Objetivo do curso, ofertado pela gestão do prefeito Edivaldo, é promover a ampliação do conhecimento dos educadores sobre literatura infantil para a formação de leitores e a importância dos contos literários na vida dos estudantes
Professores da rede municipal da Prefeitura de São Luís recebem capacitação em curso de contação de históriasA Prefeitura de São Luís, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed) iniciou esta semana o primeiro módulo da Formação em Contação de Histórias: Teoria e Prática, de 2019, para professores da Educação Infantil. A intenção do curso, ofertado pela gestão do prefeito Edivaldo Holanda Junior, é promover a ampliação do conhecimento dos educadores sobre a contribuição da literatura infantil para a formação de leitores e a importância dos contos literários na vida dos pequenos estudantes, com interação e criatividade de forma inclusiva para estimular as práticas de incentivo à leitura.
"Um dos eixos da política de educação Educar Mais, programa criado pela gestão do prefeito Edivaldo, tem foco na formação dos educadores. A qualificação de professores é fundamental, pois amplia a visão, mostra novos caminhos para a construção de saberes dentro da escola", pontuou o secretário municipal de Educação, Moacir Feitosa.
Com duração de 40 horas, o curso é dividido em cinco unidades com a especialista em Literatura Infantil e Juvenil da Rede Municipal de Ensino, Sinara Coelho Lima Rodrigues. De acordo com Sinara Rodrigues, até o ano de 2020, a Semed prevê a formação de 200 professores da rede com a capacitação de literatura e contos.
"Conhecer a literatura e a sua história reforça ainda mais o potencial dos nossos professores para que estejam preparados para multiplicar e seguir essa metodologia, que é rica e interdisciplinar. Há muitas décadas, os contos eram elaborados para os adultos, e na contemporaneidade, as histórias foram adaptadas para as crianças com visão pedagógica e social", diz Sinara Rodrigues.
A professora Karliane Mendes, da U.E.B Maria de Jesus Carvalho, localizada na Vila Palmeira, falou sobre a sua experiência em participar dessa formação. "A sensação é muito boa em estar participando deste curso. Gosto muito de contar histórias, mas preciso de técnicas mais apropriadas. Então, a expectativa é que eu saia daqui com uma bagagem melhor para poder mergulhar no mundo da imaginação das crianças. A Educação Infantil é fantasia, é ludicidade e esse curso vem enriquecer tudo isso pra a gente passar para as crianças as formas de contar histórias com amor, com prazer", pontuou a educadora.
|
Nenhum comentário:
Postar um comentário