quinta-feira, 24 de setembro de 2020
Presidente Jair Bolsonaro vem ao Maranhão em outubro…
O senador Roberto Rocha(PSDB) acabou de anunciar, através das redes sociais a vinda do presidente da república Jair Bolsonaro(sempartido) ao Maranhão no mês de outubro. O acerto da agenda aconteceu hoje(23) no Palácio do Planalto com a presença do candidato a prefeito de Imperatriz, Sebastião Madeira(PSDB). Não ficou definido ainda qual será o roteiro do presidente no Maranhão.
“Acertei com o presidente Jair Bolsonaro uma visita ao Maranhão para outubro. Essa agenda será construída com a intenção de mostrar as obras federais em curso e os projetos estruturantes que vão transformar o Maranhão”, anunciou pela rede social.
M.Varão
Pastos Bons: TRE libera pesquisa Escutec que mostra liderança de Enoque Mota…
O juiz eleitoral substituto José Afonso Bezerra de Lima, do Tribunal Regional Eleitoral do Maranhão (TRE-MA), deferiu hoje (23) liminar em mandado de segurança impetrado pelo instituto Escutec e garantiu a divulgação de pesquisa eleitoral realizada em Pastos Bons que mostra ampla liderança do candidato Enoque Mota
A divulgação do levantamento havia sido proibida após decisão do Juízo da 17ª Zona Eleitoral, atendendo representação formulada pelos opositores de Mota.
Na decisão de hoje, o TRE reconheceu que não há fraude ou irregularidade na consulta, exatamente como já manifestado pelo Ministério Público Eleitoral (MPE).
Fonte: Gilberto Leda
Rubens e Honorato reúnem movimentos sociais para debater propostas para o segmento
O candidato a prefeito de São Luís, Rubens Jr (PCdoB), e o candidato a vice, Honorato Fernandes (PT) promoveu encontro com militantes sociais e sindicais, na última terça-feira (23), para debater propostas para o segmento a serem implantadas a partir de 2021.
O evento contou com a participação de uma pluralidade de movimentos, incluindo o Movimento de Mulher Lésbica (LGBTQI), da União Estadual Moradia Popular e o Sindicato dos Empregados em Processamento de Dados (SINDPD/MA). O secretário de estado de Direitos Humanos, Chico Gonçalves, também compôs o debate.
Entre as ideias propostas por Rubens Jr, está a criação da Secretaria Municipal de Direitos Humanos- para implantar ações voltadas a minorias e pessoas em situação de vulnerabilidade econômico-social; Secretaria Municipal da Mulher- para o combate a violência doméstica e promoções de oportunidades de emprego e geração de renda; Secretaria Municipal de Igualdade Racial – visando a criar ações afirmativas no serviço público, entre outros.
Rubens desde cedo dedica sua vida pública a defesa dos mais necessitados e sempre esteve ao lado de movimentos sociais e sindicais. Em sua atuação na Câmara Federal, por exemplo, votou contra a Reforma Trabalhista e sempre esteve contra a ofensiva dos últimos governos diante dos direitos dos trabalhadores.
M.Varão
quarta-feira, 23 de setembro de 2020
Ciro detona Flávio Dino por ficar em cima do muro em São Luís
Pré-candidato a presidente da República pelo PDT, Ciro Gomes não gostou da postura do governador do Maranhão, Flávio Dino (PCdoB), de se declarar publicamente em cima do muro na disputa pela Prefeitura de São Luís.
Com pelo menos oito aliados na corrida sucessória na capital – um deles o deputado Rubens Júnior, que é do seu partido -, o comunista diz que ainda vai avaliar se participa, ou não, no 2º turno .
Para Ciro, “talvez esse seja o equívoco do Flavio Dino”.
“Em São Luís, a terra dele, resolveu abrir mão de lutar e está ali em cima do muro, apoiando, ou desapoiando, três candidatos. Nós, não: resolvemos ir para a luta e deixar o povo arbitrar essas diferenças. Márcio França (PSB) é competitivo em São Paulo, a Marta Rocha (PDT) é competitiva no Rio, a antípoda de toda essa politicagem imunda, que infelizmente o PT apoiou durante os últimos 15, 20 anos, com Sergio Cabral, Eduardo Cunha“, disse, em entrevista à revista Valor Econômico.
