terça-feira, 12 de janeiro de 2016
José Sarney cai na ilha de Curupu e machuca o antebraço e o ombro Ex-senador da República teria se desequilibrado ao tentar colocar um calço em uma porta da casa de veraneio de sua família. Ele passa bem
O ex-presidente e ex-senador José Sarney (PMDB) machucou o antebraço e o ombro ao levar um tombo na casa de veraneio de sua família, na ilha de Curupu, em Raposa, onde estava com a família desde o fim de semana.
Ele teria se desequilibrado ao tentar colocar um calço em uma porta da casa, e acabou caindo sobre o braço.
De Curupu, Sarney foi trazido às pressas de helicóptero para a capital, onde desembarcou num espaço aberto da Avenida Litorânea, e foi de ambulância direto para o UDI Hospital. Lá, passou por exames, mas não chegou a ser internado e passa bem. Os médicos também realizaram uma punção, procedimento para retirar líquidos, no antebraço do ex-presidente.
Colônia de Férias AABB - NA TERRA DO NUNCA
Colônia de Férias AABB - NA TERRA DO NUNCA
Dia 18 a 22 de Janeiro - matutino e vespertino na AABB São Luís
Espaço kids - Crianças de 2 a 5 anos
Espaço teen - Crianças de 06 a 14 anos
Diversão saudável para os filhos! Tranquilidade e segurança para os pais.
Informações: 3082-5747 / 98112-1619 / 98151-4437
**********************************
AABB São Luís-MA informa:
Vem aí o BAILE OURO 2016.
Dia 05/02/2016 - Aguarde !!!
Prefeitura de São Luís empossa 50 novos conselheiros tutelares
Prefeitura de São Luís empossa 50 novos conselheiros tutelares
Cinquenta novos conselheiros tutelares de São Luís tomaram posse, na tarde de domingo (10), em cerimônia realizada no Teatro Zenira Fiquene (Faculdade Fama-Pitágoras), com a presença de autoridades políticas locais, lideranças comunitárias e familiares dos conselheiros empossados. A solenidade foi realizada pela Prefeitura de São Luís e o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), por meio da Secretaria Municipal da Criança e Assistência Social (Semcas).
A titular da Semcas, Andréia Lauande, representando o prefeito Edivaldo, na cerimônia, declarou empossados os novos conselheiros e procedeu com a entrega do decreto de nomeação aos titulares e suplentes de todos os Conselhos Tutelares da capital. No ato de posse, Andréia Lauande destacou que a Prefeitura de São Luís ampliou a abrangência dos Conselhos Conselheiros na capital ao implantar três novos organismos na cidade, agora com atuação também nas áreas Anil/Bequimão, São Francisco/Cohama e Cohab/Cohatrac.
Com instituição dos novos conselhos, São Luís passa agora de sete conselhos tutelares para 10 organismos, o que foi considerado um grande avanço pela titular da Semcas. "Essa ação marca o compromisso do prefeito Edivaldo com as crianças e adolescentes da nossa cidade. Sabemos que os Conselhos Tutelares, como mecanismo de denúncia e de defesa, são a porta de entrada do primeiro atendimento à criança e ao adolescente, principalmente pela proximidade que mantêm com a comunidade. E os conselheiros, por terem sido eleitos pela comunidade que representam, tornam-se uma referência muito forte no seu território de abrangência, na defesa da garantia dos direitos da criança e do adolescente", declarou a secretária.
Os novos conselheiros tutelares foram eleitos no processo unificado em outubro do ano passado. O processo unificado se constitui como um avanço político no sistema de garantia de direitos das crianças. Com a posse dos eleitos, São Luís passa a ser uma das primeiras capitais brasileiras a seguir a orientação do Conselho Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente (Conanda) de ter um conselho tutelar para cada 100 mil habitantes. Serão 50 titulares e 100 suplentes.
