terça-feira, 31 de dezembro de 2019

Duarte Júnior em outro patamar na disputa contra Eduardo Braide…


Nenhum outro pré-candidato da base do governo Flávio Dino – mesmo os que têm forte estrutura financeira e partidária – consegue manter índices de intenção de votos tão sólidos  quanto o do deputado comunista





 

Duarte Júnior pode ser antipatizado pela classe política, mas tem orte apelo popular, sobretudo entre jovens e idosos




O ano de 2019 termina com duas constatações até óbvias relacionadas às eleições de 2020:

1 – O deputado federal Eduardo Braide (Podemos) lidera toda e qualquer pesquisa, com amplas chances de vencer em primeiro turno;

2 – O deputado estadual Duarte Júnior (PCdoB) é o único capaz de impedir essa vitória direta de Braide, mantendo-se sempre na segunda posição, em toda e qualquer pesquisa.

Diante destas sentenças, é de se perguntar: por que Flávio Dino, comunistas e aliados insistem nos ataques diretos ao seu principal candidato? e por que gastar tanto tempo e dinheiro em fracassos retumbantes, como o também comunista Rubens Pereira Júnior, que não consegue sair de 1%?!?

Até pelos ataques da turma palaciana a Duarte Júnior – a última foi a ridícula invenção de uma história envolvendo mocotó – sua performance é digna de respeito, sobretudo quando apresenta também menor rejeição entre todos os candidatos.

Ora, os números das pesquisas não mentem.

E se os números dizem que Duarte Júnior se mantém em alta nas intenções de votos e em baixa na rejeição – mesmo antipatizado na classe política ora no poder, significa dizer que a população não está nem aí para a classe política.

E é exatamente o trunfo da popularidade – construída, sobretudo, no link direto com jovens na internet, que fazem do deputado comunista o principal obstáculo à eleição de Eduardo Braide em primeiro turno.

Não ver isso é estar alienado da realidade das ruas.

Ou querer mesmo entregar a prefeitura a Braide…


MARCO D'EÇA

Faleceu neste Natal o produtor de ‘Charlie Brown e seu cachorro Snoopy’. Gratidão por ter feito a nossa infância mais feliz

Aos 86 anos, Lee Mendelson se despediu deste plano terrestre, mas deixou um grande legado e muitos sorrisos para os filhos de antes e agora.

Todos nos lembramos de sua criação: Charlie Brown e seu cachorro Snoopy. Essa dupla, juntamente com seus amigos, nos trouxe muitas aventuras com as quais nos divertimos todas as tardes.

Graças a Mendelson, o filme “A Charlie Brown Christmas” chegou em 1965 e ele escreveu a letra da música que foi gravada para sempre.


Ao longo de sua carreira, ele ganhou mais de uma dúzia de Emmys por suas produções. No último Natal, aos 86 anos, seu corpo pôde descansar em sua casa na Califórnia, por insuficiência cardíaca.

Deve-se notar que Charlie Brown foi um sucesso mundial desde sua primeira aparição na televisão, traduzida e transmitida em todo o mundo.

É fácil lembrar de todas as ocasiões em que Charlie tocava piano, em que Mendelson colaborou pelo caminho. Histórias musicais que transmitem um sentimento, aquelas que você certamente gostaria de compartilhar com seus filhos pelo aprendizado que deixaram.

Não é de surpreender que esse personagem, além dos quadrinhos, tenha mais de 50 especiais, quatro longas-metragens e até projetos para o futuro.


Mendelson também foi encarregado de trazer outras histórias em quadrinhos para a televisão, como é o caso de Garfield.

Nossos sinceros sentimentos aos seus familiares! Ele nos deixou, mas o seu legado permanece vivo em todos nós.

Por

Revista Pazes

 

segunda-feira, 30 de dezembro de 2019

Baixa intenção de votos impacta pré-candidatura de Rubens Júnior



Há 13 anos na política, comunista chegou no máximo a 1% em pesquisas eleitorais ao longo de 2019, ano pré-eleitoral






Baixa intenção de votos impacta pré-candidatura de Rubens Júnior







O deputado federal licenciado e secretário estadual de Cidades e Desenvolvimento Urbano, Ruben Pereira Júnior (PCdoB), termina 2019, ano pré-eleitoral, sem conseguir decolar nas pesquisas de intenção de votos, se consolidando como o picolé de chuchu na disputa pela prefeitura de São Luís.

Segundo todos os levantamentos realizados ao longo deste ano, o comunista apresenta, no máximo, 1% da intenção de votos do eleitorado ludovicense, mesmo com o apoio aberto do governador Flávio Dino (PCdoB), que há seis meses o presenteou com uma agenda de R$ 140 milhões para um programa gerenciado por sua pasta



Apesar de tentar minimizar a situação, a baixa intenção de votos traz complicações para a pré-candidatura de Rubens Júnior.

Ao contrário do que argumenta, embora não tenha ainda se declarado pré-candidato, Rubens Júnior não é novato na política, onde entrou desde 2006. Logo, deveria ser conhecido pela população. Se não cresce nas pesquisas, é pelo baixo carisma ou por falta de trabalho relevante e digno de reconhecimento durante esses 13 anos. Ou mesmo os dois.

