sexta-feira, 20 de novembro de 2015

Prefeitura certifica mais uma turma de estudantes do Programa Oportunizar



Prefeitura certifica mais uma turma de estudantes do Programa Oportunizar A Prefeitura de São Luís, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed) certificou 120 estudantes com deficiência matriculados na rede municipal pela conclusão dos cursos de Agente de Limpeza e Conservação, Informática, Pintor de Obras, Auxiliar de Cozinha, Copeiro e Instalador Hidráulico.

Os cursos são oferecidos por meio do Programa Oportunizar, com o propósito de oferecer qualificação profissional a pessoas com deficiência a partir de 15 anos e também viabilizar a sua inserção no mercado de trabalho. Para desenvolver os cursos, a Prefeitura de São Luís conta com a parceria do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) e o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac).

A solenidade de certificação foi realizada no auditório da Unidade de Educação Básica (U.E.B.) Luís Viana, escola que também sedia os cursos do programa. A solenidade contou com a presença da coordenadora do Programa Senai de Ações Inclusivas (Psai), Maria Júlia Carvalho Lima (Psai), e a supervisora pedagógica do Senac, Natália Cristine Cerqueira Matos.

O secretário municipal de Educação, Geraldo Castro Sobrinho, parabenizou os concludentes do curso. "O Programa Oportunizar expressa com clareza a orientação que recebemos diariamente do prefeito Edivaldo: a de garantir o direito de aprender para os nossos estudantes, e de incluir socialmente todos os nossos jovens, com carinho e atenção especial às pessoas com deficiência. Parabenizo a todos pela conclusão dos cursos e desejo que essa certificação ajude a abrir as portas do mercado de trabalho", disse o secretário de Educação.

Foi a terceira certificação para Loudi Maria Pereira Costa, de 17 anos, aluna da U.E.B. Miguel Lins e diagnosticada com deficiência intelectual. Loudi, que já concluiu os cursos de Instalador Hidráulico e Camareira, recebeu esta semana a certificação pelo término do curso de Pintor de Obras. "Lá em casa, minha filha é quem conserta os canos. Agora vou comprar lixa, tinta e o que mais ela quiser para ela pintar a minha casa. Procuro sempre ter muita confiança nela para estimular ao máximo o desenvolvimento", afirmou Maria Santana de Jesus Pereira, mãe da jovem.

Loudi também aprovou a iniciativa. "Agora que já tenho a certificação, estou só esperando fazer 18 anos para poder trabalhar e começar a ajudar em casa. Gostei muito de todos os cursos que fiz", garantiu.

Nenhum comentário:

Postar um comentário