sexta-feira, 31 de julho de 2015

Rose Maranhão e banda cantam neste domingo (02) na IV Feijoada do Paizão




A cantora Rose Maranhão e banda farão um super show com o melhor do romantismo de todos os tempos na IV Feijoada do Paizão, festa promovida pela Paróquia São Francisco e Santa Clara (Turu), neste domingo (02), a partir das 11h, no Sítio do Chico Bebeto (Rua General Artur Carvalho/Turu). O ingresso individual custa R$ 15 (quinze reais), com direito a um refrigerante de lata e pode ser adquirido com a equipe de coordenação do evento.

Toda a renda da feijoada será destinada às obras da Paróquia, sediada no Conjunto Habitacional Turu. A voz grave e o estilo romântico da cantora Rose Maranhão dão o tom ao show. Ritmos como bolero e samba estão no trabalho, que traz músicas que ficaram famosas nas vozes de intérpretes como Júlio Iglesias, Ângela Maria, Jessé, Joana, Perla e Alcione. Mais informações e ingressos com André e Raissa, da Pastoral da Comunicação e no local: 99971 5143 e 3226 4670.
Exibindo Rose Maranhão e Banda canta neste domingo na IV Feijoada do Paizão, no Sítio de Chico Bebeto.jpg

Exibindo Rose Maranhão e Banda canta o melhor da música romântica neste domingo na IV Feijoada do Paizão, no Sítio de Chico Bebeto.jpg

Audiências públicas para revisão do Plano Diretor se estenderão até dia 25 de agosto


Audiências públicas para revisão do Plano Diretor se estenderão até dia 25 de agosto. A série de audiências públicas para discutir alterações da legislação urbanística de São Luís, organizada pela Prefeitura de São Luís, se estenderá até o dia 25 de agosto. A alteração do calendário de audiências foi divulgada nesta quinta-feira (30), pelo Instituto da Cidade, órgão responsável pela condução dos debates e propostas de revisão do Plano Diretor e revogação da Lei de Zoneamento, Parcelamento, Uso e Ocupação do Solo, durante a quinta audiência, no Sesc Turismo, no bairro do Olho D´Água.

A audiência do dia 25, que deve concluir o ciclo de debates, será no auditório Tião, no Parque do Bom Menino. Na sequência das audiências, a próxima será realizada no bairro do Santo Antônio, nesta terça-feira (4), a partir das 18h na U.E.B. Agostinho Vasconcelos. Até o momento, foram realizadas cinco audiências: no Sesc Olho D´Água, nos auditórios do Multicenter Sebrae e Fiema, na U.E.B. Senador Miguel Lins, no bairro da Alemanha, e na Faculdade Pitágoras, no bairro do Turu.

O roteiro da audiência no Sesc Turismo seguiu o estabelecido pelo Incid nos encontros anteriores. Segundo Marcelo do Espírito Santo, presidente do Instituto da Cidade, a ampliação do calendário considerou a possibilidade de atingir um público mais amplo e diversificar, despertando nos cidadãos o interesse de se aprofundar no conhecimento das alterações propostas.

A metodologia de apresentação seguiu o ritual estabelecido desde o início dos trabalhos de audiência pública. Após apresentação técnica sobre alterações nos índices urbanísticos e sobre revisão do Macrozoneamento Ambiental pela arquiteta Patrícia Trinta, superintendente de Pesquisa do Instituto da Cidade, o presidente do Incid franqueou a palavra aos participantes. O presidente da Fundação do Patrimônio Histórico do Município, Aquiles Andrade, mediou os trabalhos.

O ponto de partida da proposta de revisão do Plano Diretor, Lei nº 4.669, e de alteração da Lei nº 3.253 de 1992, de Zoneamento, Parcelamento, Uso e Ocupação do Solo, tem como referência a proteção ambiental. Segundo Marcelo Do Espírito Santo, pelos estudos realizados pelo Incid, foi constatado que o bairro do Olho D' Água, que compreende a Zona Residencial ZR-1, de acordo com a nova proposta, teve índice de crescimento inferior às demais regiões.

"Todas as contribuições que estão sendo feitas às propostas apresentadas pelo Incid serão consolidadas após a conclusão do calendário de audiências públicas em um documento que deverá ser aprovado pelo Conselho da Cidade", garantiu o presidente do Incid.

Para Fabrício Duailibe, morador do bairro do Olho D´Água, o detalhamento das propostas de alteração ao Plano Diretor e da Lei de Zoneamento tem contribuído para esclarecer à população o papel da Prefeitura na cidade e a necessidade de fiscalização do cumprimento destas leis.

Prefeito Edivaldo entrega à população Centro de Saúde reformado na Vila Janaína



Prefeito Edivaldo entrega à população Centro de Saúde reformado na Vila JanaínaO prefeito Edivaldo entregou à população, nesta sexta-feira (31), as novas instalações do Centro de Saúde na Vila Janaína, que foi totalmente reformado e reaparelhado. Os serviços de melhoria realizados na unidade fazem parte do Programa de Qualificação da Atenção Básica, que está sendo executado pela Prefeitura de São Luís com o objetivo de otimizar a assistência prestada pela rede municipal de saúde.

O prefeito destacou a reestruturação das unidades básicas como uma prioridade de sua gestão para levar às comunidades um atendimento primário de qualidade e humanizado. "Sabemos o quanto é importante a saúde preventiva. E no nosso programa de requalificação das unidades básicas buscamos fortalecer o atendimento primário, até mesmo para desafogar os hospitais de média e alta e complexidade do Município. Sem dúvidas, avançamos muito na área e vamos entregar ainda este ano muitas outras unidades reformadas e equipadas", afirmou Edivaldo.

Acompanhado da secretária municipal de Saúde, Helena Duailibe, e de membros de sua equipe, o prefeito descerrou a placa e, em seguida, visitou as novas instalações da unidade. A reforma contemplou a revitalização dos ambientes, construção de rampas para facilitar o acesso às pessoas com deficiência, nova pintura, recuperação das partes elétrica e hidráulica, troca dos aparelhos de ar condicionado, entre outras ações.

Além das melhorias estruturais, a Unidade de Saúde da Vila Janaína conta agora com três equipes do Programa Saúde da Família (PSF), aumentou para três o número de dentistas (antes funcionava com um profissional) e teve o sistema de dados administrativos e de pacientes totalmente informatizados.


A secretária Helena Duailibe contabiliza avanços em toda a rede de atenção básica à saúde do Município. "No ano passado, a Prefeitura reformou 14 unidades de saúde; este ano, mais 10 unidades tiveram os serviços concluídos e outras 10 unidades estão entrando em reforma, totalizando, assim, 34 unidades totalmente melhoradas e aptas para atender a população com qualidade e humanização", disse a secretária.

A Unidade de Saúde da Vila Janaína realiza cerca de 3 mil atendimentos por mês, ofertando serviços de clínica geral, odontologia, vacinas, entrega de medicamentos por meio da Farmácia Básica, entre outros serviços. Com a reforma, a expectativa é de aumentar em 50% esses atendimentos, beneficiando moradores do bairro e de toda a região circunvizinha.

A dona de casa Dalva Maria Costa Santiago, 39 anos, moradora do bairro vizinho Jardim América, disse que costuma sempre fazer suas consultas de rotina na Unidade da Vila Janaína. Ela enalteceu as melhorias estruturais verificadas no prédio e destacou o atendimento odontológico. "O melhor de tudo é que agora vamos ter mais dentistas atendendo e isso era muito necessário mesmo", disse ela.

Participaram ainda da solenidade de entrega da Unidade de Saúde da Vila Janaína, os vereadores Pavão Filho, Pedro Lucas, Marlon Garcia e Anderson Martins, além dos secretários municipais Lula Fylho (Governo), Aldo Rogério (Agricultura, Pesca e Abastecimento) e Breno Galdino (Segurança com Cidadania).


OFICINA

No início da manhã, o prefeito Edivaldo participou da abertura da Oficina de construção do Plano Estratégico do Hospital Dr. Clementino Moura - o Socorrão II, realizada pelo Ministério da Saúde, conjuntamente com a Secretaria Municipal de Saúde (Semus). A oficina, que será realizada até este sábado (1º), tem como objetivo fazer a avaliação do Socorrão II como unidade participante da Rede SOS Emergência, do governo federal.

