segunda-feira, 31 de maio de 2021

Prefeitura de São Luís inicia mutirão de vacina contra a Covid19 nesta segunda-feira (31)

 

A Prefeitura de São Luís dará início, nesta segunda-feira (31), a um mutirão para vacinar a população contra a Covid-19 com ainda mais agilidade. O anúncio feito pelo prefeito Eduardo Braide em suas redes sociais, determina a imunização de duas faixas etárias por dia, em horário ampliado, além da abertura do cadastro para pessoas com a partir de 40 anos. 

“Vamos avançar ainda mais na imunização em São Luís, agora, vacinando duas idades por dia, descendo na faixa etária da nossa população. Também, a partir de segunda-feira, com o início do mutirão da vacina, nossos cinco postos de vacinação, passam a funcionar até às 20h, para que os trabalhadores consigam ir após o expediente. A nossa cidade continuará sendo referência na campanha contra a Covid em todo o país”, destacou o prefeito. 

De forma estratégica, a Prefeitura de São Luís irá vacinar duas faixas etárias, abaixo de 55 anos, por dia, em cada um dos cinco postos de imunização disponibilizados na cidade. Para que todos os que forem chamados para receber a primeira dose da vacina contra a Covid-19 consigam se imunizar com conforto e segurança. O horário de atendimento também foi ampliado em duas horas, ou seja, o funcionamento de três postos durante o mutirão será de 8h às 20h. São eles: o Centro de Vacinação (Sebrae); o Drive Thru – Espaço Reserva (Shopping da Ilha) e Drive Thru – UEMA. 

A vacinação acontecerá por mês de nascimento. Das 8h às 14h, vacinarão os nascidos entre janeiro e junho e, entre 14h e 20h, os nascidos entre julho e dezembro - mesmo intervalo de tempo para que todos consigam se vacinar com comodidade. 

Já nesta segunda-feira, primeiro dia do mutirão, vacinam os adultos que têm 54 e 53 anos, obedecendo ao mês de nascimento. Na terça-feira, 1 de junho, vacinam aqueles com 52 e 51 anos de idade. E na quarta-feira (2), vacinam aqueles com 50 e 49 anos. 

O Centro de Convenções da UFMA e o Drive Thru também montado na UFMA atenderá o público das 8h às 18h.

 

#Filômetro 

Para evitar filas, mesmo com a subdivisão de grupos por mês de nascimento, a Prefeitura de São Luís oferece o #Filômetro, serviço que mostra, em tempo real, como está a movimentação em cada um dos postos de vacinação, mais uma alternativa para que todos consigam vacinar com segurança, sem a necessidade de aglomeração e corrida ao mesmo posto no mesmo horário.

 

Cadastro para pessoas a partir dos 40 anos 

O prefeito Eduardo Braide também já anunciou a abertura de cadastro plataforma #VacinaSãoLuis para os adultos com idade a partir de 40 anos. A celeridade da vacinação por faixa etária é resultado, principalmente, das 220 mil doses a que teve direito o Município após solicitação do prefeito ao Ministério da Saúde, que também entregou milhares de testes para identificação de casos e contenção de novas variantes pela capital. 

São Luís é a segunda capital do Brasil que mais vacina, segundo levantamento do Ministério da Saúde (MS). Desde o início da campanha, a capital maranhense já aplicou 368.010 mil doses, segundo dados do último sábado (29).



segunda-feira, 17 de maio de 2021

Prefeito Eduardo Braide participa de homenagem ao Dia do Agente de Limpeza Urbana

,

No dia 16 de maio é celebrado o Dia do Agente de Limpeza Urbana. Em São Luís, a comemoração foi antecipada e, neste sábado (15), a categoria participou de um café da manhã com a presença do prefeito Eduardo Braide, que destacou a importância destes profissionais para a cidade, sobretudo, neste momento de pandemia.

“Os nossos agentes de limpeza urbana nos ajudam a fazer de São Luís uma cidade mais bonita e melhor de se viver. Mesmo em meio à pandemia, eles não deixaram de trabalhar um único dia, prestando este serviço tão essencial à população. Este café da manhã é uma forma de homenageá-los e ressaltar a importância de cada um destes profissionais”, afirmou Eduardo Braide.

Diariamente, cerca de 1.200 agentes de limpeza urbana da Prefeitura de São Luís distribuem-se entre os bairros da capital para proporcionar mais qualidade de vida à população, executando serviços como capina, roçagem, varrição, coleta do lixo domiciliar, limpeza nos pontos de descarte irregular, atendimento nos ecopontos, além da operação dos equipamentos instalados no Centro Ambiental Ribeira.

Além do café da manhã especial, os agentes participaram de um sorteio de brindes como TVs, cafeteiras, batedeiras, caixas térmicas, furadeiras, kits de ferramentas, churrasqueiras, sanduicheiras, entre outros. Eles também assistiram a uma apresentação do humorista Tedd Mac, que estava fantasiado de Capitão Limpeza.

Entre os ganhadores de um dos brindes, está José Raimundo Cordeiro, de 30 anos. Diariamente, ele trabalha por oito horas na coleta domiciliar, contribuindo para a conservação de vias residenciais e saúde dos moradores. “Mesmo com o vírus, eu e meus colegas continuamos trabalhando e com ainda mais garra, mas é sempre bom poder contar com o apoio da população. Para que a gente continue trabalhando, precisamos de saúde que, agora, depende de como cada morador descarta sua máscara de proteção, por isso peço mais valorização”, acrescentou.

O presidente do Comitê Gestor de Limpeza Urbana (CGLU), Joabson Junior, lembrou que este ano, o Dia do Agente de Limpeza Urbana é de comemoração dupla, já que a categoria já está sendo imunizada contra a Covid-19. “A gestão do prefeito Eduardo Braide, reconhecendo o quanto estes profissionais são fundamentais, os incluiu entre os públicos prioritários da vacinação. Desde o início desta semana já vacinamos com a primeira dose a grande maioria dos nossos profissionais. Com certeza, em um ano como este, não poderia haver presente nem forma melhor de reconhecer o esforço destes profissionais”, afirmou.

Proteção

Por ser a limpeza urbana serviço essencial que segue sendo prestado diariamente, além do equipamento de proteção individual diário, os agentes de limpeza recebem da Prefeitura álcool em gel a 70% e desde o início da pandemia, os caminhões de coleta passaram a contar com água, sabão e papel toalha para que eles possam manter a higiene das mãos, entre outras medidas de prevenção.

Para quem trabalha na capina e roçagem foi montada uma estrutura com um carrinho onde são transportados água e sabão, além de álcool em gel a 70%.

Os veículos onde os profissionais da limpeza são transportados estão sendo higienizados a cada troca de turno, cerca de três vezes por dia. O mesmo está sendo feito com os caminhões da coleta, máquinas de remoção mecanizada, caçambas e outros maquinários e equipamentos usados diariamente para a execução dos serviços. Além disso, os agentes são orientados a evitarem o contato próximo com outras pessoas durante o expediente.






Prefeito Eduardo Braide entrega Ponto Limpo na região do Coroadinho

 ,

 

A gestão do prefeito Eduardo Braide tem avançado no combate ao descarte irregular de resíduos sólidos nos bairros de São Luís, desde o início do ano, com a  instalação de pontos limpos em áreas degradadas pelo acúmulo de detritos pela cidade. Neste sábado (15), foi entregue o 11º Ponto Limpo, desta vez no na Vila São Sebastião, comunidade do polo Coroadinho.

Durante a entrega, o prefeito Eduardo Braide destacou que o objetivo da instalação do Ponto Limpo é incentivar atitudes conscientes por parte da população. “Infelizmente, temos muitas áreas degradadas nos bairros por causa do acúmulo indevido de lixo, mesmo com o trabalho diário realizado pelas nossas equipes de limpeza urbana. Por meio da ação Ponto Limpo, estamos mostrando à população que é possível, sim, acabar com os lixões que poluem nossos bairros, se houver cooperação e atitudes sustentáveis de todo mundo”, disse.

O novo Ponto Limpo fica entre as avenidas Sarney Filho e São José de Ribamar, na Vila São Sebastião, comunidade do polo Coroadinho. O espaço que agora se assemelha a um jardim após ser totalmente limpo e revitalizado pela Prefeitura era usado para o descarte irregular de todo tipo de resíduo, de móveis sem uso a lixo doméstico, incluindo restos de alimentos, recicláveis e até mesmo animais mortos.

Zuíla Santos, que mora próximo ao local há 42 anos, disse que o Ponto Limpo representa mais bem-estar para a comunidade. “Esse lixão que tinha aqui atraía  muitas baratas, ratos, moscas, além do mau cheiro. Agora a gente vai poder sair na porta de casa mais feliz porque não vai mais ver sujeira”, comentou.

O presidente do Comitê Gestor de Limpeza Urbana (CGLU), Joabson Junior, frisou que a limpeza do local depende da população. “A Prefeitura fez toda a limpeza da área, recupera o espaço e instala um Ponto Limpo, mas, se a população não cooperar, não será possível manter desta forma. Por isso, durante todo o processo de instalação do Ponto Limpo nossos agentes de limpeza conversam com a população, explicam a forma correta de descartar o lixo entre outras informações educativas”, explicou.

A meta é instalar pelo menos 100 pontos limpos em toda a cidade. O Ponto Limpo traz diversos impactos positivos para a área. O mais importante deles é o fim dos lixões nas vias públicas. Outra mudança importante é relativa à saúde pública, já que inibe que mosquitos vetores de doenças façam seus criadouros na área. Tem ainda a recuperação urbana do espaço, a melhoria visual da via e o impacto na educação ambiental da população.

O Ponto Limpo deste sábado, instalado na Vila São Sebastião, é o 11° espaço revitalizado em cinco meses da iniciativa, que já passou por vários bairros e se fará presente em outras dezenas ainda neste primeiro semestre de 2021, como prevê a Prefeitura de São Luís que, em paralelo, mantém regular o serviço de coleta domiciliar de lixo e conta com a colaboração de toda a população para a construção de uma cidade melhor.

O prefeito Eduardo Braide estava acompanhado do secretário Municipal de Obras e Serviços Públicos, David Col Debella; do presidente do Comitê Gestor de Limpeza Urbana, Joabson Junior; do vereador Daniel Oliveira (PL), do ex-vereador Nato, de lideranças e moradores da comunidade.






terça-feira, 11 de maio de 2021

Prefeitura de São Luís inicia nova etapa de vacinação contra Influenza nesta terça-feira (11)

 Prefeitura de São Luís inicia nova etapa de vacinação contra Influenza nesta terça-feira (11)

 

A Prefeitura de São Luís inicia, nesta terça-feira (11), nova etapa da vacinação contra a Influenza/H1N1 na capital maranhense. Serão imunizadas contra a gripe, pessoas com 60 anos ou mais e professores de escolas públicas e privadas. Pelo cronograma da campanha, a segunda fase se estenderá até o dia 8 de junho. Ao todo, estão disponíveis para imunização 62 pontos de vacinação, funcionando de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. 

“Neste momento de pandemia que estamos atravessando é de fundamental importância que todos os que estejam contemplados como público-alvo da campanha de imunização contra a gripe compareçam às nossas unidades de saúde para que sejam vacinados. Só assim podemos combater de forma mais eficaz as síndromes respiratórias comuns nesta época do ano”, ressaltou o prefeito Eduardo Braide. 

Na primeira etapa, foram contempladas crianças entre seis meses e menores de seis anos, além de gestantes e puérperas (com 45 dias de parto) e trabalhadores de saúde. A campanha começou no dia 12 de abril deste ano e já foram aplicadas mais de 50 mil doses. 

