terça-feira, 15 de dezembro de 2020

Indicado ao Prêmio Nobel da Paz acusa chefe da OMS, Tedros Adhanom, de envolvimento com genocídio…






O economista norte-americano David Steinman, indicado para o Prêmio Nobel da Paz de 2019, acusou o diretor geral da Organização Mundial da Saúde, Tedros Adhanom Ghebreyesus, de envolvimento em atividades de repressão política na Etiópia entre 2013 e 2015 e que resultaram em torturas e matanças naquele país africano.

Tedros Adhanom foi ministro da Saúde na Etiópia de 2005 a 2012, para em seguida assumir o cargo de ministro das Relações Exteriores até 2016.

Durante esse período, seu partido, Tigray People Liberation Front (TPLF) era o principal membro da coalizão no poder. No ano seguinte, em 2017, Tedros foi eleito diretor-geral da Organização Mundial da Saúde com apoio ostensivo do Partido Comunista Chinês.

Em 2018, o TPLF (Tigray People Liberation Front) foi incluído no Banco de Dados Global de Terrorismo por funcionários e analistas do governo norte-americano devido a ações ações criminosas contra civis inocentes.

David Steinman acusou Tedros Adhanom de genocídio perante o Tribunal Penal Internacional de Haia. Segundo, o agora chefe da OMS era um dos responsáveis por tomar decisões decisões cruciais em relação às ações do serviço de segurança que incluíam matar, deter arbitrariamente e torturar civis etíopes, segundo relata a revista The Times na edição desta semana.

De acordo com o site Daily Mail, o economista David Steinman também alegou que o chefe da OMS era responsável por supervisionar a matança e danos físicos e mentais graves a membros das tribos Amhara, Konso, Oromo e Somali com a intenção de destruir essas tribos no todo ou em parte.

David Steinman lembra que durante o período em que Tedros Adhanom era membro do governo etíope, o regime foi marcado pela prática de crimes generalizados ou sistemáticos contra a humanidade cometidos por subordinados.

O economista aponta para um relatório do governo dos Estados Unidos de 2016 sobre os direitos humanos na Etiópia. O relatório afirmava que as autoridades civis etíopes não mantinham o controle sobre suas forças de segurança, e as polícias locais nas áreas rurais, bem como as milícias, na maioria das vezes agiam de forma independente.

David Steinman disse ainda que o relatório cita outros crimes documentados. Ele também acusou Tedros de estar envolvido na intimidação a candidatos e apoiadores da oposição política etíope.  Entre as práticas de intimidação estavam a prisão arbitrária e prisão preventiva por período prolongado.

A denúncia veio este mês após o chefe do Estado-Maior do Exército da Etiópia, general Berhanu Jula, ter pedido no mês passado a renúncia do diretor geral da OMS. Tedros Adhanom é acusado também de tentar obter armas ilegalmente para a região de Tigray. David Steinman foi conselheiro estrangeiro do Movimento Democrático da Etiópia por 27 anos, até sua vitória em 2018. (Informações: Daily Mail, The Times e NeonNettle).


Por Critica Nacional – Angélica e Paulo Enéas



Eleição na FAMEM – Luciano Genésio reafirma apoio a Erlânio Xavier…







    O prefeito reeleito de Pinheiro, Luciano Genésio (PP), desmentiu qualquer possibilidade de apoiamento a candidatura do prefeito eleito de Rosário, Calvet Filho, para presidência da FAMEM.

    Luciano Genésio admitiu, entretanto, que o presidente do seu partido, o deputado federal André Fufuca, tem conversado com todas as chapas na disputa.

    “Ao contrário do que vem sendo veiculado e afirmado pelo prefeito eleito de Rosário, Calvet Filho, esclareço que não estive reunido com ele para tratar sobre sua candidatura à presidência da Famem. É certo que o grupo de 17 prefeitos do meu partido, o PP, sob articulação do Deputado Federal André Fufuca, vem conversando com as chapas que disputarão a eleição da Federação em Janeiro de 2021″, destacou.


    Só que como prefeito reeleito de uma das principais cidades do Maranhão, Luciano Genésio fez questão de reafirmar compromisso com o atual presidente da FAMEM, o prefeito reeleito de Igarapé Grande, Erlânio Xavier, não dando margens mais para especulações.

    “Homem público e prefeito da cidade de Pinheiro, tenho o dever de reafirmar que sigo apoiando a candidatura do atual presidente, Erlanio Xavier, à sua reeleição”, finalizou.

    Pelo visto, Erlânio Xavier, que foi reeleito com quase 85% dos votos válidos, chegará tão favorito na disputa pela FAMEM, como chegou para a sua reeleição em Igarapé Grande.

    M.Varão

    ‘Sardinha’ é o mais novo patrocinador do ‘Tubarão’…













      O presidente Sérgio Frota, anunciou pelas redes sociais o mais novo patrocinador  do Sampaio Correa. O tubarão terá agora a fábrica de sardinhas, ‘Palmeira Costa Marine’ como novo parceiro para caminhar na Série B rumo a elite do futebol brasileiro.

      O Sampaio que entrou no G4 da Segundona enfrenta daqui a pouco no Castelão o time do Avaí.


      “É com grande honra que anunciamos a COSTA MARINE, FABRICANTE DA SARDINHA PALMEIRA, como novo patrocinador do Sampaio Corrêa. Uma empresa do ramo de alimentos com abrangência nacional, que agora vai caminhar com a Bolívia Querida nessa jornada na Série B”, agradeceu Sérgio Frota.


      M. Varão

      SÁ MARQUES É INDICADO PARA ASSUMIR A SEMED



      Faltando poucos dias para o fim de 2020, ano que marcou história trágica, uma crise mundial que se estendeu devido à pandemia que ainda não acabou, mas mesmo assim 2021 promete, pois o povo brasileiro ao saber que a vacina está chegando muito vai melhorar principalmente para os otimistas que é irá enfrentar um novo ano com pé direito, ou seja, com novas ideias e novos governantes.