Participam da oficina profissionais do Socorrão II e consultores do Ministério da Saúde. Na oportunidade, estão sendo levantados e avaliados os principais problemas verificados no atendimento de urgência e emergência na unidade, com vistas à construção de um plano de ação para enfrentá-los e solucioná-los.

"É um momento importante porque é a partir da avaliação do atendimento que podemos apontar os erros e buscar resolvê-los para que, assim, possamos prestar um atendimento cada vez melhor na rede de urgência e emergência da capital. O governo federal tem olhado com muito carinho para a nossa cidade, sendo um grande parceiro na área da saúde e outros setores fundamentais", disse o prefeito Edivaldo.

Segundo a seretária Helena Dualibe, a avaliação é um processo natural realizado pela Coordenação do Projeto SOS Emergência. "A avaliação é fundamental para que os serviços tenham continuidade. Juntos, vamos avaliar todo o funcionamento da rede de urgência de São Luís, apontar as falhas e as possíveis soluções, para buscar a melhoria do serviço prestado nas unidades", pontuou.

Prefeitura encerra semana de atividades de Hepatites Virais com mutirão de testes




Prefeitura encerra semana de atividades de Hepatites Virais com mutirão de testesA Prefeitura de São Luís, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semus), encerrou na manhã desta sexta-feira (31) a programação da semana de atividades alusivas à prevenção das hepatites virais (cujo dia mundial de combate à luta foi lembrado no dia 28 deste mês) com mutirão de testes rápidos para diagnóstico da doença. O mutirão foi realizado durante toda a manhã na sede da Semus e envolveu técnicas de enfermagem e enfermeiros da pasta, além de servidores que se submeteram aos testes.

No total, foram realizados no período mais de 200 testes rápidos, com diagnóstico dado em apenas 20 minutos, por meio da coleta de sangue do paciente. Quem se submeteu ao teste recebeu o resultado por escrito e com as orientações sobre a prevenção contra a enfermidade, além de uma fita amarela, considerada o símbolo da prevenção contra as hepatites.

A secretária municipal de Saúde (Semus), Helena Duailibe, valorizou a promoção do mutirão. "Por determinação expressa do prefeito Edivaldo, a pasta apoia a valorização do servidor. Diante disso, a promoção dos testes rápidos com nossos próprios funcionários destaca a preocupação com o trabalhador, que também é um paciente que precisa checar periodicamente a sua saúde", destacou.



A servidora administrativa Rosana de Oliveira, da Semus, foi uma das pessoas que se submeteram ao teste rápido. "Desta forma, fico prevenida contra a doença, já que tenho histórico na família de pessoas que já tiveram hepatite", afirmou. Durante a semana, foram realizadas atividades alusivas ao dia de Luta às Hepatites Virais.

Na terça-feira (28), integrantes do Programa Municipal de Combate às DST´s, AIDS e Hepatites Virais promoveram durante a manhã - das 8h ao meio-dia - testes rápidos e esclarecimentos à população no Terminal do São Cristóvão, na Avenida Lourenço Vieira da Silva.

Na semana passada, representantes da Semus e membros da sociedade civil estiveram reunidos no auditório Ana Nery, na sede do Conselho Regional de Enfermagem do Maranhão (Coren), no Seminário Municipal das Hepatites Virais. Na ocasião, foram definidas políticas públicas para o controle da enfermidade na capital maranhense. De acordo com o Ministério da Saúde, no Brasil, as hepatites virais mais comuns são as causadas pelos vírus A, B e C, podendo ter registros ainda dos vírus D e E. Caso o diagnóstico não seja precoce, estas hepatites podem causar danos mais graves ao fígado como cirrose e câncer.

UM DEDO DE PROSA QUE DUROU 40 MINUTOS...

terça-feira, 28 de julho de 2015

NA TERRA DO ARAKEN (ALCÂNTARA-MA) TEM, POUSADA JACARÉ


A Prefeitura de Alto Alegre do Maranhão inaugurou com festa mais uma unidade Básica de Saúde.



Prefeito Maninho Foto; Garreto

O Prefeito do município de Alto Alegre do Maranhão Maninho, inaugurou oficialmente na última sexta-feira (24), mais uma Unidade Básica de Saúde no bairro Caxuxa, as margens da BR 135, a qual homenageou a obra com nome do saudoso Antônio Valdenir de Oliveira, filho do empresário José de Sousa, um dos fundadores do bairro Caxuxa.


Emocionado ao falar da homenagem, o prefeito Maninho lembrou o carinho fraterno e respeitoso que sempre teve pelo amigo falecido e a toda família, na ocasião, a filha do empresário usou da palavra e representou a família na solenidade.

A cerimônia de entregue da unidade contou com a participação do prefeito municipal Maninho, de secretários, vereadores, populares liderança política e toda equipe de saúde da prefeitura.

Segundo Maninho, a obra inaugurada, é fruto de investimentos na saúde de Alto Alegre do Maranhão, pois é mais do que justo, aquele município ter mais unidade médica, para atender a uma comunidade menos assistida, ou seja, é uma unidade que vai ajudar muito, basta ser que vai descentralizar dos atendimentos médicos em todo o município, afirmou.

Além desta unidade básica de saúde, a prefeitura do município trabalha na ampliação de mais quatro unidades na zona rural, sendo a primeira no povoado Matinha (BR-316), e as outras 03, na comunidade Altamira dos Borbas, povoado Boa Hora do Bibiu, e por último, no bairro Jerumenia.

Vale ressaltar também que a prefeitura reformou e ampliou o Centro de Saúde I na sede.

Portanto, Os Alto-alegrenses estão de parabéns pela atitude nobre do prefeito Maninho, que mesmo com dificuldades vem trabalhando pelo município, mostrando o diferencial de outras cidades vizinhas, buscando cada vez mais melhorias, entretanto, é uma cidade que hoje se destaca como uma das mais bem conservada administrativamente desde que assumiu o que não envergonha a quem pretende visitar ou até mesmo morar. A marca criada pelo prefeito “Viva Essa Alegria”, mostra o espírito de compromisso, amor, respeito e confiança que por todos que reside num município em desenvolvimento.

Caju

MP-MA move ação contra envolvidos em irregularidade em prefeitura de São Mateus

1212

O Ministério Público do Maranhão (MP-MA) ingressou, em 25 de junho de 2015, Ação Civil Pública por ato de improbidade administrativa contra quatro pessoas e uma empresa envolvida em irregularidades na Prefeitura de São Mateus do Maranhão. São alvos da Ação Civil Pública a titular da Secretaria Municipal de Educação Telma da Silva Vieira; a ex-secretária Municipal de Saúde Alayna Araujo Rocha Sousa; a ex-secretária Municipal de Desenvolvimento Social, Trabalho e Renda Lucineth Cordeiro Machado; o Prefeito Municipal Hamilton Nogueira Aragão e a empresa Reis Transporte Alternativo e Locadora de Automóveis Ltda.

A ação foi movida após procedimento administrativo, instaurado pelo MP-MA, que analisou documentos da prefeitura de São Mateus do Maranhão durante o exercício do “estado emergencial”, decretado pela municipalidade, conforme o Decreto n.002/2013, de 8 de janeiro de 2013. Nas cópias dos documentos do tipo: dispensa de licitação, contratos de serviços prestados e demonstrativos da execução das despesas a eles relacionados, o órgão constatou, dentre outras irregularidades, fraude em processos licitatórios.

Durante o estado emergencial, que durou três meses (janeiro a março de 2013), a Reis Transporte Alternativo e Locadora de Automóveis Ltda, que possui apenas quatro veículos, teria sido beneficiada com dispensa de licitação para o fornecimento de transporte para as secretarias de Infraestrutura, Saúde, Educação, Administração e de Desenvolvimento Social, Trabalho e Renda. E teria sido “direcionada” a vencer todas as licitações de fornecimento de transporte para São Mateus do Maranhão, no período que sucedeu ao estado emergencial.

Nos projetos básicos, que instruíram os processos de licitação e que levaram a contratação do Reis Transporte Alternativos e Locadora de Automóveis Ltda, o município precisava de 91 veículos para a prestação de serviço de transporte, sendo 42 para a Educação, 29 para Saúde, 20 para Administração e mais sete para o Desenvolvimento Social, Trabalho e Renda.