G.Leda
57% aprovam gestão do prefeito de São Luís Edivaldo Holanda Júnior
A pesquisa Ibope/TV Mirante de intenções de votos para prefeito de São Luís divulgada nesta semana também avaliou o desempenho do prefeito da capital, Edivaldo Holanda Júnior (PDT).
Segundo o levantamento, o pedetista tem aprovação de 57% dos ludovicenses, contra apenas 36% de desaprovação.
No quesito conceitual, 42% dizem que a gestão Holandinha é boa ou ótima, contra apenas17% que a acham ruim ou péssima – regular somou 40%.
Politicamente, Fernanda Gonçalo pode ‘enterrar’ três ex-prefeitos na mesma eleição
Por Davi Max
A atual prefeita da cidade de Bacabeira e candidata a reeleição, Fernanda Gonçalo (PMN), pode, numa mesma eleição, acabar enterrando politicamente três ex-prefeito de uma vez só.
Ela, que disputa a eleição contra os três primeiros prefeitos da cidade, Reinaldo Calvet, José Venâncio, o Venancinho, e Alan Linhares, pode alcançar o feito histórico nas eleições do próximo dia 15 de novembro.
A boca miúda na cidade se ouve falar que Fernanda fez, em quatro anos, o que todos os ex-prefeitos juntos não fizeram em vinte. Este fato se confirma quando se anda pela cidade, principalmente nas periferias, onde a gestora calçou ruas, fez casas populares, levou água aonde não tinha, etc.
Diante do trabalho e da liderança isolada nas últimas pesquisas de intenção de votos, é certo que a atual prefeita tem sofrido ataques diários da oposição. Oposição essa, que resolveu ‘morder a língua com desafetos históricos’ para tentar alcançar o sonho do único projeto que buscam: Um projeto único e exclusivamente pessoal.
O ex-prefeito Venancinho, principal adversário político de Fernanda, deve trocar o candidato majoritário devido a problemas de condenações judiciais, que o impedirá de disputar o pleito deste ano.
Com a vitória quase consolidada, Fernanda deve despachar todos os adversários da cidade, a saber, os três ex-prefeitos.
M.Varão
Famem e Sebrae irão orientar candidatos a incluir empreendedorismo nos planos de governo
A Famem em parceria com o Sebrae vai disponibilizar a todos os participantes do pleito municipal deste ano o Guia do Candidato Empreendedor, um trabalho sobre oportunidade de crescimento e desenvolvimento ancorado nos pequenos negócios locais. O assunto foi tema de conversa do diretor Superintendente do Sebrae, Albertino Leal, com o secretário geral da Federação, Marcelo Freitas, nesta terça-feira, 22, durante encontro na sede do órgão municipalista do estado.
O material, elaborado pelo Sebrae Nacional e a Confederação Nacional de Municípios, CNM, estará disponível em duas versões: uma sintetizando com dez dicas e uma versão mais detalhada.
“A Famem é uma instituição relevante na relação com as prefeituras. Neste momento estamos divulgando esta cartilha que fala sobre aquele candidato que quer ter na sua pauta o empreendedorismo. Isso faz com que as cidades cresçam, desenvolvendo a comunidade permitindo melhor qualidade às pessoas”, disse Albertino Leal.
Segundo o diretor superintendente do Sebrae, a intenção é democratizar para o máximo de candidatos o conteúdo do material para que o empreendedorismo seja incluído na pauta dos pleiteantes a prefeito ou vereador. Albertino Leal enxerga como fundamental a visão do empreendedorismo para a geração de emprego e renda nos municípios.
A ideia é fazer com que os candidatos apresentem um programa de governo que reflita esta visão, para que a gestão pública deixe de ser refém das urgências e passe a ser protagonista do avanço. As ações se relacionam a setores fundamentais das gestões como saúde, educação, infraestrutura e segurança, entre outras, voltadas para o desenvolvimento dos municípios.
