A Prefeitura de São Luís participou durante esta quarta-feira (3) do “Seminário Alusivo ao Dia Internacional da Pessoa com Deficiência – Rememorando Resistências” realizado no auditório da Defensoria Pública do Estado do Maranhão, na Praia Grande. Na ocasião, foram apresentadas as ações desenvolvidas pelo Município na área da assistência social para a garantia dos direitos da pessoa com deficiência.
“O prefeito Edivaldo definiu como uma das diretrizes da Secretaria da Criança e Assistência Social (Semcas) que os direitos da pessoa com deficiência sejam garantidos em nossa cidade. Este ano entregamos o Centro Dia e a Residência Inclusiva, espaços que acolhem pessoas com deficiência e trabalham o resgate de sua autonomia”, ressaltou a titular da Semcas, Andréia Lauande.
A secretária lembrou que a capital maranhense se destaca no cenário nacional no cumprimento de ações direcionadas a pessoas com deficiência, como a adesão ao Plano Viver Sem Limites, da Secretaria Nacional dos Direitos Humanos. O Plano Viver Sem Limites compreende quatro eixos de atuação: educação, saúde, acessibilidade e inclusão, sendo este último eixo de responsabilidade da Assistência Social.
De acordo com o presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Márcio Azevedo, a Prefeitura avançou nas conquistas e garantia de direitos da pessoa com deficiência. “Há um reconhecimento dos avanços que o movimento conquistou na gestão atual, principalmente na área da assistência social, mas acreditamos que é necessário que se faça mais e é nosso papel acompanhar e fiscalizar para que mais avanços aconteçam”, afirmou.
Segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), existem mais de um milhão de pessoas com deficiência no Maranhão, sendo que aproximadamente 250 mil moram em São Luís. Para atendimento na área de assistência social a Prefeitura disponibiliza além do Centro Dia e da Residência Inclusiva, o Serviço de Proteção Social Básica no Domicilio para Pessoas com Deficiência e Idosas, além dos 20 Centros de Referência em Assistência Social (Cras).
O “Seminário Alusivo ao Dia Internacional da Pessoa com Deficiência – Rememorando Resistências” é uma iniciativa do Fórum Maranhense das Entidades de Pessoas com Deficiência e Patologia, em parceria com o Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência.
DIA INTERNACIONAL
O Dia Internacional da Pessoa com Deficiência foi instituído em 1998 pelas Nações Unidas. O objetivo principal é conscientizar a população a respeito da importância de assegurar uma melhor qualidade de vida a todos os deficientes ao redor do planeta, assegurando direitos e devere
Nenhum comentário:
Postar um comentário