Acontece que, conforme o relatório apresentado pelo MP-MA, apenas 32 veículos foram colocados à disposição da Prefeitura de São Mateus do Maranhão pela empresa contratada, sendo que nenhum deles corresponde aos veículos de propriedade da Reis Transporte Alternativo e Locadora de Automóveis Ltda. A empresa teria subcontratado, de forma integral, a frota de veículos utilizados pela gestão pública no município, mesmo que o artigo 72, da Lei de Licitações, proíba a subcontratação integral.

Foram gastos com transporte em São Mateus do Maranhão, somente no ano de 2013, o total de R$ 1.880.414,43, valor entregue pela prefeitura à Reis Transporte Alternativo e Locadora de Automóveis Ltda. Dos 32 veículos locados, a empresa teve um gasto de R$ 63.282,95, por carro.

Diante dos fatos, o MP-MA pede que os citados sejam julgados e condenados por improbidade administrativa, nos termos do artigo 10, da Lei de número 8.429/92, que caracteriza como ato de improbidade administrativa causar lesão ao erário, seja por perda patrimonial, desvio, apropriação ou dilapidação dos bens públicos. E que seja imposto as punições do artigo 12 da mesma lei, no que couber a cada um o ressarcimento do dano, suspensão dos direitos políticos, pagamento de multa civil e proibição de contratação com o poder público.

Prefeitura promove Serenata Histórica pelo projeto Férias Culturais nesta quarta-feira (29)



Prefeitura promove Serenata Histórica pelo projeto Férias Culturais nesta quarta-feira (29) Como parte da programação do projeto "Férias Culturais em São Luís", promovido pela Prefeitura de São Luís, por meio da Secretaria Municipal de Turismo (Setur), em parceria com o governo do Estado, acontece mais uma edição nesta quarta-feira (29) da "Serenata Histórica". O projeto apresenta aos turistas e aos ludovicenses os pontos turísticos, as histórias, lendas, belezas e particularidades da cidade.

O grupo de músicos, percussionistas, flautistas e trompetistas, acompanhados de seus aparatos, entoará cantigas maranhenses do cancioneiro popular e poesias. O cortejo sairá da Praça Benedito Leite, no Centro Histórico de São Luís, às 19h. De lá, o passeio segue com paradas na Igreja da Sé, Prefeitura de São Luís, Palácio dos Leões, Rua de Nazaré, Tribunal de Justiça do Maranhão e retorna à Praça Benedito Leite.

O passeio é intercalado com informações que fazem o resgate histórico dos monumentos, becos, praças. São feitas pequenas paradas e um guia de turismo e os personagens como Catarina Mina, Ana Jasen, Benedito Leite, entre outros, contam a história daquele lugar. "São Luís é conhecida mundialmente como cidade Patrimônio Cultural da Humanidade. Além de contarmos toda essa história, vamos mostrar - durante o nosso percurso - os principais monumentos, praças e ruas do Centro Histórico", disse Socorro Araújo, secretária municipal de Turismo.

"Temos tido um público bom em todas as ações do projeto 'Férias Culturais'. Crianças, adultos, idosos, todos participando e aprovando a iniciativa de um entretenimento saudável, gratuito e que ajuda a resgatar a estima da nossa população por sua história", enfatizou Ana Valeska Antunes, coordenadora de Comunicação e Promoção Turística de São Luís.

O projeto "Férias Culturais em São Luís" consiste em uma programação diversificada para o mês de julho, movimentando as férias de ludovicenses e turistas. Fazem parte da programação atrações culturais, roteiros guiados pelo Centro Histórico, Serenata Histórica, Roteiro do Reggae, Sarau Histórico e representação de personagens.

Prefeitura convoca sorteados dos Residenciais Amendoeira 1, 2 e 3 para assinatura dos contratos

A Prefeitura de São Luís, por meio da Secretaria Municipal de Urbanismo e Habitação (Semurh), convoca os sorteados dos Residenciais Amendoeira 1, 2 e 3 para assinatura dos contratos nestas quarta-feira (29) e quinta-feira (30), das 9h às 15h, no ginásio Tião Carvalho, no Parque do Bom Menino. A soma dos residenciais totaliza 1.300 unidades habitacionais. O empreendimento compõe o programa "Minha Casa, Minha Vida" e está localizado no bairro do Maracanã

Após reforma, Prefeitura eleva em 30% número de consultas no Centro de Saúde Amar



Após reforma, Prefeitura eleva em 30% número de consultas no Centro de Saúde Amar. A Prefeitura de São Luís, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semus), elevou em 30% o número de consultas mensais realizadas no Centro de Saúde Amar, no bairro Vicente Fialho, após a reforma e a entrega dos serviços pelo prefeito Edivaldo no mês passado. De acordo com dados da direção da unidade, o número de consultas por mês passou de 500 para 650 consultas.

Entre as razões para a elevação na oferta de consultas, além da completa reestruturação sofrida pela unidade, houve ainda a implantação de um novo serviço, o de Terapia Ocupacional, que antes da reforma não existia na unidade de saúde. O profissional em Terapia Ocupacional atende às segundas e quartas-feiras no local, nos turnos matutino e vespertino.

Além de Terapia Ocupacional, o Centro de Saúde Amar, na Vila Fialho também dispõe de profissionais em pediatria, fisioterapia, odontologia, clínica geral e assistência social. Outros serviços ofertados pela unidade de saúde são as aplicações de vacinas e realização de curativos, além da distribuição de medicamentos e marcação de consultas via Cemarc. O centro disponibiliza ainda atendimentos dos programas de Controle da Tuberculose, Hanseníase e de Combate ao Tabagismo.

"Eu faço acompanhamento da minha pressão arterial aqui e percebi que as reformas melhoraram bastante os ambientes", relatou a dona de casa, Lindalva Gomes Santana, 46 anos, moradora da Vila Fialho.

A secretária titular da Semus, Helena Duailibe, destaca a entrega das unidades completamente reestruturadas. "Por determinação do prefeito Edivaldo, desde o ano passado, demos início a uma série de reformas em unidades e centros de saúde. Ano passado, foram entregues unidades completamente recuperadas e, para este ano, além das já entregues, outras deverão estar à disposição dos cidadãos até o fim deste ano, ampliando o alcance e os serviços", disse. O Centro de Saúde Vila Amar Filho fica localizado na Rua Deputado Luís Rocha, s/n. Para outras informações, o telefone da unidade é (98) 3236-6399.

Prefeitura realiza obras de revitalização em quadras e campos de São Luís



Estádio Beira Rio (Ilhinha) e a quadra da Alemanha foram os primeiros contemplados com os serviços que começaram nesta segunda-feira (27)

A Prefeitura de São Luís, através da Secretaria Municipal de Desportos e Lazer (Semdel), iniciou esta semana às obras de revitalização de praças esportivas em São Luís. O Estádio Beira Rio (Ilhinha) e a quadra da Alemanha foram os primeiros contemplados com os serviços que começaram na segunda-feira (27). No campo Jairzão, no Coroadinho, as obras tiveram início na terça-feira (28) e nesta quarta-feira (29) os serviços de melhorias serão iniciados na quadra do Japão, no Bairro da Liberdade.

O secretário municipal de Desportos e Lazer, Júlio França, destacou o incentivo do poder público municipal à prática esportiva. "Essas obras são importantes porque proporcionarão locais ainda mais adequados para que as pessoas possam praticar diversas modalidades esportivas, seguindo orientação do prefeito Edivaldo de incentivo ao esporte. Em breve, esperamos iniciar obras em outros locais", disse o secretário, acrescentando que os recursos para a realização dessas melhorias foram viabilizados através de uma emenda parlamentar do deputado federal Weverton Rocha.

No Estádio Beira Rio, os serviços consistem na recuperação da arquibancada e do campo, com a melhoria do gramado. A quadra da Alemanha receberá cobertura, que hoje não existe, e também melhoria no piso, o que vai garantir mais conforto e segurança a comunidade que realiza práticas esportivas no local. Será coberta tanto a quadra quanto a arquibancada, possibilitando a realização de atividades mesmo em período de chuva.

