quinta-feira, 4 de dezembro de 2014

Prefeitura recebe troféu Destaque Ambiental 2014 por projeto de reciclagem de pneus


A Prefeitura de São Luís, por meio da Secretaria de Obras e Serviços Públicos (Semosp), recebeu na tarde desta quinta-feira (4) o troféu Destaque Ambiental de 2014. A homenagem foi realizada durante a solenidade de entrega do Prêmio Melhoria da Qualidade do Ar 2014, da Federação das Empresas de Transportes Rodoviários dos Estados do Ceará, Piauí e Maranhão (Cepimar) em parceria com o Serviço Social do Transporte (Sest) e o Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte (Senat).

O troféu é resultado do trabalho de reciclagem de pneus realizado pela Prefeitura de São Luís. Na ocasião, o titular da Semosp, Antonio Araújo, ressaltou que o trabalho é fruto do comprometimento do prefeito Edivaldo com as questões ambientais. “São de políticas como essas adotadas pelo prefeito Edivaldo que necessitamos para a melhoria da qualidade de vida. A Semosp é um instrumento dessa política, mas todos nós como cidadãos temos compromisso com a qualidade do ar. Portanto, a Prefeitura não é a única agraciada com esse troféu, mas toda a cidade está dando exemplo para o país”, disse.

O projeto de reciclagem de pneus segue um trabalho sistemático. Os pneus são recolhidos das ruas, terrenos baldios e de pequenos geradores como borracharias, oficinas de lanternagens e empresas de transportes. Depois o material é ecologicamente reutilizado, sem oferecer danos ao meio ambiente e evitando o armazenamento inadequado, que provoca o acúmulo de água e a proliferação do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue.

Em média, 7 mil pneus são retirados mensalmente das vias urbanas da cidade. Nos últimos dois anos, foram recolhidos aproximadamente 115 mil pneus. Por meio de parceria, todo o material é reaproveitado pela Reciclanip, empresa ligada à Associação Nacional da Indústria de Pneumáticos. O convênio prevê que os pneus coletados sejam transportados para usinas de fabricação de cimento em João Pessoa (PB), Feira de Santana (BA) e Sobral (CE).

A supervisora do Conselho Regional Nordeste do Sest-Senat, Amanda Leitão, reforçou a importância do projeto de reciclagem de pneus. “Juntos, estamos dando a nossa contribuição para garantir um futuro melhor para as novas gerações. A Prefeitura de São Luís está de parabéns pelo trabalho que vem desenvolvendo através da reciclagem dos pneus. A iniciativa é um exemplo para todo o Brasil. Se outras cidades adotassem métodos semelhantes, certamente teríamos um resultado bem melhor em relação à preservação do meio ambiente”, afirmou.

O recolhimento de pneus inservíveis para o reaproveitamento contribui para a preservação do meio ambiente e para a melhoria da saúde pública. A queima dos pneus dispostos inadequadamente produz um resíduo oleoso que contamina o solo e o lençol freático, além de intensa fumaça preta contendo produtos químicos responsáveis pe

Prefeitura encerra curso Cuidador de Idoso




A Prefeitura de São Luís concluiu a capacitação de mais uma turma do curso “Alimentação Saudável e Cuidados Necessários ao Idoso – Cuidador de Idoso”. O curso foi ministrado para 20 pessoas que receberam o certificado de conclusão nesta quinta-feira (4). As ações são desenvolvidas através da Secretaria de Segurança Alimentar (Semsa) que desde 2013 já capacitou cerca de cem pessoas a partir da formação.

Segundo a titular da Semsa, Fatima Ribeiro, esta é uma ação que atua em dois pontos específicos das diretrizes de governo da gestão do prefeito Edivaldo, o tratamento digno e melhoria da qualidade de vida para a população idosa em conjunto com a geração de emprego e renda. Ela informou que dos alunos capacitados desde o início do trabalho no ano passado, 90% estão inseridos no mercado de trabalho.

“O envelhecimento é uma fase que precisa ser compreendida e isso inclui cuidados adequados, o prefeito Edivaldo tem um carinho especial pelos idosos e sabe da importância de ações como esta para a melhoria da qualidade de vida dessa população. Esse curso vai ajudar quem trabalha com idoso e seus familiares”, ressaltou Fatima Ribeiro.

A importância do curso para a formação profissional foi destacada pelos participantes, como Alcionira Gomes Carvalho, 37 anos. “Eu precisava de uma reciclagem e o curso foi importante, pois vai me ajudar a melhorar o serviço que realizo. Eu aprendi muito”, comentou. Para a nutricionista, Marylana Ferreira Araújo, 21 anos, o processo de reciclagem também foi importante. “Eu que já estou na área alimentar posso conseguir mais oportunidades de trabalho com a capacitação”, relatou.

De acordo com a gerontóloga e coordenadora do curso, Ana Teresa Ramos, os cuidadores têm como atribuição além de cuidar da saúde e higiene pessoal, conversar e acompanhar os idosos, colaborando para uma atenção diferenciada. “É na companhia dos cuidadores que os idosos se permitem viver como realmente são. Com isso, o tempo em família é mais bem utilizado”, afirmou.

Ela ressaltou a importância das pessoas se prepararem para essa fase da vida e que o número de pessoas que optam pelo apoio dos cuidadores de idosos tem aumentado. “Os cuidadores podem ser familiares ou terceiros, mas devem estar treinados para cuidar deste público”, alertou a coordenadora Ana Teresa Ramos.