      Trazendo aqui para a nossa realidade, as expectativas para os novos gestores são positivas, ao começar pela nova gestão do prefeito eleito de São Luís Eduardo Braide, como também para a gestão dos novos vereadores eleitos e secretariados.

      Umas das novidades mais comentadas do dia nos bastidores da política local dão conta que é certo à indicação não é nada oficial, do ex- candidato a vereador, Professor Sá Marques, como um forte nome no quadro do Podemos (partido do prefeito eleito Eduardo Braide)  para assumir a gestão de uma das secretarias mais importantes da Prefeitura de São Luís - A SEMED.  Isso mesmo o candidato que buscava a reeleição e que se destacou brilhantemente em toda campanha de Eduardo Braide, possivelmente irá comandar a Semed, secretaria esta que terá toda a atenção voltada do prefeito eleito.

      Um pouco do perfil do homem indicado para Semed.

      O Professor Sá Marques, nasceu em São Luís e cresceu Bairro do João Paulo. É filho da conhecida folclorista Lili Sá Marques e do senhor Luís Marques.

      Sá Marques trabalhou na ALUMAR (Alumínio do Maranhão) e na Companhia Vale do Rio Doce em Carajás. É graduado em Direito com especialização em Ciências criminais, matéria processual civil e em História, exercendo até hoje a profissão de Professor de História há quase trinta anos e de há mais de uma década.

      Foi diretor de Sindicato das Instituições privadas de Ensino do Maranhão e também integra a briosa Polícia Civil do Maranhão há quase três décadas, na qual sempre procurou estar ao lado da ética no trato do público e da urbanidade, além da certeza de estar ao lado da Lei.

      Vale lembrar, que Sá Marques foi eleito vereador de São Luís, em 2016, com 4.685 votos conscientes. Nesses quase 4 anos de legislatura já teve vários projetos aprovados dentre os quais, dois merecem destaques: o projeto “Gratuidade temporária do passe em transporte público” para que mulheres vítimas de violência possam buscar apoio psicossocial e o Projeto que incentiva a criação de uma semana Municipal de doação de medula óssea, este um dos mais importantes e que mereceu destaque nacional. Ele também conseguiu aprovar vários Requerimentos e Indicações para bairros diversos da Capital

      O candidato do seu jeito simples tem sempre dedicado todos os conhecimentos e de vontade inabalável a pregar o sucesso de todos.  O professor sempre teve o respeito e o carinho pelo os ludovicense principalmente dos bairros João Paulo, onde nasceu, Ivar Saldanha, Santa Cruz, Vila Palmeira, Felipinho, Monte Castelo, Liberdade e demais bairros adjacentes, Sá Marques foi candidato a vereador e buscava a reeleição pelo partido Podemos (19), com o número 19.444, na coligação do prefeito Eduardo Braide 19.   Apesar da labuta diária juntamente com Braide e toda militância do partido Podemos nos últimos meses que antecederam a eleição, o professor não conseguiu nas urnas superar a votação de 2016, ou seja, em 2020 com as dificuldades que o cercava por causa da pandemia e tudo, recebeu apenas 3.046 votos, foi o que deu para conseguir, tudo bem ele entendeu que não pode de fato se reeleger. De cabeça erguida o Prof. Sá Marques, não desanimou, mesmo assim mesmo festejou a vitoria do prefeito Eduardo Braide como pode, pois sabia que tinha conseguido realizar um grande trabalho com os outros amigos do Podemos e de partidos diferentes.

      Porém, para a alegria do professor, seu nome ficou na  primeira suplência de sua coligação (PODE / PSD / PMN / PSC / PSDB), que por acaso haja alguma mudança, ele pode também assumir uma vaga na Câmara municipal.  .

      A campanha

      A ideia é desde que entrou na política, ele vinha realizando grandes reuniões e conversando com a comunidade, por aonde ia passando, recebia o apoio da população, o que tinha feito como vereador, fortalecia na disputa eleitoral com muito otimismo.

      Disse em entrevista, que se fosse eleito em 15 de novembro,  ele estaria  mais próximo do povo durante os quatros anos de mandato, o qual pretendia implantar durante seu mandato, projetos de geração de emprego e renda para a população com maior fluidez, ou seja, iria trabalhar em projeto de lei que já deu certo no país, pois segundo o seu amigo de chapa, o prefeito eleito Eduardo Braide, já tinha relatado que a experiência de teve viajando pelo pais a fora, foi louvável, pois conheceu a necessidade dos brasileiros na linha da pobreza, e isso foi importante para alavancar a uma realidade, ou seja, Braide não titubeou, e votou na aprovação de projetos importantes na câmara federal que tanto está nos servindo e vai nos servir para outras gerações futuras, e para finalizar, Sá Marques vai continuar ao lado do povo, o qual agradece de coração pelos 3.046 votos que recebeu.

      sexta-feira, 11 de dezembro de 2020

      Wellington quer tirar recursos da Comunicação pra garantir nomeação de concursados no MA






      Em defesa dos aprovados em concursos públicos, o deputado estadual Wellington do Curso apresentou emendas de remanejamento ao Projeto de Lei Orçamentária Anual para 2021. O objetivo é garantir que haja previsão para a nomeação dos aprovados em diversos concursos públicos no Maranhão, entre eles o da Polícia Militar.

      Ao justificar o remanejamento, o deputado Wellington  apontou algumas secretarias que estão com previsão bem vultuosas, a exemplo da Secretaria de Comunicação, da Secretaria de Governo e, ainda, da Casa Civil.

