Ontem a TV Difusora promoveu um segundo debate entre os candidatos a prefeito de São Luís. Acredito que ela tenha sido a única emissora a fazer dois debates neste pleito em todo Brasil, mas o motivo é translúcido! A TV Difusora tem um candidato que ela precisa que passe pelo menos para o segundo turno.
Sou capaz de entender o motivo da emissora, mas a justiça eleitoral deveria ter o discernimento de regular melhor esses dispositivos, uma vez que, se não estava clara a intenção da emissora antes do debate, essa intenção ficou clara durante a exibição das cenas bisonhas de tentativa de chacina das imagens dos candidatos que se encontram na frente nas pesquisas e que vêm sofrendo sistemática perseguição midiática por este motivo.
Junte a isso a utilização de pesquisas claramente fraudulentas, uma vez que servem mais de propaganda, usada na tentativa de enganar os eleitores menos avisados e mais suscetíveis de ataques deste tipo, que de reais aferições da opinião pública.
Some, além disso, o fato do governador do estado, o impávido Flávio Dino, ter montado um consórcio de sete candidatos, para tentar emplacar um deles no segundo turno. A arrogância dele é tão grande que ele pensou que pudesse emplacar dois!
Porém, esse soberbo alquimista da política maranhense, não contava com o acirramento das disputas internas em seu condomínio, o que pode vir a lhe custar uma retumbante derrota no segundo turno, a menos que os candidatos que até domingo se insultarão descaradamente, estejam na segunda-feira, com a cara mais lavada e sem nenhuma vergonha, todos juntos no palanque de um daqueles a quem destratou e acusou das coisas mais horríveis.
No meio de tudo isso, o povo de minha cidade, indefeso, carente de alguém que lhe seja realmente fiel, que diga-lhe a verdade, mesmo que ela não seja uma coisa boa e desejada.
O mais interessante no debate de ontem em que a TV Difusora duvidosamente cedeu mais de duas horas de sua cara programação, para um grupo de jornalistas que compra um horário em uma emissora do grupo, o que se viu foi que dois candidatos, pouco cotados, o Jeisael Marx e o Yglésio, 6° e 7° colocados nas pesquisas, se saíram muito melhor que o 3°, o 4° e o 5° colocados nelas, sendo que estes todos pertencem ao consórcio do nosso morubixaba, que precisa desesperadamente vencer a eleição em São Luís.
Ora, se sem a presença do 1° e do 2° colocados nas pesquisas, seus adversários diretos, não tiveram um aproveitamento nem sofrível, em um debate que foi montado exclusivamente para tentar melhorar as possibilidades eleitorais deles, isso claramente indica que a decisão já foi tomada: Eles demonstraram falta de capacidade de sensibilizar os eleitores e optaram por estratégias equivocadas, deixando claro para a população de São Luís não é besta, que não poderia embarcar nesse festival de baixaria.
Agora é só uma questão de tempo. Domingo, por volta das 20 horas, saberemos com quem está a verdade.
Foto FACE
Joaquim Haickel
Nenhum comentário:
Postar um comentário