Como o nome de Rubens Júnior não deslancha, o deputado federal e presidente do PCdoB no Maranhão, Márcio Jerry, tem declarado que o nome do partido para a prefeitura de São Luís em 2020 pode ser o do deputado estadual Duarte Júnior (PCdoB), melhor colocado da legenda e do grupo governista em todas as pesquisas eleitorais divulgadas até aqui, aparecendo sempre entre a segunda ou terceira posição.

Até mesmo o próprio Flávio Dino, diante da baixa intenção de votos do secretário de Cidades, também tem deixado publicamente aberta a possibilidade de urgir Duarte Júnior para a disputa.

Em entrevista recente, o governador do Maranhão declarou que até março definirá entre os dois —esticando o tempo inicial, que era até dezembro de 2019. Será o último prazo para Rubens Júnior tentar mudar a própria realidade.

YURI ALMEIDA



domingo, 29 de dezembro de 2019

ENQUANTO ISSO, O BOZO VAI COMENDO PERU E SOLTANDO GÁS

random image





Aprovação de Dino e Edivaldo deve alavancar candidato governista em São Luís








Por Leandro Miranda


O governador Flávio Dino (PCdoB) falou, em entrevistas, que vai sentar com o prefeito Edivaldo Holanda Júnior (PDT) para ambos discutirem sobre as eleições em São Luís no ano que vem.


E, se depender da aprovação de ambos, o próximo prefeito de São Luís será do campo deles.


De acordo com a pesquisa Econométrica divulgada ontem, Flávio Dino tem 50,6% de aprovação em São Luís. Já Edivaldo apresenta uma melhora significativa que confirma sua ascensão. Ele é aprovado por 47,4% dos ludovicenses.






Juntos, eles têm aprovação suficiente para eleger o próximo prefeito de São Luís.


Quando entrarem de cabeça na campanha, a tendência é de que os atuais números mudem. Sobretudo depois que ganhar a mídia as várias ações conjuntas que estão melhorando São Luís nos últimos anos.


Nomes é o que não faltam para eles apoiarem



MARTIN VARÃO

Erlânio lidera em Igarapé-Grande e deve ser reeleito com folga


Pesquisa do Instituto Exata aponta pedetista como preferido de 85% dos entrevistados





Pesquisa realizada pelo Instituto Exata em Igarapé-Grande aponta que o atual prefeito Erlânio Xavier (PDT) lidera com folga e deve ser reeleito nas eleições municipais de 2020.

Segundo o levantamento, no cenário estimulado, Erlânio aparece como o preferido de 85% dos entrevistados. O candidato da oposição aparece com 3%. Nenhum, branco ou nulo somou 1% e não sabem 11%.

 

Martin Varão


PAULO CURIÓ TEM SUA PRÉ- CANDIDATURA LANÇADA COM A PRESENÇA DO DEPUTADO PEDRO LUCAS EM TURILÂNDIA

Nesse último sábado (28), foi realizamos na quadra do Celicom, centro da cidade de Turilândia um ato político com a presença do Presidente estadual do PTB e deputado federal Pedro Lucas Fernandes, o ex-prefeito de Turilândia, Domingos Curió, o ex-prefeito de Gov. Nunes Freire, Marcel Curió, o ex-deputado estadual, Hemetério Weba. Estiveram presentes o pré-candidatos do grupo Curió, os vereadores Gilmar Carlos e Pelego, além de lideranças políticas da região. Na oportunidade, foi debatido assunto sobre a eleição de 2020 e reafirmado a pré-candidatura de Paulo Curió a prefeito do município. Também foi destacado a importância do governo do grupo Curió em Turilândia.  Em suas palavras, Paulo acrescentou porque precisa ser o novo representante do povo, também no seu discurso valorizou a união e a participação de todos; ‘ Vamos todos juntos renovar para Transformar Turilândia’.  E pra finalizar, o pré - candidato agradeceu a presença de todos os amigos ali presente que estiveram prestigiando aquele evento. Segundo as pesquisa Paulo Curió, vem se destacando como um dos favorito a chegar a prefeitura de Turilândia

 









, pois o que tem feito a população aceitar o seu nome, foi devido ao grande colaboração para o município  que o seu pai Domingos Curió  fez enquanto permaneceu como gestor e até mesmo depois que terminou o seu pleito

sábado, 28 de dezembro de 2019

Pesquisa da Econométrica aponta Eduardo Braide em 1º e Roseana em 2º em São Luís











Pesquisa realizada pelo instituto Econométrica nos dias 17 e 18 de dezembro, confirma a liderança do deputado Eduardo Braide (Podemos) na corrida pela Prefeitura de São Luís, mesmo com a possível entrada da ex-governadora Roseana Sarney (MDB) na disputa.

Segundo o levantamento, o parlamentar teria 40,4% dos votos se as eleições fossem hoje, contra 11,4% de Roseana, que já aparece em segundo lugar.

Em terceiro ficaria o deputado estadual Duarte Júnior (PCdoB), com 9,6%.

A consulta acaba por confirmar uma percepção geral após o surgimento do nome da ex-governadora no debate sucessório: se ela efetivamente candidatar-se, a eleição em São Luís pode ter um segundo turno sem nenhum candidato ligado ao Palácio dos Leões.

O que seria um desastre para os comunistas.

Veja o resultado de uma das simulações de primeiro turno.



Sem Roseana

Num cenário sem Roseana, a liderança de Eduardo Braide aumenta: ele vai a 44,9%, contra 9,9% do segundo colocado, o deputado Daurte Júnior.

Wellington do Curso (PSDB) aparece em terceiro, com 7,9%.

O instituto Econométrica ouviu 938 eleitores. A margem de erro da pesquisa é de 3,4 pontos percentuais, para mais ou para menos, com um intervalo de confiança de 95%.

Gilberto Leda

sexta-feira, 27 de dezembro de 2019

“Não sou candidato do governador; nem sou contra”, diz Jeisael Marx…





Em entrevista ao jornalista Roberto Fernandes, da TV Mirante, pré-candidato da Rede Sustentabilidade assumiu pela primeira vez suas contradições políticas, mostrando coragem para debater até a atual gestão que ele ajudou a eleger


 

Jeisael Marx mostrou contradições políticas, ideológicas e administrativas, pela primeira vez, ao jornalista Roberto Fernandes, mas as enfrentou abertamente




O jornalista e pré-candidato da Rede Sustentabilidade a prefeito de São Luís, Jeisael Marx, assumiu pela primeira vez, em entrevista ao programa “Bom Dia Mirante”, suas contradições como opção de poder em São Luís.

Ao declarar-se do mesmo campo político do governador Flávio Dino (PCdoB), ele afirmou não fazer parte da base de candidatos governistas.

– Minha candidatura é independente. Não sou candidato do grupo do governador, nem sou contra. Quero discutir a cidade sem essa dicotomia – afirmou o pré-candidato.

Jeisael discutiu também suas contradições ideológicas, ao se declarar “nem de esquerda, nem de direita”,  justificando que, ao mesmo tempo que defende avanço de programas sociais (bandeira da esquerda) apoia também a posse e o porte de armas.

– E isto não é estar em cima do muro. É assumir posições claras – afirmou, diante do questionamento do jornalista Roberto Fernandes.

Ao declarar que São Luís está há pelo menos 18 anos com uma gestão arcaica – assumindo a responsabilidade pelo apoio ao atual prefeito, Edivaldo Júnior (PDT), em 2012 e 2016 –  Jeisael Marx disse que é preciso um representante que entenda os anseios do povo.

– Represento a maioria da sociedade, de famílias pobres, morador da periferia. Por que vamos continuar a eleger a elite? – perguntou.

O pré-candidato da Rede voltou também a criticar a manipulação do espaço político por poucas famílias da elite, que passam o poder como heranças aos seus descendentes.

– A política no Maranhão ainda é feita por um grupinho fechado. É política feita por filhos, netos, sobrinhos de políticos. E alguns fazem questão de usar este fato para se perpetuar. E o pior é que isso ficou no inconsciente coletivo como coisa natural. É hora de mudar e eleger gente do povo, sem sobrenome, sem parentes na política – pregou.

Jeisael deve apresentar oficialmente sua candidatura a prefeito logo no início de 2020…
MARCO D'EÇA


Análise sobre Portais da Transparência de prefeituras e câmaras de vereadores o município de São Mateus do Maranhão não aparece







Vistoria realizada pelo Ministério Público do Maranhão, por meio do Centro de Apoio Operacional de Defesa do Patrimônio Público e da Probidade Administrativa (CAOp-Proad), constatou que todas as prefeituras e câmaras de vereadores dos 217 municípios maranhenses possuem Portais da Transparência. Até 2018, 53 câmaras municipais e uma prefeitura não possuíam essas ferramentas.


O trabalho, referente ao exercício de 2019 e entregue ao procurador-geral de justiça, Luiz Gonzaga Martins Coelho em 27 de novembro passado, visa dar cumprimento ao projeto Portal da Transparência previsto no Planejamento Estratégico do MPMA – 2016/2021, que obedece às determinações da Lei de Responsabilidade Fiscal (LC nº 101/2000) e da Lei de Acesso à Informação (12.527/2011).


Em linhas gerais, o estudo verificou um pequeno avanço no cumprimento pelos gestores da exigência de garantir transparência nas administrações públicas. Nos nove itens verificados, para os quais foram atribuídas notas que totalizam 10 pontos, as câmaras de vereadores obtiveram média geral de 4,78. Em 2018, a nota foi apenas 2,56. Já as prefeituras, que, em 2018, na média geral, tiveram nota de 5,31, em 2019, subiram para 6,60.


Os melhores resultados entre as câmaras municipais foram obtidos pelas de Fortaleza dos Nogueiras e Coelho Neto, que alcançaram nota 9,0. A Câmara de Vereadores de São Luís obteve apenas 5,5 de nota.


Entre as prefeituras maranhenses, o melhor resultado foi obtido pela de Balsas, com 9,75 de nota. Outros municípios com bom desempenho foram os de Bacuri e São Domingos do Azeitão, ambos com nota 9,25; e os de Axixá, Fortaleza dos Nogueiras, Imperatriz, Governador Edison Lobão e Riachão, todos com nota 9,0.


Neste quesito, a Prefeitura de São Luís obteve nota 8,75, assim como os municípios de Água Doce do Maranhão, Araguanã, Arari, Barra do Corda, Bom Lugar, Carutapera, Centro do Guilherme, Coroatá, Nova Olinda do Maranhão, São José de Ribamar e São Roberto.


ATUALIZAÇÃO 


Embora tenham sido verificados avanços no quesito transparência, no que se refere à atualização dos dados, os números são bastante inexpressivos. Apenas 15,67% dos portais das prefeituras são atualizados adequadamente, conforme determinam a Lei de Responsabilidade Fiscal e a Lei de Acesso à Informação. No caso dos legislativos municipais, esse percentual cai para 7,83%.