As dez dicas da cartilha reduzida estão relacionadas a propostas que gerem emprego, mobilize lideranças, desburocratize e simplifique procedimentos, apoie o empreendedor, promova a compra local, inclua o empreendedorismo entre as disciplinas escolares, qualifique quem mais precisa, fortaleça a identidade do municípios, incentiva a cooperação e promova inovação e sustentabilidade.
“Vamos informar aos gestores filiados à Famem e também aos candidatos a gestores sobre a importâncias desse material para elaboração de uma proposta de governo com ênfase no desenvolvimento”, disse Marcelo Freitas.
Participaram da reunião na sede da Federação a diretora do departamento de Meio Ambiente e Desenvolvimento Rural da Famem, Rita de Cássia Neiva, e a gerente de políticas públicas e desenvolvimento territorial do Sebrae, Cristiane Corrêa, e a gerente de marketing e Comunicação do Sebrae, Raquel Araújo.
M.VARÃO
NA CORRIDA ELEITORAL EM SÃO MATEUS CANDIDATOS QUEREM DISTANCIAMENTO SOCIAL
ELEIÇÕES PEGA FOGO EM SÃO MATEUS, O PRÉ CANDIDATO A PREFEITO IVO REZENDE (PSB), ESTÁ ARREGAÇANDO AS MANGAS NUMA LUTA INCANSÁVEL NA BUSCA DE VOTOS PELA ZONA RURAL E URBANA DO MUNICÍPIO, A CARAVANA É LIDERADA PELO TIO MILTINHO ARAGÃO ATUAL PREFEITO E DEMAIS ALIADOS. DESCONTRAÍDO APOS UMA VISITA A CASA DE UM ELEITOR, O PRÉ- CANDIDATO SORRIDENTE DISSE; "NESTA DISPUTA O MELHOR É FICAR NO DISTANCIAMENTO SOCIAL DOS NOSSOS OPOSITORES" , SENDO QUE O OBJETIVO AGORA É FOCAR NA CAMPANHA ELEITORAL E NO FUTURO DA NOSSA CIDADE. QUANTO AO O EX. PREFEITO FRANCISCO ROVÉLIO (PV), TAMBÉM PRÉ- CANDIDATO A PREFEITO E QUE LIDERA NAS PESQUISAS DIZ QUE AS PESSOAS ESTÃO ADERINDO A CADA MOMENTO AO GRUPO, O QUE FORTALECE E FAZ A DIFERENÇA NUMA RETA FINAL DE CAMPANHA . MESMO COM TAMANHA DISTÂNCIA NOS NÚMEROS , IVO REZENDE CONTINUA ACREDITANDO NA VITÓRIA , PARA O JOVEM QUE OCUPA HOJE O CARGO DE VICE PREFEITO DE SÃO MATEUS, O TRABALHO TEM QUE CONTINUAR EM 2021, MAS ELE COMO PREFEITO, POIS DESDE QUE ELE O TIO MILTINHO ASSUMIRAM O COMPROMISSO NO MUNICÍPIO, MUITAS OBRAS FORAM REALIZADAS , O QUE MUDOU O ASPECTO VISUAL DA CIDADE PARA MELHOR, MAS RECONHECE QUE OUTRAS AINDA FALTA SEREM CONCLUÍDAS COMO É O CASO DO HOSPITAL DE 50 LEITOS E DO CENTRO ADMINISTRATIVO E DEMAIS OBRAS QUE SERÃO REALIZADAS CASO SEJA ELEITO.
quinta-feira, 17 de setembro de 2020
Solidariedade confirma candidatura de Carlos Madeira…
Em uma convenção histórica, no Bairro de Fátima, Carlos Madeira, 61 anos, teve sua candidatura à prefeitura de São Luís oficializada pelo partido Solidariedade, na noite de hoje (16/09).
A convenção foi realizada de forma híbrida. Madeira acompanhou o evento de casa, onde se recupera da Covid-19. Ele falou da emoção deste dia em mensagem gravada.
“Deus me deu a oportunidade de estar aqui com vocês, ainda que virtualmente, para agradecer à missão que estão confiando a mim de disputar a Prefeitura de São Luís pelo Solidariedade”, afirmou.
Para o presidente do partido do Solidariedade e secretário de Estado de Industria e Comércio, Simplício Araújo, a candidatura de Madeira vem agregar ao debate político competência e uma história de resultados.
“Assim como Madeira e Jeremias [Capitão Jeremias, candidato a vice] venceram na vida, sem passar a perna em ninguém, lutando por cada passo vitorioso, não tenho dúvidas de que, com Madeira prefeito, teremos o mesmo resultado na prefeitura de São Luís”, disse ele.
M. Varão
quarta-feira, 16 de setembro de 2020
Ao receber alta, Madeira diz que travou “a luta mais difícil da vida”…
O pré-candidato a prefeito de São Luís, José Carlos Madeira, recebeu alta do Hospital São Domingos na manhã desta terça-feira, depois de 11 dias em tratamento da Covid-19.
Madeira seguirá o tratamento em casa, em isolamento por pelo menos uma semana e só deve retomar à programação de reuniões e visitas depois que receber autorização médica.
Segundo o pré-candidato o tratamento médico foi bem-sucedido e que a corrente de orações de amigos e familiares contribuiu significativamente para a sua recuperação.
“Não teria saído como estou saindo sem as orações, a fé, o carinho e o entusiasmo de tanta gente”, comentou.
Madeira também confirmou que a sua participação da convenção que vai homologar o seu nome e o do candidato a vice-prefeito, Capitão Jeremias, será por videoconferência.
“Tenho pela frente uma grande missão a cumprir e quero levar minha mensagem de fé e confiança na vitória a todas as nossas lideranças políticas e comunitárias”, destacou
Ao deixar o hospital, o pré-candidato do Solidariedade agradeceu à equipe de médicos e enfermeiros que tem cuidado dele durante o período de internação e fez um alerta para que a população continue tomando precauções para evitar o contágio.
“Travei a luta mais difícil da minha vida, mas graças a Deus e à competente equipe médica que me assistiu o pior já passou. Peço a todos que tomem as medidas de prevenção necessárias e me solidarizar com as muitas famílias que perderam seus entes queridos pela Covid-19”, finalizou Madeira.
M. Varão
segunda-feira, 14 de setembro de 2020
“Anotem, Neto chegará no segundo turno em primeiro lugar”, diz Weverton Rocha
Presidente estadual do PDT, o senador Weverton Rocha acredita que o candidato apoiado pelo seu partido a prefeito de São Luís, Neto Evangelista (DEM) chegará no segundo turno à frente dos concorrentes.
“Eu não tenho dúvida, anotem o que eu estou dizendo hoje, o Neto chegará no segundo turno em primeiro lugar“, vaticina Weverton.
O senador lembra que São Luís não tem tradição de eleger poste e entende que a militância do PDT será mais uma vez decisiva.
“Todas as eleições chega um prefeito eleito, eles esquecem que a eleição é no dia quando abre a urna 8 da manhã e fecha 5 da tarde. E eles esquecem que a eleição pra chegar nela tem que passar por uma campanha, e pra passar por uma campanha nessa cidade desse tamanho, tem que ter militância, tem que ter grupo, tem que ter história, tem que ter coragem”, avalia Weverton.
fonte: John Cutrim
Rede homologa candidatura de Jeisael e Janicelma a prefeito e vice…
Na tarde deste domingo, 13, aconteceu a convenção municipal que oficializou as candidaturas da Rede Sustentabilidade para a disputa da eleição 2020 em São Luís. O jornalista Jeisael Marx foi oficializado como candidato da legenda para Prefeito, e Janicelma Fernandes como vice-prefeita.
Já como candidato a Prefeito, Jeisael contou sobre sua carreira profissional, destacando a importância das escolas comunitárias, onde estudou durante sua infância, e disse que essas instituições de ensino têm dificuldade em receber os recursos necessários. “Por isso mesmo, uma de nossas propostas, é desburocratizar os processos para que as escolas possam ter acesso mais rápido a recursos”.
Durante o seu discurso, Jeisael pontuou que na política é necessário fazer alianças a favor do povoe disse que isso é diferente do tipo de alianças feitas por determinados políticos pensando somente em seus interesses, deixando o povo de fora das prioridades.
