terça-feira, 16 de junho de 2015

Programa Todos por São Luís inicia ações no Bairro de Fátima




Todos por São Luís inicia ações no Bairro de Fátima. Rodas de conversa sobre limpeza pública estão entre as atividadesCom ampla programação de cursos, oficinas, palestras, brincadeiras, jogos, dentre outras atividades realizadas por toda a semana, a Prefeitura de São Luís intensifica as ações do programa "Todos por São Luís", desta vez atendendo à comunidade do Bairro de Fátima e adjacências, onde será promovido o Dia D da quinta edição do programa, no próximo sábado (20).

Para a primeira-dama de São Luís, Camila Holanda, coordenadora geral do programa, o "Todos por São Luís" consolida-se cada vez mais como um importante projeto que tem como objetivo levar às comunidades serviços essenciais e aproximar a Prefeitura da população. "Nossa meta é aumentar a cada edição o número de parceiros e, com isso, ofertar um leque cada vez mais diversificado de serviços", disse a primeira-dama.

Na manhã desta terça-feira (16), a comunidade local participou de uma oficina de confecção de doces e salgados, realizada na Associação Carente São Benedito do Bairro de Fátima. Uma turma de 20 pessoas aprendeu a elaborar quitutes como biscoitos de coco, areinha, salgados, entre outras guloseimas de festas.

A dona de casa Avanise Lisboa, 41 anos, que está desempregada, aproveitou a oficina para aprender um pouco mais sobre a elaboração de doces e salgados, visando, com isso, captar renda extra no futuro com a atividade. "Gostei muito do curso, por ser rápido e passar muitas informações importantes. Estou pronta pra fazer em casa e, quem sabe, lucrar com a venda dos produtos", disse Avanise.

Ainda na Associação Carente São Benedito do Bairro de Fátima, as crianças atendidas pela instituição beneficente participaram de roda de conversa sobre o tema "Limpeza Pública: dever da Prefeitura, responsabilidade de todos". Após a palestra, os pequeninos reproduziram o que aprenderam em forma de desenhos, como o da estudante Isabele Duarte Rodrigues, 5 anos, que rabiscou um caminhão coletor de lixo.

Já no Centro Comunitário do Bairro de Fátima, 35 pessoas participaram da oficina de Sucos Alternativos, na qual aprenderam as mais diversas composições e modalidades de aproveitamento das frutas. Simultaneamente, na Casa de Apoio Nosso Lar, foi ministrada a oficina "Chef Mirim: conceitos básicos de alimentação saudável".

A nutricionista Valéria Moraes, da Secretaria Municipal de Segurança Alimentar (Semsa), destaca que, na aula prática do curso Chef Mirim, as crianças vão transformar frutas em atraentes pratos. "Sempre esta oficina tem tido resposta positiva e participação ativa das crianças. Elas se divertem, aprendem e ensinam em casa. O objetivo é esse, que elas se divirtam aprendendo sobre alimentação saudável", disse a nutricionista Valéria Moraes.

A programação do "Todos por São Luís" também iniciou na manhã desta terça-feira a aulas do curso de Informática Básica, que prossegue até dia 19, no Instituto Comunitário do Bairro de Fátima. Alunos de escolas públicas do bairro também participaram de palestras sobre violência na adolescência, com orientações sobre como evitar essa prática.


Oficina de confecção de doces e salgados está sendo ministrada à comunidade para ampliar gerção de renda O programa, antes realizado mensalmente, passou a ser semanal, oportunizando a mais áreas da capital receberem as ações de saúde, educação, cultura, esporte, lazer e meio ambiente, desenvolvidas pelo mutirão.

Ao longo da semana, a Secretaria de Obras e Serviços Públicos (Semosp) também executará ações na recuperação de ruas, serviços de limpeza, capina e manutenção da rede elétrica do Bairro de Fátima. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário