quarta-feira, 30 de junho de 2021
PGR quer esperar fim da CPI para decidir se investiga Bolsonaro
Manifestação foi enviada à ministra Rosa Weber, relatora de Pet apresentada por senadores para que PGR já denuncie o presidente Jair Bolsonaro.
A Procuradoria-Geral da República requereu à ministra Rosa Weber, do STF, que não dê prosseguimento, neste momento, ao pedido de três parlamentares para que a Corte determine ao Ministério Público que denuncie o presidente da República, Jair Bolsonaro, por suposto crime de prevaricação.
Para o vice-procurador-geral da República, Humberto Jacques de Medeiros, é oportuno que o MP aguarde a conclusão das apurações pela CPI, em vez de instaurar uma investigação concorrente sobre os mesmos fatos envolvendo a vacina Covaxin.
A manifestação foi enviada nesta terça-feira, 29, à ministra relatora da Pet 9.760, formulada pelos senadores Randolfe Rodrigues (Rede/AP), Fabiano Contarato (Rede/ES) e Jorge Kajuru (Pode/GO).
"Se o Poder Legislativo está a investigar com excelência comportamentos aparentemente ilícitos com todas as competências necessárias, qual seria o motivo para que no Supremo Tribunal Federal se abra uma investigação concorrente, tomada por freios e contrapesos institucionais e sem igual agilidade?", pontua Medeiros, destacando que a independência do Congresso permite que as apurações da CPI sejam mais céleres do que no sistema de Justiça.
Ainda segundo o vice-PGR, seria "por demais extraordinário" se o Ministério Público saltasse de uma notícia-crime para uma ação penal, como pleiteiam os senadores, sem a necessária realização de uma investigação - etapa processual que tem sido conduzida "com inigualáveis diligência e zelo pela Comissão Parlamentar de Inquérito da Pandemia". Os resultados dessa investigação, de acordo com a Constituição, devem ser remetidos oportunamente ao MP para a responsabilização dos eventuais culpados.
"A formação da opinio delicti - constitucionalmente reservada ao Ministério Público - impõe lastro probatório sólido recolhido em fase pré-processual. Materialidade, autoria, certeza fática, provas hígidas, demonstração categórica de todos os elementos do tipo penal, infirmação de exculpantes, negativa de todos os álibis e dissolução antecipada de todas as teses de defesa são elementos necessários para o Parquet propor uma ação penal sólida e consequente. Não é um juízo nem superficial, nem por impulso. É isso que a Constituição espera do órgão ao provocar com independência o Poder Judiciário."
Ele também destaca que já existe apuração criminal e cível em andamento no núcleo de combate à corrupção da Procuradoria da República no Distrito Federal sobre a aquisição da vacina Covaxin.
Por fim, o vice-PGR pede à ministra Rosa Weber que, caso entenda diferentemente, reabra a oportunidade para que "a Procuradoria-Geral da República se pronuncie sobre a conveniência, a oportunidade e as diligências iniciais necessárias em um inquérito sob a jurisdição do Supremo Tribunal Federal sobre a fração das apurações da Comissão Parlamentar de Inquérito trazida ao conhecimento da Corte Constitucional".
- Processo: Pet 9.760
Leia a íntegra da manifestação.
Informações: MPF
e Migalhas
Veja como foi a sessão da Corte Especial do STJ
Ministros se reúnem para julgamento por videoconferência.
Ministros da Corte Especial do STJ se reuniram nesta quarta-feira, 30, para julgamento por videoconferência. A sessão durou apenas alguns minutos para julgamento de um embargo em ação penal contra o ex-presidente do TCE/AP, que foi negado.
Na pauta estava o recebimento da denúncia oferecida pela PGR contra o governador do Amazonas, Wilson Lima. Os ministros, no entanto, não chamaram o caso a julgamento.
O relator, ministro Francisco Falcão, informou que a Polícia Federal apresentou novos documentos relacionados às investigações, após o encerramento do prazo fixado para a manifestação da defesa.
