Local: Parque do Rangedor Data: 29/09/2019 às 7h30 Endereço: Avenida Eduardo Magalhães-Alto do Calhau Contato: SECOM | Prefeitura de São Luís Email: imprensaprefeituraslz@gmail.com (98) 3212-8042 // (98) 98189-0404 A Prefeitura de São Luís, por meio da Secretaria Municipal de Desporto e Lazer (Semdel), realiza, neste domingo (29), no Parque do Rangedor, a Caminhada do Idoso. A atividade marca o Dia Internacional do Idoso, comemorado em 1º de outubro. A ação, que também terá a participação do Ministério Público, soma-se às demais implementadas pela gestão do prefeito Edivaldo Holanda Junior voltada a esta parcela da população. A concentração será a partir das 7h30, na entrada principal da praça (no estacionamento), onde será realizada a etapa de alongamento para os idosos e seus acompanhantes. Logo após, será realizado um percurso de 1km que será finalizado no mesmo ponto de concentração. Depois da caminhada, estão previstas atividades de integração na praça. SÃO LUÍS SAUDÁVEL Diversos idosos do programa São Luís Saudável participarão do evento, que está aberto ainda a todos que tenham interesse em participar. Vale lembrar que o São Luís Saudável, programa da Prefeitura de São Luís, leva atividades físicas a mais de mil idosos em diversos bairros da capital. Os principais objetivos da caminhada são garantir qualidade de vida, promover a plena inclusão e a cidadania do idoso, além de dar visibilidade às ações desta parcela da população. Além disso, espera-se que a sociedade, de forma organizada, inclua gradativamente a prática do lazer em seu cotidiano comunitário. De igual forma, espera-se não apenas ocupar o tempo livre, mas resgatar a cultura de lazer dos cidadãos. Serviço: O quê: Caminhada em alusão ao Dia Internacional do Idoso Onde: No Parque do Rangedor Quando: domingo (29), a partir das 07h30 Sugestão de entrevista porta-voz: Secretário Municipal de Desportos e Lazer, Rommeo Amin. |
sábado, 28 de setembro de 2019
Prefeitura de São Luís realiza neste domingo (29) caminhada em alusão ao Dia Internacional do Idoso
Prefeito Edivaldo inicia pavimentação na Avenida Guajajaras
Prefeitura de São Luís e Ministério Público capacitarão servidores da Assistência Social do município para enfrentamento à violência doméstica
Prefeitura de São Luís celebra Dia do Turismo com edição especial do Passeio Serenata na próxima quarta-feira (2)
Prefeito Edivaldo paga servidores nesta terça-feira (1°)
Mais uma vez antecipando o calendário de pagamentos do funcionalismo, o prefeito Edivaldo demonstra planejamento e organização de sua gestão Prefeito Edivaldo paga servidores nesta terça-feira (1°)O salário dos servidores municipais referente ao mês de setembro, estará disponível nesta terça-feira (1°). Mais uma vez, o prefeito Edivaldo Holanda Junior antecipa a data prevista no calendário de pagamentos para este ano. Conforme previsão, o funcionalismo municipal seria pago somente no dia 4 de outubro. Com a ação, o prefeito demonstra planejamento e organização de sua gestão. Em contramão ao cenário nacional, a capital maranhense vem se destacando economicamente por seguir cumprindo seus compromissos com o servidor municipal, efetuando o pagamento antecipadamente, além de seguir investindo em infraestrutura, saúde, educação, limpeza urbana entre outras áreas. Para o titular da Secretaria Municipal da Fazenda (Semfaz), Delcio Rodrigues, estas ações só são possíveis devido a organização financeira do município de São Luís, que tem conseguindo se planejar economicamente para o desempenho das obrigações da municipalidade com o servidor, a cidade e o cidadão. "A gestão do prefeito Edivaldo segue comprometida com o desenvolvimento da cidade. É difícil diante das dificuldades econômicas que enfrentamos rotineiramente, mas com organização e planejamento, estamos conseguindo enfrentar a crise econômica financeira que todo o país está sofrendo", afirmou o secretário. Os servidores municipais têm acesso às informações dos seus vencimentos em todos os terminais de autoatendimento do Banco do Brasil, por meio do contracheque eletrônico. A informação dos vencimentos também pode ser acessada através do site da Prefeitura de São Luís (www.saoluis.ma.gov.br), no Portal do Servidor, no menu do lado esquerdo, informando o número da matrícula e a senha. |
Prefeito Edivaldo vistoria obras do Galpão de Triagem de Materiais Recicláveis e Ecoponto Centro
Braide 65,2% x 13,5% Duarte Jr. em simulação de 2º turno da Econométrica
A pesquisa Econométrica que começou a circular entre deputados estaduais durante a semana levantou possíveis cenários de 2º turno na disputa pela Prefeitura de São Luís.
Como já mostrado antes, no confronto direto com Rubens Júnior (PCdoB), Eduardo Braide (PMN) tem 71% das intenções de voto. Nesse caso, o comunista teria apenas 4,2% das intenções de voto .
Mas Braide “passeia” também no confronto contra o pré-candidato governista mais bem posicionado na disputa: o deputado estadual Duarte Junior (PCdoB).
Nesse caso, o líder nas pesquisas chega a 65,2%, contra apenas 13,5% do parlamentar do PCdoB.
Se a disputa for com Wellington do Curso (PSDB), atual segundo colocado, Braide aparece com 62,3%, contra 18% do tucano.
O instituto Econométrica ouviu aproximadamente 1 mil eleitores na capital. A margem de erro da pesquisa é de 2 pontos percentuais.
Ainda neste fim de semana o Blog do Gilberto Léda trará os demais cenários de 2º turno da pesquisa.
quinta-feira, 26 de setembro de 2019
STF inicia julgamento sobre divisão de pensão por morte e uniões estáveis concomitantes
Até o momento, placar está 5x3 pelo rateio do benefício previdenciário.
Nesta quarta-feira, 25, o STF deu início ao julgamento de RE para saber se é possível o reconhecimento jurídico de união estável e de relação homoafetiva concomitantes, com o consequente rateio de pensão por morte. Até o momento, o placar está 5x3 pelo rateio do benefício previdenciário. Julgamento foi suspenso pelo pedido de vista do ministro Dias Toffoli.
Caso
Um homem manteve simultânea e prolongadamente relações equiparáveis à união estável com uma mulher e outro homem. Esta relação homoafetiva teria perdurado pelo menos 12 anos.
Após a morte do companheiro, a mulher foi à juízo e obteve o reconhecimento judicial de união estável. Posteriormente, o outro parceiro também foi à juízo e obteve decisão de 1º grau também reconhecendo a união estável.
Desta segunda decisão, a mulher recorreu e o TJ/SE, embora reconhecendo que houve uma união estável entre os companheiros, considerou que houve pré-decisão em favor da mulher e que o Tribunal não poderia reconhecer união estável da mesma pessoa em duas relações.
Sustentações
O advogado do requerente sustentou que tal recurso não é um pedido para toda e qualquer relação, mas apenas aquelas que estão consolidadas a luz de toda a sociedade. Tal posicionamento foi apoiado pelo IBDP - Instituto Brasileiro de Direito Previdenciário:
“O concubinato que aqui se quer aplicar por analogia se traz o Direito Civil e não o Direito Previdenciário. O Direito Previdenciário em si protege a ordem social, protege todas as famílias e não aquelas moralmente aceitas pelo CC."
A PGR, no entanto, se manifestou contra a medida, o mesmo posicionamento apresentado por Regina Beatriz Tavares da Silva, representante da ADFAS - Associação de Direito de Família e das Sucessões.
"Não é necessariamente correto que a afetividade no plano dos fatos deva ser reconhecida no plano do Direito como formadora de laços jurídicos; se assim fosse toda forma de afetividade traria consigo o fardo de uma obrigação jurídica e, portanto, total insegurança jurídica estaria implementada em nosso país."
Relator
O ministro Alexandre de Moraes negou provimento ao recurso, contra a divisão da pensão por morte. Moraes negou que as duas uniões estáveis possam ser reconhecidas ao mesmo tempo. Para ele, isso caracteriza bigamia, vedado no país.
O relator fez questão de destacar que a discussão não versa sobre a orientação sexual, mas acerca do reconhecimento concomitante de duas uniões estáveis.
Moraes citou princípio constitucional que iguala união estável ao casamento, sendo impossível o reconhecimento jurídico concomitante destas relações, aplicando tal princípio no caso concreto.
