quinta-feira, 26 de novembro de 2015

Ipam inicia ações da Blitz Previdenciária pela Semad nesta quinta (26)


Local: Sede da Semad
Horário: 26/11/2015 9h0
Endereço: Avenida Beira Mar - Centro Histórico
Contatos: Sívia Thereza, Assessoria Ipam - 98114-4305

A Prefeitura de São Luís, por meio do Instituto de Previdência e Assistência do Município (Ipam), realiza, nesta quinta-feira (26), o primeiro evento da Blitz Previdenciária, que faz parte da ação "Preparando Para a Aposentadoria" (PPA) do projeto "Ipam em Movimento", das 9h às 12h, na Secretaria Municipal de Administração (Semad), com o objetivo de alcançar o maior número possível de servidores efetivos em fase de aposentadoria.
A Blitz Previdenciária é uma atividade de sensibilização e mobilização, junto aos servidores efetivos, para a efetivação de aposentadorias por meio de palestras, distribuição de panfletos, exibição de vídeos e apresentação cultural. As ações serão realizadas, frequentemente, em secretarias, órgão ou unidade da Prefeitura de São Luís.
A programação dos eventos abordará temas como organização do orçamento pessoal, tipos de aposentadoria, envelhecimento saudável, entre outros, dentro de uma visão cotidiana com exemplos práticos. As datas serão definidas por agendamento com as diversas secretarias e órgãos. Deverão ser realizadas 24 edições, alcançando cerca de 1.200 servidores.



Prefeitura participa da campanha pelo fim da violência contra as mulheres




A passeata reuniu centenas de pessoas, especialmente estudantes da rede estadual de ensino

A Prefeitura de São Luís, por meio da Coordenadoria Municipal da Mulher, participou nesta quarta-feira (25), na Rua Grande, da caminhada alusiva ao Dia Internacional de Não Violência contra as Mulheres. Organizada pelo Ministério Público, por meio da Promotoria de Defesa da Mulher, com o apoio do poder público municipal, a ação reuniu centenas de pessoas, especialmente estudantes da rede estadual de ensino.

A coordenadora municipal da Mulher, Vânia Albuquerque, destacou o papel da Prefeitura de São Luís no combate à violência contra a mulher. "Precisamos do apoio de todos para denunciar e dar o suporte adequado às mulheres nessa situação. Em São Luís temos o Centro de Referência de Apoio à Mulher em Situação de Violência, que reúne várias profissionais que fazem esse atendimento à mulher. Também fazemos parte do pacto federativo de enfrentamento à violência contra a mulher, que inclui entre outras ações a instalação da 'Casa da Mulher Brasileira', a terceira a ser construída no país", disse.

A criação da Casa fortalecerá as ações de enfrentamento à violência contra a mulher, realizadas pela Rede Amiga da Mulher, da qual a Coordenadoria Municipal da Mulher faz parte junto com entidades da sociedade civil e do poder público que prestam atendimento às mulheres em situação de violência. A Casa, prevista para inaugurar nos próximos meses, tem o objetivo de reunir em um mesmo espaço serviços especializados de assistência às mulheres vítimas de violência doméstica, como delegacia, juizado, defensoria pública e apoio psicossocial.

"A paz é você quem faz" e "Lugar de mulher é onde ela quiser" foram algumas das frases destacadas em cartazes produzidos por alunos que participaram da marcha coletiva. "Esse é um movimento muito importante porque muitas mulheres se calam diante da violência, mas elas não podem ter medo, precisam denunciar, e essa passeata incentiva isso porque elas veem que tem alguém lutando por elas e com elas", afirmou a estudante do Centro de Ensino Fernando Perdigão, Virna Caroline Ribeiro, de 18 anos.

A campanha 16 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra as Mulheres tem como foco principal à questão do feminicídio e é voltada para informar a sociedade sobre a aplicação da Lei Maria da Penha e suas implicações. A promotora de Justiça Especializada na Defesa da Mulher, Selma Regina Souza Martins, destacou o objetivo da passeata. "Estamos realizando esta passeata para chamar atenção da sociedade. Precisamos combater a violência contra as mulheres unindo esforços e intensificando as nossas ações", afirmou.

A passeata contou com a participação de pais de alunos, como a contabilista, Letícia Rocha, que lembrou que a promoção da igualdade de direitos entre os gêneros pode contribuir para a redução dos índices de violência contra a mulher. "Vivemos em um país onde ainda existe muito preconceito contra a mulher, especialmente no campo profissional. O homem não pode se sentir superior à mulher, precisamos lutar pela igualdade de direitos", disse.

PROGRAMAÇÃO

Ainda nesta quarta-feira (25) será realizado o "Diálogo Lilás: mulher, gênero e feminicídio", às 14h, no auditório do prédio de História, na Universidade Estadual do Maranhão (Uema), no Centro, além da vigília pelo fim da violência, a partir das 17h30, na escadaria da Praça Nauro Machado.

Nos próximos dias, outras programações serão desenvolvidas nas escolas, terminais de integração e feiras. A programação dos 16 Dias de Ativismo encerra no dia 10 de dezembro com o seminário "Frente Parlamentar de Combate à Violência contra a Mulher", no auditório Gervásio Santos, na Assembleia Legislativa.

Prefeito Edivaldo vistoria obras de urbanização na Vila Vitória



Prefeito Edivaldo vistoria obras de urbanização na Vila Vitória"Eu já nem acreditava mais que nossas ruas fossem asfaltadas algum dia na vida", disse a dona de casa, Lucimar Gomes Martins, de 51 anos de idade, 19 deles vividos na Vila Vitória, onde o prefeito Edivaldo realizou, na manhã desta quarta-feira (25), vistoria técnica a obras de infraestrutura urbana que estão sendo executadas em todas as vias do bairro. Com as obras, a Prefeitura de São Luís acaba com a espera de décadas pelo serviço e leva dignidade, esperança de dias melhores e qualidade de vida aos moradores da área.

Durante a visita, o prefeito Edivaldo destacou a celeridade dos serviços e o volume das obras de infraestrutura urbana executadas na região do São Raimundo, área a qual pertence a Vila Vitória. "Estamos abrindo mais frentes de trabalho nessa área, contemplando diversas comunidades que nunca antes haviam recebido qualquer serviço de pavimentação asfáltica. Com essas obras, atendemos aos anseios dos moradores e acabamos com a espera da população pela realização desses serviços, cujo objetivo é promover a dignidade e a melhoria da qualidade de vida da nossa população", enfatizou Edivaldo.

Nesta quarta-feira, as equipes intensificaram os serviços nas frentes de trabalho abertas nas ruas do Abacaxi e da Manga, e se estenderão às demais vias do bairro pelos próximos dias. Além da Vila Vitória, outras localidades da região do São Raimundo estão recebendo serviços de infraestrutura urbana, entre elas a Vila Magril, Vila Cotia, o Pontal da Ilha, o Residencial 12 Outubro e o Jardim São Raimundo.

O secretário municipal de Obras e Serviços Públicos, Antônio Araújo, informou que o Projeto de Urbanização de ruas e avenidas desenvolvido pela Prefeitura nessas localidades contempla a totalidade das vias dos bairros e não apenas parte delas. "Além de beneficiar todas as ruas, as vias também estão recebendo serviços de drenagem superficial, com a construção de sarjeta, meios-fios e calçadas, o que eleva a longevidade do asfalto", afirmou o secretário.

INFRAESTRUTURA

A dona de casa Vilanir Oliveira Ribeiro, de 49 anos, moradora do bairro há quase duas décadas, destacou as melhorias promovidas nas vias e lembrou os tempos difíceis de viver em um local sem qualquer serviço de infraestrutura. "Foram vinte anos de luta para que conseguíssemos trazer esses benefícios ao nosso bairro.Toda a comunidade está muito feliz", relatou ela.

Já a comerciante Célia Maria Sousa dos Santos, de 46 anos, que tem uma pequena mercearia no bairro, analisa os benefícios para o comércio local. "Além de valorizar nossos imóveis, temos expectativas que cresça também nossas vendas, pois a circulação de pessoas aumenta com as ruas asfaltadas", disse a comerciante.

segunda-feira, 23 de novembro de 2015

A cidade de Alto Alegre do Natinho está de luto


Dia (19/11/2015), o Maranhão deu o último adeus e prestou homenagens a Raimundo Nonato Vieira, que faleceu no dia (18) em São Luís do Maranhão em decorrência de um infarto.