Maria do Carmo Barbosa é técnica de enfermagem e deixou para se vacinar no último dia do seu grupo por um bom motivo. "Estava cumprindo o intervalo de 15 dias da segunda dose da vacina da Covid-19 para tomar a da H1N1", explicou. 

Grávida de 38 semanas do segundo filho, Keliane da Silva também deixou para se imunizar no final da etapa destinada às grávidas. “Demorei, mas vim me vacinar para garantir minha saúde, principalmente nesse momento", afirmou a autônoma, mãe do pequeno Rhyan Miguel, de 3 anos, que também tomou a vacina da H1N1. 

O secretário municipal de Saúde, Joel Nunes, explica que apesar da nova etapa, quem estiver incluso no público-alvo da primeira fase e por algum motivo não se vacinou, pode comparecer em qualquer um dos postos do Município normalmente. "A vacinação contra a gripe é de suma importância e necessária para a proteção imunológica e o público-alvo basta comparecer aos postos e locais de vacinação da cidade para receber a imunização", disse o secretário.

 Terceira fase

De acordo com o cronograma oficial, a terceira fase da campanha contra a Influenza/H1N1 começará no dia 9 de junho e fazem parte deste grupo as pessoas portadoras de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais, as pessoas com deficiência permanente, povos indígenas, além das forças de segurança e salvamento e forças armadas. 

Também constam no público-alvo da vacina caminhoneiros, trabalhadores de transporte coletivo rodoviário de passageiros urbano de longo curso, trabalhadores portuários, funcionários do sistema prisional, adolescentes e jovens de 12 a 21 anos de idade sob medidas socioeducativas e a população privada de liberdade.

 Mais 

              UNIDADES E LOCAIS COM VACINA INFLUENZA POR DISTRITO

C.S da Liberdade               

Centro de Saúde Paulo Ramos

C.S Bezerra de Menezes               

USF do São Francisco               

C.S. Vila Bacanga              

U. M. Itaqui Bacanga               

C. S. Clodomir P. Costa               

C. S. Valdecy Eleoteria Martins              

C. S. São Raimundo               

C. S Yves Parga               

C.S. Vila Nova               

Hospital Aquiles Lisboa               

C.S. da Vila Embratel               

C.S. do Gapara               

C.S Bairro de Fátima               

U.M Coroadinho               

C.S Carlos Macieira               

PSF Dr. Antonio Guanaré               

Posto de Saúde do Anil               

C.S Genésio Ramos Filho               

C.S Cohab - Anil               

C.S Salomão Fiquene

C.S Djalma Marques               

C.S Turu               

Hospital Dr. Adelson de Sousa Lopes              

UBS Cintra              

C. S Genésio Rego               

APAE no Outeiro da Cruz              

C.S. Amar               

Policlínica do Vinhais               

C.S. Radional               

C. S. da Vila Lobão

C.S. João de Deus              

U.M. São Bernardo              

Policlínica C. Operária              

C.S Santa Bárbara              

C. S. Drª Nazaré Neiva              

USF Dr.Antonio Carlos S. Reis I              

USF Maria Ayrecila II              

USF Jailson Alves III              

USF Santa Clara               

USF Santa Efigênia               

C.S São Cristóvão              

USF Pirapora               

USF Fabiciana Moraes               

C.S Vila Janaina               

UBS Expedito Alves de Melo              

PS Coquilho              

C.S. Itapera               

C.S. Quebra Pote               

C.S. Tales Ribeiro Gonçalves              

USF Vila Sarney               

C.S. Pedrinhas I               

C.S. Pedrinhas II               

C.S. Tibiri               

C.S. Maracanã               

USF Coqueiro               

C. S. Jose de Ribamar Frazão               

C.S. Laura Vasconcelos               

C. S. Rio Grande (Mª de Lourdes)              

C.S Vila Itamar

CS João Paulo




Prefeitura de São Luís divulga lista de pré-matriculados para Educação de Jovens e Adultos na rede municipal

,

A Prefeitura de São Luís, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed), divulgou o resultado da pré-matrícula para o ano letivo de 2021 da Educação de Jovens e Adultos (EJA). Foram 215 estudantes matriculados nas escolas da rede municipal de ensino de São Luís. A lista com o nome dos estudantes está disponível no link

https://agenciasaoluis.com.br/midias/midias/4437_relatorio_alocados_eja.pdf


Os estudantes selecionados terão até o dia 21 de maio para fazer a confirmação da matrícula na escola escolhida. São necessários o histórico escolar, documentos pessoais, comprovante de residência, duas fotos 3×4 e contato telefônico atualizado. 