      “Em defesa dos aprovados em concursos públicos, apresentei emendas de remanejamento na Assembleia Legislativa do Maranhão para garantir que haja a previsão, em 2021, da nomeação de tais aprovados. Os recursos a serem remanejados são da da Secretaria de Comunicação, no valor de R$ 45,5 milhões; Secretaria de Governo, no valor de R$ 62 milhões; e ainda, de R$ 80 milhões da Casa Civil. Esses recursos, se remanejados, poderão garantir a nomeação dos aprovados em concursos públicos. Recursos existem. O que falta é prioridade”, afirmou o deputado Wellington do Curso.

      G. Leda

      Terceiro encontro de novos prefeitos realizado pela Famem alcança todo Maranhão…

      Terceiro encontro de novos prefeitos realizado pela Famem alcança todo Maranhão…



      Na abertura do III Encontro de Novos Gestores do Estado do Maranhão promovido pela Famem na modalidade virtual nesta quinta-feira, 10, o governador Flávio Dino dirigiu mensagem de otimismo e esperança aos prefeitos eleitos e reeleitos, contrariando o momento de apreensão gerado pela pandemia da Covic-19. Mais de 150 prefeitos maranhenses, entre eleitos e reeleitos, participaram remotamente do encontro que se prolongou por mais de 3 horas.

      “Não quero falar de responsabilidades e nem de problemas, mas de soluções. Essa é a primeira transmissão que ocorre sob o impacto da Emenda Constitucional proposta pelo Poder Executivo que defende a transparência administrativa”, ressaltou o governador ao abrir o evento. Dino sublinhou as dificuldades do exercício da função de gestor nessa quadra brasileira e mundial de pandemia.

      O encontro contou ainda com participação do presidente da Famem, prefeito Eric Costa (Barra do Corda); do senador Weverton Rocha (PDT), dos prefeitos Luciano Leitoa (Timon), André Dourado (Carutapera), presencialmente na sede da Famem; e do vice-governador Carlos Brandão; do Procurador Geral de Justiça, Eduardo Nicolau, e do presidente da Confederação Nacional de Municípios, Glademir Aroldi; do secretário do TCU do Paraná, Luis Gustavo Adrioli, de maneira remota, entre outros convidados.

      Ao saudar os participantes da terceira edição do encontro de novos gestores, Eric Costa afirmou que a Famem segue fortalecendo as causas municipalistas. “Quero agradecer aos órgãos de controle que participam deste encontro. Temos buscado fortalecer essa parceria, podendo assim compartilhar as dificuldades e buscarmos meios mais adequados de evitarmos atropelos”, disse o presidente da Famem da entidade municipalista no estado.

      O senador Weverton destacou o apoio que tem dado aos prefeitos por meio do seu mandato, dispondo o primeiro gabinete para os prefeitos na estrutura do Senado Federal. “Agora os prefeitos contam com um braço de apoio forte em Brasília. O gabinete prestou apoio político e técnico para os prefeitos, adiantando no cumprimento de suas pautas”, afirmou. Junto com a Casa Famem, equipamento de apoio aos prefeitos do Maranhão em Brasília, o gabinete do prefeito montado pelo senado tem contribuído para melhor aproveitamento da agenda dos gestores.

      O senador destacou ainda a profícua parceria que vem mantendo com a Famem e Confederação Nacional de Município, CNM, desde seu mandato de deputado federal. Weverton citou a necessidade da continuidade de assistência aos municípios com a extensão do Decreto de Calamidade que assegurou compensações do FPM geradas pela perda de arrecadação e o auxílio emergencial.

      “A partir de janeiro temos um grande desafio”, disse o senador que orientou os gestores a não economizarem nos investimentos na área técnica e medidas de controle como forma de manter os municípios em dias com a sociedade e em condições de buscar convênios e parcerias.

      Para o Procurador Geral de Justiça, Eduardo Nicolau, a parceria do Ministério Público do Estado do Maranhão e Famem tem sido salutar. “Fiscalizar é uma tarefa complexa. Costuma ser difícil e mais complexa ainda nesse contexto de pandemia”, afirmou, assinalando a resistência à cultura da transparência no ambiente da administração pública.

      Na palestra de abertura, o advogado Ilan Kelson, coordenador do Departamento Jurídico da Famem, esclareceu aspectos da Lei Complementar 173/2020 que proíbe o aumento de despesas e reajuste de salários de servidores até dezembro de 2021.

      Ilan Kelson citou duas consultas dirigidas aos órgãos de controle por gestores maranhenses referentes à realização ou dispensa de audiências públicas obrigatórias e à utilização dos recursos oriundos dos precatórios do antigo Fundef.

      Participaram ainda do encontro o secretário do Tribunal de Contas da União, Alexandre José Caminha Walraven; o auditor fiscal de Finanças e Controle da Controladoria Geral da União, José Costa Miranda Júnior; o secretário de Fiscalização do Tribunal de Contas do Estado, Fábio Alex; a promotora de Justiça e diretora da Escola Superior do Ministério Público, Karla Adriana Holanda Farias Vieira; a promotora de Justiça e coordenadora do Centro de Apoio Operacional de Defesa do Patrimônio Público, Nahyma Ribeiro Abas e outras participações relevantes.


      M.Varão

      Assis Ramos anuncia apoio a Weverton em 2022…




      Assis Ramos anuncia apoio a Weverton em 2022…



      Nesta sexta-feira (11), durante inauguração da Avenida do Anel Viário que interliga a Pedro Neiva de Santana à BR-010, em Imperatriz, o prefeito Assis Ramos declarou apoio ao senador Weverton Rocha ao governo em 2022.

      O prefeito afirmou que vai pedir votos para o senador, “mesmo não declarando que é candidato. Mas eu acredito que tem todas as condições de ser o nosso governador”.

      Mesmo ainda em 2020, Weverton segue recebendo apoio de prefeitos pelo Maranhão.