Diante de novos elementos que compõem o acervo probatório dos autos, bem como de requerimentos formulados por alguns dos acusados para a renovação do prazo para manifestação, foi retirado o feito da pauta.
quinta-feira, 24 de junho de 2021
Prefeitura de São Luís implantará Plataforma Integrada do Turismo
A Prefeitura de São Luís fará o mapeamento de equipamentos turísticos como bares, agências, hotéis, entre outros, a partir da implantação da Plataforma Integrada do Turismo (PIT), programa criado pela Secretaria de Estado de Cultura e Turismo de Minas Gerais (Secult) e, agora, cedido à Secretaria Municipal de Turismo de São Luís (Setur). O objetivo é reunir, em um só lugar, informações qualificadas para gestão turística municipal, planejamento territorial e marketing do destino.
A Setur São Luís é o primeiro município do Maranhão a receber a plataforma, o que comprova o compromisso da gestão do prefeito Eduardo Braide em buscar alternativas para transformar São Luís em um destino turístico cada vez mais inteligente. “Por meio dessa plataforma, a Setur terá ainda mais informações sobre o crescimento da cidade. Os próprios estabelecimentos poderão fazer seu cadastro e inserir informações necessárias. Assim, poderemos direcionar melhor ações da Setur de acordo com o perfil do nosso turista”, disse o secretário municipal de Turismo, Saulo Santos.
A plataforma vai somar com as atividades já realizadas pela Coordenação de Análise Mercadológica da Setur, que busca dados e realiza pesquisas sobre o turismo em São Luís. “As nossas pesquisas são realizadas em parceria com o Observatório do Turismo da cidade de São Luís e têm como foco analisar o fluxo turístico para nortear as ações da Setur. Com a plataforma, vamos ter dados atualizados como endereços, telefones e outras informações dos estabelecimentos que vão contribuir com os turistas e a secretaria também”, explicou a coordenadora de Análise Mercadológica da Setur, Brenda Leite.
Com a plataforma, será possível reduzir a tramitação de papel, fornecer uma base de informações para o planejamento, gestão e promoção da atividade turística aplicados à realidade de cada região. Esta ferramenta se torna um inventário turístico que pode ser atualizado constantemente.
quarta-feira, 23 de junho de 2021
Prefeito Eduardo Braide acompanha dia da vacinação de jovens de 18 anos contra Covid-19 e já destaca próximas etapas da campanha
São Luís se tornou, nesta terça-feira (22), a primeira capital brasileira a encerrar a vacinação de jovens de 18 anos sem comorbidades. O prefeito Eduardo Braide acompanhou o atendimento nos centros municipais de vacinação. Em cinco meses de campanha, 80,01% da população adulta da cidade recebeu a primeira dose do imunizante.
“São Luís é a primeira capital a vacinar jovens de 18 anos sem comorbidades. Com isso vacinamos todos os públicos prioritários estabelecidos pelo Plano Nacional de Imunização e todas as faixas etárias. Quem ainda não conseguiu tomar a primeira dose da vacina pode ficar tranquilo, assim que recebermos mais doses vamos iniciar um novo calendário de segunda chamada até chegarmos a 100% da nossa população adulta vacinada. Nossa cidade vai seguir sendo a capital brasileira da vacina”, assegurou o prefeito Eduardo Braide, destacando o empenho das equipes de saúde municipais e o seu compromisso em salvar vidas por meio da vacinação.
A estudante Milla Dias, 18 anos, preferiu a comodidade do drive-thru do Espaço Reserva, ao lado do Shopping da Ilha, no Maranhão Novo. Ela chegou ao local nervosa, mas após a aplicação da dose o sentimento era de tranquilidade. “Eu estava ansiosa para me vacinar logo. Todos os dias ficava atenta ao calendário da Prefeitura e vim logo para não perder a oportunidade”, disse.
Já Esther Dutra, 18 anos, recebeu a primeira dose do imunizante no Centro Municipal de Vacinação (CMV) da Universidade Estadual do Maranhão (Uema). “Fiquei muito aliviada por poder me vacinar logo. Na minha família só faltava eu. Agora é esperar a segunda dose”, comentou.