Nascido em 31 de Agosto de 1924 no município de Independência-CE, Raimundo Nonato Vieira mais conhecido como Natinho, migrou para o Maranhão em 1942 com seu primo Antônio de Deus Vieira, onde fixou residência no municipio de Alto Alegre, mais preciso no bairro Jerumenia. Com o passar do tempo, as pessoas acostumaram a chamar o lugarejo de Alto Alegre do Natinho, que por vez apos uma emancipação política, o colocaram  de fato Alto Alegre do Natinho, nome que até hoje a população ainda reconhece por esse título.

Segundo um dos comerciantes do municipio, “
Natinho foi um empresario que contribui de forma significativa para o desenvolvimento de Alto Alegre do Maranhão e de outras regiões como dos Cocais e Médio Mearim.

Amigos e admiradores de todos os lugares do estado foram lá se despedir do fundador da cidade, do pai, avô, comerciante e político Natinho.
Devido ao grande espaço físico, centenas de pessoas chegaram cedo no velório, e o mesmo aconteceu na sede do poder legislativo, a Câmara Municipal de Vereadores, a qual leva o nome da também falecida esposa de Natinho, senhora Ozima Vieira. 

Natinho como foi carinhosamente chamado por amigos e familiares é avô e pai de criação de Emmanuel da Cunha Santos Aroso Neto (Maninho de Alto Alegre), atual prefeito do município, que abalado chorou muito ao lado do caixão, consolado por sua mãe Marly Vieira, que é filha do senhor Natinho.

Quem também foi prestar suas homenagens e dividir o sentimento de perda com os familiares, foi a deputada Nina Melo, a qual é amiga da família.

Por volta das 17hs, o cortejo com centenas de pessoas saiu pelas principais ruas do município de Alto Alegre, o sepultamento aconteceu no cemitério do povoado Altamira dos Borbas naquele municipio.

Em nota a Prefeitura de Alto Alegre do Maranhão decretou luto oficial por três dias.




Prefeitura moderniza atendimento do IPAM



Prefeitura moderniza atendimento do IPAM A Prefeitura de São Luís, por meio da Secretaria Municipal de Informação e Tecnologia (Semit), realizou a entrega de equipamentos para modernização, melhorias dos processos internos e dos serviços do Instituto de Previdência e Assistência do Município (Ipam). O investimento contribui também para o atendimento virtual mais eficiente, permitindo assim, respostas muito mais rápidas aos beneficiários.

A secretária municipal de Informação e Tecnologia, Tati Lima, entregou pessoalmente ao presidente do Instituto de Previdência e Assistência do Município (Ipam), Raimundo Penha, dois switches ópticos layer 3 e dois novos pontos de fibra óptica. Um investimento de R$ 50 mil para a modernização do sistema de informatização do Ipam. A Semit fará toda a instalação e acompanhamento do novo sistema. As ações seguem o plano de tecnologia implantado pela Semit.

"O prefeito Edivaldo está sempre preocupado com inovação e melhoria da prestação dos serviços públicos. Estamos entregando equipamentos de ponta que trazem inovação, transparência, melhorias dos processos internos e qualidade de serviços para o usuário. As pessoas precisam de atendimento e resposta mais rápida. Os trâmites serão mais ágeis", destacou a titular da Semit, Tati Lima.


O investimento vai permitir a informatização dos processos do IPAM O presidente do Ipam, Raimundo Penha, explica que quando a secretaria usa equipamentos obsoletos ou estes falham, são os beneficiários - aposentados e pensionistas - os prejudicados. Ele ressaltou que o cliente precisa tanto dos funcionários quanto de tecnologia. "As pessoas que buscam o atendimento do Ipam têm pressa e precisam de respostas rápidas. Com a tecnologia, o fluxo do processo é mais rápido e o Ipam cumpre sua função social. Por isto, esses equipamentos são essenciais".

MODERNIZAÇÃO

Após a entrega, a secretária Tati Lima fez um tour pelo Ipam e verificou o processo de informatização, substituindo caixas e caixas de arquivos pelos processos digitais.

Prefeitura promove encontro com jovens acolhidos pelo Família Acolhedora


A Prefeitura de São Luís, por meio da Secretaria Municipal da Criança e Assistência Social (Semcas), realizou reunião com os adolescentes que foram acolhidos no Programa Família Acolhedora. O objetivo do encontro, na última sexta-feira (20), foi proporcionar um momento de integração entre os jovens e avaliar o serviço.

De acordo com a coordenadora do Serviço, Mariana Almeida, o programa oferece as crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social e violação de direitos a oportunidade de uma convivência familiar e comunitária. "O encontro com os jovens que são acolhidos pelo Família Acolhedora é fundamental para que possamos fazer uma avaliação profunda do serviço e compartilhar com eles a vivência e aprendizados enquanto estão no acolhimento temporário, garantindo a eles a proteção e defesa ao direito de convivência familiar e comunitária", disse.

Atualmente a Semcas dispõe de cinco jovens em acolhimento temporário, cinco famílias cadastradas e já em atuação, além de uma família em finalização de cadastro. O serviço é responsável por selecionar, capacitar, cadastrar e acompanhar as famílias acolhedoras, bem como realizar o acompanhamento da criança acolhida, assim como as famílias de origem (pai e mãe) e extensa (tios, avós).

O jovem J. da S. P., 16 anos e há 4 em acolhimento familiar, considera esse momento de reunião fundamental para que possam entender a mudança de vida que acontece com cada um deles. "Sem dúvida estes encontros são muito especiais, aqui trocamos experiências e entendemos melhor a situação em que estamos e como podemos caminhar para um futuro melhor", afirmou o adolescente.

FAMÍLIA ACOLHEDORA

Para se tornar uma Família Acolhedora é preciso ter moradia fixa em São Luís, disponibilidade de tempo para cuidar da criança ou adolescente, ter mais de 21 anos e ser saudável para zelar pela saúde do menor e garantir a frequência na escola e convivência familiar. Além disso, é necessário que o interessado não tenha pendências judiciais, não faça uso de álcool e outras drogas, não tenha interesse em adoção, já que o acolhido deve ser reinserido na família de origem, e ter a concordância de todos os membros da família para o possível acolhimento.

O cadastro é feito na Secretaria Municipal da Criança e Assistência Social (Semcas), na Avenida Senador Vitorino Freire, Edifício Cesário, n° 29 - Anel Viário. Mais informações: (98) 98865 0272 (coordenação do serviço). É necessário apresentar os seguintes documentos: RG e CPF (Xerox autenticada); Comprovantes de Renda e Residência (Xerox); Atestado de Idoneidade Moral (Original com firma reconhecida) e ainda Atestado Médico Físico e Mental, Certidão Negativa de Antecedentes Criminais Estadual e Certidão Negativa de Antecedentes Criminais Federal (Original).


ACOMPANHAMENTO

Durante o período de acolhimento, a família acolhedora recebe ajuda de custo mensal de um salário mínimo para despesas como alimentação, higiene pessoal, lazer, material de consumo e vestuário. Além disso, ela e o acolhido receberão acompanhamento pela equipe técnica do serviço composta por psicólogos e assistentes sociais. O acompanhamento será realizado através de rodas de conversas entre as Famílias Acolhedoras e as de origem. Se for o caso, equipes técnicas também realizarão acompanhamento individual e visitas domiciliares.

SERVIÇO

O Família Acolhedora está inserido na Política Nacional de Assistência Social. Representando o Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS). O serviço deve ser executado em até 2 anos, no entanto, dependendo da situação de violação e constatada a falta de condições da retomada do convívio com a família de origem, o prazo pode se estender. O serviço de Família Acolhedora não é um programa de adoção.

Público aprova segundo noite do Festival Halleluya



O Festival Halleluya MA já está na sua 14º edição e a cada ano, novidades são inseridas na programação do festival, que oferece um leque de atividades, além dos shows para o público que já acompanha todos os anos os shows.

Na noite do sábado (21), subiram ao palco Gil Monteiro que cantou junto com o público os sucessos do seu novo CD “Respirar”. A segunda atração da noite foi também uma das mais esperadas, a banda cearense Missionários Shalom, que colocou tudo público para dançar e cantar ao som das músicas disco “180 graus”.

