sexta-feira, 31 de julho de 2015

Audiências públicas para revisão do Plano Diretor se estenderão até dia 25 de agosto


Audiências públicas para revisão do Plano Diretor se estenderão até dia 25 de agosto. A série de audiências públicas para discutir alterações da legislação urbanística de São Luís, organizada pela Prefeitura de São Luís, se estenderá até o dia 25 de agosto. A alteração do calendário de audiências foi divulgada nesta quinta-feira (30), pelo Instituto da Cidade, órgão responsável pela condução dos debates e propostas de revisão do Plano Diretor e revogação da Lei de Zoneamento, Parcelamento, Uso e Ocupação do Solo, durante a quinta audiência, no Sesc Turismo, no bairro do Olho D´Água.

A audiência do dia 25, que deve concluir o ciclo de debates, será no auditório Tião, no Parque do Bom Menino. Na sequência das audiências, a próxima será realizada no bairro do Santo Antônio, nesta terça-feira (4), a partir das 18h na U.E.B. Agostinho Vasconcelos. Até o momento, foram realizadas cinco audiências: no Sesc Olho D´Água, nos auditórios do Multicenter Sebrae e Fiema, na U.E.B. Senador Miguel Lins, no bairro da Alemanha, e na Faculdade Pitágoras, no bairro do Turu.

O roteiro da audiência no Sesc Turismo seguiu o estabelecido pelo Incid nos encontros anteriores. Segundo Marcelo do Espírito Santo, presidente do Instituto da Cidade, a ampliação do calendário considerou a possibilidade de atingir um público mais amplo e diversificar, despertando nos cidadãos o interesse de se aprofundar no conhecimento das alterações propostas.

A metodologia de apresentação seguiu o ritual estabelecido desde o início dos trabalhos de audiência pública. Após apresentação técnica sobre alterações nos índices urbanísticos e sobre revisão do Macrozoneamento Ambiental pela arquiteta Patrícia Trinta, superintendente de Pesquisa do Instituto da Cidade, o presidente do Incid franqueou a palavra aos participantes. O presidente da Fundação do Patrimônio Histórico do Município, Aquiles Andrade, mediou os trabalhos.

O ponto de partida da proposta de revisão do Plano Diretor, Lei nº 4.669, e de alteração da Lei nº 3.253 de 1992, de Zoneamento, Parcelamento, Uso e Ocupação do Solo, tem como referência a proteção ambiental. Segundo Marcelo Do Espírito Santo, pelos estudos realizados pelo Incid, foi constatado que o bairro do Olho D' Água, que compreende a Zona Residencial ZR-1, de acordo com a nova proposta, teve índice de crescimento inferior às demais regiões.

"Todas as contribuições que estão sendo feitas às propostas apresentadas pelo Incid serão consolidadas após a conclusão do calendário de audiências públicas em um documento que deverá ser aprovado pelo Conselho da Cidade", garantiu o presidente do Incid.

Para Fabrício Duailibe, morador do bairro do Olho D´Água, o detalhamento das propostas de alteração ao Plano Diretor e da Lei de Zoneamento tem contribuído para esclarecer à população o papel da Prefeitura na cidade e a necessidade de fiscalização do cumprimento destas leis.

Nenhum comentário:

Postar um comentário