terça-feira, 17 de junho de 2014

Nova rodada de formação para gestores escolares



A Prefeitura de São Luís, por meio da Secretaria de Educação (Semed), promoveu esta semana a segunda rodada de encontros formativos para gestores escolares da rede municipal de ensino. A execução de projetos educacionais, a prestação de contas e o gerenciamento de recursos humanos, financeiros, materiais e pedagógicos estiveram em pauta durante os encontros realizados até a manhã desta terça-feira (17), no auditório da Unidade de Educação Básica (U.E.B.) Luís Viana, na Alemanha.

A iniciativa faz parte da política de valorização dos profissionais da Educação, promovida pelo prefeito Edivaldo. “A formação permanente para todos os professores, coordenadores e gestores é uma das marcas desta administração. Sabemos o papel fundamental que o gestor exerce em todo o âmbito escolar, seja em questões administrativas ou pedagógicas. Encontros como este fortalecem o nosso diálogo e trazem grandes melhorias para toda a educação municipal”, disse o secretário de Educação, Geraldo Castro. 

Ruth Paixão, gestora da U.E.B. Galileu Clementino, destacou a importância do papel dos gestores escolares durante a formação. “A rotina do gestor é estar sempre pronto e presente. O gestor é aquele que gerencia tudo o que acontece na escola, do pedagógico ao administrativo. A minha rotina é estar envolvida no trabalho da escola, seja ela qual for”, disse entusiasmada a gestora.

TEMAS
Durante a formação, os participantes também escolheram os temas a serem trabalhados nos encontros seguintes. Educação fiscal, rotina do gestor, gestão participativa e o projeto político-pedagógico foram alguns dos assuntos escolhidos. “O maior desafio é tornar a gestão participativa e democrática. Espaços como esse, de encontros formativos, têm como principal objetivo ouvir e refletir a respeito da prática de cada gestor. A formação continuada é o espaço de trabalhar e desenvolver ainda mais essas competências”, explicou a formadora Socorro Leal.

O grupo de formadores é conduzido pelos professores Ronaldo Corrêa, Patrícia Torres e Socorro Leal e abrange todos os núcleos da rede municipal de ensino. Na segunda-feira (16), os gestores das escolas de Ensino Fundamental das áreas do Centro, Coroadinho, Anil, Itaqui-Bacanga e Cidade Operária trocaram experiências ao longo do dia. O encontro encerrou na manhã desta terça-feira (17), com os gestores da zona rural. No dia 24 de junho está prevista a formação para os gestores das escolas de Educação Infantil.

Nenhum comentário:

Postar um comentário