O relator afirmou que a situação perpassa pelo tema da bigamia, o que é vedado pelo ordenamento jurídico brasileiro, com previsão criminal. Ele destacou precedentes que impedem a bigamia, afirmando que a decisão do TJ/SE deve ser mantida.
Alexandre de Moraes defendeu a tese de que a preexistência de casamento ou união estável impede o reconhecimento de novo vínculo de mesmo período concomitante, para fins previdenciários.
Ministros Ricardo Lewandowski e Gilmar Mendes acompanharam o relator.
Divergência
Ministro Edson Fachin abriu a divergência pelo rateio da pensão. Fachin fez questão de destacar que a matéria é previdenciária post-mortem. Para ele, é possível o reconhecimento de efeitos post-mortem previdenciários a uniões estáveis concomitantes, desde que presente o requisito da boa-fé objetiva.
Fachin afirmou que o tema passa por três temas importantes: benefício previdenciário; dependência e eficácia póstuma. Ele explicou que na situação dos autos, foi a morte do homem a causa da cessação das relações jurídicas; mas os efeitos post-mortem da boa-fé devem ser preservados.
- Veja a íntegra do voto de Fachin.
Acompanharam este entendimento os ministros Luís Roberto Barroso, Marco Aurélio e as ministras Rosa Weber e Cármen Lúcia.
Pedido de vista
Ministro Dias Toffoli pediu vista, suspendendo o julgamento.
- Processo: RE 1.045.273
Tumulto de manifestantes no STF acaba com policial ferido e gás lacrimogêneo no tribunal
Caso ocorreu na tarde desta quarta-feira, 25. Veja vídeo.
Nesta quarta-feira, 25, a Praça dos Três Poderes foi palco de tumulto com manifestantes, e teve até uso de gás lacrimogêneo. Houve confronto entre grupo de manifestantes que apoia a operação Lava Jato e outro que pedia a liberdade do ex-presidente Lula. O conflito foi imediatamente isolado pela Polícia Militar.
Por volta das 16 horas, um grupo de manifestantes vestido de verde e amarelo tentou derrubar as grades que cercam a área externa do STF, o que levou policiais a disparar gás lacrimogêneo para dispersar a multidão. No meio da confusão, um policial militar foi ferido a pedradas, e foi socorrido às pressas pelo departamento médico do Supremo.
Conforme narra o matutino Estadão, o gás lacrimogêneo dispersado por policiais chegou ao edifício-sede da Corte, o que levou seguranças a fecharem às pressas as janelas do Tribunal para tentar evitar a circulação da substância dentro das instalações. Mas o gás invadiu as dependências do Supremo, assustando visitantes e servidores que acompanhavam a sessão plenária - inclusive máscaras foram distribuídas pelos bombeiros ao público.
As portas do plenário foram fechadas por seguranças para impedir que o gás lacrimogêneo chegasse ao local onde atuam os 11 ministros da Corte.
Grupo de Choro Pixinguinha, cantora Adriana Bosaipo e recreação infantil são atrações deste fim de semana no programa Reviva Centro
Prefeito Edivaldo apresenta ao governo do Haiti resultados positivos de projeto implantado no Socorrão II com destaque nacional
Crianças de escolas da Prefeitura de São Luís realizam primeira colheita do projeto Hortas Pedagógicas
Projeto é fruto de uma parceria nacional entre Embrapa e o Ministério da Cidadania, com apoio do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) e em São Luís, a Embrapa conta com a parceria da gestão do prefeito Edivaldo; primeira-dama Camila Holanda acompanhou a colheita Primeira colheita das Hortas Pedagógicas na UEB Jackson Lago As crianças das Unidades de Educação Básica (U.E.B) Governador Jackson Kepler Lago, na Cidade Operária, e Augusto Mochel, na zona rural de São Luís, realizaram nesta quarta-feira (25) a primeira colheita do projeto Hortas Pedagógicas. O projeto é fruto de uma parceria nacional entre Embrapa e o Ministério da Cidadania, com apoio do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE). Em São Luís, a Embrapa conta com a parceria da gestão do prefeito Edivaldo Holanda Junior, que reconhece a contribuição do projeto no processo de ensino-aprendizagem. A primeira-dama Camila Holanda acompanhou a atividade na U.E.B Jackson Lago. "É lindo ver de perto a empolgação das crianças e acompanhar os resultados positivos