      Fonte: Marrapá

      EM SÃO MATEUS DO MARANHÃO NA BASE DO VAI QUER QUER O FOGUETE TAMBÉM SUBIU

      segunda-feira, 7 de dezembro de 2020

      Pensão STF julgará caso de juiz classista que casou com sobrinha antes de falecer


      A diferença de idade entre tio e sobrinha era de 47 anos. Para o TCU, o casamento foi arquitetado visando ter a sobrinha a pensão do falecido.


      Tramita no STF ação sobre concessão de pensão vitalícia concedida a esposa de juiz classista aposentado do TRT da 5ª região.






      A peculiaridade deste caso é a situação na qual o casamento foi concebido: aos 72 anos, o juiz se casou com sua sobrinha, de 25 anos, apenas alguns meses antes de falecer.

      Sob a análise do TCU, o casamento foi arquitetado visando ter a sobrinha a pensão do falecido. Assim, o Tribunal concluiu pela ilegalidade da pensão vitalícia e determinou a suspensão dos respectivos pagamentos. Neste julgamento, o plenário do TCU assentou ilegal o ato por meio do qual fora concedida a pensão civil à sobrinha, ou seja, o casamento - ocorrido em 23 de fevereiro de 1999.

      (Imagem: Freepik)
      (Imagem: Freepik)

      No STF, a sobrinha asseverou a validade do casamento, o qual não poderia ser objeto de apreciação pelo TCU. Para a mulher, somente por meio de ação judicial específica seria possível a declaração da nulidade do matrimônio.



      Em 2010, o ministro Marco Aurélio, relator, determinou em liminar o restabelecimento da pensão da mulher.

      Julgamento

      O caso pode entrar em julgamento no plenário virtual do STF no dia 18, mas o ministro Marco Aurélio já externou sua posição: "o caso é realmente estarrecedor e mostra que não se tem respeito maior pela fidelidade de propósito, respeito maior com a coisa pública".

      O decano observou que não houve o desfazimento, pelo Órgão de Contas, do casamento, mas simples consideração "de quadro fático a implicar a insubsistência da pensão em virtude da má-fé que a cercou".

      "No caso, presentes dados a sinalizarem, a mais não poder, a intenção de alcançar-se, em detrimento do erário, pensão, o Tribunal de Contas abandonou o formal - a certidão de casamento - para levar em conta a realidade. Fez ver que 'não se trata aqui de decretar a nulidade do negócio jurídico, e sim, negar validade a ele, quando identificados fortes indícios de fraude, no que tange ao efeito gerador da pensão estatutária'."

      Por fim, o ministro entendeu que não há direito líquido e certo na pensão e indeferiu o mandado de segurança.

      Veja o voto de S. Exa.


      Por: Redação do Migalhas

      Prefeitura de São Luís realiza na quinta-feira (10) edição de Natal do Sarau Histórico










      Peça 'O Presente' é tema da última edição do evento em 2020 e ocorrerá às 18h30 no Largo do Carmo, espaço totalmente reformado pelo prefeito Edivaldo; apresentação cumprirá medidas sanitárias contra a Covid-19

      Prefeitura de São Luís realiza na quinta-feira (10) edição de Natal do Sarau Histórico

      Música, teatro e poesia. Esses são os principais atrativos do Sarau Histórico que a Prefeitura de São Luís, por meio da Secretaria Municipal de Turismo (Setur), realiza nesta quinta-feira (10), às 18h30, no Largo do Carmo, seguindo todas as recomendações de combate ao novo coronavírus. O evento, o último deste ano, é uma das ações colocadas em prática pelo prefeito Edivaldo Holanda Junior com objetivo de fortalecer a cultura e o turismo na capital.

      A companhia Bumba Cultura vai apresentar ao público a peça intitulada 'O Presente', um texto original criado para esta edição em especial. Além disso, a banda Serenata Histórica apresentará um repertório rico em músicas dos anos 1950 a 2000.

      O Sarau Histórico começou em 2015 e desde então segue com o objetivo de ressaltar a cultura maranhense e trazer movimentação para o Centro Histórico da cidade. "Nós apresentamos artistas maranhenses no palco e valorizamos a nossa história e cultura. É um evento para levar qualquer público, do amigo à família inteira. Esperamos as pessoas seguindo, neste momento, os protocolos sanitários estipulados. Todos usando máscara e sentados nas cadeiras de forma espaçada, conforme vamos organizar", convida a secretária municipal de Turismo, Socorro Araújo.

      O evento ocorrerá no Largo do Carmo, recentemente reformado e entregue pelo prefeito Edivaldo à população de São Luís. O espaço, assim como a Praça João Lisboa e diversos outros pontos da cidade, foi revitalizado com o objetivo de devolver à cidade espaços públicos que possam novamente servir de área de lazer. Com o Sarau, a população, assim como os turistas que estão na cidade, podem conhecer mais sobre o Maranhão.



      ENREDO

      A trama fictícia de 'O Presente' se passa em São Luís do Maranhão na virada do Século XVIII para o XIX. Dois casais e um faz-tudo são os protagonistas. Os casais brigam e disputam quem pode e vai prosperar em São Luís.

      Chico Luís, o faz-tudo, é empregado de ambos os casais e por ser engraçado, acaba mediando as discussões. Na época do Natal, presentes misteriosos começam a aparecer na porta das casas, principalmente das mais necessitadas. Os dois casais fingem a autoria dos feitos. Mas, quem será o presenteador misterioso?

