segunda-feira, 29 de junho de 2015

Prefeitura amplia melhorias urbanas na capital com obras de meio-fio, sarjeta e calçadas


Todas as obras de melhoria - pavimentação e requalificação asfáltica - que estão sendo realizadas pela Prefeitura de São Luís na capital maranhense estão recebendo serviços complementares de drenagem superficial, que incluem implantação e correção de sarjetas, meios-fios e calçadas. O secretário municipal de Obras e Serviços Públicos, Antônio Araújo, explicou que essas intervenções complementares são essenciais para assegurar ao cidadão qualidade de vida, bem-estar e garantia de vida.

"A drenagem superficial é um serviço essencial para ampliar a vida útil da pavimentação. Previne o acúmulo de água nas vias urbanas, contribuindo ainda para a redução de focos de doenças como a dengue, além de acidentes", ressaltou Araújo ao enfatizar a importância das ações e obras desenvolvidas pelo prefeito Edivaldo para "assegurar mobilidade urbana e maior fluidez ao tráfego de carros, pessoas e cargas em todos os recantos de São Luís".

O titular Semosp, relembrou que as frentes de obras de pavimentação espalhadas pela cidade trabalham intensamente para melhorar as condições de trafegabilidade em importantes vias de São Luís, por onde diariamente circulam milhares de veículos e pessoas.

Na região dos bairros Cohama e Turu foram recapeadas e já estão recebendo tratamento de drenagem superficial as ruas do Aririzal, Coronel Eurípedes Bezerra I e Boa Esperança, Segunda Travessa Boa Esperança e Avenida General Arthur Carvalho; Avenidas Brasil e Santa Isabel, ruas Deputado Luiz Rocha, Coronel Eurípedes Bezerra II, Principal e Laertes Santos, Primeiro de Maio e Rua Projetada, no bairro Vicente Fialho.

Em bairros como Vila Janaina, Vila Riod, Vila Cascavel e São Raimundo as melhorias promovidas nas vias com a implantação de calçamento, asfalto ou do recapeamento da via também são seguidas de tratamento de drenagem superficial.

Balanço

Em menos de dois meses, cerca de 30 quilômetros de ruas e avenidas de São Luís foram recapeados pela Secretaria Municipal de Obras e Serviços Públicos (Semosp) em bairros como Vicente Filho, Turu, Cohama, residenciais Pinheiros e Araras, Vinhais, Cohaserma, Jardim Eldorado, São Raimundo, Vila Cascavel Jardim América, entre outros. Nesse período ainda, a Prefeitura levou mais de 6 quilômetros de asfalto, além de calçamento em bloquete, para comunidades da capital maranhense antes desassistidas desse tipo urbanização, como a Vila Riod, Pontal da Ilha, Vila Janaina e Baixão.

No Anjo da Guarda, Vila Embratel e Cidade Operária as obras de requalificação asfáltica em parceria com o Governo do Estado, iniciadas há duas semanas, seguem em ritmo acelerado. Em toda a cidade, o convênio estadual contempla com novo asfalto aproximadamente 120 km de ruas danificadas pela presença de buracos, fissuras e deformações. Desse total, 36 km são somente na região Itaqui, uma das mais populosas de São Luís.

De acordo com o secretário Antônio Araújo, "a meta, somando todas as frentes de obras de requalificação de vias urbanas da capital, é chegar ao final do ano com mais de 220 quilômetros de ruas e avenidas recuperadas em São Luís, contribuindo significativamente para a melhoria da mobilidade na cidade", pontuou acrescentando que as obras devem avançar nos próximos meses para outras regiões da cidade, como Areinha, Cohatrac, Cohab, entre outras.

FALA POVO

Francisco Alves de Oliveira (aposentado) - "Nós não temos nada a reclamar. Isso era só lama. Tinha dia que nem em casa a gente podia entrar. Agora, todo dia podemos sentar na porta de nossa casa e conversar com nossos amigos". Morador da Rua Nice Lobão na Vila Apaco.

Ana Carolina Rodrigues Pereira (estudante) - "Aqui quando não chovia era só pedra e poeira, e quando chovia era pior ainda só lama. Não tinha a menor condição de sair de casa. Hoje a realidade é outra. Passa carro, ônibus. Vou para o colégio com mais tranquilidade". Moradora da Rua Santa Terezinha na Vila Riod.

André Pereira (proprietário de salão de beleza na Avenida Principal/Vicente Fialho) - "Aqui no Vicente Fialho era só problema, o bairro estava feio, sem vida. Agora mudou tudo, renovaram o bairro com asfalto, calçada, meio-fio. E o serviço não é só nessa rua, para todos os lado a gente olha tem homens e máquinas trabalhando. Satisfação é geral entre os moradores. Morador do Vicente Fialho, proprietário de salão de beleza na Rua Laertes Santos.

Joel da Silva (cabeleireiro) - "Show de bola! A gente andava pelo bairro desviando de buraco, agora está assim, tudo asfaltado, com sarjeta para não acumular água. E a gente percebe que é um serviço de qualidade, não é só tapa-buraco. Pessoal do bairro todo feliz. Morador do Vicente Fialho.

Rosa Reis (59) (empregada doméstica) - "Esse bairro estava muito quebrado, e agora a gente olha tudo asfaltado, as calçadas sendo feitas. Melhora muito a vida da gente". Moradora da Vila Cruzado, próxima ao Vicente Fialho.

Carlos Alberto Costa Santos (autônomo) - "Essa obra é sonho de 30 anos, agora concretizado. Aqui, quando chovia, alagava tudo. Ficávamos isolados. Hoje, a nossa realidade é outra. Agradecemos ao prefeito Edivaldo. Deus haverá de recompensá-lo por essa realização". Morador da Rua São Jorge - Baixão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário