Estudantes da rede municipal são medalhistas em torneio de judô Quatro estudantes da Unidade de Educação Básica (U.E.B.) Bandeira Tribuzzi (Centro) comemoraram, esta semana, a conquista de quatro medalhas na Copa Monte Branco de Judô. Com apenas dois meses de preparação, eles conquistaram duas medalhas de bronze, uma de prata e uma de ouro na categoria Sub-15 Iniciante. As medalhas foram conquistadas pelos estudantes Willian Bruno Nascimento Rodrigues (14), João Gabriel Figueiredo (14), Lucas Moura Aguiar (13), Davi de Jesus Ribeiro Borges (13). Na U.E.B. Bandeira Tribuzzi, o judô é uma das modalidades esportivas oferecidas pelo Programa Mais Educação.
A competição reuniu mais de 700 estudantes de escolas públicas e particulares de São Luís e é uma prévia para o Campeonato Maranhense de Judô, que será realizado no início do mês de novembro. O incentivo à prática desportiva nas unidades de ensino da rede municipal integra-se à política de atenção integral aos educandos executada pela gestão do prefeito Edivaldo, cooperando para o desenvolvimento da coordenação motora, das habilidades sociais e do respeito às diferenças.
O secretário municipal de Educação, Geraldo Castro Sobrinho, parabenizou os estudantes pelo desempenho e reforçou a importância da prática desportiva para o desenvolvimento de crianças e adolescentes. "Em nome do prefeito Edivaldo, parabenizo nossos estudantes pelo brilhante desempenho e também seus professores, cujo trabalho dedicado é fundamental para o sucesso de nossas crianças e adolescentes.", disse o titular da Semed.
O resultado foi motivo de grande alegria tanto na escola quanto entre as famílias dos estudantes. O professor de judô e monitor do Programa Mais Educação da escola, Ítalo Antony Campos Nunes, também disse que se sente realizado com o resultado obtido pelos adolescentes.
"Estou muito feliz por ter recebido o convite da Semed para trabalhar pelo Mais Educação. Foi um resultado grandioso, especialmente para os alunos, que tiveram há pouco tempo o primeiro contato com o esporte e já estão se destacando", enfatizou Ítalo.
Na U.E.B. Bandeira Tribuzzi, a modalidade esportiva começou a ser praticada no início do segundo semestre letivo deste ano. As atividades do Programa Mais Educação são realizadas no contraturno da sala de aula, fomentando, assim, a educação em tempo integral.
Além do judô, a escola desenvolve oficinas de capoeira, teatro e letramento por meio do Programa Mais Educação, de iniciativa do governo federal e executado por estados e municípios. "Os resultados são todos positivos, tanto no desempenho nas competições quanto na sala de aula. Eles assimilam melhor o conteúdo e melhoram o comportamento", disse Lana Dolores, gestora da escola.
Willian Bruno, ganhador da medalha de ouro, disse que seus pais o incentivam bastante não só para os estudos como para o esporte. "Eles ficaram muito emocionados quando viram que ganhei o ouro", relembra. A família de João Gabriel, estudante do 8º ano e medalhista de prata, também ficou muito feliz com o resultado. "Foi uma surpresa até mesmo pra mim. Ficamos muito felizes. A partir de agora, vou me dedicar ainda mais", garantiu o estudante.
Lucas Moura e Davi de Jesus cursam o 7º ano e foram medalhistas de bronze. Lucas diz que seus pais o incentivaram a participar da competição. "Meus pais falaram para eu me dedicar mais, que posso conseguir resultados ainda melhores nas próximas competições. E vou fazer isso, quero ganhar agora o ouro ou a prata", comentou o estudante. Davi também destacou o incentivo dos colegas, dos pais e professores. "Minha mãe me incentiva e sempre pergunta como estou indo nos treinos. Estou muito feliz e orgulhoso de mim mesmo com o resultado", assinalou Davi.
SAIBA MAIS
O Programa Mais Educação (PME) é uma iniciativa do governo federal para incentivar a ampliação da jornada escolar e a organização curricular na perspectiva da Educação Integral. As escolas que participam do PME podem oferecer atividades em dez macrocampos diferenciados de acompanhamento pedagógico, como esporte e lazer, cultura e artes, cultura digital, comunicação e uso de mídia, entre outros. As atividades acontecem sempre no contraturno escolar - isto é, quem frequenta as aulas pela manhã, participa das oficinas do PME à tarde, e vice-versa.
Nenhum comentário:
Postar um comentário