A EJA é uma modalidade de ensino destinada a jovens a partir dos 15 anos, adultos e idosos que não tiveram acesso à educação na escola convencional na idade apropriada. Atualmente, a rede municipal de ensino oferece esta modalidade em 57 escolas. 

De acordo com o secretário municipal de Educação, Marcos Moura, esta é uma oportunidade para aqueles que não completaram ou abandonaram a educação formal e agora têm o desejo de retornar e concluir os estudos. 

“O abandono escolar ainda é muito recorrente e nós sabemos que na maioria das vezes é por uma questão de necessidade, não uma escolha programada. Por isso, estamos realizando um trabalho intenso na busca ativa dos estudantes para que, mesmo em um momento difícil como o que estamos vivendo, não desistam. Para aqueles que têm o desejo de voltar a estudar, a EJA é uma grande oportunidade para que o estudante retome os estudos e os conclua em menos tempo”, explicou o secretário Marcos Moura.

 

Incentivo 

De acordo com Fabiana Moraes, superintendente da Área da Educação de Jovens e Adultos (SAEJA), a Semed está buscando maior proximidade com a comunidade escolar nesta modalidade de ensino. O objetivo é fortalecer e incentivar cada unidade de ensino a fazer um trabalho dinâmico para que o processo de ensino e aprendizagem melhore cada vez mais, e assim os índices de evasão escolar diminuam consideravelmente. 

“Desde o início do ano estamos visitando todas as escolas onde ofertamos educação para jovens e adultos, para acompanhar de perto a realização das matrículas e para fazer o acompanhamento pedagógico nas escolas, com o objetivo de fortalecer a prática pedagógica dos professores”, afirmou. 

Além das visitas, a SAEJA está organizando uma série de atividades voltadas para a redução da evasão escolar como projetos de leitura, busca ativa por meio de contato constante com os estudantes e suas famílias para incentivar as rematrículas e participação nas atividades do ensino remoto, planejamento de atividades dinâmicas para execução na quinzena diagnóstica e divulgação e incentivo nas comunidades, com cartazes e carro de som sobre matrícula e rematrícula da EJA. 

Para outras informações, os estudantes podem enviar um e-mail para matricula@edu.saoluis.ma.gov.br ou entrar em contato com a EJA/Semed pelo número (98) 3212-8239.

 

sexta-feira, 7 de maio de 2021

Prefeitura de São Luís promove campanha ‘Maio Amarelo’ em prevenção à violência no trânsito

 ,

A Prefeitura de São Luís, por meio da Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes (SMTT) deu início, esta semana, à campanha Maio Amarelo, na capital, mais uma ação que integra a política de preservação à vida da gestão do prefeito Eduardo Braide. Com o tema “Respeito e Responsabilidade: Pratique no Trânsito”, o movimento visa conscientizar a população sobre a importância de atitudes mais responsáveis que proporcionem um trânsito mais seguro para todos.  

"A Prefeitura de São Luís montou a programação do Maio Amarelo com várias atividades, tendo como objetivo unir poder público e sociedade civil, reforçando a importância de sermos mais responsáveis no trânsito e de reconhecermos que o respeito à lei e ao próximo é base fundamental para um trânsito seguro e pacífico," disse o secretário Cláudio Ribeiro, ressaltando que o combate à violência no trânsito deve ser feito, antes de tudo, através da educação, uma vez que esse é um meio de desenvolver senso de responsabilidade em condutores e pedestres.  