Segundo o promotor de justiça Cláudio Rebêlo Correia Alencar, coordenador do CAOp-Proad, o levantamento do Ministério Público do Maranhão MPMA, ao analisar os espaços virtuais de fácil acesso ao cidadão, busca acompanhar a execução das políticas públicas e a aplicação correta dos recursos públicos. “Mais uma vez, pelo terceiro ano consecutivo, fizemos a análise dos portais de transparência de todos os municípios e câmaras de vereadores do Estado do Maranhão, através do trabalho árduo da equipe do CAOp-Proad. E o resultado demonstra que ainda há muito o que fazer nos Municípios no que se refere à transparência”, comentou.


OMISSÕES 


Ainda conforme o estudo do MPMA, algumas omissões das Prefeituras e das Câmaras na manutenção dos seus portais da transparência são mais destacadas. Nos 217 Municípios maranhenses, apenas 72 Prefeituras (33,18% do total) divulgam os avisos de licitações com a antecedência mínima exigida, bem como somente 86 (39,63%) publicam a íntegra dos editais desses procedimentos licitatórios, com os resultados e os contratos firmados.


Com relação à folha de pagamento dos servidores municipais, o problema é ainda mais grave. Somente 58 municípios, ou seja, 26,72% do total, disponibilizam para consulta em seus portais o quadro de funcionários com seus respectivos dados remuneratórios.


E preciso  que   o coordenador do CAOp-Proad,  promotor de justiça Cláudio Rebêlo Correia Alencar, conheça a situação caótica  no município de São Mateus do Maranhão,  onde o problema também é  grave, ou seja, o prefeito Hamilton Aragão, sequer pagou o 13˚  dos servidores, manobra  que já está se  repetindo por três vezes na sua gestão. Detalhe curioso, porém  se alguém entrar no portal da transparência do município de São Mateus , como resposta não vai encontrar  nada.




Portal da Transparência






Em atendimento às disposições da Lei Complementar nº. 131, de 27 de maio de 2009, que alterou a Lei Complementar nº. 101, de 4 de maio de 2000, e ao Decreto nº 7.185, de 27 de maio de 2010, esta tela permite o acesso às informações sobre os valores arrecadados por uma entidade contábil (receitas) e sobre os gastos públicos em que foram utilizados esses recursos (despesas) durante determinado exercício. Além disso, também possibilita a consulta e o acompanhamento de outros dados relativos às operações contábeis realizadas por uma Entidade durante certo exercício, como forma de garantir a transparência das contas públicas municipais.

Para acessar o Portal clique aqui


PF indicia Lula sob suspeita de propina de R$ 4 milhões da Odebrecht



Também foram indiciados Paulo Okamotto, Antonio Palocci e Marcelo Odebrecht












O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) foi indiciado pela Polícia Federal, na última terça-feira 24, no âmbito da Lava Jato, sob suspeita de corrupção passiva e lavagem de dinheiro relacionados a repasses de R$ 4 milhões feitos pela Odebrecht ao Instituto Lula.

De acordo com O Globo, o delegado Dante Pegoraro Lemos afirmou que recursos transferidos pela empresa sob a rubrica de doações teriam sido abatidas de uma espécie de conta corrente informal de propinas.

ATUAL 7



Márcio Jerry elogia o trabalho de Edivaldo Jr na prefeitura de São Luís


Resultado de imagem para MARCIO JERRY E EDIVALDO HOLANDA"





Foto/Internet - Neto Ferreira


O deputado federal Márcio Jerry (PCdoB) fez referência elogiosa ao prefeito Edivaldo Holanda Júnior em entrevista de balanço do ano concedida ao jornalista Gilberto Lima, na Rádio Timbira.

Para o parlamentar que é presidente do PCdoB no Maranhão, Edivaldo é um aliado que à frente da Prefeitura de São Luís tem realizado “uma gestão honrada e comprometida com a população.”

“Se o Maranhão está em boas e honradas mãos, do governador Flávio Dino, o mesmo pode se dizer de São Luís, sob comando do Edivaldo”, declarou.

Jerry destacou a aliança com Edivaldo desde a eleição de 2012. “Eu tive a honra de coordenar a campanha dele em 2012, participei ativamente também em 2016, especialmente na coordenação durante o segundo turno, e sou testemunha do modo honesto e trabalhador com que Edivaldo tem se comportado no comando de nossa capital”, enfatizou.

Apesar da grave crise econômica que dificulta a gestão de estados e municípios, completou Jerry, “o prefeito Edivaldo vai fechar o ano de 2020 com o reconhecimento da população pelas realizações ao longo dos dois mandatos”.

Prefeito Luciano supera ano difícil no país e encerra 2019 com avanços na gestão e folha de servidores em dia









O prefeito Luciano fez um breve balanço de sua gestão no município de Pinheiro e apontou avanços em todas as áreas.  Na infraestrutura a prefeitura implantou programas importantes com o “pró-asfalto”; “pró-vicinais” que recuperou mais de 150km de estradas vicinais; na saúde com a aquisição de ambulâncias e a manutenção de uma rede de saúde forte; na segurança com a aquisição de novas viaturas, nova iluminação pública na sede e na zona rural; na educação foram entregues novas escolas e transporte escolar  de qualidade. O pagamento dos servidores também foi um ponto destacado pelo prefeito.