      O BRASIL NA MAIOR "MAIAÇÃO" PAUTA QUE PARTIU



















      Juventude Samas e Bragantino no próximo sábado 12 em Bragança, o Poraquê promete







       







      Fotos Internet

      O futebol profissional maranhense  em alta, e o destaque  é  para o  time mais jovem   do Maranhão, O  Juventude Samas, que recentemente  enfrentou o time paraense  Bragantino-PA  no Pinheirão em São Mateus do Maranhão, o Poraquê (peixe elétrico) como os torcedores carinhosamente o chama, vive uma ótima fase, o  Juventude Samas, está bem próximo de colocar as mãos na taça. O mesmo volta enfrentar o Bragantino em Bragança no próximo sábado (12) precisando vencer por qualquer diferença ou empatar acima de 1 a 1 para se classificar. Para o prefeito Miltinho Aragão, ver o crescimento de um time humilde como o Samas é uma felicidade, é um presente de Deus,  enfrentando times de  referencia nacional é para deixar toda população maranhense e em especial do município de São Mateus orgulhosa.  Confiante que seus atletas podem surpreender com vitórias, o técnico não dar mole e trabalha intensamente 24 horas por dia na preparação de cada jogador, apesar de enfrentar uma pandemia, mas seguindo rigorosamente os protocolo da saúde o trabalha não para.

      Miltinho Aragão juntamente com o vice Ivo Rezende, tem batalhado bastante para conseguir recursos, investindo nos jogadores, conquistando patrocinadores enfim, para que o Samas tenha dias melhores no futuro, ou seja, dias melhores virão sim, sem falar que durante todo seu mandato sempre  fez o possível para que no município o esporte como um todo  fosse visto com bons olhos, principalmente na apresentação dos jovens atletas e na construção de um  bom estádio, o qual já serviu para outros time do estado treinar, ou seja,  um lugar ideal para que aqueles brilhantes  profissionais do futebol praticasse o esporte com mais garra e segurança. Fazer gol e conquistar medalhas é o grande sonho do Juventude Samas, hoje na série D, o time promete.

      Olhando os comentários nas redes sociais, um nos chamou a atenção,  postado pelo atacante  João Luisindio segundo ele, "Se o juventude tivesse pelo menos um por cento do dinheiro do Palmeiras..." o Sama era outro, era um Davi diante de vários Golias, mas, mesmo sem esta realidade, aos poucos o time vai chegando e ocupando o seu espaço no futebol brasileiro. Vale acrescentar que para um município que antes não tinha nenhum time que o representasse, o Juventude Samas nasceu e estar aí forte  para ficar e ser campeão.

       

       

       




      .



      BOLSONARO MANDA MAIS R$ 480 MIL PARA LEITOS DE UTI/COVID-19 NO HCI








      O ministro da Saúde do governo Jair Bolsonaro (sem partido), Eduardo Pazuello assinou no dia 4 de dezembro portaria que prorroga por mais 30 dias a habilitação de leitos de UTI exclusivos para pacientes com Covid-19 em todo o país.

      No Maranhão, o governo federal prorrogou 10 leitos e mandou mais R$ 480 mil para auxiliar na manutenção das unidades, que ficam no Hospital de Clínicas Integradas, no Bequimão – rebatizado de Hospital de Cuidados Intensivos após seu arrendamento pelo governo Flávio Dino (PCdoB).

      Veja aqui a portaria.

      Na semana passada, a Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ) da Assembleia Legislativa do Maranhão deu parecer favorável à Medida Provisória (MP) nº 328/20, que abre crédito extraordinário de R$ 56,2 milhões, em favor do Fundo Estadual de Saúde (FES), a serem empregados no combate à Covid-19 no estado. O recurso também é oriundo da União (saiba mais).

      Gilberto Léda

      Luciano assegura investimentos em saúde e educação…


      Luciano assegura investimentos em saúde e educação…





      O prefeito de Pinheiro, Luciano Genésio disse em entrevista ao Ponto Final, na Rádio Mirante AM, com Jorge Aragão que a sua reeleição é resultado do trabalho desenvolvido nestes 4 anos.

      Segundo Luciano Genésio, a grande aprovação da população aumenta a sua responsabilidade. “O sentimento é de orgulho, de dever cumprido e de mais responsabilidade. Colocar três vezes mais o número de votos dos adversários significa que você acertou. É claro que existem erros, mas os acertos são muito maiores e agora ainda mais experiente acredito que teremos os melhores 4 anos para a cidade”, disse.

      Luciano Genésio destacou várias ações que foram realizadas nestes 4 anos, mas apontou que é hora da cidade avançar mais. “Nós implantamos 560 Km de estradas vicinais nos últimos 4 anos. Nós implantamos 75 Km de asfalto nos bairros e povoados. Ao longo desses 4 anos, foram mais de 4 mil novos postos de empregos na cidade e novos empreendimentos com a chegada de novas empresas. Melhoramos e avançamos as ações na área de saúde. Nós entendemos que era necessário primeiro organizar a cidade, agora é hora colher aquilo que plantamos”, explicou.

      O prefeito Luciano Genésio disse que pretende fazer algumas mudanças na sua equipe e espera com isso obter melhores resultados. Ele também revelou muita preocupação com a Covid-19 na cidade.

      “Eu estou muito preocupado com a segunda onda da Covid-19. A minha esperança é que essa vacina chegue logo para que a gente consiga proteger a população contra essa doença. Graças a Deus o número de óbitos na cidade está estabilizado, mas temos a ocorrência de muitos casos agora e isso precisa da nossa atenção permanente”, destacou.

      Na educação, Luciano disse que o município adotou aulas remotas e também através dos canais de rádio e televisão da cidade e que o ano letivo será concluído até 31 de janeiro. “Terminaremos as aulas remotas, mas em fevereiro ou março deveremos retomar as aulas presenciais, pois acreditamos na liberação da vacina para o iníciio do ano, mas já estamos planejando o retorno dos alunos às aulas”, apontou.

      “Nós vamos priorizar as creches em nossa cidade. Temos como meta a construção de seis creches e duas eu já quero entregar no próximo ano. E temos como objetivo também a construção de seis escolas e, é claro, vamos valorizar os nossos profesores, pois sem profissional valorizado não tem educação”, acrescentou.

      Na saúde, Luciano disse que vai adquirir um aparelho de ressonância para o hospital municipal. Ele destacou a importância do programa “Alô Bebê” que atendeu cerca de 9 mulheres com gravidez de risco e com isso conseguimos diminuir os índices de mortalidade infantil.