As atividades, que estão sendo desenvolvidas pela Coordenação de Educação para o Trânsito (Coetran), compõem um calendário anual de ações educativas executadas pela SMTT ao longo do ano.  

Com a presença dos agentes de trânsito e dos mascotes da SMTT, Joca, Juca e Gigi, as ações englobam diversas ações de educação para o trânsito, tais como intervenções em faixas de pedestres e blitzen educativas nas principais avenidas de São Luís, como a Jerônimo de Albuquerque, Franceses, Carlos Cunha, dentre outras. As equipes também estarão em pontos de vacinação como o drive-thru do Shopping da Ilha e Universidade Federal do Maranhão (Ufma), com exposição de faixas e cartazes com frases alusivas à segurança, ao respeito e à paz no trânsito.  

Segundo a coordenadora da Coetran, Adriane Pinheiro, as ações desenvolvidas pelo setor e levadas ao público têm como base o propósito educativo a partir de dados estatísticos que revelam a realidade do trânsito sob vários aspectos críticos e que merecem mais atenção no calendário de ações.  

"Nosso foco este mês está voltado para a campanha Maio Amarelo, mas é fundamental que os trabalhos de educação para o trânsito estejam presentes o ano inteiro, abordando temas variados e buscando maior entendimento da população sobre o impacto que suas atitudes têm no dia a dia do trânsito. Por essa razão, a SMTT elaborou, no início do ano, um calendário de ações importantes, visando à redução do número de acidentes, por meio de atividades educativas de conscientização”, finalizou. 




Prefeitura de São Luís certifica mais duas empresas com o selo de Viagem Segura


A Prefeitura de São Luís, por meio da Secretaria Municipal de Turismo (Setur), dá continuidade às ações de incentivo ao uso de protocolos sanitários pelos estabelecimentos da cidade e concedeu selo de Viagem Segura (Safe Travels) a mais duas empresas da capital. 

O selo tem a chancela do Conselho Mundial de Viagens e Turismo (WTTC) com respaldo da Organização Mundial do Turismo (OMT), e em São Luís é emitido pela Setur. As últimas empresas certificadas com o Safe Travels foram o Landruá Mariscos e o Pescatore que receberam o selo nesta quarta-feira (5), após passarem por um processo de avaliação que está disponível para todos os interessados no site www.saoluis.ma.gov.br/setur, na seção ‘Conteúdos - Safe Travels’. 

O selo Safe Travels é um reconhecimento internacional e orienta turistas e a própria população para que identifiquem estabelecimentos que estão abertos e funcionando seguindo protocolos de segurança contra a Covid-19. 

“Com este selo, as pessoas podem identificar que o estabelecimento trabalha de forma séria e segura. A Prefeitura está adotando uma política de apoio e incentivo ao setor, por orientação do prefeito Eduardo Braide, como forma de minimizar os efeitos da pandemia e ajudar na retomada das atividades do trade turístico de São Luís. A equipe da Coordenação de Qualidade da Setur realizou todo o processo de avaliação e identificou que estas empresas estão dentro das normas”, disse o secretário de Turismo Saulo Santos. 

O proprietário do Landruá Mariscos, Urbano Castro Filho, recebeu o selo e o colocou em uma moldura de imediato para deixar exposto aos clientes. “Só tenho a agradecer à Prefeitura e à Setur. É visível o trabalho sendo realizado pelo turismo, em todas as áreas da cidade, inclusive nas praias. Obter esse selo é ótimo para o empreendimento, recebemos pessoas o dia inteiro, e eles podem ver que estamos seguindo os protocolos para reduzir impactos da Covid-19”, explicou. 