Durante o curso, os participantes recebem orientações desde a alimentação saudável até os cuidados em relação a doenças associadas à velhice como diabetes, hipertensão, colesterol alto, entre outras. O curso possui 100 horas aulas no período de três meses. A capacitação é realizada em parceria com a Fundação Sousândrade, Universidade Federal do Maranhão (UFMA), nutricionistas, médicos, gerontológos e demais profissionais especializados no cuidado com o idoso.



NÚMEROS

De acordo com pesquisa da empresa norte-americana Nielsen, feita em diversos países, 49% das pessoas teme se tornar um fardo para família ou amigos ao envelhecer; e 54% temem o abandono ou ida para lares de idosos. A pesquisa aponta que 22% dos brasileiros desejam morar com seus filhos ou familiares na fase do envelhecimento e que 44% querem permanecer em suas casas com seu cônjuge. Dados da Organização Mundial de Saúde (OMS) apontam que até o 2050 mais de 2 bilhões de pessoas no mundo terão mais de 60 anos de idade, por isso, a necessidade de estar preparado para esta fase da vida.

Prefeitura oferece aulas de pilates para gestantes na Liberdade


A Prefeitura de São Luís disponibilizou durante este ano aulas de pilates específicas para gestantes no Centro de Saúde da Liberdade. O encerramento do cronograma de 2014 foi marcado por uma aula especial na manhã desta quinta-feira (4). A oferta do serviço na rede municipal de saúde segue determinação do prefeito Edivaldo para fortalecimento das ações na área de atenção básica e saúde preventiva.

De acordo com a diretora-geral do Centro de Saúde da Liberdade, Gabriela Diniz, a implantação das aulas de pilates para as gestantes integra as ações de acompanhamento do pré-natal. “A ideia é ampliarmos os serviços, por isso, além da oferta dessa atividade para os idosos, também decidimos efetuar aulas para grávidas, como mais uma opção na assistência prestada no pré-natal”, explicou a diretora.

Com o encerramento do cronograma deste ano, as gestantes interessadas no serviço deverão se inscrever a partir de janeiro de 2015 para participarem das aulas. Para efetuar a inscrição, a gestante deverá comparecer ao Centro de Saúde da Liberdade e apresentar documentos pessoais, como carteira de identidade e cartão do SUS.

Segundo a fisioterapeuta Karla Cristina Oliveira, responsável pelas aulas de pilates, as atividades são importantes para o futuro parto. “Com estes exercícios, as gestantes trabalham melhor a postura e a respiração, itens fundamentais para que a mesma esteja preparada na hora do parto e tenha uma gravidez saudável”, afirmou.

Ela explicou que a prática do pilates oferece exercícios de baixo impacto e com poucas repetições. Com a técnica, é possível que o paciente evite desgaste das articulações e dos músculos, proporcionando resultados eficazes aos pacientes.

O benefício é confirmado pela estudante Dulcicléia Ferreira Alves, 16 anos, que está grávida de seis meses. “Depois das aulas, estou me sentindo bem melhor. Já faço alguns exercícios em casa, para poder ter uma gravidez ainda mais positiva”, disse a estudante, que participou assiduamente das atividades oferecidas neste ano.

Prefeitura apresenta ações para garantia de direitos de pessoas com deficiência


A Prefeitura de São Luís participou durante esta quarta-feira (3) do “Seminário Alusivo ao Dia Internacional da Pessoa com Deficiência – Rememorando Resistências” realizado no auditório da Defensoria Pública do Estado do Maranhão, na Praia Grande. Na ocasião, foram apresentadas as ações desenvolvidas pelo Município na área da assistência social para a garantia dos direitos da pessoa com deficiência.

“O prefeito Edivaldo definiu como uma das diretrizes da Secretaria da Criança e Assistência Social (Semcas) que os direitos da pessoa com deficiência sejam garantidos em nossa cidade. Este ano entregamos o Centro Dia e a Residência Inclusiva, espaços que acolhem pessoas com deficiência e trabalham o resgate de sua autonomia”, ressaltou a titular da Semcas, Andréia Lauande.

A secretária lembrou que a capital maranhense se destaca no cenário nacional no cumprimento de ações direcionadas a pessoas com deficiência, como a adesão ao Plano Viver Sem Limites, da Secretaria Nacional dos Direitos Humanos. O Plano Viver Sem Limites compreende quatro eixos de atuação: educação, saúde, acessibilidade e inclusão, sendo este último eixo de responsabilidade da Assistência Social.

De acordo com o presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Márcio Azevedo, a Prefeitura avançou nas conquistas e garantia de direitos da pessoa com deficiência. “Há um reconhecimento dos avanços que o movimento conquistou na gestão atual, principalmente na área da assistência social, mas acreditamos que é necessário que se faça mais e é nosso papel acompanhar e fiscalizar para que mais avanços aconteçam”, afirmou.

Segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), existem mais de um milhão de pessoas com deficiência no Maranhão, sendo que aproximadamente 250 mil moram em São Luís. Para atendimento na área de assistência social a Prefeitura disponibiliza além do Centro Dia e da Residência Inclusiva, o Serviço de Proteção Social Básica no Domicilio para Pessoas com Deficiência e Idosas, além dos 20 Centros de Referência em Assistência Social (Cras).

O “Seminário Alusivo ao Dia Internacional da Pessoa com Deficiência – Rememorando Resistências” é uma iniciativa do Fórum Maranhense das Entidades de Pessoas com Deficiência e Patologia, em parceria com o Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência.



DIA INTERNACIONAL

O Dia Internacional da Pessoa com Deficiência foi instituído em 1998 pelas Nações Unidas. O objetivo principal é conscientizar a população a respeito da importância de assegurar uma melhor qualidade de vida a todos os deficientes ao redor do planeta, assegurando direitos e devere