quarta-feira, 11 de junho de 2014

Dia da Língua Portuguesa em São Luís

A Prefeitura de São Luís comemorou nesta terça-feira (10) o Dia da Língua Portuguesa com uma programação especial na Unidade de Educação Básica (U.E.B.) Josefina Serrão, no Porto Grande, zona rural de São Luís. Com o tema “Tarde com a Língua Portuguesa”, foram realizadas oficinas, rodas de leitura e contação de histórias. As atividades foram desenvolvidas em parceria com acadêmicos de Pedagogia da Universidade Vale do Acaraú (UVA) para cerca de 140 crianças do 1º ao 5º ano.

O titular da Secretaria de Educação (Semed), Geraldo Castro, reforçou a importância das parcerias que proporcionem experiências diferenciadas de aprendizado às crianças, seguindo a orientação do prefeito Edivaldo de garantia da qualidade do ensino. “Essas iniciativas colaboram com o trabalho desenvolvido por nossos competentes educadores. Toda ação que contribua com o desenvolvimento sadio de nossas crianças tem o apoio da Semed”, disse.

Para o gestor da escola, Leandro Silva, a atividade serviu para mostrar às crianças o universo dos gêneros textuais na língua materna brasileira. “Trabalhamos a identidade linguística e como este conhecimento pode ser importante em outras áreas de estudo na escola”, explicou. Os alunos conheceram o trabalho de autores renomados como Gonçalves Dias, Fernando Pessoa, Cecília Meireles, Vinicius de Moraes, Ana Maria Machado e Ruth Rocha.

O Dia da Língua Portuguesa é celebrado em 10 de junho porque foi essa a data da morte do escritor português Luís Vaz de Camões. Segundo a Organização das Nações Unidas (ONU), pelo menos 25 milhões de pessoas em todo o mundo tem o português como língua materna – 80% dos quais brasileiros. O português é a quinta língua mais falada do mundo e a terceira entre as ocidentais: perde apenas para o inglês e o espanhol.

Nenhum comentário:

Postar um comentário