Mesmo com o cenário de crise econômica que se arrasta no país, o prefeito Luciano  fecha mais um ano sem atrasos nos pagamentos dos salários, tendo, inclusive, antecipado os vencimentos e a 13º que foi pago no dia 11 de dezembro, bem antes do previsto. Com uma gestão planejada, apesar de vários bloqueios durante o ano por conta de gestões passadas , a prefeitura se mantém na contramão de algumas das principais cidades do país.

Em muitos estados e cidades a situação dos servidores é de atrasos e greves. No Rio de Janeiro, a prefeitura suspendeu todos os pagamentos não apenas de servidores, mas também de fornecedores. A decisão foi publicada na edição desta terça-feira (17) do Diário Oficial do Municipal. Em outros estados, como São Paulo, as cidades buscam medidas para evitar atrasos e algumas ainda sequer conseguiram finalizar o pagamento da primeira parcela do 13º. Na Paraíba, há cidades que pagaram o 13º integral, mas estão com salários atrasados.

O planejamento econômico da gestão Luciano beneficia os servidores  que com o pagamento em dia pagam suas contas e aquece a economia da cidade com as compras do período natalino.

M.VARÃO

Márcio Jerry destaca gestão que está ‘driblando’ a crise do Brasil








Em entrevista, parlamentar comentou a agenda de entregas de obras e inaugurações realizada pelo governador Flávio Dino


Em entrevista à Rádio Timbira, na última sexta-feira (20), o deputado federal Márcio Jerry (PCdoB), exaltou a gestão do governador Flávio Dino, que mesmo em meio à crise brasileira está conseguindo manter uma agenda positiva para o Maranhão.


“Precisamos bater palmas para Flávio Dino e toda sua equipe. A crise brasileira é muito grande, alguns estados não estão conseguindo nem pagar os salário, como é o caso do Rio de Janeiro, mas nosso governador mantém a máquina pública em funcionamento e em expansão, permanentemente ampliando os serviços de saúde e educação. Em meio à crise nacional, o Maranhão é o único estado do país que tem, efetivamente, uma agenda de entrega de obras e inaugurações”, disse.


Somente no mês de dezembro, foram diversas obras inauguradas e milhares de itens distribuídos pelo Governo do Maranhão, entre eles a reforma do Novo Calçadão de Imperatriz, inauguração de sete Restaurantes Populares, entrega da Rodovia estadual MA-270, interligando os municípios de Sucupira do Norte e Pastos Bons.


Ainda estão na lista de entregas a inauguração do Hospital Municipal de Loreto, a distribuição de mil Cartões Transporte Universitário, com R$ 800 para cada aluno, os 3.988 instrumentos musicais e acessórios para quase 80 escolas de 20 municípios, os Títulos de Terra de Território Quilombola para 60 famílias em Serrano do Maranhão e novas 10 Escolas Dignas, entre outros.



MARTIN VARÃO



HU-UFMA lança Classe Hospitalar para crianças internadas




Espaço permite a continuidade do processo de aprendizagem, facilitando o retorno à escola e a conclusão do Ensino Fundamental

HU-UFMA lança Classe Hospitalar para crianças internadas
HU-UFMA lança Classe Hospitalar para crianças internadas






Nesta quinta-feira, 19, o Hospital Universitário da UFMA (HU-UFMA), vinculado a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), lançou uma Classe Hospitalar na Unidade Materno Infantil, voltada aos alunos impossibilitados de frequentarem a escola, por motivo de internação ou de atendimento ambulatorial para fins de tratamento de saúde, de forma a garantir a continuidade do processo de aprendizagem e acompanhamento pedagógico, que lhes facilite o retorno à escola e a conclusão do Ensino Fundamental.

Advinda da parceria com a Secretaria Municipal de Educação (SEMED), a iniciativa foi oficializada quarta-feira, 18, com a assinatura do convênio realizada pela superintendente do HU-UFMA, Joyce Santos Lages, e pelo secretário, Raimundo Moacir Mendes Feitosa. No primeiro momento, foram convidados os veículos de comunicação para um Café com Imprensa, em celebração aos 20 anos da Unidade de Comunicação Social do HU-UFMA, em seguida, os participantes do evento visitaram as instalações da Classe Hospitalar. Na oportunidade, estavam a superintendente do HU-UFMA, Joyce Santos Lages; o vice-reitor da UFMA, Marcos Fábio Belo Matos; alguns gestores do hospital, professoras da Secretaria Municipal de Educação (SEMED), alunos e familiares.

A Classe Hospitalar compreende as seguintes atividades: alfabetização e aceleração de estudos para portadores de Doença Renal Crônica assistidos na Unidade de Cuidados Renais (ABC NEFRO); e atendimento educacional para crianças e adolescentes internados ou em tratamento na Unidade Materno Infantil. A coordenadora do projeto pedagógico, Nilsen Maria de Almeida Costa, explicou como será o fluxo de aprendizagem. “Nosso trabalho é fazer uma ponte com a escola onde essas crianças estão matriculadas, dando um suporte no período em que estão internados. Dessa forma, o que está sendo trabalhado na escola, será reforçado por nós para que não tenham o ano letivo prejudicado. A organização desse processo será de acordo com a demanda do hospital e como as escolas irão responder a nossa proposta, vamos interagir com as instituições e com as famílias”.