Os conselheiros atuarão em 10 áreas da cidade: Itaqui Bacanga, Coroadinho/João Paulo, Centro/Alemanha, Vila Luizão/Turu, São Raimundo/São Cristóvão, Zona Rural e Cidade Operária/Cidade Olímpica. Cohab/Cohatrac, São Francisco/Cohama e Anil/Bequimão.
PROTEÇÃO E REALIDADE
Os conselheiros têm um mandato de quatro anos, podendo se candidatar a um segundo pleito na eleição seguinte. No exercício de suas atividades, devem contribuir para o enfrentamento às violações dos direitos das crianças e adolescentes atuando, por exemplo, no combate a situações de negligência, exploração sexual e violência física e psicológica. Também são responsáveis pela fiscalização e aplicação das políticas públicas direcionadas à população infanto-juvenil, exercendo um papel estratégico na proteção jurídica e social dos direitos da criança e do adolescente.
O conselheiro eleito da área São Cristóvão/São Raimundo, Edivaldo Oliveira da Silva, destacou a importância da atuação dos conselheiros na comunidade. "É uma atribuição que assumimos cientes da importância para a defesa dos direitos da criança e do adolescente na sociedade. É um trabalho árduo, mas que tem de ser executado com muito compromisso e responsabilidade", disse.
Pensamento similar tem também a conselheira eleita da área Itaqui/Bacanga, Danielle Bucele. "Hoje, assumimos a importante função de defender a garantia dos direitos das crianças e adolescentes da nossa cidade. Sabemos ser este um trabalho intenso, mas trabalharemos com muito compromisso, em favor do bem-estar das crianças e das famílias na comunidade que em que atuamos", relatou a conselheira.
Participaram do evento o secretário de estado de Direitos Humanos e Participação Popular (Sedipop), Francisco Gonçalves; a presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, Maria Neuza da Silva Ribeiro; a presidente do Conselho Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente, Elisangela Correa Cardoso; o titular do Núcleo de Defesa da Criança e do Adolescente, Gabriel Santana Furtado Soares; o representante do Colegiado dos Conselhos Tutelares, Darlan Ferreira; o coordenador da Associação de Conselheiros Tutelares, Luís Inocêncio Cantanhede e os vereadores Marquinhos, Barbara Soeiro, Armando Costa, Ivaldo Rodrigues, líder do governo na câmara.
Rede municipal de ensino promove sustentabilidade por meio de hortas escolares
Rede municipal de ensino promove sustentabilidade por meio de hortas escolares Um prepara o adubo. O outro limpa um pedacinho do canteiro. Uma menina rega a terra e outra cava um buraco na terra e separa as sementes para plantar. Em diversas escolas da rede municipal, professores e estudantes fazem da horta escolar é um espaço de promoção do desenvolvimento sustentável, da alimentação nutritiva e educação interdisciplinar.
"Nas hortas escolares, nossos estudantes realizam atividades que complementam o processo educacional e ajudam a reforçar conceitos como sustentabilidade, segurança alimentar e ecologia. A horta é também um laboratório vivo, que possibilita aos nossos estudantes entender, intuitivamente, conceitos da área de biologia. Cumprimento as escolas que implantaram esta forma de atividade complementar para seus estudantes", disse o secretário de Educação, Geraldo Castro Sobrinho.
Na Unidade de Educação Básica (U.E.B.) Evandro Bessa (Estiva) a horta foi criada a partir das ações do projeto "Crianças Saudáveis, Futuro Saudável", desenvolvido entre os anos de 2013 e 2015 em quinze escolas da capital, por meio de uma parceria da Prefeitura de São Luís com a empresa Eneva e a Ong Inmed Brasil. A plantação é cuidada pelas próprias crianças, com o auxílio de professores e de um horteiro.