“Os jovens aqui de São Luís nos deixam sem fôlego já na segunda música. É uma alegria que com certeza que vem Deus. Essa é nossa grande mensagem, mostrar a essa juventude a verdadeira felicidade, a felicidade de ser livre”, disse Debora Pires, vocalista da banda Missionário Shalom.

Quem encerrou a noite foi o cantor carioca Cosme, que já está pela nona vez no Festival. Despois 3h de shows, Cosme subiu ao palco e público mostrou que ainda tinha muita energia para dançar. Ao som de músicas como “Pipoca”, da “dança da Cacimbinha” e “dança do caranguejo”. “É uma alegria está mais uma vez aqui em São Luís no Halleluya, é uma festa que espero o ano inteiro para acontecer e sentir essa energia da galera. Faz parte da minha história o Halleluya”, disse Cosme.

“É a primeira vez que participo do Festival Halleluya MA. Vim em uma caravana, com mais 13 pessoas da cidade de Imperatriz e posso dizer que está sendo maravilhosa a experiência. Superou todas as expectativas. Aqui podemos ser felizes de verdade e provar da alegria que nunca passa”, contou a estudante universitária Tassya Simões.


NOVIDADES

Paralelamente as atividades do palco central, no coreto da Praça Gonçalves Dias, acontecia a primeira edição do Halleluya Adventure. Atletas do BMX, Skate e patins in-line, se reuniram para competir e praticar o esporte. Quem animou a noite na arena foi o rock da banda brasiliense Sacralma.

“Nossa intenção com a Arena Adventure é oferecer um momento de lazer saudável, praticar esporte radical, mostrar para essa galera que tá aqui que é possível se divertir, curtir um boa música e ficar longe das drogas”, explicou o coordenador do espaço, Felipe Pessoa.

“Já pratico BMX há 3 anos e soube por meio de amigos desse campeonato que ia rolar aqui no Festival Halleluya. Nunca tinha participado antes do festival, mas esse ano vim pro Adventure e gostei muito. Participei dos dois e quando encerrar aqui, vou lá em baixo participar do shows”, disse o jovem Cleandro Marques.

Outra novidade deste ano foram os espaços exclusivos, como o FrontStage e o Camarote Lounge, o público que participou do festival nesses espaços aprovou. “O melhor do camarote com certeza foi a visita de artistas, poder conhecer, tirar fotos com eles. Além, de claro, ter uma vista privilegiada, dançar mais a vontade, cantar. Eu aprovei muito e no próximo tem que ter novamente. Ontem participei no FrontStage do show do Rosa de Saron, foi ótimo cantar com galera, ficar bem pertinho deles. Valeu a pena”, disse empolgada a estudante Diane Andrade.

O Festival Halleluya MA acontece até este domingo (22). Subirão ao palco cantor Tony Allysson, a cantora Ana Gabriela e a banda maranhese Parresia.


sexta-feira, 20 de novembro de 2015

S.O.S EM MINAS A LAMA QUE NÃO DEU NADA


Prefeitura de São Luís participa da Feira do Empreendedor



Prefeitura de São Luís participa da Feira do Empreendedor Os visitantes da 8ª edição da Feira do Empreendedor do Maranhão, aberta na noite desta quarta-feira (18), terão oportunidade de conhecer programas e projetos executados pela Prefeitura de São Luís. O evento, organizado pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), será realizado até o próximo sábado (21), no Centro de Convenções Pedro Neiva de Santana.

Para o titular da Secretaria Municipal de Planejamento e Desenvolvimento (Seplan), José Cursino Raposo a participação da Prefeitura de São Luís na Feira do Empreendedor do Maranhão evidencia para a comunidade uma série de ações que beneficiam a atividade econômica e produtiva da cidade. "Estamos mostrando na feira, por exemplo, o sistema fazendário, como ele presta serviços ao empresariado. Os incentivos fiscais que nós oferecemos, como se legalizar se o empreendedor for da atividade mineradora, da atividade da construção civil, entre outras", explicou o secretário.

Na programação do estande da Prefeitura o público poderá conhecer de perto os programas: "São Luís, Capital para o Mundo", "São Luís Cidade Jardim", o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), Programa Nacional de Alimentação Escolar (Pnae), além das ações executadas por meio do Centro de Referência da Saúde do Trabalhador (Cerest), o Refaz a e redução de IPTU para microempresas.

Sobre o programa "São Luís, Capital para o Mundo" são apresentadas ao público as políticas de ambientes de negócios da Prefeitura, o valor estratégico do incentivo fiscal tanto para o fomento do desenvolvimento econômico, quanto para a preservação e conservação do Centro Histórico da capital maranhense. O Programa traz uma série de inovações nas políticas públicas que geram diminuição de custos através de leis de incentivos e benefícios fiscais.


ESTANDE

Ainda entre os projetos apresentados pela Prefeitura de São Luís está o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), a iniciativa executada pela Secretaria Municipal de Segurança Alimentar (Semsa), em parceria com Assistência Social (Semcas) e Agricultura e Pesca (Semapa), beneficia milhares de famílias atendidas pelos Centros de Referência e Assistência Social (Cras), instituições socioassistenciais conveniadas e os hospitais municipais de urgência e emergência, os Socorrões I e II.

Executado com recursos do Ministério do Desenvolvimento Social (MDS), o PAA garante aos produtores rurais a compra direta dos seus produtos pela Prefeitura. O programa tem contribuído para o acesso a uma alimentação de melhor qualidade, além do estímulo à produção agrícola na zona rural.

Já a Secretaria Municipal da Fazenda (Semfaz) apresenta o Refaz e a redução de IPTU para microempresas. No estande será mostrado ainda o trabalho que vem sendo realizando pela Secretaria Municipal de Saúde no Centro de Referência da Saúde do Trabalhador (Cerest), órgão de atenção especializada em saúde do trabalhador, com serviços voltados para a promoção da saúde e qualidade de vida no trabalho, bem como à assistência a trabalhadores vitimados por alguma patologia ocupacional.

Outro programa da Prefeitura levado para a feira é o "São Luís Cidade Jardim", com a abordagem do eixo Jardim da Minha Empresa, que possibilita às instituições adotarem praças, canteiros centrais ou rotatórias, em troca do chamado "marketing socioambiental".

O São Luís Cidade Jardim, que é coordenado pelo Instituto Municipal de Paisagem Urbana (Impur) e tem como madrinha a primeira-dama, Camila Holanda. A meta do macroprograma é até o fim de 2016, contar com 20 rotatórias adotadas, assim como 40 praças e 30 km de canteiro central em avenidas.

FEIRA DE NEGÓCIOS

A Feira conta este ano com mais de 100 expositores. Com o slogan "Transformando Desafios em Negócios Vencedores" o evento trabalha com quatro grandes eixos temáticos: Atendimento Empresarial; Desenvolvimento Empresarial; Novos Negócios e Novas Oportunidades, além de Inovação, Sustentabilidade e Meio Ambiente. A programação diária conta ainda com palestras e painéis de oportunidades de negócios.

Prefeitura realiza vacinação domiciliar de cães e gatos nos bairros do Bequimão e Cohab



Prefeitura realiza vacinação domiciliar de cães e gatos nos bairros do Bequimão e Cohab A vacinação antirrábica é intensificada na capital. A Prefeitura de São Luís, por meio da Unidade de Vigilância em Zoonoses (UVZ), da Secretaria Municipal de Saúde (Semus), inicia a terceira etapa da campanha de vacinação domiciliar de cães e gatos. Desta vez, a ação será desenvolvida nos bairros do Bequimão e Cohab. A imunização vai acontecer nesta sexta-feira (20), das 13h às 17h, e no sábado (21), das 7h às 13h.

Nesta sexta-feira (20), para viabilizar a vacinação domiciliar, equipes de vacinadores vão à residência dos proprietários de cães e gatos, distribuídos em localidades do Bequimão, das 13h às 17h. A vacinação ocorrerá no Santo Antônio, Vila Menino Jesus de Praga, Gran Park Prime, Cohama, Planalto Vinhais II, Vila Conceição, Cohaserma, Parque Atenas, Jardim Coelho Neto, Cohafuma, Vila Mirina, Planalto Vinhais, Curva do Noventa, Vinhais, Cohajap, Parque Shalon, Recanto dos Vinhais, Vila Vitória, Conjunto Radional, Cutin do Padre, Conjunto Bequimão, Ipem Bequimão, Conjunto Manoel Beckman, Residencial Pinheiros, Cohatrac IV e Novo Angelim.

