O encontro teve como objetivo principal a apresentação de um projeto elaborado pela VLI para modernizar o acesso ferroviário do Porto do Itaqui. Além disso, durante a reunião, foram discutidos os projetos da empresa na região conhecida como Arco Norte, área que abrange partes dos estados do Amapá, Amazonas, Maranhão, Pará, Roraima e Tocantins, destaque nos últimos anos devido à sua importância estratégica para o desenvolvimento econômico do Brasil.

A reunião contou com as presenças do chefe da Assessoria de Desenvolvimento e Programas Estratégicos da SEDEPE, Fabrício Brito; do diretor executivo de Planejamento da VLI, Fabrício Rezende; do gerente geral de Relações Institucionais e Governamentais da VLI, Anderson Abreu e do especialista em Relações Institucionais e Governamentais da VLI, Flávio de Oliveira, que atua nos estados do Maranhão (MA), Pará (PA) e Tocantins (TO).

O diretor executivo, Anderson Abreu, apresentou um panorama geral do Arco Norte, destacando sua posição estratégica como uma rota de escoamento de produtos agrícolas e minerais do Brasil para os mercados internacionais. Além disso, exibiu um filme de seis minutos, detalhando o projeto de modernização ferroviária do Porto do Itaqui.

Esse projeto inclui a construção de peras no porto, uma infraestrutura baseada em um sistema de trilhos, atualizando o processo de carga e descarga com maior eficiência e dinamismo.

Para o secretário José Reinaldo Tavares, os investimentos da VLI na infraestrutura dessa região estratégica e no Porto do Itaqui são fundamentais para o crescimento do Maranhão e do Brasil.

“Tudo que for bom para o Maranhão podem contar comigo. Esse projeto trará benefícios para todo o país e impulsionará a economia nacional”, afirmou o secretário.

Fonte: O Informante