O campo Jairzão também receberá serviços de melhoria no campo e a recolocação do gramado, que hoje é quase todo em areia, além da revitalização da área da arquibancada. A quadra do Japão receberá cobertura e melhoria no piso de prática esportiva, que vai passar por reparo e receberá pintura. A quadra de basquete também receberá melhorias.

Estas praças esportivas recebem, além de campeonatos de bairros, a escolinha do Projeto Movimento e Resgate da Prefeitura, que tem como principal objetivo o uso do esporte para transformar a realidade de crianças e adolescentes. O projeto funciona ainda como um catalisador na descoberta de potenciais para o esporte brasileiro.

Até o final de 2015, outras quadras e campos receberão as obras de revitalização. O Estádio Municipal Nhozinho Santos também deve passar por melhorias.

sexta-feira, 24 de julho de 2015

Prefeitura participa de seminário de inspeção sanitária e comercialização na agricultura familiar




Prefeitura participa de seminário de inspeção sanitária e comercialização na agricultura familiar. A Prefeitura de São Luís, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed), participou nesta quinta-feira (23) do Seminário de Inspeção Sanitária e Comercialização na Agricultura Familiar realizado pelo governo do Estado, através da Secretaria de Estado de Agricultura Familiar (SAF). O evento teve como objetivo contribuir com a transmissão de conhecimento para que ações institucionais de comercialização dos produtos da agricultura familiar sejam realizadas adequadamente.

O secretário municipal de Educação, Geraldo Castro Sobrinho, destacou os programas voltados para a alimentação adequada nas escolas. "A alimentação escolar é um dos meios que favorecem o direito do aluno à educação. O prefeito Edivaldo, com esta ação precursora no nosso Município, fortalece as políticas educacionais concretizadas por meio de programas suplementares, facilitando o acesso e a permanência do aluno na escola", disse.

Durante o evento, a Semed realizou uma exposição da execução do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) na Rede Municipal. "Através dos recursos do PNAE, por meio de uma articulação entre as secretarias municipais de Educação (Semed), Segurança Alimentar (Semsa) e Agricultura, Pesca e Abastecimento (Semapa), a Prefeitura garante uma alimentação de qualidade, com produtos da safra e que supram as necessidades nutricionais dos estudantes e o fortalecimento da economia local e da agricultura familiar", ressaltou a superintendente da área de Apoio ao Educando da Semed, Samira Simas.

A Prefeitura de São Luís beneficia mais de 80 mil crianças da rede municipal de ensino com produtos oriundos da agricultura familiar. Esta é uma ação pioneira no Município, que inclui gêneros alimentícios produzidos por agricultores locais na complementação da merenda escolar.

O governador Flávio Dino ressaltou o interesse do Estado em apoiar iniciativas como essa. "Nós buscamos fortalecer esses programas naquilo que é mais importante, a agricultura familiar. O governo aplicará ainda mais em ações para ampliar a produtividade, a melhoria da qualidade de vida e elevação da renda no campo. Reafirmamos o nosso compromisso e percepção com o trabalho em prol da agricultura do Maranhão", destacou Flávio Dino.

O secretário da Agricultura Familiar do Estado, Adelmo Soares, parabenizou a Prefeitura por beneficiar a rede municipal com alimentos dos agricultores locais. "Quero parabenizar a Prefeitura de São Luís em nome do secretário de Educação, Geraldo Castro Sobrinho, por já utilizar na rede os 30% para a compra de alimentos produzidos pela agricultura familiar para a merenda escolar da rede municipal; é um fortalecimento", disse.

De acordo com Ivanilde Costa Pereira, agricultora da Associação Coquilho que fornece alimentos para merenda escolar das escolas municipais, a iniciativa, além de introduzir diversos alimentos nutritivos no cardápio escolar, articula o desenvolvimento rural fortalecendo a renda, a permanência do produtor no campo e a qualidade de vida das suas famílias.

"Somos mais de 200 agricultores que servem as escolas municipais com os produtos gerados por nossas hortas. Essa parceria através dos programas nos mostra um futuro melhor e uma maior qualidade de vida para nossas famílias. Hoje, eu sei que posso sonhar e realizar meus sonhos", disse Ivanilde Costa Pereira.

Também estiveram presentes no seminário o presidente do Instituto Maranhense de Socioeconômicos e Cartográficos (Imesc), Felipe de Holanda, a representante da companhia Nacional de Abastecimento (Conab), Luciana Araujo de Oliveira, o secretário da Casa Civil, Marcelo Tavares; o deputado estadual Paulo Neto, além de agricultores familiares e representantes de associações rurais.


Superintendente de Apoio ao Educando da Semed, Samira Simas, fala sobre o trabalho exitoso do Município na comercialização da agricultura familiar

Audiências públicas sobre Plano Diretor seguem neste sábado (25)



Audiências públicas sobre Plano Diretor seguem neste sábado (25)A primeira etapa da série de 15 audiências públicas realizadas para debater a revisão do Plano Diretor e nova Lei de Parcelamento, Uso e Ocupação do Solo será encerrada neste sábado (25) na Unidade de Educação Básica (U.E.B.) Miguel Lins, na Alemanha. O processo foi iniciado na última terça-feira (21) e se estenderá até o dia 22 de agosto, segundo calendário divulgado em comum acordo com o Conselho da Cidade e Ministério Público do Estado.

Na segunda audiência, realizada na noite desta quinta-feira (23), no auditório da Fiema, o recuo, adensamento das edificações em zonas residenciais e a liberação de atividades industriais não permitidas pelo macrozoneamento ambiental proposto, deram a tônica ao debate.

O ex-vereador e engenheiro civil, Joberval Betholdo, representou o Conselho da Cidade na mesa diretora da audiência que teve o diretor do Instituto Municipal de Paisagismo (Impur), Luiz Carlos Borralho, como mediador. A revisão proposta para debate nas audiências modifica o capítulo IV, do Uso do Solo; e a sessão II do Capítulo III do Plano Diretor em vigência, que trata do Macrozoneamento Ambiental.

A proposta de suspender impedimentos industriais foi defendida pelo ex-secretário de estado de Agricultura e presidente do Sebrae, Cláudio Azevedo, que falou em nome das indústrias de siderurgia. Segundo Azevedo, São Luís tem vocação natural para a atividade siderúrgica.

Na mesma linha de pensamento, Lourival Pereira sugeriu a reavaliação do impedimento de atividade siderúrgica no Município pertencente à ilha diante da importância desta para o desenvolvimento da cidade. "Nos anos 80 havia dúvida com relação aos grandes projetos que aqui se instalavam. Trinta anos depois, verifica-se a importância desses projetos para a qualidade de vida da população de São Luís", disse Pereira.

"A Prefeitura de São Luís está encarando este problema que está se tornando crônico na cidade. A legislação urbanística está extremamente defasada e precisa ser revista para se adequar à legislação contemporânea. Estamos discutindo gabarito, questões dos corredores urbanos, calçadas", disse Luiz Carlos Borralho.

Marcelo do Espírito Santo ratificou a listagem de usos proibidos do solo por atividades econômicas que não são permitidas, como por exemplo a cadeia siderúrgica, mas ressaltou o acolhimento da sugestão do empresariado presente ao debate.

O uso de indústria a base de carvão, diesel e outras similares estão proibidos na cidade, segundo a proposta apresentada pelo Incid, a partir de discussão e consulta pública iniciada em janeiro de 2014 e em pareceres técnicos com participação da comunidade acadêmica do estado. Mais uma vez, o diretor Marcelo Espírito Santo reafirmou a proposta do Plano Diretor em promover um processo de urbanização associado à listagem de uso, conforme tabela da Classificação Nacional de Atividade Econômica, CNAE, dentre outras modificações. O plano segue diretrizes do Estatuto da Cidade.

No Plano Diretor, a proposta que está sendo apresentada nas audiências cria uma terceira macrozona na cidade, ficando esta responsável pela drenagem do solo. Segundo a nova Lei de Zoneamento a cidade, amplia-se de sete para onze o número de zonas residenciais. Cada zona tem índices urbanísticos, que estabelecem limites de área edificada, diferentes. As zonas do Centro e do Patrimônio Histórico terão um capítulo à parte no debate, já que terá legislação específica.