A vacinação continua neste sábado (21), das 7h às 13h. Os vacinadores serão distribuídos, entre os bairros do Bequimão e Cohab, nas localidades do Jardim de Fátima, Cohab Anil II, Planalto Anil III, Cohab Anil IV, Ipem Angelim, Anil, Conjunto Angelim, Conjunto Rio Anil, Vila Palmeira, Vila 25 de Maio, Residência Vinhais, Vila Progresso, Isabel Cafeteira, Planalto Anil IV, Cohab Anil III, Cohab Anil, Aurora, Alto do Pinho e Cruzeiro do Anil.

A ação de imunização será desenvolvida em toda a cidade com vacinação domiciliar até 19 de dezembro. Segundo dados da Semus, 39.742 animais, sendo 26.014 cães e 13.728 gatos, foram vacinados até o momento.

Prefeitura beneficia 40 mil famílias com cestas de alimentos da agricultura familiar



Prefeito Edivaldo participa da entrega de alimentos da agricultura familiar no São Francisco Em menos de seis meses de execução do Programa de Aquisição de Alimento (PAA), a Prefeitura de São Luís, por meio da Secretaria Municipal de Segurança Alimentar (Semsa), já beneficiou cerca de 40 mil famílias com a entrega de cestas com alimentos da agricultura familiar. Nesta quarta-feira (18), o prefeito Edivaldo fez a entrega de mais 240 cestas no bairro do São Francisco. O programa tem como meta a entrega de 330 toneladas de alimentos até dezembro deste ano.

"Estamos avançando na execução do Programa de Aquisição de Alimento que atende beneficiários do Bolsa Família através do Centro de Referência de Assistência Social. A Prefeitura compra esse alimento dos pequenos produtores da zona rural e distribui para a população que mais precisa", destacou o prefeito Edivaldo.

O Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) é uma iniciativa do Ministério do Desenvolvimento Social (MDS) executada em São Luís pela Secretaria Municipal de Segurança Alimentar (Semsa), em parceria com Assistência Social (Semcas) e Agricultura e Pesca (Semapa).

A secretária municipal Fátima Ribeiro contou que esta é a segunda etapa do programa. As cestas estão sendo entregues pela segunda vez às famílias. "A meta deste ano está sendo cumprida com muita competência. Estamos cumprindo os prazos e as demandas estabelecidas", disse a titular da Semsa, Fátima Ribeiro.


CESTAS

Para a dona de casa, Aparícia Moraes, desempregada, a cesta de alimento recebida das mãos do prefeito Edivaldo vão servir como complemento à alimentação da família. "Para muitas pessoas essa parece ser uma ajuda pequena, mas para quem precisa é a garantia de ter um bom alimento", disse Aparícia que mora com os três filhos de 8, 13 e 18 anos. "É muito bom chegar em casa com tantos alimentos", completou.

Quem também saiu feliz com a cesta de alimento foi o aposentando Domingos Neves. Ele contou que vive somente com sua mulher, mas que a cesta de alimento será dívida também com os filhos e netos que moram próximos deles. "Aqui tem o suficiente para dividirmos com os filhos", disse.

A cesta de alimentos inclui 25 itens, entre os quais diversas frutas, verduras e legumes, frango, farinha e mel. O PAA São Luís esteve nos bairros Coroadinho, Liberdade, Cidade Operária, Vila Embratel, João de Deus, Bairro de Fátima, Anjo da Guarda, Forquilha, Vila Janaína, Cidade Olímpica, Anil, Vila Palmeira, Sol e Mar, São Francisco, Recanto Fialho, Centro, São Raimundo, Estiva e João de Deus.


"O prefeito Edivaldo está de parabéns pela execução de um programa de tão grande alcance social. São ações como está, colocadas em prática pela Prefeitura, que tem garantindo melhores condições de vida para as famílias carentes da capital", disse o vereador Osmar Filho.

Estiveram presentes o vereador Osmar Filho, Fátima Ribeiro (Segurança Alimentar), além de líderes comunitários.


VICENTE FIALHO

Dando prosseguimento às entregas semanais do PAA, cadastrados no Cras do Vicente Fialho foram os contemplados nas entregas desta quinta-feira (19). Foram aproximadamente 8,8 toneladas de alimentos distribuídos para 220 famílias.

O programa se diferencia por levar alimento a quem precisa e estimular a produção na zona rural, destaca a secretária municipal de Segurança Alimentar, Fatima Ribeiro. "Podemos mensurar a importância dessa ação pela alegria nos rostos de quem é contemplado e pela satisfação dos produtores familiares. É a dignidade destas pessoas sendo resgatada com um programa de grande alcance social e sempre apoiado pelo prefeito Edivaldo", disse a secretária.

BAIRRO DE FÁTIMA

A ação esteve também no Bairro de Fátima pela segunda vez e beneficiou 160 famílias que receberam as cestas contendo diversos tipos de hortifrutis, frango caipira, mel, coco e farinha chegando a pouco mais de 25 itens. A entrega foi realizada na quinta-feira (12), na Igreja Nossa Senhora de Fátima e contemplou pessoas cadastradas no Centro de Referência e Assistência Social (Cras) da área.

Os alimentos são adquiridos de 300 produtores rurais inscritos no programa pelo qual a Prefeitura compra a produção da agricultura familiar diretamente e doa às famílias em vulnerabilidade social. As próximas entregas estão previstas para os bairros Centro e São Raimundo.

Prefeitura certifica mais uma turma de estudantes do Programa Oportunizar



Prefeitura certifica mais uma turma de estudantes do Programa Oportunizar A Prefeitura de São Luís, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed) certificou 120 estudantes com deficiência matriculados na rede municipal pela conclusão dos cursos de Agente de Limpeza e Conservação, Informática, Pintor de Obras, Auxiliar de Cozinha, Copeiro e Instalador Hidráulico.

Os cursos são oferecidos por meio do Programa Oportunizar, com o propósito de oferecer qualificação profissional a pessoas com deficiência a partir de 15 anos e também viabilizar a sua inserção no mercado de trabalho. Para desenvolver os cursos, a Prefeitura de São Luís conta com a parceria do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) e o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac).

A solenidade de certificação foi realizada no auditório da Unidade de Educação Básica (U.E.B.) Luís Viana, escola que também sedia os cursos do programa. A solenidade contou com a presença da coordenadora do Programa Senai de Ações Inclusivas (Psai), Maria Júlia Carvalho Lima (Psai), e a supervisora pedagógica do Senac, Natália Cristine Cerqueira Matos.

O secretário municipal de Educação, Geraldo Castro Sobrinho, parabenizou os concludentes do curso. "O Programa Oportunizar expressa com clareza a orientação que recebemos diariamente do prefeito Edivaldo: a de garantir o direito de aprender para os nossos estudantes, e de incluir socialmente todos os nossos jovens, com carinho e atenção especial às pessoas com deficiência. Parabenizo a todos pela conclusão dos cursos e desejo que essa certificação ajude a abrir as portas do mercado de trabalho", disse o secretário de Educação.

Foi a terceira certificação para Loudi Maria Pereira Costa, de 17 anos, aluna da U.E.B. Miguel Lins e diagnosticada com deficiência intelectual. Loudi, que já concluiu os cursos de Instalador Hidráulico e Camareira, recebeu esta semana a certificação pelo término do curso de Pintor de Obras. "Lá em casa, minha filha é quem conserta os canos. Agora vou comprar lixa, tinta e o que mais ela quiser para ela pintar a minha casa. Procuro sempre ter muita confiança nela para estimular ao máximo o desenvolvimento", afirmou Maria Santana de Jesus Pereira, mãe da jovem.