      No esporte, Luciano reafirmou o apoio ao Pinheiro. “O PAC continuará e vem forte. A gente resgatou o orgulho no futebol Pinheirense, não apenas com o PAC, mas com ações e competições, nos bairros”, disse.

      Luciano destacou ainda ações para fomento do turismo em Pinheiro com maior exploração do rio Pericumã e afirmou que a rede hoteleira na cidade tem melhorado bastante.

      Ao final da entrevista, Luciano disse que levará o seu mandato até o fim, permanecendo no cargo pelos próximos 4 anos.

      Martin Varão

      Foto: Zeca Soares

      Pressão popular veta investida do STF contra Constituição Federal na reeleição do Congresso…











       








      O Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu neste domingo (6) por maioria, em plenário virtual, que os atuais presidentes da Câmara e do Senado, Rodrigo Maia (DEM-RJ) e Davi Alcolumbre (DEM-AP), não podem se candidatar à reeleição para os postos em 2021.

      O voto decisivo foi dado pelo presidente do STF, ministro Luiz Fux. Antes, o plenário já havia formado maioria para barrar uma nova candidatura de Rodrigo Maia, eleito presidente por dois mandatos consecutivos. A situação de Alcolumbre seguia pendente.

      O julgamento da ação protocolada pelo PTB começou na última sexta e se estende até o fim da próxima semana. Os 11 votos já foram registrados mas, até que o resultado seja proclamado, os ministros ainda podem mudar de posicionamento.

      Relator da ação, o ministro Gilmar Mendes havia votado em sentido oposto, opinando que uma eventual reeleição de Maia ou Alcolumbre para o comando das Casas teria respaldo constitucional. Seis ministros, incluindo o presidente Luiz Fux, divergiram desse entendimento.

      Apesar de afetar diretamente Maia e Alcolumbre, a votação não é específica para as próximas eleições da Câmara e do Senado. O entendimento que será fixado pelo STF vai valer também para situações similares no futuro.

      Globo.com




      Brandão diz que trabalha os mesmos objetivos de Flávio Dino…










        No texto, vice-governador diz que trabalha os mesmos objetivos de Flávio Dino e lembrou que Duarte derrotou oito candidatos para se tornar a opção de vitória no segundo turno: ‘Uma candidatura que abracei e acreditei desde do início’.

        O artigo sobre o crescimento do Republicanos no Maranhão, assinado pelo vice-governador Carlos Brandão, foi elogiado no meio politico e, embora seja lido como um recado direto ao senador Weverton Rocha, não foi visto com deslealdade. O objetivo, avaliam alguns analistas, jamais foi criar celeuma. E sim alertar sobre o perigo de alguém que deseja ser candidato a governador contrariando o líder do grupo. Em tese, Brandão quis dizer, nas entrelinhas, que o Republicanos se consolida como grande força partidária em 2020 e ganhou mais musculatura para disputa de 2022 ao se tornar a segunda força – depois de Braide – nas eleições que encerrou no último dia 29 em São Luís.

        Veja o artigo:

        Um Maranhão Republicano

        Por Carlos Brandão

        Definitivamente, as eleições 2020 deixaram um recado muito claro, principalmente aos maranhenses: o Republicanos se consolida como grande força partidária. Desde que chegamos ao partido, a convite do presidente estadual Cléber Verde – em fevereiro de 2018 -, temos nos dedicado ao fortalecimento da sigla, entendendo sua relevância como importante aliada do governador Flávio Dino. Afinal, sou o vice-governador do Estado e trabalho os mesmos objetivos do governador, auxiliando-lhe diariamente na tarefa de condução da máquina administrativa.

        De imediato, conseguimos ampliar a bancada na Assembleia Legislativa de um para seis deputados. Agora, alcançamos um resultado extremamente expressivo nas urnas. Com mais de 580 mil eleitores, passamos a ser o partido com o maior número de votos no estado. No total, elegemos 25 prefeitos, 24 vice-prefeitos e 211 vereadores, nos tornando, proporcionalmente, o diretório estadual que mais cresceu no país. Os dados são tão expressivos que, em números absolutos, só elegemos menos prefeitos do que Minas Gerais, que tem 853 municípios contra 217 no Maranhão.

        Um vitória do planejamento, da organização e da credibilidade que o Republicanos tem adquirido ao longo do tempo, com uma forma séria e verdadeira de fazer política. Crescemos praticamente 80% em relação ao número de eleitos em 2016. Isso sem um fundo partidário nem perto das maiores legendas brasileiras. Mas, sobretudo, com muita vontade e determinação de nossos filiados, a quem agradeço todo o empenho.

        No contexto político do Brasil, houve também um crescimento importante.

        A sigla fez história ao eleger 211 prefeitos nesse pleito. Um aumento de 99,05% em relação ao número de eleitos em 2016. Além disso, foram 2.572 vereadores pelo país, o que forma um exército considerável. O Republicanos conseguiu ainda ampliar a presença de mulheres nas Câmaras Municipais e Prefeituras. Foram eleitas 30 prefeitas, 35 vice-prefeitas e 373 vereadoras, o que representa 172% a mais do que em 2016.

        Nas Câmaras Municipais, o salto foi de 63%. O melhor de tudo é que o Republicanos maranhense foi o que mais elegeu vereadoras no Nordeste, tendo 48 mulheres eleitas.

        Em São Luís, tivemos uma candidatura viável até o fim, contrariando muitos prognósticos. Duarte Júnior derrotou outros oito candidatos para se tornar a opção de vitória no segundo turno das eleições da capital. Uma candidatura que abracei e acreditei desde do início. Trouxe-o para o partido com a certeza de que seria competitivo. E foi, em um campanha cheia de energia e que cativou mais de 216 mil ludovicenses.