O jornalista mais uma vez levantou a bandeira de uma gestão descentralizada, participativa e sustentável propôs uma participação, com a proposta de implantar cinco subprefeituras com autonomia enrocamento próprio, para aproximar a gestão municipal do cidadão, que terá a oportunidade de participar das decisões e eleger prioridades na execução de obras e serviços através do orçamento participativo.
Sabendo das dificuldades das mães ludovicense, o jornalista enfatizou a necessidade de ter creches dentro dos bairros, para assim as mulheres terem tranquilidade para trabalhar, sabendo que seus filhos estão acolhidos e protegidos.
“Temos em nosso projeto para a cidade de São Luís, a precisão de implantação de creches, para que as mulheres tenham a dignidade de trabalhar sabendo que seus filhos estão em segurança.”
Durante todo o evento, sua companheira de chapa esteve ao lado. Janicelma Fernandes falou com destaque sobre oportunidades através da educação. Lembrou que outros candidatos acabaram copiando a decisão da Rede de colocar um homem e uma mulher na chapa majoritária. Disse, entretanto, que “para o nosso partido, isso é natural. Enquanto pra eles, só estão fazendo assim para parecer que se importam”.
Em seu discurso, Janicelma falou com destaque sobre o papel da mulher dentro da gestão que São Luís necessita, buscando fazer com que a máquina pública atue de fato para alcançar as pessoas que mais precisam, destinando os recursos para as áreas que realmente promovam uma mudança social.
A convenção da Rede teve momentos emocionantes, inclusive na ocasião em que dona Diná, mãe de Jeisael, que é evangélica e cantora da igreja Assembleia de Deus, subiu ao palco e cantou. Muitas pessoas choraram emocionados, inclusive o jornalista. Ao lembrar das dificuldades enfrentadas para se firmar como candidato, Jeisael embargou a voz e os olhos marejaram.
O evento foi realizado no Espaço Planalto Eventos, no Planalto Anil III, respeitando todos os protocolos dos órgãos de saúde por conta do coronavírus. Estavam presente na convenção, o Porta Voz regional, Fauzi Beydoun, e a Porta Voz Municipal, Laryssa Coelho.
M.Varão
quinta-feira, 10 de setembro de 2020
Roseana Sarney será avó outra vez
Em meio ao turbilhão de episódios políticos dos últimos tempos, a governadora Roseana Sarney Murad foi surpreendida com a notícia de que será avó outra vez.
Sua filha Rafaela está esperando o primeiro herdeiro do advogado Gustavo Amorim! A chefe do Executivo não poderia ter recebido melhor boa nova, já que seu plano futuro é curtir mais a família!
Felicidade ao casal!
G. Leda
Prestes a fechar com Duarte, Wellington tem encontro com Brandão
O deputado estadual Welington do Curso, ex-pré-candidato do PSDB à Prefeitura de São Luís tem um encontro marcado também com o vice-governador do Maranhão, Carlos Brandão (Republicanos).
Os dois devem se reunir nesta quinta-feira (10), quando o presidente do Republicanos no Maranhão chega de viagem.
Wellington está muito próximo de declarar apoio ao pré-candidato republicano, deputado estadual Duarte Júnior. Os dois até já chegaram a conversar para colocar em panos quentes uma crise gerada ainda no início do ano, quando o tucano acusou o colega de usar um assessor para atacá-lo nas redes com perfis fakes nas eleições de 2018 .
Nos próximos dias, Wellington também deve ter uma reunião com o presidente estadual do PL, deputado federal Josimar de Maranhãozinho .
Josimar e Brandão são os dois maiores fiadores da pré-candidatura de Duarte. Só após essas conversas o tucano anunciará para que rumo vai.