Loudi também aprovou a iniciativa. "Agora que já tenho a certificação, estou só esperando fazer 18 anos para poder trabalhar e começar a ajudar em casa. Gostei muito de todos os cursos que fiz", garantiu.

quinta-feira, 19 de novembro de 2015

AINDA DIZEM QUE PAPAI NOEL SÓ APARECE EM NATAL

Exibindo CHARGE PARA O DIA 19 11 2015.jpgExibindo CHARGE PARA O DIA 19 11 2015.jpgExibindo CHARGE PARA O DIA 19 11 2015.jpg

Credenciamento da Imprensa para cobertura do Festival Halleluya 2015


A Comunidade Católica Shalom em São Luís informa que as solicitações de credenciamento da imprensa para a cobertura dos shows na Praça Maria Aragão serão recebidas até sexta-feira (20) ao meio dia. Os interessados devem enviar e-mail: unidadesaoluis@comshalom.org com nome da emissora/veículo, nomes dos profissionais e suas funções e quantidade de credenciais solicitadas.

O credenciamento prévio permitirá o acesso à sala vip para entrevista com os artistas nos três dias de shows na Praça Maria Aragão. Os profissionais deverão ir aos eventos com material de identificação (crachá ou camisa) da própria emissora ou veículo.

A quantidade de credencial a ser disponibilizada respeitará os seguintes critérios por emissora:



TVs: três credenciais
Rádio: duas credenciais
Impresso: duas credenciais
Sites e blogs: uma credencial

Estudante da rede municipal vence Olímpiada de Redação da área Itaqui-Bacanga



Estudante da rede municipal vence Olímpiada de Redação da área Itaqui-BacangaO estudante Anderson Lima Barros, de 14 anos, do 9º da Unidade de Educação Básica (U.E.B.) Lindalva Teotônia Nunes, localizada na Vila Isabel, é o vencedor da I Olimpíada de Redação das Escolas da Área Itaqui-Bacanga. A competição é de iniciativa da rádio Bacanga FM e contou com o apoio do governo do Estado e da Prefeitura de São Luís, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed). Com o título "Tecnologia: vantagem ou problema?" o texto escrito pelo adolescente foi o vencedor do concurso que envolveu 21 escolas públicas e particulares de nível Fundamental e Médio localizadas em 18 bairros da área Itaqui Bacanga.

As redações inscritas foram submetidas à avaliação de um grupo de professores da Universidade Federal do Maranhão (UFMA). Na etapa final, Anderson concorria com dois textos produzidos por estudantes de Ensino Médio. Os dois obtiveram nota 8 em seus textos. Anderson foi o vencedor, com a nota 10. Como premiação, ele ganhou um notebook, um rádio, um troféu, uma medalha e um livro sobre São Luís.

O secretário municipal de Educação, Geraldo Castro Sobrinho, parabenizou o desempenho do estudante. "Cumprimento o estudante Anderson pelo brilhante desempenho, em nome do prefeito Edivaldo. As vitórias e posições de destaque que vêm sendo obtidas pelos educandos da nossa rede em diversas áreas são um indicativo tanto do seu próprio esforço e dedicação quanto do empenho e da seriedade dos nossos educadores no dia a dia das salas de aula. Torcemos para que no futuro essa dedicação leve a resultados cada vez melhores", almejou o titular da Semed.

SELEÇÃO


Para participar da etapa final do concurso, o texto de Anderson participou de uma seleção prévia feita pela própria escola, entre as redações produzidas por estudantes do 7º, 8º e 9º ano. Os possíveis temas foram trabalhados em sala de aula e, a partir dos debates, os alunos puderam escrever os seus textos. "Violência contra a mulher", "Violência contra a criança e o adolescente" e "O efeito da cibernética na consciência dos jovens" foram alguns dos temas postos em pauta. As três melhores redações produzidas na escola foram inscritas na competição.

A professora de Língua Portuguesa de Anderson, Mirian Azevedo, se disse eufórica e muito feliz com o resultado. "Ele trabalhou muito bem a temática dentro dos parâmetros dissertativos-argumentativos. Atendeu à tipologia textual com um repertório linguístico adequado. Estou muito feliz, pois a conquista de nossos alunos também é dos professores, de toda a escola e da educação pública de São Luís como um todo", enfatizou a professora.

Embora estivesse satisfeito com o texto produzido e até esperasse o pódio, o primeiro lugar foi uma boa surpresa para o estudante. "Estava confiante, esperar um segundo ou um terceiro lugar. Na hora em que foram anunciados os vencedores do concurso, eu estava bem ao lado dos meus pais, que me abraçaram muito e ficaram muito orgulhosos", disse Anderson, que comemorou também os prêmios recebidos. "Faz um ano que o meu computador quebrou e eu estava mesmo precisando de outro", comemorou.

Prefeito Edivaldo participa de ato solene no 24BIL em comemoração ao Dia da Bandeira



Prefeito Edivaldo participa de ato solene no 24BIL em comemoração ao Dia da Bandeira O Prefeito Edivaldo participou na manhã desta quarta-feira (18), no Quartel do 24º Batalhão de Infantaria Leve (24BIL), de ato solene que antecede as comemorações pelo Dia da Bandeira, celebrado nesta quinta-feira (19). Na solenidade, realizada na Praça Duque de Caxias, no João Paulo, o prefeito realizou o hasteamento da Bandeira Nacional, juntamente com o comandante do 24BIL, coronel Carlos Frederico de Azevedo Pires. Na ocasião, Edivaldo recebeu do Batalhão o selo comemorativo pelos 145 anos de chegada do 24BIL à capital maranhense.

"É uma grande honra para mim como cidadão e prefeito de São Luís participar deste ato cívico tão importante, em que se presta homenagem a este que é o maior símbolo nacional: a Bandeira. O Exército Brasileiro é uma instituição essencial para a sociedade, porque, além de promover a defesa de nosso território, estimula o civismo, a cidadania, o respeito e o amor à nossa Pátria. A vida e a história de cada pessoa que integra essa instituição é um exemplo a ser seguido por todos nós", disse Edivaldo.


O prefeito destacou, ainda, que o 24BIL tem sido uma instituição parceira da Prefeitura na realização de diversos projetos, entre eles o 'Todos por São Luís' e o 'São Luís - Cidade Jardim', este último desenvolvido pelo Instituto Municipal da Paisagem Urbana (Impur), que prevê a adoção de logradouros públicos. A praça Duque de Caxias é um dos espaços adotados e cuidados pelo Batalhão.

Ainda como parte das comemorações alusivas à data, o prefeito Edivaldo e o comandante Azevedo entregaram uma Bandeira Nacional aos alunos da Creche Escola João e Maria e da Unidade de Ensino Básico Duque de Caxias, recebida, no evento, pela diretora da escola, Maria Bárbara Costa. O ato de entrega da Bandeira tem por finalidade estimular nas crianças o sentimento de civismo e brasilidade.

O comandante do 24BIL, coronel Azevedo, enfatizou na solenidade que o ato comemorativo pelo Dia da Bandeira representa uma reafirmação do respeito aos símbolos nacionais, visando estimular na sociedade o senso de civismo e cidadania. "O ato é uma forma de acender e manter viva a chama de brasilidade que deve existir em todos nós", disse o comandante.


Participaram ainda da solenidade o vereador Ivaldo Rodrigues (PDT), o secretário municipal de Comunicação, Batista Matos e o presidente do Impur, Luiz Carlos Borralho.

Prefeito Edivaldo anuncia urbanização da Vila Magril e amplia obras na região



Prefeito Edivaldo anuncia urbanização da Vila Magril e amplia obras na região Ao anunciar, na noite desta terça-feira (17), a realização de serviços de infraestrutura urbana em mais de 30 ruas da Vila Magril, localizada na região da Santa Bárbara, o prefeito Edivaldo disse que a capital é um grande canteiro de obras. O chefe do executivo municipal reiterou que a intensa agenda de trabalho implantada nos bairros de São Luís continuará até o fim da gestão.

"Vou continuar trabalhando dia, tarde e noite, esse é meu compromisso com o povo de São Luís, de fazer uma cidade melhor de se viver, com bem-estar, dignidade e infraestrutura adequada. Em cada canto dessa capital temos uma obra em andamento, temos implementado importantes avanços em todas as áreas. Muito mais virá. Não vamos parar!", enfatizou Edivaldo.