desta grande articulação para a execução deste projeto. O Hortas Pedagógicas é um projeto muito importante, que vem contribuir com o trabalho desenvolvido pelo prefeito Edivaldo na área do ensino público e incentivar as crianças a aprenderem para além dos conteúdos ministrados em sala de aula e, ainda, replicar esse conhecimento às famílias", disse a primeira-dama. As hortas implantadas nas U.E.Bs Governador Jackson Kepler Lago e Augusto Mochel fazem parte da etapa piloto do projeto que tem a perspectiva de se expandir no Maranhão pela Embrapa Cocais, que nesse processo conta com parceiros municipais e estaduais. A ação é desenvolvida com crianças do 1º ao 9º ano e alcança, ainda, os menores, da Educação Infantil. O objetivo do projeto Hortas Pedagógicas é, por meio da implantação de uma horta no ambiente escolar, trabalhar políticas de segurança alimentar e nutricional com crianças e adolescentes e, assim, elevar a qualidade das refeições. "O grande objetivo deste projeto é melhorar o nível alimentar e nutricional dos estudantes, formando multiplicadores e ampliando o alcance da ação para a comunidade escolar e as famílias. A proposta é não só ensinar a plantar como também aplicar os conhecimentos em diversas outras áreas como matemática, geografia, português e outras, praticando esse conhecimento", enfatizou o chefe-adjunto de Transferência de Tecnologia da Embrapa Cocais, Carlos Vitoriano. O secretário municipal de Educação, Moacir Feitosa, reforçou a proposta de utilizar a horta como um laboratório para aplicação do conteúdo adquirido em sala de aula. "É uma ação muito relevante, pois ela tem um alcance muito grande do ponto de vista formativo, considerando que toda a comunidade escolar acaba sendo influenciada positivamente. Esse é um projeto que se soma aos demais desenvolvidos pela gestão do prefeito Edivaldo com o objetivo de garantir a segurança alimentar nas escolas e, ainda, aperfeiçoar o processo de ensino", destacou. O projeto contribui, observando por uma outra dimensão, com a autoestima das crianças, fazendo-as colher o resultado de um trabalho executado em etapas. "Eu aprendi tudo do jeito que ensinaram. A colocar a semente na terra, esperar e hoje a colher. Achei muito divertido", disse Joaquim da Silva, de 6 anos. "A gente que plantou tudo isso. Olha como ficou muito bonita", exclamou Débora dos Santos, também de 6 anos, mostrando a alface que acabara de colher. Entre os alimentos plantados pelas crianças estão alface, quiabo, cheiro verde, pimenta de cheiro e melancia. Tudo o que foi plantado será inserido na alimentação escolar ou poderão ser levados para casa pelas crianças, incentivando o consumo dos alimentos orgânicos. Com 10 anos, Maria Eduarda Santos, também participou do projeto e contou o que aprendeu. "Aprendi que é importante a gente comer coisas saudáveis para ter boa saúde e evitar doenças. Achei muito interessante tudo o que aprendi aqui", disse a estudante sobre o projeto. As atividades do Hortas Pedagógicas iniciaram em meados de 2018, com a mobilização dos parceiros e a seleção das escolas onde seriam implantadas as hortas. Ao longo de 2019, foram realizadas oficinas e formações com alunos, gestores, coordenadores, professores, merendeiras e nutricionistas. Entre os temas abordados estão o reaproveitamento de resíduos orgânicos e compostagem, formas de irrigação, plantio e semeadura de hortaliças. |
quarta-feira, 25 de setembro de 2019
MESA REDONDA NA ESTÁCIO PARA TRATAR DA MOBILIDADE
Como você se locomove até a universidade: de bicicleta, ônibus, carro ou a pé? Nossas escolhas cada vez mais influenciam o bem-estar coletivo, assim como atuam em nosso próprio dia a dia. Por isso é importante perceber a mobilidade não só como necessidade ou conforto, mas também como instrumento para o desenvolvimento sustentável. Isso é fundamental para compreendermos seus possíveis problemas e encontrarmos, juntos, suas prováveis soluções. Preparado para embarcar nesse papo superconstrutivo para a nossa sociedade? | |||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
|
Prefeito Edivaldo lança 13ª edição da Feira do Livro de São Luís
Assinar:
Postagens (Atom)