Ações

A Setur está trabalhando com ações para o fortalecimento do turismo em São Luís. Além de divulgação nas redes sociais, já foram iniciadas capacitações em agências de viagens de todo o Brasil para fortalecer o destino para os turistas. O trabalho foi iniciado em Brasília, com capacitação presencial em agências de renome na cidade. Acompanhe estas e outras ações no site www.saoluis.ma.gov.br/setur e no perfil do Instagram @setursaoluis

quarta-feira, 5 de maio de 2021

Maranhão sai na frente com ações preventivas para reduzir o número de queimadas em todo estado


Corpo de Bombeiros integra comitê técnico para reduzir o número de queimadas e crimes ambientais do Maranhão

O comandante do CBMMA, coronel Célio Roberto, participou na última terça-feira (3), de importante encontro na Central de Monitoramento instalada na Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Naturais (SEMA), para tratar das ações de proteção ao meio ambiente e combate a queimadas em todo o Maranhão.

Segundo o coronel, a reunião foi fundamental para reforçar as ações e a união das forças de Segurança Pública e instituições parceiras que já começaram as ações de prevenção a queimadas no estado. “Primeiramente, quero parabenizar o secretário estadual do Meio Ambiente Diego Rolim, e toda sua equipe pela excelente e moderna ferramenta de proteção ao meio ambiente. Aproveito para reforçar um pedido do governador Flávio Dino e do secretário de Segurança Pública, Jefferson Portela, que é a integração total das forças de segurança pública e instituições ligadas ao meio ambiente para alcançarmos ao final o êxito na missão, que é prestar um bom serviço à população e reduzir o número de queimadas no estado”, conta do comandante do CBMMA.

 

COMBATE ÀS QUEIMADAS

Da reunião, as autoridades definiram o início imediato dos trabalhos da Força Tarefa de Prevenção aos Incêndios Florestais, que tem início a partir da Central de Monitoramento Climático da SEMA, que atua juntamente com outros órgãos e instituições ligados ao meio ambiente, como IBAMA, Defesa Civil Estadual e Batalhão de Polícia Militar Ambiental, para tratar das políticas de prevenção e combate às queimadas, em 2021.

“O Maranhão vai sair na frente na política de prevenção a queimadas e crimes ambientais. As diretrizes seguem determinação do governador Flávio Dino, presidente do Consórcio de Governadores da Amazônia Legal. Junto com os demais entes parceiros, nossos militares já estarão em campo, para coibir as queimadas e crimes ambientais em vários pontos do estado, antecipando ao período mais crítico da estiagem, geralmente a partir do mês de agosto”, reforça o coronel Célio Roberto.

MONITORAMENTO IN LOCO

Foram apresentados dados e indicadores climáticos que vão direcionar as ações do Comitê Técnico em todo o Maranhão e o trabalho das equipes do CBMMA. “Uma das regiões já mapeadas e que vai receber as equipes é a Reserva de Mirador, onde todos os anos registramos muitos focos de incêndio e destruição criminosa da fauna e da flora da região. Lá, nossos bombeiros farão o monitoramento in loco e o repasse de informações a Sala de Situação instalada na SEMA. Além disso, os técnicos da sala de monitoramento, também irão orientar à população através dos bombeiros, policiais militares e civis, para os cuidados com as queimadas, o tráfico de animais e na autuação de irregularidades que possam causar desastres naturais e crimes ambientais”, explicou o comandante Célio Roberto.

ESTATÍSTICAS

De acordo com dados do Instituto Maranhense de Estudos Socioeconômicos e Cartográficos (IMESC), os focos de queimada no estado, diminuíram no ano de 2020, 9,2%, em comparação ao ano de 2019. Entre os municípios do Maranhão com maior concentração de focos de queimadas, estão aqueles que tem em seu território, unidades de conservação e terras indígenas: Mirador, Alto Parnaíba, Balsas, Fernando Falcão, Riachão, Grajaú, Carolina, Parnarama, Amarante do Maranhão e Barra do Corda. Municípios estes que possuem em seu território Unidades de Conservação e Terras Indígenas.

 --

Jeferson Lauande 

Jornalista - DRT N° 1380 / MA 




Prefeitura inicia vacinação contra Covid-19 de pessoas com Síndrome de Down e com comorbidades


A Prefeitura de São Luís iniciou, nesta terça-feira (4), a vacinação contra a Covid de pessoas com Síndrome de Down e pessoas com comorbidades. A imunização deste público está sendo realizada no Centro Municipal de Vacinação no Multicenter Sebrae, no Cohafuma. Para se vacinar é preciso estar cadastrado na plataforma #VacinaComorbidades. 