Após anunciar os serviços de infraestrutura urbana, o prefeito Edivaldo lembrou da atenção e do cuidado que sempre manteve com a comunidade. "Minha história com a Vila Magril não é de agora. Há 9 anos estive aqui quando vereador para averiguar o problema da bomba de um poço. Graças a Deus conseguimos junto a Caema, na época do governo Jackson Lago, a solução do problema e ainda conquistamos outro poço para cá. Parece que tudo foi ontem, e agora, como prefeito, graças a Deus, tenho outra oportunidade de ajudar essa localidade, trazendo asfaltamento, drenagem, calçada, iluminação", disse o prefeito Edivaldo.

COMUNIDADE


O ato de lançamento das obras na Vila Magril foi realizado na Associação de Moradores do bairro, com a presença dos moradores e de secretários municipais os secretários Antônio Araújo (Obras e Serviços Públicos) e Batista Matos (Comunicação).

O presidente da Associação de Moradores da Vila Magril, Marcone Sousa, comemorou a chegada das melhorias ao bairro. "É o primeiro prefeito que oferece todo esse suporte para nós, em fazer um serviço completo e abrangente. Felizmente não é um prefeito que olha só para as avenidas, mas zela pelos bairros, pois é onde o povo necessitado está e mais precisa da ajuda do poder público. Temos o Edivaldo um homem trabalhador, que não importa a hora ou dia, mas está nos bairros vendo a carência de cada um, levando benefícios aos que precisam", destacou.

A moradora Maria das Graças não se conteve de alegria em saber que sua rua será uma das contempladas com as intervenções. "O período chuvoso está chegando e já estava preocupada com a lama na minha porta. Graças a Deus esse ano não vou mais passar por isso, é um momento de grande satisfação para todos nós em sabermos que as coisas estão melhorando aqui. Tudo vai mudar pra bem melhor", enalteceu Dona Maria.

O ato contou também com a presença dos vereadores Osmar Filho, Francisco Chaguinhas, Bárbara Soeiro, Pedro Lucas, Josué Pinheiro, Barbosa Lages, Alencar Gomes e Vieira Lima, suplentes.

OBRAS

As 30 ruas que serão urbanizadas na Vila Magril representam quase a totalidade das vias do bairro. Com as obras, a Prefeitura de São Luís acaba com a espera de mais de 17 anos dos moradores que vivem na comunidade. Na Vila Magril vivem cerca de 5 mil famílias.

Além dos serviços de pavimentação asfáltica, as ruas vão receber também obras de drenagem superficial que contemplam a construção de sarjetas, meios-fios e calçadas.

quarta-feira, 18 de novembro de 2015


Prefeitura intensifica medidas de prevenção de casos de dengue, zika vírus e chikungunya



Prefeitura intensifica medidas de prevenção de casos de dengue, zika vírus e chikungunya A Prefeitura de São Luís intensifica ações de combate à dengue, à febre chikungunya e zika vírus. As medidas nas área da saúde também foram reforçadas com a implantação de duas unidades Sentinelas, instaladas na Unidade Mista do Bequimão e no Hospital da Criança, que tem a função de coletar e notificar casos das doenças transmitidas pelo mosquito Aedes Aegypti.

As Unidades Sentinelas contam com equipes treinadas para acompanhar as notificações e, nos casos de dengue e febre Chikungunya, realizam a coleta de sangue para detectar o antígeno NS1, uma glicoproteína que aparece em altas concentrações no soro de pacientes infectados pelo vírus, logo após os sintomas da doença terem surgido. O material coletado é analisado no Laboratório Central do Município, nos casos de testagem para dengue, e a sorologia para chikungunya é feita no Instituto Evandro Chagas (PA).

CAPACITAÇÃO

A Prefeitura também investe em capacitação dos profissionais de saúde. No próximo 1º de dezembro será realizada uma capacitação para médicos e enfermeiros da rede municipal de saúde sobre o manejo clínico do paciente com Chikungunya. A capacitação, em razão do registro de três casos confirmados da doença, em outubro deste ano, será ainda mais aprofundando do que o treinamento realizado no ano passado.

"Ano passado não tivemos casos, por isso preparamos a equipe para possíveis confirmações. Hoje já temos o registro. É preciso que a equipe esteja ainda melhor preparada para atender esses pacientes", destaca Maria do Socorro da Silva, que compõe a equipe da Secretaria Municipal de Saúde da área de Vigilância Epidemiológica.

PREVENÇÃO

A população também tem um papel importante na eliminação de criadouros dos mosquitos. As medidas são as mesmas para o controle da dengue, ou seja, verificar se a caixa d'água está bem fechada; não acumular vasilhames no quintal; e colocar areia nos pratos dos vasos de planta, entre outras iniciativas.

Como parte do trabalho de controle da doença também são realizadas ações de educação e saúde. A população aprende como eliminar possíveis criadouros do mosquito. "Se a população, juntamente com o poder público trabalharem juntos vamos conseguir barrar essas doenças", orienta Maria do Socorro.

Cada caso de paciente suspeito de chikungunya gera uma visita do Agente de Saúde. Os profissionais realizam um bloqueio de 500 metros ao redor do caso suspeito para que possam identificar possíveis focos do mosquito. Outra ação da Prefeitura é a realização de medidas de controle por meio do Carro Fumacê neste locais.

CASOS

Dos 26 casos suspeitos de febre chikungunya na capital, três foram confirmados, por critério laboratorial, no final do mês de outubro. "As doenças que eram consideradas sazonais, agora acontecem durante todo o ano, o que aumenta o alerta no sentido de manter o controle", observa Maria do Socorro da Silva.

CHIKUNGUNYA

Febre chikungunya, segundo o Ministério da Saúde, é uma doença infecciosa febril, causada pelo vírus Chikungunya (CHIKV), que pode ser transmitida pelos mosquitos Aedes aegypti e Aedes albopictus. O nome da doença significa "aqueles que se dobram" em swahili, um dos idiomas da Tanzânia. Refere-se à aparência curvada dos pacientes que foram atendidos na primeira epidemia documentada, na Tanzânia, localizada no leste da África, entre 1952 e 1953.

Debates, oficinas e exposição movimentam Semana da Consciência Negra



Debates, oficinas e exposição movimentam Semana da Consciência Negra Promover ampla reflexão e troca de experiências sobre as identidades e culturas negras na sociedade contemporânea. Este é o objetivo da Semana da Consciência Negra, evento promovido pelas entidades e grupos afros do movimento negro do Maranhão em parceria com a Prefeitura de São Luís, por meio da Fundação Municipal de Cultural (Func), e o governo do Estado, com programação e atividades em escolas e espaços públicos até o dia 20 de novembro, data em que se celebra o "Dia da Consciência Negra".

"Não estamos aqui celebrando apenas uma data simbólica. A importância desse evento se dá no sentido de conscientizarmos, especialmente as nossas crianças e jovens, sobre porque é necessário legitimar a presença negra no protagonismo das ações públicas mais relevantes, uma política de afirmação e igualdade racial", destacou o presidente da Func, Marlon Botão.


A programação foi aberta na tarde da última quinta-feira (12), com a palestra "O negro sem nome e sobrenome", proferida pela professora e pesquisadora em Educação Étnico-Racial da Universidade Federal do Maranhão (UFMA), Maria da Guia Viana, no espaço cultural Catarina Mina.

Em sua fala inicial, a pesquisadora retomou a importância da memória oral e da ancestralidade dos povos africanos na cultura dos negros do Brasil abrindo o debate com um cântico negro. "Ê meu pai quilombo, eu também sou quilombola. A minha luta é todo dia, é toda hora", cantou.

Na presença de componentes de diversos grupos e movimentos negros, entre eles, jovens e crianças, Maria da Guia instigou os presentes a resgatarem na memória de suas próprias famílias a imagem do negro que se faz presente em suas próprias casas, para que eles se identificassem, revelassem nomes e sobrenomes, a própria identidade.

"Marcar e se apropriar dos corpos dos negros e negras foi a forma que os senhores de escravos encontraram para tentar impor uma dominação também cultural, mas eles não conseguiram se apropriar da nossa identidade revelada na diáspora dos povos africanos. A herança africana é um elo, um círculo invisível que toma corpo, ganha nome e se fortalece em forma de resistência do passado até o presente", afirmou Maria da Guia.