Os familiares e usuários do hospital ficaram muito felizes com a novidade. A mãe da Janyelly, 11 anos, Dona Maria do Nascimento Silva, contou que sua filha tem problema renal, e depois de exames descobriu ser portadora de lúpus. Isso fez com que o HU-UFMA fizesse parte da rotina da família, sendo necessário o atendimento mensalmente para acompanhar a doença. “Eu adorei a notícia da escolinha porque ficamos muito tempo no hospital, e quando chegamos na escola minha filha já estava com o conteúdo atrasado. Agora ela vai poder continuar os estudos, isso é muito bom, os outros hospitais podiam seguir esse exemplo”.

Marilene de Fátima Reis Ribeiro, chefe da Unidade de Atenção a Criança, expressou seu sentimento com a vinda da Classe Hospitalar para a Instituição. “Esse é um momento de extrema importância para todos nós. Venho de uma família que prima pela educação, então meus pais sempre me incentivaram a aprender e levar o conhecimento. Para mim, havia uma não conformidade aqui pois não tínhamos um espaço para essa prática pedagógica direta. A perda escolar, a hospitalização é muito própria de cada criança, gerando várias intercorrências como depressão, perda do ano letivo, cansaço. Portanto, articulei juntamente com a superintendência uma forma de colaborar com essas crianças, e ela relatou a experiência do ABC Nefro que nos deu embasamento. Hoje nós vamos poder ensinar, alfabetizar e o sentimento é de gratidão pela oportunidade”.

A superintendente do HU-UFMA, Joyce Santos Lages, destacou a importância dessa iniciativa. “Em meio aos exames, intervenções terapêuticas, afastamento do ambiente familiar e escolar, há a necessidade de desenvolver elos que ajudarão esses pequenos usuários a não se sentirem excluídos da sociedade, do convívio em grupo. Para nós, é uma felicidade enorme promover esse espaço”.


quinta-feira, 19 de dezembro de 2019

ENQUANTO ISSO, PAPAI NOEL VENDE SEUS ANIMAIS PARA O ABATE E USA OS TRABALHADORES ...













Dino diz que comando da eleição em São Luís passa por Edivaldo Holanda Júnior









Marrapá Como abordado pelo blog em postagem realizada ontem, o prefeito Edivaldo Holanda Júnior será um dos principais protagonistas das eleições em São Luís em 2020. A tese foi ratificada pelo governador Flávio Dino durante entrevista ao programa Ponto e Vírgula, da Rádio Difusora FM.

De acordo com Dino, foi feito um acordo de líderes entre ele e Edivaldo e ficou acertado que, em março, após o carnaval, será feita uma primeira conversa sobre eleição municipal de São Luís.

“Mas, no nosso grupo, o comando principal passa pelo prefeito Edivaldo que é detentor do cargo. E aí nós vamos aguardar entre esses candidatos que me apoiaram”, afirmou o governador.

Entre os candidatos citados por Flávio Dino que pertencem ao seu grupo estão, além dos nomes do PCdoB, Rubens Júnior e Duarte Júnior, os deputados Neto Evangelista (DEM), Bira do Pindaré (PSB), Dr. Yglésio (sem partido), o comunicador Jeisael Marx (Rede) e o juiz Carlos Madeira (sem partido).


Martin Varão



Prefeitura de São Luís conclui cursos da Educação Especial com apresentação de ferramentas pedagógicas voltadas para estudantes com deficiência










Mais de 400 professores da Prefeitura de São Luís participaram dos cursos oferecidos pela gestão do prefeito Edivaldo



Prefeitura conclui cursos da Educação Especial com apresentação de ferramentas pedagógicas para estudantes com deficiência A Prefeitura de São Luís, por meio da Secretaria Municipal de Educação de São Luís (Semed) concluiu, nesta quarta-feira (18), durante o 8º Workshop dos Cursos da Educação Especial, mais uma etapa de formação de professores em cursos da Área da Educação Especial. O evento foi realizado no Centro Pedagógico Paulo Freira (UFMA) juntamente com a III Mostra da Sala de Recursos Multiprofissional, na qual professores da rede municipal de ensino puderam mostrar alguns recursos criados no ano de 2019 que contribuíram para o desenvolvimento da aprendizagem de estudantes com deficiência. As ações integram a política de educacional da gestão do prefeito Edivaldo Holanda Junior.

Este ano, mais de 400 professores da Prefeitura de São Luís participaram dos cursos oferecidos pela Semed, por meio da Superintendência da Área da Educação Especial. Foram oferecidos cursos de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva, Atendimento Educacional e Especializado, Braile, Autismo, Soroban (instrumento de cálculo usado para o ensino de matemática para cegos) e Libras nível intermediário.

"Todos esses cursos e formações que a gestão do prefeito Edivaldo vem oferecendo é na perspectiva de vivenciar a inclusão de estudantes com deficiência na escola, de possibilitar a eles o direito à educação de qualidade em um ambiente saudável em que eles tenham a oportunidade de desenvolver suas habilidades. Reiteramos que a formações irão continuar em 2020 e que os professores terão acesso a novos conteúdos para ampliar sua formação", afirmou o secretário municipal de Educação, Moacir Feitosa.

Durante o workshop, os professores que participaram dos cursos apresentaram projetos desenvolvidos para possibilitar a inclusão de estudantes com deficiência. Um grupo que participou do curso de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva, formado pelas professoras Arteane Gomes, Roseana Silva, Arlea Ribeiro, Silvalene Dos Santos e Carmem Fonseca, apresentou o projeto "O Brincar como Instrumento Pedagógico Inclusivo", que foi executado na Creche Maria de Jesus Carvalho, no bairro Camboa.