"São Luís é uma das primeiras cidades a começar a vacinação de pessoas com Síndrome de Down e com comorbidades relacionadas pelo Ministério da Saúde. Com o recebimento do lote de doses da Pfizer, avançamos em mais uma etapa do Plano Municipal de Vacinação. O trabalho coordenado pelo Município vem garantindo a continuidade na imunização desde o dia 19 de janeiro, quando iniciamos a campanha de vacinação contra a Covid em nossa cidade", destacou o prefeito Eduardo Braide.

A vacinação de pessoas maiores de 18 anos com Síndrome de Down e pessoas com comorbidades segue as diretrizes estabelecidas pelo Ministério da Saúde no Plano Nacional de Imunização, que estabeleceu este público como um dos prioritários na imunização contra o novo coronavírus. Para o grupo, o Município está aplicando o imunizante da Pfizer e o intervalo entre as duas doses deve ser feito com 12 semanas, segundo recomendação do Ministério da Saúde.

Nesta terça-feira (4), estão sendo vacinadas pessoas com Síndrome de Down, grávidas e puérperas com comorbidades acima dos 18 anos; além de pessoas com 59 anos que tenham qualquer das comorbidades listadas pelo Ministério da Saúde no Plano Nacional de Imunização. Pacientes renais crônicos (dialíticos) serão vacinados na unidade onde realizam as sessões de hemodiálise.

Lilia de Sousa dos Reis, 47 anos, tem Síndrome de Down e foi uma das vacinadas nesta terça-feira, o que trouxe alívio para sua família. “A gente estava esperando esta vacina com muita ansiedade porque pessoas com Síndrome de Down já têm a imunidade baixa. Então, esta vacina é muito importante. A gente fica bem mais tranquilo agora. Depois da segunda dose vamos ficar totalmente aliviados”, disse José Oliveira dos Reis, pai de Lilia.

Quem também não perdeu tempo e já tomou a primeira dose do imunizante foi a empresária Cibele Esteves Batista Podavi, 39 anos, que está grávida e tem apenas um dos rins. “Uma gravidez chegando aos 40 anos já inspira maiores cuidados. No meu caso, que sou paciente renal, esta vacina é a garantia de que vou conseguir manter minha saúde e ter meu filho sem complicações. A gente fica bem mais tranquilo e com esperança de poder voltar à vida normal”, comentou. 

Calendário 

As pessoas que estejam inseridas no grupo de comorbidades devem ficar atentas ao calendário de vacinação, que está disponível nos canais oficiais da Prefeitura nas redes sociais. Na quarta-feira (5) serão vacinadas pessoas a partir de 18 anos com Síndrome de Down, grávidas, puérperas, pacientes renais crônicos e pessoas com 57 e 58 anos que tenham qualquer das comorbidades do PNI. 

Na quinta-feira (6), serão vacinados pessoas a partir de 18 anos com Síndrome de Down, grávidas, puérperas, pacientes renais crônicos e pessoas com 55 e 56 anos que tenham comorbidades. 

Cadastro

Para garantir a vacinação, pessoas com Síndrome de Down e pessoas com comorbidades (doenças preexistentes que podem agravar o quadro de saúde em caso de infecção pela Covid-19) devem se cadastrar na plataforma #VacinaComorbidades (https://www.saoluis.ma.gov.br/vacinacomorbidades). 

Poderão ser vacinadas pessoas desse grupo que têm de 18 a 59 anos que atendem a orientação do Plano Nacional de Imunização, elaborado pelo Ministério da Saúde. É necessário apresentar no momento da vacinação o relatório médico ou laudo que comprove a comorbidade. Além disso, a pessoa que vai receber a vacina precisa levar para o local da imunização uma folha de triagem já preenchida, para agilizar o atendimento. Essa ficha está disponível na plataforma #VacinaComorbidades.