmente, facilidade para conceber ideias, constituir posições, elaborar propostas e projetá-las para o centro do debate, liderando a repercussão e tomada de decisão. Enfim, é o parlamentar que, isoladamente ou em conjunto com outras forças, é capaz de criar papel e contexto para desempenhá-lo.

Além de ser vice-líder do governo na Câmara dos Deputados, Rubens Júnior é o único deputado maranhense presente em todas as sessões da Casa, autor de 444 proposições legislativas só em 2023.

Neste ano, ele ainda se destacou na relatoria de grandes projetos, como a autorização da intervenção federal na Secretaria de Segurança do Distrito Federal após a tentativa de golpe de 8 de Janeiro. Na CPMI do Golpe, Rubens tem ganhado espaço na defesa dos valores do Estado Democrático de Direito e no combate impetuoso das narrativas golpistas.

Bancada petista – Com 22 nomes (17 deputados e 5 senadores), pelo 24º ano consecutivo, o PT lidera a lista dos parlamentares mais influentes do Congresso. Com oito nomes (deputados e deputadas), o partido também lidera a lista dos 50 parlamentares considerados em “ascensão” no Parlamento e que, mantida a trajetória, podem figurar futuramente na lista dos 100 “Cabeças do Congresso”.

FONTE O INFORMANTE