G.Leda
quarta-feira, 2 de setembro de 2020
Seminário internacional sobre integração lavoura-pecuária-floresta começa hoje
Começa hoje e vai até o dia 4 de setembro o Seminário internacional "Sistemas agrossilvipastoris na América Latina e Caribe: pesquisa e experiência". Palestrantes do Brasil e de mais sete países da América Latina e Caribe irão apresentar os sistemas agrossilvipastoris a produtores, técnicos, comunidade científica e interessados no tema, e ainda trocar experiências das instituições de pesquisa que estudam e realizam experimentos nesses sistemas no Brasil, Argentina, Paraguai, Uruguai, México, Colômbia, Chile e Cuba. O seminário, aberto gratuitamente a todos os públicos, será realizado entre 16h e 19h e será transmitido online por meio do canal da Embrapa no YouTube: https://www.youtube.com/Embrapa.
Hoje é o dia do Brasil e da Colômbia. Da parte do Brasil, quem irá palestrar será Renato Rodrigues, pesquisador da Embrapa Solos e diretor da Rede ILPF, e Luciano Muniz, produtor em Pindaré-Mirim-MA. Da Colômbia, são o pesquisador do Centro de Pesquisa em Sistemas Sustentáveis de Produção Agropecuária - Cipav, Julian Chara, e o produtor de El Doncello, Caquetá, Adrian Chindicué. A abertura do evento ficará por conta de Maria de Lourdes Mendonça, chefe-geral da Embrapa Cocais, e de Ana Maria Lupi, coordenadora da Rede Argentina de Ciência e Tecnologia Florestal.
O evento foi uma articulação da Embrapa Cocais, unidade da Embrapa no Maranhão, e tem coordenação das seguintes instituições, por país participante: Brasil - Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária/Embrapa Cocais, Associação Rede ILPF e Gintegra; Argentina - Rede Argentina de Ciência e Tecnologia Florestal – Conicet; Chile - Instituto de Ciências Agroalimentares, Animais e Ambientais - Universidade de O'Higgins; Colômbia - Centro de Pesquisa em Sistemas Sustentáveis de Produção Agropecuária; Cuba - Estação Experimental de Pastos e Forragens Indio Hatuey; México - Rede Temática de Sistemas Agroflorestales de México; Paraguai - Faculdade de Ciências Agrárias - Universidade Nacional de Assunção; Uruguai - Polo Agroflorestal - Casa da Universidade de Cerro Largo - Universidade da República e Rede Global de Sistemas Agrossilvipastoris.
Para conferir a programação e mais detalhes do evento acesse https://www.embrapa.br/web/portal/busca-de-eventos/-/evento/430060.
Paciente do HU-UFMA vê por meio de videochamada familiares que não tinha contato há cinco anos
Momento foi organizado por profissionais que perceberam que ela desejava saber notícias de sua família
Dia 28 de agosto de 2020. Talvez mais um dia para a maioria das pessoas, mas não para a equipe multiprofissional da Unidade de Clínica Médica do Hospital Universitário da UFMA (HU-UFMA) e para a Ana Paula Gama Barbosa, 46, pessoa em situação de rua que estava internada na Instituição. Essa data ficará marcada de uma forma bem especial. Após cerca de cinco anos longe de sua família que mora em Belém, foi proporcionado um lindo e emocionante encontro por videochamada, entre a Ana Paula, sua mãe e demais parentes. Como tudo isso foi possível? Com o empenho de uma equipe que não viu apenas o contexto clínico, mas enxergou o ser humano por completo, com suas histórias, suas especificidades.
Com o coração acelerado, com a ansiedade de quem conta os minutos para ver alguém que admira, a paciente que conquistou a todos da equipe com seu jeito doce, sob os olhos atentos dos profissionais envolvidos, vibrou de alegria quando finalmente o tablet lhe transmitiu a imagem em tempo real de sua querida mãe, Arlete Gama Barbosa. A alegria do outro lado da tela também contagiou a todos. Foi um reencontro carregado de boas notícias, de sorrisos largos e de lágrimas de emoção. Como o destino é cheio de surpresas, a Paula soube que naquele mesmo dia, seu sexto neto estava dando os primeiros sinais de que queria chegar ao mundo.