As sugestões apresentadas durante as audiências após sistematização serão novamente debatidas pelo Conselho da Cidade, entidade representativa da sociedade civil e poder pública, para só então o chefe do Executivo Municipal formatar a redação a ser encaminhada à Câmara. Marcelo do Espírito Santo prevê que até o final deste ano sejam concluídas a revisão do Plano Diretor e a aprovação da nova Lei de Zoneamento, revogando a em vigor, de 1992.

Suspensão temporária de compra e venda de créditos para passagens de transporte público


A Prefeitura de São Luís, através da Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes (SMTT), comunica aos usuários do Sistema de Transporte Coletivo da capital e região metropolitana que, em função da realização da atualização dos equipamentos do sistema de bilhetagem eletrônica, o serviço de compra e venda de créditos ficará suspenso das 19h desta sexta-feira (24) até às 23h de domingo (26). A consulta e a utilização dos créditos para embarque nos ônibus permanecerão normais neste período.

Prefeitura e UFMA firmam parcerias nas áreas de esporte e transporte



Prefeitura firma parcerias com Universidade Federal do Maranhão nas áreas de esporte e transporteO prefeito Edivaldo recebeu na noite desta quinta-feira (23) a visita do reitor da Universidade Federal do Maranhão (UFMA), Natalino Salgado. O encontro resultou em um compromisso firmado entre as duas instituições para melhorias nas áreas de transporte e esporte. A realização do Festival Guarnicê de Cinema, o quarto festival mais antigo do Brasil e o maior do Maranhão, também foi pauta da reunião.

"Entre outros assuntos, hoje discutimos um grande passo que a Prefeitura dará para melhoria da prestação do serviço de transporte na cidade de São Luís. A unificação do cartão de trasporte e cartão universitário, que reduzirá as fraudes no sistema de transportes e facilitará o acesso do estudante ao transporte e à meia passagem. É uma grande alegria atender a essa aspiração da classe universitária", destacou o prefeito Edivaldo.

O convênio com a UFMA garantirá, além da unificação do cartão universitário e cartão de transporte, a instalação de um posto de atendimento para cadastramento biométrico e emissão do cartão no campus. O posto de atendimento trará mais praticidade aos alunos e atenderá também a comunidade no entorno da cidade universitária.

"Comemoramos hoje a parceria não só no que se refere à unificação dos cartões, mas também ao atendimento que será garantido aos alunos dentro do campus universitário, pois antes tínhamos que nos deslocar aos postos de atendimento, que são distantes da universidade. Comemoramos também o atendimento da comunidade local, que agora poderá ser atendida aqui também, sem precisar se deslocar para outros bairros da cidade", explicou o coordenador geral do Diretório Central dos Estudantes (DCE), Cleison Moreira.

"Esta é uma reividicação justa do DCE da UFMA, para que a gente possa atender e melhorar a vida do estudante, que muitas vezes passa o dia dentro do campus e não tem tempo para se deslocar para outros pontos de atendimento. Nada mais justo que oferecermos esse serviço em um espaço que hoje já conta com o corpo de quase 25 mil alunos", disse o secretário municipal de Trânsito e Transportes, Canindé Barros. O titular da SMTT destacou ainda que, a partir do dia 1º de agosto, todos os estudantes poderão contar com a recarga embarcada sem precisar ficar em filas nos postos de recarcarga nos terminais de integração.


OUTRAS AÇÕES

O Festival Guarnicê de Cinema, que em 2015 completa 38 anos e tem uma grande visibilidade para o estado. Este ano, o festival vai contar com a parceira da Prefeitura de São Luís. "Teremos a felicidade de contar com a parceria do poder público municipal e, com certeza, o festival será um sucesso, com a presença de vários projetos nacionais, que já estão sendo selecionados. Com essa parceria, quem ganha é o público do cinema local e nacional também", explicou Natalino Salgado.

A parceria entre a Prefeitura e a UFMA para realização do 10º Congresso Nacional do Esporte e saúde, que acontece no mês de novembro, também foi discutida. Será a primeira vez que o encontro acontecerá em uma cidade nordestina. "Será um momento de grande importância, no qual receberemos um público de mil pessoas, inclusive de outros estados, entre alunos, profissionais e pesquisadores. Precisamos de apoio financeiro, logístico, para conseguir fazer um grande evento", contou o professor Emanuel Salvador.

O reitor Natalino Salgado comemorou a parceria. "A Universidade comemora essa parceria com a Prefeitura para implementar as ações que precisamos e que vão contribuir para formação da sociedade. Ao mesmo tempo, agradecemos ao prefeito Edivaldo, que nos reconhece como um grande centro de conhecimento. As parcerias resultarão em beneficios não só para os estudantes, mas também para a sociedade como todo", comemorou Natalino Salgado.

Participaram também da conversa os secretários municipais Lula Fylho (Governo) e Diogo Lima (Urbanismo e Habitação).

Prefeito Edivaldo recebe reconhecimento do Pnud pelo trabalho na área de segurança alimentar



Prefeito recebe representante do Pnud e da Presidência da República. O prefeito Edivaldo recebeu o reconhecimento do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud), pelo empenho da gestão municipal em cumprir as metas dos Objetivos do Desenvolvimento do Milênio (ODM), principalmente no que tange à área da segurança alimentar. Em audiência realizada em seu gabinete, no Palácio La Ravardière, Edivaldo recebeu a gerente de Articulação Institucional do Pnud, Maria do Carmo Rebouças, e a assessora da Secretaria Geral da Presidência da República, Míriam Salete Licnerski, momento no qual transmitiram a mensagem de reconhecimento.

"Ficamos felizes com a menção positiva do Pnud ao nosso trabalho, o que nos estimula a trabalhar ainda mais para melhorar os indicadores sociais e econômicos do nosso município e proporcionar melhorias das condições de vida da população. São muitas as ações de segurança alimentar sendo desenvolvidas de forma articulada com setores estratégicos como agricultura, educação, assistência social, educação e muitos outros, gerando uma cadeia de benefícios na qual ganha a cidade e o cidadão ludovicense", disse o prefeito Edivaldo.

A gerente de Articulação Institucional do Pnud, Maria do Carmo Rebouças, afirmou que a valorização do trabalho desenvolvido pela Prefeitura de São Luís, principalmente na área de segurança alimentar, é devido essencialmente à implantação de programas e ações que têm melhorado a qualidade alimentar e de vida não apenas de crianças e adolescentes assistidos pelos serviços públicos de assistência social, educação e saúde, mas que também têm sido implementados para potencializar o desenvolvimento territorial.

Entre as ações destacadas pela representante do Pnud estão o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) e Programa Nacional de Alimentação Escolar (Pnae), que adquire alimentos diretamente da agricultura familiar, gerando renda, proporcionando o desenvolvimento econômico local e melhorando a qualidade de vida também na zona rural.

"Nós temos conhecimento que a Prefeitura de São Luís tem feito um trabalho importante de integração das políticas de segurança alimentar e de seu empenho em cumprir os Objetivos do Desenvolvimento do Milênio. Por isso valorizamos essa iniciativa, até porque o tema segurança alimentar será fortemente discutido na próxima agenda de desenvolvimento sustentável das Nações Unidas. Aproveitamos também a oportunidade da reunião para, inclusive, passar uma mensagem ao prefeito Edivaldo, no sentido de que continue com esse importante trabalho na área de segurança, que será tema carro-chefe da Organização das Nações Unidas nos próximos 15 anos", disse Maria do Carmo Rebouças.

Segundo ela, já está agendada uma próxima reunião em São Luís, quando será apresentado o Atlas de Desenvolvimento Humano Municipal, elaborado pelo Pnud, conjuntamente com o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) e a Fundação João Pinheiro, com dados sobre o desenvolvimento humano da região metropolitana de São Luís, no qual consta também informações sobre mais de 200 indicadores a respeito da situação do desenvolvimento humano na capital maranhense. "São informações que podem auxiliar bastante o município no planejamento e na execução de políticas públicas para a melhoria de seus indicadores sociais", frisou a representante do Pnud.

A secretária municipal de Segurança Alimentar, Fátima Ribeiro, informou que a presença da representante do Pnud consolida a agenda do embaixador da ONU, Jorge Chediek, que esteve em São Luís no mês passado, momento no qual também reconheceu as ações desenvolvidas pela gestão municipal na área de segurança alimentar.

"O reconhecimento é fruto de um intenso trabalho que estamos realizando na área da segurança alimentar. A próxima reunião agendada com Pnud terá como propósito discutirmos de forma articuladas como outras secretarias municipais as necessidades de cada pasta, para que, de forma integrada promovam ações alinhadas às plataformas dos Objetivos do Desenvolvimento do Milênio", disse.

Presente à reunião, a assessora da Secretaria Geral da Presidência da República, Míriam Salete Licnerski, reforçou as iniciativas da Prefeitura de Luís para a elevação dos indicadores sociais do município. "Prestamos aqui nosso reconhecimento ao empenho da gestão municipal na implementação de ações e programas alinhados à plataforma dos ODM, que priorizam o combate à extrema pobreza, a saúde e o meio ambiente", frisou Míriam Licnerski.

Ela informou que será articulada com a Prefeitura de São Luís a realização de uma oficina, com a participação da Secretaria Geral da Presidência da República e Pnud, com o objetivo de discutir com o secretariado municipal quais políticas públicas podem ser implementadas em São Luís para que a capital maranhense possa ser referência nacional no alcance às metas do milênio.

quinta-feira, 23 de julho de 2015

Prefeitura de Alto Alegre do Maranhão inaugura mais uma unidade Básica de Saúde

O Prefeito do município de  Alto Alegre do Maranhão, inaugura mais uma  Unidade Básica de Saúde no bairro Caxuxa, a qual vai receber o nome de   Antônio Valdenir de Oliveira.
Segundo o prefeito Maninho, a obra é fruto dos investimos na saúde de Alto Alegre do Maranhão,  pois é mais do que  justo,  aquele município ter  mais uma unidade médica, para  atender a uma comunidade menos assistida ou seja, é uma unidade que vai ajudar muito, basta ser que vai descentralizar dos atendimentos médicos em todo o município.
A Unidade Básica de Saúde foi totalmente reformada, ampliada e aparelhada para atender de forma dígna a população do bairro Caxuxa.
Os Alto-alegrenses estão de parabéns pela atitude nobre do prefeito Maninho, que mesmo com dificuldade vem trabalhando pelo município, mostrando o diferencial de quem pretende ver melhorias. Alto Alegre do Maranhão é uma cidade  que hoje se destaca como uma das mais bem conservada o que não envergonha aque pretende morar.  A marca “ Viva Essa Alegria”.  E nesse espírito de compromisso, amor, respeito e confiança que todos acompanha o desenvolvimento do município.
A cerimônia acontece a partir das 8:h da manhã desta sexta-feira (24), no bairro Caxuxa as margens da BR 135.

Prefeitura realiza I Fórum de Debates de Conhecimentos Técnicos Previdenciários




Prefeitura realiza I Fórum de Debates de Conhecimentos Técnicos Previdenciários. A Prefeitura de São Luís, por meio do Instituto de Previdência e Assistência do Município (Ipam), realizou nesta quarta feira (22), o I Fórum de Debate do Sisprev Web, como uma oportunidade para aquisição e atualização de conhecimento técnico e gerencial previdenciário. O evento, que ocorreu no auditório da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), foi oferecido aos funcionários do Ipam e a algumas secretarias convidadas pelo Instituto.

O presidente do Ipam, Raimundo Penha, destacou que o treinamento teve como objetivo aperfeiçoar e racionalizar o uso do Sisprev Web, especializando o conhecimento da equipe do Instituto e das outras secretarias municipais que fazem uso do sistema. Além disso, aprimora a tramitação dos processos previdenciários, melhorando assim o atendimento ao público.

O fórum de debates foi ofertado pela Agenda Assessoria com o propósito de ampliar a utilização do software de gestão previdenciária Sisprev Web, assim como propor mecanismos capazes de melhorar o gerenciamento da solução tecnológica do Ipam. Considerada hoje como uma referência nacional em produtos e serviços de Regimes Próprios de Previdência Social (RPPS), a Agenda Assessoria dá toda capacidade administrativa e financeira para gestores públicos gerirem previdência de forma prática, ágil, transparente e principalmente sustentável.

O Diretor da Agenda Assessoria Edson Jacintho da Silva, participou do evento e declarou que o treinamento foi importante para discutir melhorias no sistema com o intuito de facilitar o trabalho do servidor. "O Sisprev Web é um software robusto e ágil, constituído em plataforma web, focado na melhoria dos fluxos operacionais do RPPS, permitindo o atendimento descentralizado do segurado e reduzindo consideravelmente o tempo para concessão de benefícios previdenciários. O software proporciona maior eficiência na transigência de beneficiários e na gestão integrada entre usuários", completou.

Para a servidora Ana Cleide Abreu Pereira, o fórum colaborou com a agilidade dos serviços e também para o esclarecimento de dúvidas que havia sobre o sistema. "Agora vamos poder trabalhar com mais segurança e facilidade", declarou.

Sorteio de endereços Minha Casa, Minha Vida


A Prefeitura de São Luís, por meio da Secretaria Municipal de Urbanismo e Habitação (Semurh), realiza nesta sexta-feira (24), às 9h, o sorteio de endereços dos residenciais Amendoeira 1, 2 e 3, do programa "Minha Casa, Minha Vida" no ginásio Tião Carvalho, no Parque do Bom Menino. Nos dias 25 e 26, os sorteados devem se dirigir aos residenciais para realização de vistoria das unidades. A soma dos residenciais totaliza 1.300 unidades habitacionais. O empreendimento está localizado no bairro do Maracanã.

Prefeitura promove Seminário Municipal de Hepatites Virais



Prefeitura promove Seminário Municipal de Hepatites Virais Médicos, enfermeiros, assistentes sociais, gestores municipais e membros da sociedade civil participaram nesta quinta-feira (23) do Seminário Municipal de Hepatites Virais, promovido pela Prefeitura de São Luís. De acordo com o Ministério da Saúde, no Brasil, as hepatites virais mais comuns são as causadas pelos vírus A, B e C, podendo ter registros ainda dos vírus D e E. Caso o diagnóstico não seja precoce, estas hepatites podem causar danos mais graves ao fígado como cirrose e câncer.

O seminário aconteceu durante todo o dia no auditório Ana Nery - na sede do Conselho Regional de Enfermagem do Maranhão, quando foram realizadas palestras e mesas-redondas sobre o tema. Durante a abertura dos trabalhos, a superintendente de Assistência à Rede da Secretaria Municipal de Saúde (Semus), Sabrina Furtado Cunha - que no ato representou a secretária titular da pasta, Helena Duailibe - destacou a atual estrutura pública da capital maranhense para o controle das hepatites.

"Além dos Centros de Testagem e Acolhimento, localizados nos bairros do Lira e Anil, temos ainda no Centro de Saúde do Bairro da Fátima o Serviço de Atendimento Especializado, voltado basicamente às pessoas acometidas ou com suspeita de hepatites", destacou.

Na ocasião, a superintendente também informou sobre a expansão dos procedimentos de diagnóstico das hepatites virais para outras unidades. "Além dos CTA´s e do Bairro de Fátima, por orientação expressa do prefeito Edivaldo, já é possível que o cidadão ou a cidadã realize o teste rápido, com todo o acompanhamento necessário, em várias unidades de saúde da rede pública", afirmou.

Também presente ao evento, o coordenador do Programa Municipal DST, AIDS e Hepatites Virais da Semus, Claudean Serra, citou o trabalho desenvolvido pelos gestores locais em empresas do setor público e privado da capital maranhense. "Nas últimas semanas, em especial, promovemos cursos e palestras com empresas da cidade, reforçando o cuidado com o aparecimento dos sintomas e a importância do diagnóstico precoce", disse.

Prefeitura revitaliza espaços públicos com ações paisagísticas na capital




Avenida Beira Mar foi uma das localidades a receber os cuidados paisagísticos

A Prefeitura de São Luís, por meio do instituto Municipal da Paisagem Urbana (Impur), está atuando desde o início desta semana com diversas intervenções paisagísticas realizadas em praças, áreas de vivência e pontos turísticos da capital. A ação tem o objetivo de promover a revitalização dos espaços públicos da cidade de São Luís.