Próximas etapas
Com a vacinação dos jovens de 18 anos sem comorbidades, a Prefeitura de São Luís já se prepara para as próximas etapas da campanha de vacinação contra Covid-19.
“Nossa prioridade será a vacinação dos retardatários. Tivemos pessoas que não se vacinaram por não conseguirem sair a tempo do trabalho ou por terem outro compromisso no mesmo dia. Além disso, muitas estavam gripadas ou contaminadas pelo novo Coronavírus e foi preciso dar tempo para que elas se recuperassem. Todas estas pessoas serão convocadas novamente assim que recebermos mais doses de vacina”, disse.
O prefeito Eduardo Braide também esclareceu como fica a situação dos adolescentes de 12 a 17 anos. “A Anvisa já autorizou o uso da vacina da Pfizer para este público. No entanto, é preciso primeiro que o Ministério da Saúde inclua esta parcela da população no Plano Nacional de Imunização e encaminhe doses específicas para que eles sejam imunizados. Nós temos a estrutura e o planejamento necessário para vacinar todos os adolescentes de 12 a 17 anos assim que tivermos vacina”, afirmou.
Entre as próximas etapas da campanha também está a aplicação da segunda dose, que deve ficar mais intensa a partir do início de julho, que é quando inicia o período de reforço para o público vacinado com AstraZeneca ou Pfizer. De acordo com determinação do Ministério da Saúde, o intervalo entre a primeira e a segunda dose para quem toma qualquer um destes imunizantes é de três meses.
Além disso, o prefeito Eduardo Braide assegurou que toda a estrutura de vacinação montada continuará em funcionamento até o fim da campanha.
Prefeitura de São Luís capacita profissionais do transporte coletivo para boas práticas de atendimento aos passageiros
Atendendo à orientação do prefeito Eduardo Braide de garantir mais respeito e cidadania da pessoa com deficiência e também com os idosos, a Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes (SMTT) deu início, na manhã desta terça-feira (22), às ações do projeto AtitudEduca. A ação visa capacitar motoristas e cobradores de São Luís para oferecer uma abordagem mais humanizada a esta parcela da população que usa o transporte coletivo na capital maranhense.
O treinamento, que começou pelos colaboradores da Viação Primor, segue até esta quinta-feira (24), e é feito pela Coordenação de Educação para o Trânsito (Coetran/SMTT) com apoio da Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência (Semeped). São aulas práticas e teóricas sobre a realidade das pessoas que precisam de auxílio para embarcar e desembarcar nos transportes coletivos. A programação contará também com simulado de atendimento.
"A gestão Eduardo Braide nos seis primeiros meses já avançou e muito na melhoria da prestação dos serviços de transporte público em São Luís. São diversas ações que vão desde o incremento da frota, o cuidado sanitário nos coletivos e terminais até a capacitação destes profissionais. Nossa ouvidoria detectou que as reclamações estavam mais relacionadas às atitudes e por isso estamos dando início a este projeto com palestras e simulação de atendimento para sensibilizar usuários e colaboradores das empresas prestadoras de serviços para garantir uma acessibilidade plena às pessoas com deficiência", destacou o titular da SMTT, Cláudio Ribeiro.
Com o tema "Motorista consciente Educação presente", o projeto será levado a todas as empresas de transporte urbano na capital, terminais de integração e outros pontos da cidade. A ação faz parte da política municipal de direitos da pessoa com deficiência.
"O projeto vai exatamente onde é nossa maior barreira que é a atitude, porque não adianta a frota estar adaptada se o motorista se nega a levar a pessoa com deficiência ou não tem empatia. Toda a acessibilidade cai por terra e por isso o trabalho de educação para o trânsito é essencial, pois trabalha com as pessoas que executam os serviços, que estão na ponta e que possam ser divulgadores dessa educação, de um atendimento de qualidade correto para qualquer pessoa com a mobilidade reduzida", pontuou o secretário municipal da Pessoa com Deficiência, Carlivan Braga.
Com uma frota totalmente acessível, a diretoria da Viação Primor vê a parceria com bons olhos. "Os colaboradores foram muito receptivos ao projeto e nossa missão é melhorar o atendimento aos passageiros. Vai dar muito certo", afirmou a diretora da empresa, Natália Aguiar.
Motorista da empresa há seis anos, Aldair José Alves garante que aprendeu muito na palestra que assistiu. "É sempre bom a gente aprender cada vez mais e o curso ensina a gente a lidar com as pessoas com deficiência. Isso é maravilhoso", finalizou o colaborador.
quarta-feira, 16 de junho de 2021
Em entrevista, Flávio Dino anuncia visita de Lula ao Maranhão
Durante entrevista à Rádio Bandeirantes, o governador Flávio Dino (PCdoB) comentou sobre uma possível nova visita do ex-presidente Lula ao Maranhão.
Questionado sobre a possibilidade de seu nome compor como pré-candidato a vice uma chapa encabeçada pelo petista, Dino reforçou que a prioridade do momento são as emergências da pandemia e que a discussão acerca desse assunto, só deverá acontecer em 2022.
De saída do PCdoB, o governador fez referência a um projeto em votação na Câmara que cria as federações partidárias. Segundo ele, a definição sobre para qual partido irá migrar, deverá acontecer após a votação.
“Estou vendo ainda. Tem que definir antes as regras jurídicas da eleição. Na semana passada houve uma votação na Câmara de um projeto que cria as federações partidárias, permitindo a união de partidos. Vamos esperar essa votação para definir. Não há muita agonia porque temos prazo, mas a questão principal é essa: convergir, unir e ver quais são as regras do jogo. A ida ao PSB é uma possibilidade, ainda não é uma decisão”, ressaltou Flávio Dino.
Fonte Silvia Tereza
Prefeitura de São Luís investe na capacitação de empreendedores da Feirinha São Luís
A Prefeitura de São Luís, por meio da Secretaria Municipal de Agricultura, Pesca e Abastecimento (Semapa), em parceria com a Associação Comercial do Maranhão e o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae Maranhão) deu início às atividades do projeto Empreender voltado para qualificar produtores e empreendedores de feiras e mercados da capital.
A atividade é parte do programa Qualifica Feiras e Mercados e integra as ações do prefeito Eduardo Braide para incrementar e fomentar os pequenos negócios da cidade. O Empreender é uma consultoria e, a princípio, está voltada para a capacitação que envolve o núcleo setorial da Feirinha São Luís.
“O projeto Empreender integra o programa Qualifica Feiras e Mercados, lançado pelo prefeito Eduardo Braide e que se caracteriza por preparar feirantes, gestores de feiras livres e mercados de São Luís, com um programa de qualificação permanente, focado em uma atuação empreendedora. Desta forma, o projeto Empreender vem fortalecer esta iniciativa, pois trata-se de um plano de formação continuada, que desenvolve o associativismo. Dentro do programa macro, temos programações bimestrais de capacitações voltadas aos feirantes das feiras livres e também da Feirinha São Luís”, destacou o titular da Semapa, Liviomar Macatrão.
Ao todo, foram convidados a participar do projeto 180 empreendedores cadastrados pela Prefeitura. O objetivo é capacitar estes comerciantes para que possam desenvolver as potencialidades dos seus negócios com ações que compreendem desde o planejamento, passando pelo desenvolvimento até a divulgação de seus produtos.
Por conta das medidas restritivas impostas pela pandemia, os empreendedores foram divididos em duas turmas, sendo que a primeira se reuniu na segunda-feira (14) e a segunda, na terça (15). As ações formativas ocorrerão de forma híbrida, com encontros presenciais e também virtuais.
O evento de lançamento do projeto Empreender foi realizado no auditório da Associação Comercial do Maranhão. Estiveram presentes, além do secretário da Semapa, Liviomar Macatrão, o gestor da unidade do Sebrae de São Luís, Francisco Gilson Menezes e o presidente da Associação Comercial do Maranhão, Cristiano Barroso Fernandes.
O Qualifica Feiras e Mercados beneficiará 1.600 empreendedores e visa levar capacitação para os comerciantes e gestores de feiras e mercado da capital, focando no aumento das vendas, melhoria do atendimento, segurança sanitária e também mostrar a importância da responsabilidade social do empreendedor.
terça-feira, 15 de junho de 2021
Nova aquisição do HU-UFMA permitirá cirurgia por neuronavegação
Sabemos que o ensino e a saúde andam de mãos dadas no Hospital Universitário da UFMA (HU-UFMA/Ebserh/MEC) e por esse motivo a instituição não para de crescer e investir em tecnologia de ponta para garantir cada vez mais uma assistência de qualidade. Nesse contexto, o hospital adquiriu um equipamento de cirurgia guiada por imagem (neuronavegador), com investimento de R$ 1,2 milhão do Ministério da Saúde.
No período de 08 a 10/06, foi promovido o treinamento para mais de 30 profissionais do Serviço de Neurocirurgia, juntamente com o do Centro Cirúrgico, para uso na nova tecnologia por meio de neuronavegação. O HU-UFMA é o único hospital da rede do Sistema Único de Saúde (SUS) no estado do Maranhão a dispor da tecnologia para neurocirurgia de alta complexidade.
O neuronavegador é o mais novo equipamento neurocirúrgico adquirido pelo HU-UFMA que permitirá uma assistência de maior qualidade. A tecnologia do aparelho permite a criação de imagens tridimensionais usando como referência a imagem da ressonância de crânio, além de possibilitar a visualização da lesão e das estruturas cerebrais antes e durante o procedimento cirúrgico.
Na quarta, 09/06, um paciente foi submetido a neurocirurgia para tratamento de malformação arteriovenosa já com o uso da neuronavegação. Procedimento foi realizado em uma adolescente de 14 anos que tinha uma malformação arteriovenosa cerebral. Tudo transcorreu sem intercorrências e a paciente já se encontra na enfermaria após alta da UTI. A cirurgia foi conduzida pelo especialista em neurocirurgia vascular, Alan Hass, juntamente com os neurocirurgiões Gelson Soeira, Kassandra Nunes e João Carlos Sousa Junior; a anestesista Richelane da Costa; a enfermeira Antônia Lúcia; as técnicas de enfermagem Auzirene Dourado e Fabiana Bezerra; e o técnico especialista do equipamento Henrique Figueiredo.
O neurocirurgião, Alan Hass, explicou sobre o uso e a relevância do equipamento. “A tecnologia é fundamental para tratamento de tumores e malformações vasculares cerebrais. Como exemplo nas cirurgias que abrangem áreas eloquentes (responsáveis pela fala, visão, e movimentação dos membros) o neuronavegador proporciona o máximo de segurança e precisão, evitando assim lesões e sequelas graves aos pacientes.”.
A superintendente do HU-UFMA, Joyce Lages, falou sobre os investimentos que têm sido feitos na instituição. “Estamos sempre buscando inovação e incorporação de novas tecnologias que beneficiem a assistência e permita uma melhor qualidade nos serviços prestados à população maranhense. Além de proporcionar aos nossos acadêmicos e profissionais, um ensino e uma capacitação voltados para o que há de melhor no mercado.”.
Prefeito Eduardo Braide vistoria obras do "Prefeitura no Bairro", na Cidade Operária
O prefeito Eduardo Braide acompanhou, nesta segunda-feira (14), o andamento das obras de pavimentação de ruas na Unidade 201, da Cidade Operária. Os serviços fazem parte do programa “Prefeitura no Bairro”, que contempla um conjunto de melhorias de mobilidade urbana, infraestrutura, revitalização e reestruturação de áreas da capital.
"Já foi feita a drenagem para dar fim ao alagamento aqui na região e agora estamos colocando o asfalto para garantir trafegabilidade às ruas da Cidade Operária e dignidade aos moradores, além de todas as outras ações previstas no programa, que vai levar toda a estrutura da administração municipal para proporcionar mais qualidade de vida a quem mora e trafega pelo bairro", garantiu o prefeito Eduardo Braide durante vistoria dos serviços de implantação da camada asfáltica.
O gestor estava acompanhado do secretário municipal de Obras e Serviços Públicos (Semosp), David Col Debella, do secretário-adjunto de Comunicação, Igor Almeida, além dos vereadores Ribeiro Neto (PMN) e Edson Gaguinho (DEM).
Moradora há 34 anos da Rua 201 da Unidade 201, dona Raimunda Torres comemora a chegada do asfalto à sua porta. "Demorou, mas nunca perdi a esperança e agora tenho uma rua de verdade", afirmou a técnica de enfermagem.
Michele Freitas mal reconhece a rua onde cresceu. "Estou feliz porque a Prefeitura olhou pra nossa rua com carinho fazendo a drenagem que acabou com o alagamento e agora colocando o asfalto, onde poderemos trafegar com mais dignidade", pontuou a engenheira mecânica.
Serviços
Os serviços do “Prefeitura no Bairro” se estendem às diversas áreas da região da Cidade Operária. No local, estão sendo feitos arremates na Praça Divina Providência, pavimentação das ruas do entorno do logradouro, intervenção no cruzamento da Tancredo Neves com a Avenida Principal e reforma do centro cirúrgico do Hospital Municipal Clementino Moura (Socorrão II), que também integra o programa “Prefeitura no Bairro”.
“Por determinação do prefeito Eduardo Braide, o programa reúne ações de todas as secretarias, então nós temos aqui, além da Semosp, as secretarias de Urbanismo e Habitação (Semurh) e Trânsito e Transporte (SMTT), o Instituto da Paisagem Urbana (Impur) e o Comitê Gestor de Limpeza Urbana (CGLU), ou seja, uma boa estrutura da Prefeitura para equacionar todas as demandas da população do bairro", destacou o titular da Semosp, David Col Debella.
Considerado um dos bairros com maior concentração habitacional, a Cidade Operária está recebendo ainda serviços como instalação de iluminação em LED nas principais vias, contemplando ruas e avenidas que fazem parte do circuito de transporte público, próximas às áreas de lazer, áreas comerciais e hospitais. Também estão sendo executadas limpeza urbana, poda de árvores, reestruturação e revitalização de canteiros, melhorias da trafegabilidade com a implantação de conjunto semafórico e mudança de fluxo de trânsito, recuperação de praças, e projetos paisagísticos.
Prefeitura contabiliza mais de 8 mil testagens para Covid-19 já realizadas na capital
Com um esforço combinado de estratégias de saúde, a gestão do prefeito Eduardo Braide tem implementado ações efetivas de combate à Covid-19. Uma delas é a testagem em massa da população da capital. Até esta segunda-feira (14), a Prefeitura de São Luís aplicou 8.736 testagens. O procedimento é realizado em pelo menos 15 locais de atendimento e que funcionam de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. Nos terminais da Praia Grande e do Distrito Industrial, o atendimento ocorre das 9h às 16h.
Do total de testagens, 7.278 testaram negativo e 1.458 pessoas tiveram diagnóstico positivo para a doença. Para o secretário de Saúde de São Luís, Joel Nunes, a promoção das testagens é de fundamental importância para a vigilância epidemiológica da doença. “Desta forma, é possível montar estratégias ainda mais claras para o controle da Covid”, disse.
Nos locais de atendimento, a Semus promove a distribuição de senhas, que ocorre por turno e facilita a rotina, dando segurança ao usuário de que se submeterá ao procedimento. No caso das testagens (em pessoas acima de 18 anos de idade), é feito o teste de antígeno, realizado a partir de objeto coletor inserido em uma das narinas do indivíduo.
Após recolhimento do material específico, são colocadas no acessório algumas gotas de reagente próprio e o resultado sai em 15 minutos. Nos casos positivos o usuário é encaminhado para o Laboratório Central de São Luís (Lacem). Posteriormente, segue em isolamento domiciliar e em acompanhamento da rede pública municipal.
