quarta-feira, 4 de dezembro de 2019

POLÍTICA NO INTERIOR JÁ COMEÇOU FERVENDO




Foto Internet; Olívia Oliveira, Raquel Pinheiro,Eduardo, Atanildo

Faltando menos de um ano para as eleições de 2020, no município de São Mateus, cresce a movimentação interna nos partidos por candidatos a prefeitos, vereadores e de políticos que por legendas querem custear financeiramente suas campanhas, e dentro destas particularidades muitas coisas acontece, e o curioso disso tudo, que e o povo só irão conhecer os detalhes de todas as articulações depois.
Hoje o município de São Mateus respira política, é uma cidade pequena, hospitaleira e pacata, que interliga praticamente duas importantes capitais, Teresina e São Luís. Curiosidades a partes, em período de campanha, a cidade tem aumento significante no movimento comercial, apesar da economia no país está estagnada, sem falar que a política por lá também começa muito cedo, ou seja, é um trabalho, ligado ao tempo, literalmente, pois assim as invertidas dos mais apresados funcionam bem como tática do jogo.
Mas vamos ao que nos interessa, nesta cidade, na maioria das vezes o comportamento dos eleitores e dos políticos tem algumas particularidades, ou seja, há uma cultura que merece algumas análises, primeiramente porque o conceito de pequeno e grande é muito relativo.
O desempenho pessoal do candidato, o corpo-a-corpo, nesse ambiente é muito importante, mais do que qualquer outra coisa.
Normalmente nesses locais há a predominância do Voto Político, àquele em que o principal fator influencia a ação direta do candidato com o eleitor. E em São Mateus do Maranhão, localizada na região do Médio Mearim, distante a 180 km da capital São Luís, não é diferente.
É comum naquele município, o candidato pedir pessoalmente o voto, vai à casa do eleitor ou o encontra pelas ruas da cidade ou até mesmo nas reuniões, enfim, é um esforço gratificante para quem já acostumou com o trabalho, é uma labuta, constante e bastante motivadora, porque afinal o candidato irá ter conhecimento real daquele eleitorado, que mesmo sem ter um quantitativo definido, o candidato deslumbra que o colégio eleitoral percorrido, representar aproximadamente o que espera nos votos, e depois, o mesmo sabe que pode ser eleito ou não.
No caso do município de São Mateus, especificamente para os candidatos novatos a prefeito e a vereador, é preciso oferecer bons motivos transparente para que a escolha do eleitorado recaia sobre A e não sobre B.
Na escolha do candidato, o emprego, saúde, educação, segurança, conta muito, pois a vitória eleitoral depende de se construir e saber transmitir uma mensagem que toque a sensibilidade popular e dê resposta às principais preocupações da maioria da população, ou seja, do sentimento de bem-estar.
Enfim, o eleitorado avalia a seu modo as possibilidades de dias melhores que o candidato lhe oferece, daí, não adianta o cidadão concorrer a uma vaga como gestor, se existe despreparo, é logico que todos podem ter o seu nome na lista pra votar e ser votado, é democracia, está na Constituição Federal, o ruim disso tudo, são as avaliações a rigor que a população irá iniciar bem mais à frente.
As alianças partidárias
Por exemplo, a situações das alianças partidárias em São Mateus, pelo que se conhece daqueles que estão à frente na disputa, qualquer que seja o consenso, acredita-se que nenhum deles descartará a alianças com nenhum outro grupo, pelo contrário, o que está em jogo é o nome do candidato e o futuro do município.
O momento não é de briga
Segundo informações quentinha da política vinda de São Mateus, dão conta de que ninguém é de ninguém, ou seja, se for o caso, o pré- candidato ‘atropela’, o seu opositor em questão de segundo, para garantir a dianteira, uma tremenda incoerência, mas é assim mesmo que acontece, porém, isso não vale a pena. Segundo as más línguas, estes fatos que estão acontecendo, são ações desiguais supostamente desses novatos.
No que diz respeito a estes candidatos novatos, será que de fato a eleição destes é fruto ao apelo das pessoas nas ruas? O importante no processo político é saber ouvir das pessoas de vários setores, espontaneamente, dizerem que chegou a hora de mudar, mas mudar com coerência.
Ainda se tratando de candidatos novatos ou não, vale dizer que a cidade de São Mateus, é modestamente uma das mais importantes nos últimos anos no setor agrícola, e por isso, a mais cobiçada do interior, tanto que o mesmo já tem uma lista enorme de pré – candidato a prefeito, vereadores e empresários imigrantes. Enfim, o município, atrai muitos olhares, então em função disso, leva a crer, no entanto o interesse de se candidatar.
 Portanto, numa eleição qualquer, o aventureiro cabe sonhar, pois quem não sonha, tem um passado frustrado, um presente duvidoso e um futuro incerto. De qualquer modo, sonhar é para os fortes e equilibrados.
Depois de uma nota que foi publicada recentemente num blog, sobre os possíveis pré-candidatos a prefeito, o qual muitos estão suando a camisa por uma vaga, a mesma caiu como uma bomba, pois pegou muitos políticos e populares de surpresa, apesar de alguns acharem que se tratava de uma reportagem tendenciosa, Fake News etc., o que não era verdade.
Porem, a outra angustia seria por não ter citado na matéria o nome dos quatros possíveis pré - candidatos novatos à sucessão municipal, eles Atanildo, Olívia Oliveira, Raquel Pinheiro e Eduardo. Entretanto, estes de qualquer forma tem o direito de concorrer à prefeitura, juntamente com os demais; Ivo Rezende, Francisco Rovélio, Rafael da Cefor, Iriomar, Genilson Alves, Piancó, Gato Estiloso e Fábio do Couro. Detalhes; todos concorrentes são bem vindos à cidade, embora não seja nascido na mesma. No geral, todos estão trabalhando e conversando com todo mundo para viabilizar a esta possibilidade de ser o futuro prefeito, entretanto, não importa se depois os derrotados seja visto como ‘ espoca urnas’.   
Ainda em relação ao contexto da matéria passada, vale dizer, que pra alguns, o fato de ter colocado com precisão tamanha notícia em tempo real, seria uma suposta informação equivocada de quem publicou, embora que para o eleitor consciente, que já conhece da história política de São Mateus, tudo foi citado com maior sabedoria, ou seja, o que estava sendo explorado no texto era verídico.
Enquanto isso,     em contra partida, a postagem logo que foi divulgada, surtiu efeito devastador na concepção maldosa daqueles que um dia pretende representar o município, foi um bafafá tremendo, e que transformou imediatamente em grande repercussão naquela cidade, discussões a parte, debates e até xingamento online para quem escreveu e que estava inserido no contexto da nota.
 Vale ressaltar, que mesmo assim diante desta situação constrangedora, pedimos desculpa para o nosso leitor por ter publicado a esta informação e por não ter colocado os nomes dos pré-candidatos novatos.
E pra finalizar, gostaríamos de informar que o grupo do atual prefeito Hamilton Aragão, provavelmente vai reunir e falar oficialmente sobre o sucessor até o início do próximo ano, enquanto isso, segundo o prefeito e vice a preocupação maior agora, é trabalhar em prol do município, pois o mesmo tem prioridade, e a prova maior, são as obras em plena execução.

Nenhum comentário:

Postar um comentário