Na Avenida do Contorno, no Bairro do Rio Anil, a força tarefa montada pela Prefeitura já realizou ação de poda e limpeza de toda a área. Já a praça Thomas de Aquino na Cohab Anil IV, além de serviços de poda, recebeu capina e limpeza em toda área, o que também foi realizado em praças do Rio Anil.

Considerada um dos cartões portais da capital, a Avenida Beira Mar também foi outra localidade a receber os serviços. Além de poda e limpeza, também foi realizada a recuperação dos canteiros centrais de todo o local.

O presidente do Impur, Luiz Carlos Borralho, explica que a ação que já vem sendo realizada em vários pontos e praças da capital é uma determinação do prefeito Edivaldo prevista nos eixos do Programa "São Luís, Cidade Jardim", lançado pela Prefeitura em outubro de 2014.

"A retomada paisagística e arbórea da cidade já é uma realidade vivenciada em várias localidades, sobretudo nas praças. Hoje já são mais de 15 comitês gestores criados com o objetivo de fazer uma força tarefa para a recuperação, preservação e revitalização dos espaços públicos de nossa cidade", detalhou o presidente. Ele apontou ainda que a ação faz parte do eixo "Jardim da Minha Rua", que prevê a parceria das comunidades localizadas no entorno das praças com o poder público municipal.

As intervenções deverão continuar durante todo o mês com ações previstas para o Centro Histórico e Cohatrac, além de uma grande ação paisagística e de plantio que será realizada no corredor da Via Expressa.

Além dos Comitês já constituídos nos bairros do Cohatrac, Cohab, Centro e Anil, também foi finalizada na última terça-feira (21) a formatação dos Comitês que deverão gerenciar as praças localizadas no Vinhais.


Para comemorar os 68 anos da AABB São Luís, no dia 15 de agosto, você vai matar a saudade de uma das maiores bandas do Brasil - Show Titãs Exclusive. Desconto especial para sócios. Pontos de vendas: AABB São Luís. Informações: (98)3235-6924 ou (98) 3235.0001




Prefeito Edivaldo acompanha execução de obras de abastecimento de água em São Luís




Edivaldo participa de entrega de poço na Vila Passos e realiza vistorias a mais obras na área de abastecimentoO prefeito Edivaldo acompanhou nesta quinta-feira (23) a execução de diversas obras na área de abastecimento d´água, que estão sendo realizadas em parceria entre a Prefeitura de São Luís e o governo do Estado, por meio do Programa "Água para Todos". No início da manhã, Edivaldo e o presidente da Companhia de Saneamento Ambiental do Maranhão (Caema), Davi Telles, realizaram a entrega oficial, na Vila Passos, de mais um poço tubular de abastecimento d´água, inaugurando o sistema que resolverá definitivamente o problema de rodízio ou intermitência do abastecimento sofrido há décadas pela comunidade da região central da capital.

Após o ato de entrega do sistema na Vila Passos, do qual também participou a secretária estadual das Cidades, Flávia Alexandrina, o prefeito Edivaldo e o presidente da Caema, Davi Telles, além do vereador Dr. Gutemberg, realizaram vistorias técnicas a outros dois poços tubulares, de um total de seis que estão sendo construídos na região central da capital: o do Monte Castelo e o Parque Bom Menino.

"Estamos concretizando aqui mais uma ação importante realizada em parceria entre a Prefeitura de São Luís e o Governo do Maranhão para darmos solução a um problema antigo na capital, que é a falta de água regular na casa das pessoas. Também estamos com dezenas de outros grandes projetos prestes a serem executados na área de abastecimento e saneamento, que vão resolver definitivamente o problema do abastecimento de água na nossa cidade", disse Edivaldo.


Executado pela Caema, o poço tubular perfurado na Praça Catulo da Paixão Cearense, na Vila Passos, tem 200 metros de profundidade e vazão de 70 mil litros de água por hora. O poço vai reforçar o abastecimento em toda a área da Vila Passos e bairros adjacentes. Também foram implantados 300 metros de tubulação para interligar o poço à rede de distribuição.

O poço da Vila Passos é o segundo a ser inaugurado na região central de São Luís. O primeiro poço foi inaugurado no Bairro de Fátima. Outros quatro poços estão sendo perfurados para reforçar o abastecimento de água em outras áreas da região central da capital: na Praça da Misericórdia, no Outeiro da Cruz, no Parque do Bom Menino e no Monte Castelo. Todos deverão entrar em operação nos próximos dias.

Segundo Davi Telles, a construção dos poços e dos demais projetos em execução na área de abastecimento e saneamento ambiental partiu de um pedido do próprio prefeito, que solicitou ações em caráter emergencial, para solucionar o problema de abastecimento d´água da capital. De acordo com Telles, ações na área não foram executadas antes porque a gestão estadual anterior não era parceira da Prefeitura de São Luís.

"Mas agora, solucionar o problema de abastecimento d´água na capital é uma prioridade tanto do prefeito como do governador Flávio Dino. A população de São Luís não pode mais esperar para ter água regularmente em suas casas. Por isso, estamos dando soluções de curto prazo, como a perfuração desses poços que representam um reforço significativo no abastecimento da cidade", frisou Telles.

Os bairros beneficiados com os seis poços são abastecidos pelo Sistema Produtor do Sacavém que, no período de estiagem, tem a produção reduzida por conta dos baixos níveis de água no reservatório do Batatã. As áreas públicas onde se localizam cinco desses poços foram cedidas pela Prefeitura de São Luís, em tempo recorde, graças ao empenho do prefeito Edivaldo em resolver o problema em São Luís.


A dona de casa Conceição de Maria Almeida, 41 anos, acompanhou a entrega do sistema na Vila Passos, bairro onde mora desde que nasceu. Ela relata que sempre sofreu com o problema de falta d´água e que custa a acreditar que não precisará mais abastecer os tonéis de sua casa. "Parece um sonho ter água todo dia em minhas torneiras", comemorou ela.

Ainda em São Luís, em convênio com a Defesa Civil, a Caema está perfurando mais cinco poços de grande vazão na região do Sistema Paciência, acabando com a intermitência no abastecimento de água nas regiões Cohab/Cohatrac. Além disso, 35 poços estão em recuperação na zona rural de São Luís, melhorando a distribuição de água para diversas comunidades.

O governo do Estado vai investir, ainda, cerca de R$ 100 milhões na Obra de Reforço de Vazão no km 22 do Sistema Italuís. Com esse reforço, o volume de água bombeado para o abastecimento de São Luís será dobrado, resolvendo, em definitivo, o problema de intermitência ou rodízio no abastecimento.

Além disso, está em desenvolvimento o programa de combate a perdas, visto que a média de desperdício de água tratada é de aproximadamente 60%. Uma das ações será a implantação de 130 mil hidrômetros em São Luís e troca de rede de distribuição.

Prefeitura discute parcerias com a Embaixada da Espanha



Representantes do poder público municipal e da Embaixada da Espanha discutiram a possibilidade de parcerias para desenvolvimento de ações nas áreas de educação e turismo

A Prefeitura de São Luís e a Embaixada da Espanha dialogaram sobre projetos e acordos na tarde desta quarta-feira (22). Durante o encontro, realizado no Palácio de La Ravardière, o secretário municipal de Governo, Lula Fylho, e o embaixador da Espanha, Manuel de la Cámara Hermoso, discutiram a possibilidade de acordos de cooperação para desenvolvimento de ações nas áreas de educação e turismo.

A Prefeitura de São Luís irá apresentar um projeto para captação de recursos junto à Câmara da Espanha para a área da educação. Além disso, os espanhóis têm interesse na área do turismo com um projeto para revitalizar e recuperar a Lagoa da Jansen.

"Esse contato de hoje foi para estreitar laços culturais, a fim de avaliar a possibilidade de negócios entre Espanha e Brasil, no tocante a nossa cidade. Hoje ressaltamos três pontos, na área de resíduos sólidos, infraestrutura urbana e mobilidade urbana. Nós apresentamos nossa lei de incentivo a instalação de negócios no Centro Histórico, que envolve uma série de atividades na área de tecnologia e audiovisual que interessa a eles", explicou o secretário Lula Fylho.