O exame via antígeno é considerado eficaz, pois através de amostras coletadas por meio do swab (objeto estéril no nariz), é possível identificar o vírus na fase inicial da doença. O Ministério da Saúde (MS) recomenda que o teste seja coletado entre o terceiro e o sétimo dia de sintomas.
Nos terminais da Praia Grande e Distrito Industrial, o atendimento ocorre com o apoio logístico da Secretaria de Trânsito e Transportes (SMTT) e de Bombeiros Civis que orientam as pessoas para aguardarem no local de atendimento, mantendo distanciamento e uso de álcool em gel.
Saiba Mais
LOCAIS DE TESTAGEM PARA COVID-19 EM SÃO LUÍS
Terminal da Praia Grande
Terminal do Distrito Industrial
Centro Municipal de Atendimento às Síndromes Gripais Leves no Genésio Ramos Filho
Centro Municipal de Atendimento às Síndromes Gripais Leves no Clodomir Pinheiro Costa
Centro Municipal de Atendimento às Síndromes Gripais Leves no José Carlos Macieira
Centro de Saúde Laura Vasconcelos (Rodovia BR 135, km 23 – Estiva)
Centro de Saúde Amar (Rua Deputado Luís Rocha - Vicente Fialho)
Centro de Saúde Olímpica I
Centro de Saúde São Cristóvão
Centro de Saúde Fabiciana Moraes (Rua 03 Qda 07 Hab Nice Lobão)
Centro de Saúde Vila Itamar
Centro de Saúde do Bairro de Fátima
CAISI - Filipinho
Socorrinho São Francisco
UPA da Zona Rural
quinta-feira, 10 de junho de 2021
Primeiro dia da terceira fase da campanha de vacinação contra H1N1 atrai novo público-alvo aos postos da Prefeitura de São Luís
O primeiro dia da terceira fase da campanha de imunização contra a gripe, que agora abrange um novo público-alvo, foi de procura pelos postos de saúde que a Prefeitura de São Luís disponibilizou para esta fase da vacinação. Muitas pessoas procuraram o serviço e o fluxo foi considerado pela Secretaria Municipal de Saúde (Semus) como satisfatório. Ao todo, a gestão do prefeito Eduardo Braide disponibiliza 62 locais de imunização, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, e aos sábados, das 7h ao meio-dia, 16 unidades de saúde do programa Saúde na Hora.
“É preciso que a população como um todo entenda a importância do recebimento das doses e do cumprimento do ciclo vacinal. a Prefeitura de São Luís na gestão do prefeito Eduardo Braide está ofertando a vacina contra a Influenza em todas as unidades de saúde. Por isso, é fundamental que a população possa buscar um dos postos para garantir a proteção imunológica”, disse o secretário de Saúde de São Luís, Joel Nunes.
Nesta quarta-feira (9), no Centro de Saúde do Bairro de Fátima, várias pessoas compareceram ao local em busca do imunizante. “Antes de ir trabalhar, resolvi me vacinar. Cheguei cedo e consegui minha vacina contra a gripe”, disse o motorista de coletivo, Josivan Alencar.
Ele integra o novo grupo prioritário desta fase da campanha que abrange ainda as forças armadas, de segurança e salvamento, além das pessoas com comorbidades, com condições clínicas especiais ou com deficiência permanente, além de caminhoneiros. Também estão contemplados, nesta fase, trabalhadores do transporte coletivo rodoviário, trabalhadores portuários, funcionários do sistema de privação e liberdade, a população privada de liberdade e adolescentes em medidas socioeducativas. Esta fase da campanha prosseguirá até o dia 9 de julho.
Nos casos específicos, como por exemplo de pessoas com comorbidades e trabalhadores do transporte coletivo, é necessário, no ato da vacina, apresentar documentação comprovando o perfil ou a representação em categoria profissional específica. Pessoas enquadradas nos perfis anteriores da campanha também podem se vacinar nesta fase. O Dia D será neste sábado (12) com a participação de todas as unidades de saúde da rede municipal.
A Coordenadora de Imunização, Charlene Luso orienta, neste momento, priorizar a imunização contra a Covid-19. As pessoas que fazem parte do grupo prioritário para a vacinação contra Influenza e que ainda não foram vacinadas contra a Covid-19 devem priorizar a dose contra o coronavírus e agendar a vacina contra a gripe com um intervalo mínimo de 14 dias entre elas”, lembrou.
Doença
A vacinação contra a Influenza é necessária, pois combate a gripe, uma infecção aguda do sistema respiratório, provocado pelo vírus da Influenza, com grande potencial de transmissão e fácil propagação, sendo responsável por elevadas taxas de hospitalização. Existem quatro tipos de vírus Influenza: A, B, C e D. O vírus influenza A e B são responsáveis por epidemias sazonais, sendo o vírus A responsável pelas grandes pandemias.
Saiba Mais
PÚBLICOS CONTEMPLADOS INFLUENZA (desde a primeira fase)
- Crianças de 6 meses a menores de 6 anos de idade (5 anos, 11 meses e 29 dias) gestantes
- Puérperas
- Trabalhadores da saúde
- Idosos com 60 anos ou mais
- Professores das escolas públicas e privadas
- Pessoas portadoras de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais
- Pessoas com deficiência permanente, forças de segurança e salvamento, Forças Armadas
- Caminhoneiros
- Trabalhadores de transporte coletivo rodoviário de passageiros urbano e de longo curso
- Trabalhadores portuários
- Funcionários do sistema prisional
- Adolescentes e jovens sob medidas socioeducativas
- População privada de liberdade
Locais de vacinação
1. C.S da Liberdade
2. Centro de Saúde Paulo Ramos
3. C.S Bezerra de Menezes
4. USF do São Francisco
5. C.S. Vila Bacanga
6. U. M. Itaqui Bacanga
7. C. S. Clodomir P. Costa
8. C. S. Valdecy Eleoteria Martins
9. C. S. São Raimundo
10. C. S Yves Parga
11. C.S. Vila Nova
12. Hospital Aquiles Lisboa
13. C.S. da Vila Embratel
14. C.S. do Gapara
15. C.S Bairro de Fátima
16. U.M Coroadinho
17. C.S Carlos Macieira
18. PSF Dr. Antonio Guanaré
19. Posto de Saúde do Anil
20. C.S Genésio Ramos Filho
21. C.S Cohab - Anil
22. C.S Salomão Fiquene
23. C.S Djalma Marques
24. C.S Turu
25. Hospital Dr. Adelson de Sousa Lopes
26. UBS Cintra
27. Colégio Militar Tiradentes (Vila Palmeira)
28. APAE no Outeiro da Cruz
29. C.S. Amar
30. Escola Professor José do Nascimento Moraes
31. C.S. Radional
32. C. S. da Vila Lobão
33. C.S. João de Deus
34. U.M. São Bernardo
35. Policlínica C. Operaria
36. C.S Santa Bárbara
37. C. S. Drª Nazaré Neiva
38. USF Dr.Antonio Carlos S. Reis I
39. USF Maria Ayrecila II
40. USF Jailson Alves III
41. USF Santa Clara
42. USF Santa Efigênia
43. C.S São Cristóvão
44. USF Pirapora
45. USF Fabiciana Moraes
46. C.S Vila Janaina
47. UBS Expedito Alves de Melo
48. PS Coquilho
49. C.S. Itapera
50. C.S. Quebra Pote
51. C.S. Tales Ribeiro Gonçalves
52. USF Vila Sarney
53. C.S. Pedrinhas I
54. C.S. Pedrinhas II
55. C.S. Tibiri
56. C.S. Maracanã
57. USF Coqueiro
58. C. S. Jose de Ribamar Frazão
59. C.S. Laura Vasconcelos
60. C. S. Rio Grande (Mª de Lourdes)
61. C.S Vila Itamar
62. Escola Mariana Pavão