Ana Paula é natural de Cachoeira do Arari, no Pará, conseguia seu dinheiro vendendo bombom no Terminal da Praia Grande e por ali passava boa parte de seu tempo desde que chegou a São Luís. Iniciou recentemente um atendimento no ambulatório de Ginecologia do HU-UFMA, mas foi transferida para o Serviço de Endocrinologia para tratar a diabetes que estava descompensada. Diante do seu quadro de saúde precisou ser internada no dia 05 de agosto para fazer o acompanhamento adequado.
Com a aproximação do dia em que ela teria condições de alta, uma preocupação tomou conta da equipe multiprofissional, sobretudo a do Serviço Social e da Psicologia. A assistente social Leila Moraes Nogueira Azevedo explica o que chamou a atenção deles “Diante da fragilidade e vulnerabilidade social muito forte, conversamos com a equipe médica e não poderia ser dada a alta nas condições que ela apresentava. Pois ela era uma pessoa em situação de rua, não tinha vínculos familiares no Maranhão e não sabia o paradeiro dos familiares. A nossa preocupação era como ela iria fazer para manter a sua saúde, manter uma boa alimentação, tomar os medicamentos corretamente, voltando para o mesmo ambiente em que ela vivia antes. Isso nos trouxe uma inquietação.”
Diante desse contexto, foi acionada a Rede Socioassistencial, entrando em cena a Secretaria Municipal de Assistência Social, que é quem gerencia os abrigos institucionais, local de acolhimento para as pessoas nessas condições. Com isso, foi possível ir além da questão de possibilitar um abrigo que pudesse recebê-la na situação em que ela se encontrava. Eles recuperaram o histórico familiar e fizeram o contato com a família. Com isso, grandes descobertas e novas possibilidades despontavam, pois, ir para um abrigo já não seria mais necessário, uma vez que sua família mostrou total interesse em recebê-la de volta.
A residente de Serviço Social, Clara Juliana dos Santos Reis, diante da história da vendedora de bombom, fez o contato com a Secretaria vislumbrando um futuro melhor a essa mulher “Se nós tivéssemos ficado só aqui no nosso mundinho, talvez não conseguiríamos ir tão longe. A importância do funcionamento eficaz dessa rede é fundamental. Ela poderia ter sido mais uma pessoa em situação de rua a procurar o serviço de saúde, que teria sua enfermidade resolvida e pronto. Mas houve uma preocupação com o pós-alta. Essa foi a grande motivação em termos feito esse trabalho de formiguinha, com esse olhar mais humanizado, com um olhar não focado apenas na doença, mas no todo, como uma pessoa de direitos que ela tem” enfatiza.
Nesse contexto, outra importante personagem nessa história se mostrou fundamental também. É a Dona Cristina, como carinhosamente Ana Paula a identifica. Ela tem sido uma grande amiga, que se colocou à disposição para receber a Paula em sua casa até que tudo se resolva para seu retorno a Belém. Diante do interesse, ela se reuniu com a equipe para ser orientada quanto aos cuidados que a Paula precisaria receber durante esses dias. Ela tem uma lanchonete no terminal da Praia Grande e lá a afinidade foi construída.
O residente de Psicologia, Marcos Abraão Borges Santos, destaca como foi importante ter o olhar individualizado para a história dela “Sempre estivemos preocupados com o que ela sentia, com sua história, ouvindo sua opinião, focando no protagonismo e autonomia do sujeito, pois esse foi um caso que convidou todo mundo a trabalhar junto. De fato, nos toca, nos emociona, mas nossa função foi só pavimentar o caminho para que ela trilhe novas experiências”.
Por isso, é fundamental o Plano Terapêutico Singular- PPS, como afirma a assistente social Leila. “Precisamos ter a compreensão de que o usuário que está aqui hospitalizado, apresenta um problema clínico, mas também traz consigo suas vivências, tanto suas cargas positivas como negativas. Cabe a nós dar o suporte enquanto equipe multiprofissional, cada um dentro da sua especificidade de atuação, para conseguirmos discutir e tomar as melhores decisões. ”
E quando questionada se ficou feliz, a Ana Paula nem pensou duas vezes. “Estou muito feliz. Estava com muita saudade de todos. É uma alegria ver que estão todos bem. Agradeço a todos por esse presente, que foi rever minha família” pontuou.
Assinar:
Postagens (Atom)