Mais de 400 professores da Prefeitura de São Luís participaram dos cursos oferecidos pela gestão do prefeito Edivaldo
Prefeitura conclui cursos da Educação Especial com apresentação de ferramentas pedagógicas para estudantes com deficiência A Prefeitura de São Luís, por meio da Secretaria Municipal de Educação de São Luís (Semed) concluiu, nesta quarta-feira (18), durante o 8º Workshop dos Cursos da Educação Especial, mais uma etapa de formação de professores em cursos da Área da Educação Especial. O evento foi realizado no Centro Pedagógico Paulo Freira (UFMA) juntamente com a III Mostra da Sala de Recursos Multiprofissional, na qual professores da rede municipal de ensino puderam mostrar alguns recursos criados no ano de 2019 que contribuíram para o desenvolvimento da aprendizagem de estudantes com deficiência. As ações integram a política de educacional da gestão do prefeito Edivaldo Holanda Junior.
Este ano, mais de 400 professores da Prefeitura de São Luís participaram dos cursos oferecidos pela Semed, por meio da Superintendência da Área da Educação Especial. Foram oferecidos cursos de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva, Atendimento Educacional e Especializado, Braile, Autismo, Soroban (instrumento de cálculo usado para o ensino de matemática para cegos) e Libras nível intermediário.
"Todos esses cursos e formações que a gestão do prefeito Edivaldo vem oferecendo é na perspectiva de vivenciar a inclusão de estudantes com deficiência na escola, de possibilitar a eles o direito à educação de qualidade em um ambiente saudável em que eles tenham a oportunidade de desenvolver suas habilidades. Reiteramos que a formações irão continuar em 2020 e que os professores terão acesso a novos conteúdos para ampliar sua formação", afirmou o secretário municipal de Educação, Moacir Feitosa.
Durante o workshop, os professores que participaram dos cursos apresentaram projetos desenvolvidos para possibilitar a inclusão de estudantes com deficiência. Um grupo que participou do curso de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva, formado pelas professoras Arteane Gomes, Roseana Silva, Arlea Ribeiro, Silvalene Dos Santos e Carmem Fonseca, apresentou o projeto "O Brincar como Instrumento Pedagógico Inclusivo", que foi executado na Creche Maria de Jesus Carvalho, no bairro Camboa.
Pelo projeto elas desenvolveram diversos recursos para possibilitar a aprendizagem das crianças com deficiência, entre eles o tapete tátil para apresentar os diferentes tipos de texturas e materiais; o tapete com a posição dos pés, para desenvolver os sentidos de direção e lateralidade nas crianças, e o cubo de vogais, que com o auxílio das cores ajudava os alunos a memorizar as vogais.
Para a professora Arteane Gomes, o curso ampliou seu olhar para as infinitas possibilidades de recursos que podem ser criados para educar pessoas com deficiência. "Esses cursos oferecidos pela Semed estão desenvolvendo potenciais que não sabíamos ter e estão contribuindo para a nossa pratica e consequentemente para o desenvolvimento da aprendizagem dos nossos alunos", enfatizou.
A professora Ivana Rosa Mendes, da U.E.B Camélia Costa Viveiros, participou este ano pela primeira vez de um curso da Área da Educação Especial, levada pela demanda crescente de alunos com deficiência chegando à escola. Para ela foi a descoberta de um novo universo. "Mudou muita coisa na minha prática. A gente passa a conhecer esse mundo, a entender e a buscar recursos e formas diferenciadas de trabalhar com esse segmento. Cada estudante tem o seu momento, e eles precisam de um atendimento mais específico e mais próximo para que tenham a possibilidade de aprender", disse.
Educadoras que já atuam na Educação Especial, nas salas de recurso, também apresentaram suas criações na III Mostra da Sala de Recursos Multiprofissional. As professoras Mayana Almeira e Gleyciane Moraes, da U.E.B Jairo Rodrigues, mostraram a "pizza de números", uma ferramenta utilizada para trabalhar números e quantidades com os estudantes; um painel de cores, utilizado para trabalhar a coordenação motora e a identificação das cores; um tabuleiro de palitos para encaixe de canudos, trabalhando também a coordenação motora, e muitos outros recursos.
"Na sala de recursos desenvolvemos metodologias que possibilite ao aluno ter a percepção daquele conteúdo que precisamos ensinar. Nesse processo criativo, utilizamos material reciclado, fáceis de encontrar, para transformar junto com os alunos, agregando outros conceitos como o da sustentabilidade. ", explicaram.
FORMAÇÃO
A Superintendência da Área de Educação Especial (SAEE/Semed) oferece ao longo do ano cursos gratuitos para a formação dos professores da rede municipal de ensino. Os cursos são realizados na metodologia presencial e semipresencial e tem cargas horárias variadas, entre 120 e 200 horas. Ao mesmo tempo que tem acesso ao conteúdo teórico, os cursistas podem colocar na prática o que aprendem pois estão diariamente em sala de aula e também pelas atividades práticas que são realizadas durante o curso.
"O aluno da Educação Especial aprende melhor com recursos visuais, com materiais concretos, por isso trabalhamos com oficinas de elaboração de recursos. E nesse workshop podemos comprovar que tudo que os professores estão aprendendo nos cursos, eles estão colocando em prática em sala de aula. Eles saem preparados para conduzir o processo de aprendizagem dos estudantes com deficiência", afirmou a superintendente da Área da Educação Especial, Dalvina Ayres.
Em 2020, além dos cursos que fazem parte das formações, a proposta é incluir dois novos cursos com as temáticas Transtornos Funcionais Específicos, para tratar de distúrbios de aprendizagem como TDAH, hiperatividade, dislexia, entre outros, e Acessibilidade Curricular para tratar do planejamento dos currículos acessíveis e orientar os professores na prática.
As inscrições para os cursos do ano de 2020 estão previstas para iniciar na primeira semana de fevereiro. Para mais informações, envie e-mail para |
Nenhum comentário:
Postar um comentário