        Agora, mais fortes em todo o estado – e com a responsabilidade de responder de maneira positiva aos mais de 580 mil eleitores que confiaram seus votos a nossa sigla -, nos organizamos para os próximos desafios. O primeiro deles é entrar com o pé direito nas prefeituras e mostrar a forma republicana de administrar. Diferente de quando o partido ainda se chamava PRB, vencemos em grandes cidades, como Açailândia, Caxias, Colinas, Santa Inês e Presidente Dutra.

        Temos muito trabalho pela frente. Mas, sabemos de que avançamos consideravelmente. Estamos ajudando a consolidar, em nosso estado, um partido que defende, de forma integral, a cidadania e os seus valores. Um partido que é aliado do governador e, principalmente, do Maranhão.

        *Carlos Brandão é vice-governador do Maranhão e vice-presidente nacional do Republicanos

        M.Varão

        Famem promove III Encontro de Novos Gestores do Maranhão nesta quinta…




        Famem promove III Encontro de Novos Gestores do Maranhão nesta quinta…



        A Federação dos Municípios do Estado do Maranhão (Famem) promove nesta quinta-feira, 10, a terceira edição do Encontro de Novos Gestores do Maranhão com orientações sobre a transição de gestão municipal.

        O evento contará com a parceria do Tribunal de Contas (TCE-MA), Controladoria Geral da União (CGU) e do Ministério Público do Maranhão (MPMA).

        Em virtude da alta no número de casos de COVID-19 e as recomendações dos Órgãos competentes para conter o vírus, visando o bem-estar de todos, a Famem optou por mudar o encontro programado para acontecer no Rio Poty Hotel, em São Luís, para o formato virtual, com início às 8h30min, por meio das redes sociais, no canal do Youtube e através do site www.famem.org.br. “O momento será importante para elaborarmos, juntos, ações em favor de melhorias para os municípios. Vamos juntos fortalecer o municipalismo”, disse o presidente da Famem, Eric Costa.

        Na programação, os novos gestores participarão de palestra sobre os impactos da LC 173 e as consequências para a gestão 2021, obrigatoriedade das audiências públicas em tempos de pandemia, precatórios estaduais, regimes de pagamento, ministrada pelo advogado Ilan Kelson, diretor do Departamento Jurídico da FAMEM e especialista em Direito Público e Eleitoral. Também haverá palestra sobre pregão eletrônico, ministrada por José Costa Miranda Junior, auditor federal de Finanças e Controle da Controladoria-Geral da União.

        Os gestores também poderão assistir um conteúdo sobre Transparência e Recursos federais, proferida por Leonardo Vieira de Melo Abreu, auditor do Tribunal de Contas da União (TCU). Além de uma palestra sobre Transparência e Sistemas de controle do TCE/MA, ministrada pelo Fábio Alex Melo, secretário de Fiscalização do Tribunal de Contas do Estado do Maranhão.

        Outros conteúdos serão abordados sobre a folha de pagamento, monitoramento da aplicação dos precatórios do FUNDEF, planos municipais de educação e 1º infância, novas exigências ambientais, lixo e saneamento básico. Também assuntos como o Incremento da Arrecadação Municipal via o ISS dos cartões de crédito e débito, do leasing e planos de saúde (LC 175/2020) e divulgação da plataforma de oportunidades de capacitações virtuais e gratuitas da ENCCLA e parceiros.

        M.Varão

         

        quarta-feira, 2 de dezembro de 2020

        Do mesmo partido do Braide, Sá Marques parabeniza o novo prefeito eleito pela vitória no primeiro e segundo turno de São Luís!!!










        Aliado em todos os momentos.

        Do mesmo grupo político do prefeito eleito de São Luís, o Vereador Professor Sá Marques (Podemos), usou as redes sociais para parabenizar Eduardo Braide, e sua vice, Esmênia Miranda (PSC), que também é professora.

        Homem de grupo, o Professor Sá Marques caminha com Eduardo Braide desde 2016, antes mesmo da fusão entre as legendas PHS e PMN tornarem-se o atual Podemos, ajudando na primeira eleição de Braide a prefeitura de São Luís, que por pouco não passou à frente da candidato do governador, Edivaldo Holanda Júnior do PDT, que naquela eleição ganhou com “dois Leões de peso”.

        O Professor Sá Marques lembrou que vem caminhando como verdadeiro aliado de Eduardo Braide há vários anos, “tanto na derrota e agora na vitória”, sempre ao lado de Braide. Ambos participaram de vários atos durante a campanha e conseguiram superar ataques e desafios.



        Aliados!




        “Parabenizo aqui, como não poderia ser diferente o deputado federal, agora prefeito eleito de São Luís Eduardo Braide. Não tenho dúvidas, creio muito e a população pode ter certeza que a cidade terá uma grande salto em desenvolvimento, em crescimento econômico, um grande salto em qualidade de vida para o povo. Acredito fielmente no seu potencial e conhecimento diante da experiência administrativa, assim como notável atuação enquanto parlamentar, tanto na Assembleia Legislativa do Maranhão quanto no Congresso Nacional”, destacou Sá Marques.


                                                       Sá Marques com o titular deste blog Caju


         

        Após usar as redes sociais para parabenizá-lo, Sá Marques foi até o prefeito eleito para  abraçá-lo na festa da vitória, que ocorreu na noite do último domingo (29), após encerrarem-se as contagens dos votos, que consagraram Eduardo Braide.

        “Braide é um político e uma pessoa extremamente ponderada, é uma pessoa que sabe ouvir e conciliar partes em prol do povo. Certamente os próximos quatro anos, a partir de 1º de janeiro de 2021, a cidade terá uma avanço muito grande em todas as áreas. O nosso futuro prefeito podem ter certeza, é muito sensível as questões sociais”, disse o vereador Professor Sá Marques.