A pesquisadora finalizou ressaltando a importância das cotas e das políticas de afirmação diante de uma realidade social excludente e intolerante. "O Brasil é um país negro", concluiu.

TROCA DE EXPERIÊNCIA

A palestra se tornou o mote para que representantes dos grupos Abiyéyé Maylô, Gdam, Ominirá, Abibimã e Officina Affro falassem das vivências e experiências desenvolvidas nas comunidades onde atuam.

Pyetra Cutrim, professora de história e diretora do bloco Abiyéyé, relatou a importância do trabalho do bloco, que conta 30 anos de atuação no bairro da Liberdade, no que diz respeito à promoção da afirmação da identidade negra no combate à intolerância religiosa. "Nosso trabalho é integrar a comunidade e fazê-la se reconhecer como pertencente a uma ancestralidade africana e a gente percebe o quanto eles se escondem. Ainda é um problema se reconhecer como negro dentro das comunidades", afirmou Pyetra.

Cláudio Adão, do grupo Gdam, contou a experiência do grupo em relação ao movimento reggae dentro da Comissão Integrada de Reggae e Turismo. "Nós colocamos o reggae no Carnaval de São Luís há 10 anos e mostramos que o gênero musical faz parte da identidade negra. Hoje são 14 segmentos que debatem o circuito do reggae tanto comercial quanto turístico", destacou.

Luiz Gonzaga, do grupo Ominirá (palavra que em ioruba significa liberdade), relatou a experiência desenvolvida nas comunidades do Barreto e Jordoa, com oficinas de percussão e trabalho social junto à juventude. "Além de formarmos músicos e percussionistas, nossa principal preocupação é desenvolver também uma consciência social no combate à discriminação racial", disse.

Após o debate, os grupos apresentaram suas performances de dança, canto e percussão na Rua Portugal, em frente ao espaço Catarina Mina.

OFICINAS NAS ESCOLAS


Oficinas de percussão e dança foram levadas para as escolas públicas dos territórios de atuação dos grupos afros nas comunidades, como forma de propor a inserção da identidade negra na educação das crianças e jovens negras.

Dez escolas foram visitadas pelos grupos envolvidos na Semana da Consciência Negra. Na sexta (13), os alunos da escola Antônio Jorge Dino, no Bairro de Fátima, e da escola Rivanda Berenice, no Barreto, tiveram oficinas com os componentes dos grupos. Além de conhecerem a diversidade de instrumentos e ritmos, os alunos puderam exercitar na prática o toque dos tambores.

"Achei bem legal aprender a tocar percussão. Não sabia que tinha essa quantidade de ritmos diferentes aqui no Maranhão", disse Maria Luísa, aluna da escola Antônio Jorge Dino.

PROGRAMAÇÃO

No dia 19 de novembro, as atividades ficarão concentradas na Fonte do Ribeirão (Centro), em frente à sede da Fundação Municipal de Cultura. A partir das 18h, o espaço será ocupado pela Feirinha de Penteado Afro, com exposição do trabalho de trancistas do movimento negro e desfile de roupas de temática afro.

Em seguida, os representantes dos grupos e movimentos negros prestarão homenagem em memória ao fundador da Casa Fanti Ashanti, o babalorixá Euclides Menezes Ferreira, mais conhecido como Pai Euclides Talabyan, que faleceu em agosto deste ano. Após a homenagem, os blocos afros que participam do evento farão um grande espetáculo de ritmos e danças.

No dia 20 de novembro a programação acontecerá na praça Nauro Machado, com cortejo de blocos afro, feira gastronômica e shows de grupos afros.

ESQUECERAM DE MIM...

Exibindo CHARGE PARA O DIA 18 11 2015.jpg

segunda-feira, 16 de novembro de 2015

Festival Halleluya tem campanha de doação de sangue e de alimentos


Além da festa, o Festival Halleluya é também um espaço de solidariedade. A 14º edição do evento contará com mais uma edição da campanha “Sou um Doador Oficial do Halleluya”, em parceria com o Hospital de Hematologia do Maranhão (Hemomar), reforçando o lado social do evento com a campanha de doação de sangue. Outra campanha que a organização do festival incentiva é a doação de alimentos. Durante as três noites é pedido que os participantes doem 1 kg de alimento não perecível.

A coleta de sangue será apenas no domingo, no carro da instituição que estará disponível na Praça Maria Aragão. Durante os dias anteriores, os público será motivado à doação. Claudete Pletsch, que já é doadora oficial do Festival Halleluya, contou o que a motiva todos os anos a ajudar o próximo. “O simples fato de saber que você, com essa ação, pode ajudar a salvar outras vidas. Como cristã, eu cumpro, com essa atitude, meu compromisso de amar ao próximo. Já sou doadora oficial e todos os anos, desde que foi iniciada essa parceria com o Hemomar, eu venho preparada para doar”, explicou. 

Para doar sangue o interessado deve portar um documento com foto, estar bem de saúde, pesar acima de 50 kg, ter entre 18 e 69 anos - quem tem 16 e 17 anos pode doar, desde que com autorização dos pais; não ter ingerido bebida alcoólica nas últimas 12 horas, Evitar fumar pelo menos duas horas antes da doação e não estar em jejum.

Os alimentos arrecadados este ano serão doados para o projeto de Promoção Humana “José do Egito”, desenvolvido pela Comunidade Católica Shalom no bairro da Vila Palmeira. O projeto acolhe, catequiza e insere no mundo das artes crianças em situação de vulnerabilidade social do bairro e imediações.


Faça a sua parte! Doe sangue e alimentos não perecíveis, pois, você doando, ajuda muitas vidas e ainda participa da Festa que Nunca Acaba!

FESTIVAL HALLELUYA 2015

A Comunidade Católica Shalom em São Luís promove há 14 anos o Festival Halleluya, evento que mescla dança, teatro e grandes nomes da música católica. Ao longo das 14 edições, o evento já alcançou um público de 500 mil pessoas, 126 shows, 75 litros de sangue doados para o Hospital de Hematologia do Maranhão (Hemomar). Neste ano, sobem ao palco do Festival Halleluya a banda Missionário Shalom; Davidson Silva; Rosa de Saron; Tony Allysson; Cosme; Gil Monteiro; Ana Gabriela; as bandas maranhenses Shalom Roots e Parresia e muito mais.

Prefeitura inicia curso de Alimentação Saudável e Cuidados Necessários ao idoso


A Prefeitura de São Luís, por meio da Secretaria Municipal da Criança e Assistência Social (Semcas) e Secretaria de Segurança Alimentar (Semsa), iniciou o curso de Alimentação Saudável e Cuidados Necessários ao Idoso. As aulas acontecem as segundas, quartas e sextas das 14h às 18h na sala de reuniões da Semcas e vão até o dia 29 de dezembro.

O curso irá capacitar para a alimentação adequada à terceira idade, prevenção de doenças e qualidade de vida dos idosos. A formação atende idosos, bem como seus familiares e pessoas interessadas em aprender mais sobre esta fase.

"Entendemos que cuidar de idosos requer conhecimento teórico e prático sobre envelhecimento, dentro desta perspectiva o prefeito Edivaldo tem determinado cada vez mais ações que garantam os direitos fundamentais da pessoa idosa e priorizado as políticas públicas de saúde e cuidado em defesa da vida", destacou a titular da Semcas, Andreia Lauande.

A capacitação vai auxiliar quem trabalha com idosos e pessoas que pretendem aplicar os conhecimentos no trato com familiares já que o envelhecimento traz questões para quem envelhece e aos que o rodeiam. É uma fase que precisa ser compreendida e isso inclui cuidados adequados.

O cronograma de aulas trata desde a alimentação saudável e adequada a doenças associadas à velhice como diabetes, hipertensão, colesterol alto entre outros. Ao final da capacitação, os alunos recebem certificado.

Estudantes contabilizam avanços na alfabetização a partir do projeto "Ópera para Todos"


Estudantes contabilizam avanços na alfabetização a partir do projeto Ópera para Todos Os olhos atenciosos da pequena Marina Pereira Oliveira, 7 anos, estão concentrados nas explicações do professor de teatro Adelson Tavares. Desde o início dos ensaios, muita coisa melhorou. Marina passou a interagir mais na sala de aula, aumentou o gosto pela leitura e pela música. A menina cursa o 2º ano do Ensino Fundamental na Unidade de Educação Básica (U.E.B.) Maria Alice Coutinho, no Turu, e integra o elenco da ópera "Turandot", que será encenada por mais de 200 crianças em fase de alfabetização no dia 28 de novembro na Praça Maria Aragão.