Darlen Ramos Lima, de 11 anos, estudante do 5º ano da U.E.B Evandro Bessa Estiva, aprendeu a importância de uma alimentação saudável a partir do cuidado com as plantas. "Depois que comecei a ter as aulas na horta da escola, passei a gostar de comer verduras e legumes. Cenoura é minha verdura preferida." Para Gustavo Lima Batista, de 11 anos, a horta é uma oportunidade de aprendizado com lazer. "Gosto de brincar na horta e depois comer o que nós mesmos cultivamos. Parece brincadeira de fazendinha. É uma das atividades que eu mais gosto aqui na escola", contou.
MEIO AMBIENTE
Na U.E.B Evandro Bessa, a orientação das crianças no cultivo dos vegetais é feita pelas professores Elizeth Leitão e Jeovânia de Fátima Pereira, e pelo agricultor Ednaldo Gomes dos Santos, de 57 anos. Esta semana, a turma do 5º ano colheu cebolinha e vinagreira. "Aqui é um laboratório vivo. Podemos trabalhar na prática conteúdos sobre os seres vivos e sobre os benefícios do consumo de alimentos naturais e orgânicos", disse a professora Elizeth.
As U.E.B. Manuela Varela (Cajueiro) e Josefina Serrão (Porto Grande) são outras que já estão renovando os estoques de sementes para reiniciar as atividades das hortas, o que deve ocorrer no ano letivo de 2016. Na U.E.B. Artur Nabatino Gonçalves de Azevedo, a horta existe há três anos e é cuidada pelos estudantes do 2º ao 5º ano do Ensino Fundamental. Maxixe, cebolinha, cheiro-verde, vinagreira, couve-flor e pepino são algumas das verduras e legumes que, depois de colhidos, são adicionados à alimentação escolar, complementando a produção que é trazida semanalmente pelos agricultores locais com recursos do Programa Nacional de Alimentação Escolar (Pnae).
"É um projeto muito rico. Aqui na escola, as crianças também tem a opção de levar os alimentos que colhem para casa. Assim, podem disseminar entre os pais o conhecimento que adquiriram na escola, promover alimentação saudável em casa e, quem sabe, incentivar pais e familiares a cultivarem seus próprios vegetais em casa", ressaltou a gestora, Sherlene Régia Araújo Farias.
Coral UFMA abre inscrições gratuitas para novos integrantes
A Universidade Federal do Maranhão disponibiliza uma excelente oportunidade para novos cantores e cantoras que querem adquirir ou aprimorar o seu aprendizado musical, formação técnica e domínio do canto coral. O Coral Universidade Federal do Maranhão (UFMA) abriu inscrições gratuitas para novos integrantes. As inscrições estão sendo feitas somente no site da instituição: www.ufma.br.
Após acessar a Portal da UFMA, os interessados deverão clicar no link da Proexce (Pró-Reitoria de Extensão, Cultura e Empreendorismo), ou Extensão, fazer download da ficha de inscrição, preenchê-la e encaminhá-la para o email:dac.naml@ufma.br, identificando no assunto: Inscrição Coral UFMA. O Coral é órgão de extensão pela resolução nº 283 de 14 de agosto de 1974 do Conselho Diretor da Universidade Federal do Maranhão.
Com a finalidade de congregar a comunidade universitária e de São Luís por meio de atividades de educação, leitura musical e a dinamização de um repertório eclético, poderá participar do Coral UFMA qualquer pessoa adulta, maior de 18 anos, interessada em vivenciar uma rica experiência musical e humana. A participação é gratuita. Os ensaios acontecem nas terças e quintas-feiras, das 18h30 às 20h.
Os inscritos deverão comparecer à primeira reunião que será no dia 2 de fevereiro de 2016 (terça-feira), às 18h30, na Rua Humberto de Campos, 174 (Centro), sede do Departamento de Assuntos Culturais, próximo à Praça João Lisboa. O Coral UFMA iniciou suas atividades em 1973, sob a coordenação do Prof. Mario Cella e regência de Giovanni Pelella, com apoio do então Reitor, Josué Montello. O Coral já esteve sob a direção de vários regentes e atualmente está sob a regência de Angélica Vieira da Silva.
Assinar:
Postagens (Atom)