Pelo projeto elas desenvolveram diversos recursos para possibilitar a aprendizagem das crianças com deficiência, entre eles o tapete tátil para apresentar os diferentes tipos de texturas e materiais; o tapete com a posição dos pés, para desenvolver os sentidos de direção e lateralidade nas crianças, e o cubo de vogais, que com o auxílio das cores ajudava os alunos a memorizar as vogais.

Para a professora Arteane Gomes, o curso ampliou seu olhar para as infinitas possibilidades de recursos que podem ser criados para educar pessoas com deficiência. "Esses cursos oferecidos pela Semed estão desenvolvendo potenciais que não sabíamos ter e estão contribuindo para a nossa pratica e consequentemente para o desenvolvimento da aprendizagem dos nossos alunos", enfatizou.

A professora Ivana Rosa Mendes, da U.E.B Camélia Costa Viveiros, participou este ano pela primeira vez de um curso da Área da Educação Especial, levada pela demanda crescente de alunos com deficiência chegando à escola. Para ela foi a descoberta de um novo universo. "Mudou muita coisa na minha prática. A gente passa a conhecer esse mundo, a entender e a buscar recursos e formas diferenciadas de trabalhar com esse segmento. Cada estudante tem o seu momento, e eles precisam de um atendimento mais específico e mais próximo para que tenham a possibilidade de aprender", disse.



Educadoras que já atuam na Educação Especial, nas salas de recurso, também apresentaram suas criações na III Mostra da Sala de Recursos Multiprofissional. As professoras Mayana Almeira e Gleyciane Moraes, da U.E.B Jairo Rodrigues, mostraram a "pizza de números", uma ferramenta utilizada para trabalhar números e quantidades com os estudantes; um painel de cores, utilizado para trabalhar a coordenação motora e a identificação das cores; um tabuleiro de palitos para encaixe de canudos, trabalhando também a coordenação motora, e muitos outros recursos.

"Na sala de recursos desenvolvemos metodologias que possibilite ao aluno ter a percepção daquele conteúdo que precisamos ensinar. Nesse processo criativo, utilizamos material reciclado, fáceis de encontrar, para transformar junto com os alunos, agregando outros conceitos como o da sustentabilidade. ", explicaram.

FORMAÇÃO

A Superintendência da Área de Educação Especial (SAEE/Semed) oferece ao longo do ano cursos gratuitos para a formação dos professores da rede municipal de ensino. Os cursos são realizados na metodologia presencial e semipresencial e tem cargas horárias variadas, entre 120 e 200 horas. Ao mesmo tempo que tem acesso ao conteúdo teórico, os cursistas podem colocar na prática o que aprendem pois estão diariamente em sala de aula e também pelas atividades práticas que são realizadas durante o curso.

"O aluno da Educação Especial aprende melhor com recursos visuais, com materiais concretos, por isso trabalhamos com oficinas de elaboração de recursos. E nesse workshop podemos comprovar que tudo que os professores estão aprendendo nos cursos, eles estão colocando em prática em sala de aula. Eles saem preparados para conduzir o processo de aprendizagem dos estudantes com deficiência", afirmou a superintendente da Área da Educação Especial, Dalvina Ayres.

Em 2020, além dos cursos que fazem parte das formações, a proposta é incluir dois novos cursos com as temáticas Transtornos Funcionais Específicos, para tratar de distúrbios de aprendizagem como TDAH, hiperatividade, dislexia, entre outros, e Acessibilidade Curricular para tratar do planejamento dos currículos acessíveis e orientar os professores na prática.

As inscrições para os cursos do ano de 2020 estão previstas para iniciar na primeira semana de fevereiro. Para mais informações, envie e-mail para

terça-feira, 17 de dezembro de 2019

Prefeitura de São Luís realiza formação sobre enfrentamento à violência sexual contra crianças e adolescentes para monitores do Mais Educação










Evento teve por objetivo instrumentalizar os profissionais de educação para melhor trabalhar a prevenção à violência sexual em atividades pedagógicas

Enfrentamento à violência sexual contra crianças e adolescentes é tema de formação dos monitores do Mais Educação A Prefeitura de São Luís, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed), realizou nesta terça-feira (17), no auditório do Colégio Liceu Maranhense, Centro, a formação em "Enfrentamento à Violência Sexual contra Crianças e Adolescentes", para cerca de 300 monitores do programa Novo Mais Educação. Com o tema "A escola como espaço de prevenção à violência sexual contra crianças e adolescentes", o evento teve por objetivo instrumentalizar os profissionais de educação para melhor trabalhar a prevenção à violência sexual, por meio das artes, da cultura, do esporte, e de outras atividades pedagógicas. A promoção de formação continuada dentro dessa temática é um compromisso assumido pela gestão do prefeito Edivaldo Holanda Junior, por meio do Plano Municipal de Enfrentamento à Violência Sexual contra Crianças e Adolescentes.

O secretário municipal de Educação, Moacir Feitosa, explica que a Semed é uma das instituições membro do Comitê de Monitoramento do Plano Municipal de Enfrentamento à Violência Sexual contra Crianças e Adolescentes. "De nossa parte, assumimos o compromisso público, entre tantos outros, de promover formação continuada para todos os educadores da rede municipal", disse Moacir Feitosa.

