sexta-feira, 12 de setembro de 2014

Secretaria Municipal de Educação (Semed),participa de seminário sobre bibliotecas públicas e escolares


A Prefeitura de São Luís, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed), participou na manhã desta quinta-feira (11) do “Seminário Estadual de Bibliotecas Públicas e Escolares e Ética Profissional”. O evento segue até esta sexta-feira (12), na Universidade Federal do Maranhão (UFMA) e é promovido pelo Conselho Federal de Biblioteconomia em parceria com o Conselho Regional de Biblioteconomia da 13ª região.

O seminário visa promover o debate em torno da realidade e da atual situação das bibliotecas públicas e escolares no Maranhão e das políticas públicas em desenvolvimento. Também foram discutidos a Lei nº 12.224/2010, que trata da universalização das bibliotecas nas instituições de ensino do país, e o Projeto de Lei nº 3.737/2012, que dispõe sobre princípio de universalização das bibliotecas públicas no Brasil e o Plano Nacional de Educação.

O secretário municipal de Educação, Geraldo Castro Sobrinho, participou de mesa-redonda com a professora Doutora Eliane Lourdes da Moro, da Faculdade de Biblioteconomia e Comunicação da Universidade Federal do Rio Grande de Sul, sobre bibliotecas públicas escolares. Já na palestra intitulada “Políticas Públicas de Bibliotecas Escolares no Maranhão”, Geraldo Castro especificou a realidade da rede municipal de ensino e apresentou as ações em desenvolvimento e previstas para execução pela Prefeitura de São Luís.

Na oportunidade, o titular da pasta de Educação reafirmou ainda a determinação do prefeito Edivaldo de garantir que, em São Luís, nenhuma escola será construída sem biblioteca. “Há uma estreita relação entre o uso das bibliotecas escolares e o bom desempenho dos estudantes. Como educadores, entendemos a imensa importância do profissional da área de Biblioteconomia para gerir esse ambiente de descobertas e expansão do conhecimento”, afirmou Geraldo Castro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário