sexta-feira, 8 de maio de 2020

Teleatendimento ultrapassa a marca de 700 atendimentos


ENFRENTAMENTO

Serviço possibilita ao usuário falar diretamente com profissionais de saúde e tirar dúvidas sobre a Covid 19




Teleatendimento ultrapassa a marca de 700 atendimentos
Teleatendimento ultrapassa a marca de 700 atendimentos






Com apenas sete dias de funcionamento, o Serviço de Teleatendimento do Hospital Universitário da UFMA (HU-UFMA) em parceira da Universidade Federal do Maranhão (UFMA) e da Secretaria Municipal de Saúde (SEMUS), já ultrapassa a marca de mais de 700 atendimentos, sendo que desses só 55 pessoas foram encaminhadas para as UPA’s. O que representa um desafogamento dos serviços de saúde de mais de 600 pessoas e o grande êxito do novo serviço.

Disponível para a população desde a quarta-feira, 29, o Teleatendimento tem o objetivo de levar orientações seguras para a população sobre os sintomas da Covid-19, bem com informações atualizadas sobre o cenário da Saúde Pública na capital de São Luís, sem que o usuário necessite sair de casa.

A estudante de filosofia da UFMA, Susana Coimbra, 27, foi uma das primeiras a utilizar o serviço e usou sua rede social para elogiar o atendimento. “Meus parabéns! Graças ao teleatendimento pude ter mais clareza de que estava com os sintomas do Coronavírus. Pude começar o tratamento e agora estou me recuperando.”

O serviço dispõe de uma equipe formada por alunos voluntários do curso de Medicina da UFMA, que se encontram nos últimos anos de graduação, e que dão suporte a ferramenta tirando dúvidas dos usuários. Os membros da equipe foram devidamente treinados para prestar a assistência e são coordenados por médicos da SEMUS e do Hospital Universitário da UFMA, com o intuito de diminuir a demanda de pessoas nos hospitais e fazer com que dúvidas sobre diagnóstico, cuidados básicos, isolamento e tratamento sejam reduzidas.

Larissa Moreira, 25, que está cursando o décimo primeiro período do curso de medicina, é uma das voluntárias e se prontificou a participar da ação no mesmo dia em que foi informada dessa possibilidade pela Universidade. "Foi uma forma que eu encontrei de poder usar o conhecimento que a gente já tem para ajudar a sociedade. Esse é um momento que todo mundo precisa ajudar e estamos aqui contribuindo com os teleatendimentos".

O médico anestesiologista e coordenador do Teleatendimento, Giovanne Oliveira, destaca a importância desse atendimento.  “Diante do iminente colapso dos sistemas de saúde, público e privado, oferecer à população, um seguimento clínico domiciliar, é de primordial relevância. A UFMA está exercendo sua capacidade de extensão universitaria; o HU-UFMA, juntamente com a SEMUS, estão dando suporte à atenção primária de saúde, num momento de exceção, como é este de pandemia.”

A sala do Teleatendimento funciona na Unidade Materno Infantil, com dinâmica de revezamento entre profissionais para oferecer o serviço de segunda a sexta, das 08h às 18h. Os usuários podem falar diretamente com a equipe de saúde pelo telefone 2109-5597.

O secretário de Saúde de São Luís, Lula Fylho, disse que a ferramenta cria mais comodidade e amplia a rede de atendimento. “Por meio de uma parceria com o Hospital Universitário, a gestão do prefeito Edivaldo entrega mais este serviço importante à população, que agiliza e facilita o acesso dos cidadãos ao atendimento de sintomas gripais e, dependendo do diagnóstico, acelera o processo de cura destes sinais”, afirmou.

Para Joyce Santos Lages, superintendente do HU-UFMA, essa medida foi bastante acertada. “Fico muito feliz em saber que estamos ajudando a não sobrecarregar a rede saúde neste momento tão difícil. Com muito esforço implementamos medidas e atitudes com o objetivo de mudar o cenário caótico que era esperado diante da pandemia, e tudo isso é possível graças ao empenho e dedicação do voluntariado e das Instituições parceiras”.




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Unidade de Comunicação Social
Superintendência
Hospital Universitário da Universidade Federal do Maranhão
huufma.ebserh.gov.br

     



 

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