Este ano já foi realizada formação continuada na temática da violência sexual para os gestores escolares. O professor Luiz Gonzaga Pinheiro II, coordenador do programa Mais Educação e Novo Mais Educação em São Luís, informa que os monitores destes programas trabalham diariamente nas escolas, promovendo oficinas nas áreas de esporte, arte, capoeira, língua portuguesa, matemática, entre outras, sendo muito importante a formação deles na temática da prevenção à violência sexual contra crianças e adolescentes. "Os monitores do programa Novo Mais Educação, reunidos aqui, também são atores na garantia das políticas públicas protetivas", assinala Luiz Gonzaga II.

A coordenadora de Direitos Humanos da Secretaria Municipal da Criança e Assistência Social (Semcas), Lúcia Regina de Azevedo Pacheco, que integra o Comitê de Monitoramento do Plano pela Semcas, diz que por meio da formação continuada os monitores do programa Novo Mais Educação terão acesso a informações importantes sobre prevenção que os capacitará a observar melhor, identificar, notificar e até denunciar qualquer tipo de violência sexual praticados contra crianças e adolescentes. "Ao trabalhar a temática com os educadores, temos como objetivo final instrumentalizar os estudantes, para que eles se autoprojetam, saibam que eles têm voz e podem falar e denunciar qualquer tipo de abuso ou violência", assinala Lúcia Regina.

FORMAÇÕES

A monitora Deusimar Lopes Barros - de língua portuguesa e matemática nas Unidades de Educação Básica (U.E.Bs) Luís Rêgo e Amaral Raposo - falou sobre a importância das formações que vêm sendo realizadas pela Semed, especialmente a desta terça-feira (17) sobre violência sexual contra crianças e adolescentes. "Todas as formações têm sido de extrema importância para todos nós, porque a gente nunca sai da mesma forma que entrou. O tema desta formação é muito válido para que toda a equipe de monitores tenha uma orientação de como agir e de como tratar um jovem que tenha passado por uma situação de abuso sexual".

Para a monitora da U.E.B. Zuleide Andrade, Maria de Jesus Cutrim, as formações continuadas são extremamente enriquecedoras e preparam os monitores para lidar melhor com as diferentes realidades dos estudantes. "Essa formação nos ajuda a ter um olhar mais atento para essa questão da violência sexual e também para perceber alguns sinais que as próprias crianças dão. Com a palestra pude perceber que é necessário conscientizar, tanto no ambiente escolar quanto no familiar, sobre os impactos que o abuso e a violência sexual podem causar na vida de um jovem", afirma Maria de Jesus.

AUMENTO DE PENA PARA CRIME CONTRA HONRA NA INTERNET TEM APOIO DE 12 DEPUTADOS DO MA


Medida que triplica a punição para injúria, calúnia e difamação cometidos nas redes foi inserida e aprovada pelo Congresso no pacote anticrime







Votaram a favor do projeto de lei: Dr. Gonçalo (Avante), Juscelino Filho (DEM), Marreca Filho (Patriota), Márcio Jerry (PCdoB), Gil Cutrim (PDT), Gildenemyr (PL), Eduardo Braide (Podemos), André Fufuca (PP), Gastão Vieira (PROS), Bira do Pindaré (PSB), Edilázio Júnior (PSD) e Pedro Lucas Fernandes (PTB).

Destes, pelo menos Braide já é conhecido por uso de censura, por via judicial, contra blogueiros que divulgaram, com base em documentos oficiais, a instauração de investigações no âmbito do Ministério Público do Maranhão e da Polícia Federal sobre suposto envolvimento dele em casos de corrupção —ambos procedimentos gerados a partir de investigações relacionadas à chamada Máfia de Anajatuba.

O signatário deste texto, inclusive, é um dos alvos do parlamentar, tanto na esfera cível quanto na criminal.

Durante conversa com jornalistas ao deixar o Palácio do Planalto, neste domingo 15, o presidente Jair Bolsonaro disse que vetará o artigo que trata a respeito de crimes contra a honra.

“Vou vetar aquele artigo que fala em triplicar a pena para crimes na internet, de injúria, calúnia, difamação. Internet é território livre. Eu quero a liberdade de imprensa. Ninguém mais do que eu sou atacado na internet, não é por isso que vou querer achar que tem que criminalizar”, disse.

Aprovada pelo Congresso na semana passada, a medida acrescenta um parágrafo ao artigo 141 do Código Penal, dentro do capítulo de crimes contra a honra, como injúria, calúnia, exceção da verdade e difamação. Conforme o texto, se o crime for cometido ou divulgado pelas redes sociais, a pena será aplicada em triplo.

Pela legislação atual, o crime de calúnia (imputar falsamente a alguém fato definido como crime) é punido com detenção de seis meses a dois anos e multa. A difamação (imputar fato ofensivo à reputação) tem pena de detenção de três meses a um ano, além de multa. A injúria (ofender a dignidade ou decoro) tem como punição detenção de um a seis meses, ou multa —se houver agravantes, como uso da violência ou envolver raça, religião ou etnia, a pena aumenta.

Caso Bolsonaro vete mesmo esse ponto, o Congresso ainda tem a palavra final. Ele pode derrubar o veto e restabelecer a medida por meio do voto da maioria dos 513 deputados e 81 senadores.

YURI ALMEIDA



 

O PRESIDENTE AGORA TENTOU "ACORDAR' PAULO FREIRE DO SONO ETERNO...

random image