Os espanhóis destacaram a localização estratégica da cidade de São Luís para o comércio e a logística com os mercados europeu, asiático e da América do Norte. Para eles, São Luís deve ser uma cidade de atração turística muito importante, com um Centro Histórico que precisa ser preservado.

"Nós queremos colaborar no que for necessário para que a cidade seja uma das mais atrativas do Brasil para o visitante e para os moradores. Na Espanha, nos últimos 30 anos, fizemos um programa de recuperação dos Centros Históricos das cidades espanholas e hoje eles se encontram bastante conservados. Muitos dos nossos prédios históricos tornaram-se hotéis de luxo, empresas, locais de entretenimento e, hoje, a população espanhola desfruta desse trabalho. Queremos contribuir para isso em São Luís, essa cidade rica em história. Estamos à disposição da Prefeitura e do Governo do Estado", contou o embaixador da Espanha, Manuel de La Cámara Hermoso.

Também participaram da reunião a secretária municipal de Informação e Tecnologia, Tati Lima; o cônsul da Espanha no Maranhão, Raul Ignacio de La Iglesia David; o conselheiro de Agricultura, Meio Ambiente e Alimentação da Ebaixada, Luis Benito Ruiz; a conselheira Comercial, Maria Amélia Guzman; e o empresário e presidente do Grupo Tragsa Brasil, Luiz Felipe Pinto Heilman.

Prefeito Edivaldo entrega alimentos do PAA a famílias da Vila Janaína‏




Prefeito Edivaldo entrega alimentos do PAA a famílias da Vila Janaína‏A comunidade da Vila Janaína foi beneficiada com a distribuição de produtos do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA-São Luís), na tarde de quarta-feira (22), na Associação União de Moradores do bairro. O prefeito Edivaldo fez a entrega das cestas a mais de cem famílias e falou com a comunidade sobre a importância do programa que já beneficiou, em apenas três meses, mais de cinco mil pessoas. Os alimentos foram entregues às famílias atendidas pelo Centro de Referência e Assistência Social (Cras) da área. O PAA inclui alimentos da produção rural familiar e as cestas vêm com produtos hortifrutis - frutas, verduras, legumes -, além de farinha, frango caipira, polpa de frutas, milho, feijão verde e coco seco.

O prefeito lembrou que a ação é destinada a pessoas em vulnerabilidade social e tem como principal objetivo o acesso à alimentação de qualidade e a diminuição dos índices de insegurança alimentar. "Este é um programa muito importante da Prefeitura de São Luís em parceria com o governo federal. Um programa que aquece a economia da zona rural porque a Prefeitura compra esses produtos que são produzidos por agricultores locais", destacou o prefeito Edivaldo, que estava acompanhado da secretária de Segurança Alimentar, Fátima Ribeiro, e Jaciene Nunes, que representou a secretária da Semcas, Andreia Lauande.

Para a população, a presença do prefeito Edivaldo demonstrou compromisso com o combate à fome e a garantia de acesso ao alimento. O PAA é uma iniciativa da Prefeitura de São Luís, executada pela Semsa em parceria com Assistência Social (Semcas), Agricultura, Pesca e Abastecimento (Semapa) e a Segurança com Cidadania (Semusc), por meio da Defesa Civil, em parceria com o governo do Estado.

A secretária municipal de Segurança Alimentar, Fatima Ribeiro, anunciou que o programa tem validade de dez anos e será ampliado anualmente com a inclusão de novos produtores. "Temos ainda 300 toneladas de alimentos para serem distribuídos até o final deste ano", garantiu a secretária durante a entrega dos produtos.

Os alimentos são coletados semanalmente nas comunidades produtoras de Matinha, Cinturão Verde e Tajipuru, somando 300 pequenos produtores de 26 comunidades agricultoras. Os bairros Liberdade, Cidade Operária, Vila Embratel, João de Deus, Bairro de Fátima, Anjo da Guarda, Cidade Olímpica, Forquilha e Coroadinho já foram os atendidos com a ação.



Entre os principais objetivos do programa estão o fortalecimento da agricultura familiar, valorização da biodiversidade e da produção, incentivo aos hábitos alimentares saudáveis e estímulo à organização dos agricultores familiares.

A dona de casa, Ariane Vieira, que recebeu a cesta das mãos do prefeito disse que o alimento chega em boa hora. "Esse é um grande benefício porque coloca comida na mesa de quem tem pouco recurso. Aqui tem alimento para toda a família", disse, contando que as frutas contidas na cesta são muito bem-vindas na alimentação dos três filhos. "Aqui é só comida saudável e de qualidade", completou.

Ana Cristina Maia, que também recebeu a cesta, disse que fica mais feliz quando recebe os produtos hortifrutigranjeiros do que quando recebe a cesta básica de supermercado. "Aqui a gente tem alimentos mais saudáveis e ganhamos também a galinha, além de frutas e verdura. Para mim, é uma cesta completa", disse.

O programa beneficia famílias que estão no programa Bolsa Família, que têm crianças no Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos, gestantes que são acompanhadas pelos Cras e idosos.


Prefeito Araken avança na duplicação do abastecimento de água de Alcântara


O Prefeito de Alcântara (MA), Domingos Araken (PT), inaugurou nesta semana avançados sistemas de abastecimento de água. Construídos nos povoados de Barreiros, Codó e Bom Viver, os sistemas foram viabilizados em convênio com a Funasa e o Ministério da Saúde e vão beneficiar milhares de famílias quilombolas que terão água potável pela primeira vez chegando às torneiras de suas casas. Até 2016, Alcântara duplicará o abastecimento de água.

Quando assumiu a prefeitura, a atual administração encontrou em funcionamento apenas 72 poços. Até o segundo semestre de 2016, Alcântara terá mais 63 poços tubulares, totalizando 135 poços artesianos para melhorar a saúde e qualidade de vida da população. Entre os 40 primeiros povoados com novos sistemas de abastecimentos de água estão Barreiros, Bom Viver, Codó, São Francisco do Goiabal, Vila do Meio, Forquilha e Boa Vista.

A melhoria do abastecimento de água e das estradas foram as principais reivindicações dos moradores durante a campanha. “Ouvimos a população e firmamos o nosso compromisso em atender as reivindicações. Construímos e recuperamos mais de 200 km de estradas. Com as novas estradas pudemos colocar ônibus escolares para atender 100% dos alunos do ensino fundamental e transportar centenas de alunos do ensino médio para a sede”, disse Araken.

As novas estradas abriram caminhos para novos benefícios chegarem às comunidades quilombolas. Pela primeira vez, milhares de famílias quilombolas estão tendo nas torneiras de suas casas água potável para o consumo doméstico e também para irrigar a plantação. As casas ganharam ainda novas redes de abastecimento. “A água nas torneiras já chegou a milhares de família. Trabalhamos para duplicar o abastecimento de água em Alcântara”, disse Araken.

Segundo o líder comunitário, Walmir Pereira, “o abastecimento de água era um sonho antigo da população de Bom Viver. Vamos orientar os moradores para economizar água e consumir com consciência, sem desperdícios”, disse Pereira. Participaram da inauguração dos sistemas de abastecimento de água, o vice-prefeito Pastor Pedro, os vereadores Macarrão, Nilson e R. Filho, secretários municipais, lideranças comunitárias, quilombolas e religiosas.

Todos os 63 novos sistemas de abastecimentos de água, compostos por poços artesianos, bombas, rede elétrica, cabines de controle, caixa d´água, redes de distribuição, área de proteção dos equipamentos e cabine de controle possui a mais alta qualidade. “Implantamos aqui o melhor e mais moderno sistema de abastecimento de água”, disse Araken. Até o final de ano serão entregues os 20 primeiros sistemas. Melhorar saúde e a qualidade de vida da população e o IDH do município estão entre as prioridades da atual gestão.
Exibindo Prefeito Domingos Araken inaugurou novos sistemas de abastecimento de água, em Alcântara.JPG
Exibindo Prefeito Araken, vereadores e secretários municipais entregam a chave coletiva da chave da central de abastecimento de água às lideranças comunitárias.JPG
Exibindo Prefeito Araken inaugura sistema de abastecimento de água no povoado Codó..jpgExibindo Água para todos começa a virar realidade em Alcântara.jpg

Exibindo Água Para Todos. Prefeito Araken inicia duplicação do Abastecimento de Água do município..JPG