A apresentação das crianças é parte do projeto "Ópera Para Todos", uma parceria da Prefeitura de São Luís, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed) com o colégio Dom Bosco. Baseada na ideia de fazer do processo educacional algo espontâneo e divertido, o projeto busca alfabetizar crianças dos anos iniciais do Ensino Fundamental a partir de um recurso ousado e inovador: a ópera.

A iniciativa já existe há 18 anos e engloba quatro escolas da rede municipal de São Luís. Além da U.E.B. Maria Alice Coutinho, participam os anexos Prof. Luiz Pinho Rodrigues, José Sarney Costa e Leonardo da Vinci - este último, estreante no projeto. O secretário municipal de Educação, Geraldo Castro Sobrinho, disse que a parceria já está consolidada e tem trazido muitos benefícios às crianças da rede municipal.

"Em nome do prefeito Edivaldo, agradeço ao Colégio Dom Bosco pela parceria. Nos meses de execução desse projeto, nossas crianças tem contato com a arte em suas diversas formas: conhecem uma música diferenciada, aprendem palavras novas ao estudar os versos da ópera e ainda podem, nos ensaios, desenvolver a coordenação motora, a expressão corporal, bem como trabalhar a segurança e a autoestima para as apresentações para um grande público", enumerou o secretário.


Além dos ensaios, ditados de palavras com base na história das personagens, leitura dos textos relacionados à ópera e a aspectos culturais e históricos do texto, pintura e desenho são algumas das atividades desenvolvidas em classe pelas crianças da rede municipal no desenrolar do projeto. Antes de iniciar as atividades, os professores envolvidos na iniciativa recebem capacitação, para entender melhor o enredo da obra e trabalhar o tema de maneira interdisciplinar.

"Isso possibilita um aprendizado diferenciado que gera mais vontade de aprender, melhorando ainda as questões sociais, afetivas e o desenvolvimento cognitivo e psicomotor", explicou a educadora Ceres Murad, diretora do colégio Dom Bosco e responsável pela adaptação da ópera para a encenação das crianças.

VOCABULÁRIO

"A noite escura flutua. Um fantasma resplandecente. Eleva no ar suas asas sobre a tristeza da gente." com a voz hesitante, Marina pronuncia os versos poderosos de um trecho do primeiro dos três enigmas da princesa Turandot. A turma do 2º ano foi apresentada ao universo da história da princesa chinesa no início do segundo semestre letivo.

Entusiasmada, Marina descreve como conheceu novas palavras e culturas a partir do estudo da ópera. "Você sabia que a Turandot é uma personagem fictícia e que mora na cidade de Pequim, na China? Lá as pessoas são um pouco diferentes de nós, possuem tradições chinesas que são diferentes da nossa. As roupas que eles vestem também são diferentes ", explicou, enumerando o aprendizado.

A experiência do projeto Ópera para Todos também está sendo transformadora para Diogo Botelho de Carvalho, de 8 anos, que além do reforço de leitura e vocabulário está aprendendo música e vem se destacando cada vez mais nos ensaios. "Já aprendei a tocar vários instrumentos, mas o bumbo é o meu favorito. Gosto muito de participar da ópera, é muito divertido", afirmou o menino, garantindo que para ele a música é mais do que um hobby.

A iniciativa conta com o apoio total dos professores, que veem na formação musical e literária também uma oportunidade de agregar sensibilidade às crianças. A coordenadora do projeto Ópera para Todos, Manuelly Cordeiro Kriger, também reforçou esse valor educativo. "O momento de ouvir e interpretar uma história é sem igual para uma criança. Tem um valor mágico e pedagógico inestimável", afirmou a professora.

Os professores titulares das turmas engajadas no projeto também relatam mudanças positivas. A professora do 2º ano do Ensino Fundamental da U.E. B Maria Alice Coutinho, Adriana Garcez, comenta a melhoria da autoestima dos estudantes e a participação mais efetiva no processo de letramento e leitura, que ocorre de maneira prazerosa porque está associado com as atividades artísticas.

"Eles se sentem parte de algo, percebem que são parte importante desse processo de aprendizado. A evolução dos estudantes é impressionante. No início do ano, eles ainda não conseguiam interpretar bem os textos. Com a ópera, todos estão apresentando melhor rendimento na escola. Para eles, aprender com as rimas da Ópera é mais fácil e fica divertido progredir nos estudos. Estão cada dia mais interessados. Nos dá muito orgulho", elogiou a professora.

SAIBA MAIS

O projeto Ópera para Todos existe há 18 anos e há dez está integrado ao calendário da rede municipal, tendo iniciado em 2005, no anexo Prof. Luiz Pinho Rodrigues. A ópera Turandot é de autoria do italiano Giácomo Puccini e já foi apresentada pelo colégio Dom Bosco, mas será encenada pela primeira vez pelas crianças da rede municipal. O enredo é ambientado na China Imperial do século XVIII e conta a história da fictícia princesa chinesa Turandot, que jurou que só se casaria com o homem que decifrasse os três enigmas por ela propostos.

Prefeitura e Fundação Volkswagen compartilham experiências do projeto "Entre na Roda"



Durante os encontros foram passadas técnicas de leitura em sala de aula, com orientações para que os professores pudessem acompanhar e estimular a prática

Educadores da rede municipal de São Luís e de outros dez municípios maranhenses participaram das ações do projeto "Entre na Roda". De iniciativa da Fundação Volkswagen, o projeto existe desde 2003 e tem por objetivo formar mediadores de leitura, propósito que vai ao encontro da orientação do prefeito Edivaldo para a área da Educação, que é a de garantir o acesso à educação, a cultura e à literatura entre crianças e adolescentes.

"Agradeço à Fundação Volkswagen pela parceria e pelo trabalho que desenvolveram com os nossos educadores ao longo dos últimos oito meses. Estamos certos de que o aprendizado recebido irá se refletir em belos projetos geradores de aprendizado de forma lúdica e divertida para nossas crianças", afirmou o secretário municipal de Educação, Geraldo Castro Sobrinho.

Ao longo dos oito meses de desenvolvimento do projeto, São Luís funcionou como a cidade-pólo para formação dos educadores. As ações formativas do projeto "Entre na Roda" foram realizadas quinzenalmente e durante os encontros foram passadas técnicas de leitura em sala de aula, com orientações para que os professores pudessem acompanhar e estimular a prática.

Para a coordenadora do projeto junto à Fundação, Maria Alice Amelin, os resultados alcançados estão bem acima do esperado. "De todos os estados participantes, o Maranhão foi o que mais se destacou e que teve maior frequência nas ações formativas. Agora chegou o momento de todos os professores, coordenadores pedagógicos e técnicos das secretarias de educação apoiarem a implementação do projeto em suas redes públicas de ensino", explicou.

"As oficinas conseguiram suscitar mais interesse dos professores por técnicas de estímulo à leitura e abriram seus horizontes para a implantação de novos projetos. Agora, para garantir o sucesso, vamos trabalhar na concretização desses projetos junto às escolas da rede municipal", explicou Leonor de Maria Reis, técnica da Semed que participou das formações.

CULMINÂNCIA DO PROJETO

A solenidade de culminância do projeto foi realizada na última sexta-feira (13), no auditório do Núcleo de Tecnologias para a Educação da Universidade Estadual do Maranhão (Uemanet). A solenidade contou com a participação de aproximadamente 90 educadores, durante todo o dia, os profissionais da educação apresentaram o balanço das iniciativas desenvolvidas nas escolas municipais por meio do projeto e os benefícios obtidos pelos estudantes.

Rosena Lima Martins, professora da Unidade de Educação Básica (U.E.B.) Monsenhor Frederico Chaves, no São Francisco, garantiu que o aprendizado recebido será útil. "Aprendi várias estratégias para diversificar o meu trabalho em sala de aula, que estamos querendo implementar na escola já para o ano que vem. Os professores e coordenadores pedagógicos já estão se reunindo para que a escola trabalho o projeto Entre na Roda a partir do próximo ano letivo", explicou.