        R.Santos



        Derrotado em 2020, Flávio Dino se prepara para compor “frente ampla” com Sarney…










        Charge de Kaju




        Eleições 2022: Para a escolha do “nome” de uma “frente ampla”, Sarneys já trabalham nos bastidores da política nacional. Pacto de Sarney com Flávio Dino poderá trazer Roseana Sarney de volta ao governo do Maranhão em 2022.

        Da última vez que o comunista assumiu que estaria noutro palanque contra o PT de Lula, Dino já sinalizava para os Sarneys.

        Mal terminamos de sair de uma eleição municipal, traumática, com caixas e cofres num profundo buraco, já estão trabalhando para as escolhas dos nomes de 2022. Foi sempre assim, nada mudou. Confira na reportagem plantada nos jornais milionários de São Paulo:

        Ricardo Santos



        OSMAR FILHO GARANTE MAIS UM VOTO E FICA PRÓXIMO DE REELEIÇÃO














        O atual presidente da Câmara Municipal de São Luís, Osmar Filho (PDT), está cada vez mais próximo da reeleição para o comando da Casa.

        Depois de garantir o apoio dos quatro vereadores do DEM e do PDT, além de 11 eleitos na base de Eduardo Braide (Podemos), ele recebeu nesta quarta-feira (2), a adesão do vereador Thyago Freitas, do DC.

        Com os apoios confirmados, Osmar tem agora 17 dos 31 votos para presidente da Câmara.


        G.Leda

        O Senador Roberto Rocha é o melhor; Rubens Jr. e Jerry os piores do MA no Congresso









         
        22






        Nova atualização do Ranking dos Políticos trouxe uma na notícia para os comunistas maranhenses.

        Segundo o levantamento, dois membros do PCdoB, os deputados federais Rubens Júnior e Márcio Jerry, são os piores representantes do Maranhão no Congresso. Eles sãoao acompanhandos na rabeira pelo senador Weverton Rocha, do PDT.

        No topo da tabela, o senador Roberto Rocha (PSDB), além do suplente de deputado Paulo Marinho Jr. (PL) e dos deputados Josimar de Maranhãozinho (PL) e Aluisio Mendes (PSC).

        De acrodo com a organização que elabora o ranking, “a pontuação dos políticos é definida de acordo com informações obtidas em fontes oficiais como os sites da Câmara, do Senado e dos Tribunais de Justiça. Seguindo nossos 3 pilares, utilizamos esses dados para avaliar o desempenho dos parlamentares”.

        Confira aqui mais detalhes sobre a metodologia utilizada.

        G. Leda

        Deputado federal Edilázio: “Flávio Dino levou ‘taca’ nas eleições no Maranhão”








        O deputado federal Edilázio Júnior (PSD) avaliou hoje, em pronunciamento na Câmara Federal, como vexatório o desempenho do governador Flávio Dino (PCdoB) – enquanto líder de um grupo político -, nas eleições municipais do Maranhão.

        O parlamentar lembrou que em 4 dos 5 maiores colégios eleitorais do estado – aí incluída a capital, São Luís, o governador não obteve êxito com os seus candidatos a prefeito. Para Edilázio, Dino saiu menor destas eleições.

        “Venho aqui destacar as derrotas do Partido Comunista do Brasil no estado do Maranhão. O governador Flávio Dino saiu pequeno das eleições deste mês de novembro. Flávio Dino perdeu em quatro das cinco maiores colégios eleitorais do nosso estado”, disse.

        E completou: “Ele perdeu em São Luís. No primeiro turno o candidato dele [Rubens Júnior], teve míseros 10% dos votos. No segundo turno o governador apareceu na televisão mais do que o próprio candidato [Duarte Júnior] e coagiu funcionários e secretários para que trabalhassem pelo candidato, rachou o grupo dele e ainda assim entrou na taca onde a ‘Ilha Rebelde’ mostrou mais uma vez que não aceita cabresto”, disse.

        Edilázio lembrou que além de São Luís, Dino perdeu a eleicao em Imperatriz, em Caxias e em São José de Ribamar. “E a única cidade dos 5 maiores polos em que ele se saiu vitorioso foi no município de Timon, onde ele obteve apenas 40% dos votos. Ou seja, 60% dos munícipes de Timon também disse não à gestão comunista e aos aliados do governo comunista”, completou.

        Edilázio ainda enfatizou, antes de concluir o seu pronunciamento, que Dino acumulou outras duas derrotas significativas no Maranhão: Lago da Pedra, que tem como prefeita eleita Maura Jorge e São Pedro dos Crentes, onde o prefeito reeleito Lahesio Bonfim obteve mais de 90% dos votos válidos, com a maior votação proporcional do Maranhão. Os dois combatem o comunismo no Maranhão de forma expressiva.

        Ele também enfatizou que em 2016 o PCdoB encerrou o pleito com 45 prefeitos eleitos. Em 2020 esse número baixou para 22, a maioria em municípios pequenos.

        “Em 2020 o Maranhão já mostrou que não quer mais esse tipo de governo, que coage, que persegue que usa a polícia de forma opressiva. O governador sai pequeno, se vende como um grande líder nacional, mas lá no seu quintal pegou taca de cabo a rabo no estado do Maranhão”, finalizou.


        G. Leda


         

        Prefito eleito Eduardo Braide visita TRE para agradecer o trabalho da corte eleitoral…




        Braide visita TRE para agradecer o trabalho da corte eleitoral…



        O prefeito eleito Eduardo Braide(Podemos) visitou hoje o Tribunal Regional Eleitoral para agradecer o trabalho desenvolvido pela corte eleitoral nas Eleições 2020.


        O novo prefeito de São Luís foi recebido pelo presidente do TRE/Ma, o desembargador Tyrone Silva. Braide foi acertas os detalhes da diplomação que vai acontecer no dia 17 de dezembro.

        “Estive agora no TRE-MA, com o presidente desembargador Tyrone Silva, para cumprimentar a Justiça Eleitoral pela organização do pleito de 20 disse


        M.Varão