terça-feira, 6 de outubro de 2015

Prefeitura intensifica obras de revitalização e reforma de praças em São Luís



Prefeitura intensifica obras de revitalização e reforma de praças em São Luís Praças da capital maranhense que há anos estavam abandonadas estão dando lugar a espaços urbanizados para a prática de esporte e lazer da população. As intervenções nestes espaços estão sendo feitas pela Prefeitura de São Luís. Entre os logradouros que passam por urbanização, com obras aceleradas, estão a do Ipase de Baixo e a Praça da Camboa, que já recebeu os equipamentos da academia ao ar livre, montada no local.

"É muito bom ver um espaço, que antes tinha pouca utilidade e vivia cheio de mato e de lixo, agora ganhar uma outra função social. Aqui, com certeza, se tornará um local bem frequentado pelos moradores, principalmente por idosos e crianças atraídos pela academia e pelo espaço de lazer", disse o aposentado Reinando Mendes, morador do bairro da Camboa há mais de 50 anos.

De acordo com o prefeito Edivaldo, as obras estão sendo executadas a fim de garantir mais comodidade e ambientes aprazíveis no espaço urbano. "Nossa gestão tem executado ações de reestruturação de espaços urbanos para que a população tenha disponíveis áreas em que desfrute de lazer, de momentos de convivêcia social, e possa desenvolver até uma vida mais saudável, incluindo na rotina práticas esportivas, por exemplo", disse o prefeito Edivaldo.

CAMBOA

A Praça da Camboa possui uma área total de 5.852,22m², localizada no canteiro central da Avenida José Sarney, na Camboa. O espaço da primeira fase da obra, que compreende uma área de 2.311,52m², contará com a construção de sete canteiros em toda a sua extensão, plantio de árvores regionais, uma academia ao ar livre, bancos, lixeiras e rampas. Esta fase da obra está bem avançada.


Os canteiros da Praça da Camboa estão sendo concluídos, assim como a colocação dos bancos e instalação dos equipamentos da academia, que estão no local para fase de montagem. Entre os equipamentos estão esqui, multi-exercitador, simuladores de cavalgada, de caminhada e de remo; surf com pressão de pernas, rotação dupla diagonal e diagonal com vertical.

Na segunda fase, na área de 3.540,70m², a Prefeitura vai instalar playground e executar a recuperação da calçada, colocação de rampas, recuperação das tampas dos bueiros, construção de canteiros, instalação de mais uma academia ao ar livre, rampas e lixeiras.

IPASE

No Ipase, a praça fica entre as ruas João Castelo e Marquês Rabelo. O espaço possui uma área de aproximadamente 2.895 m². Dentre as intervenções feitas no local estão a pavimentação, com a melhoria do passeio público para o fluxo das pessoas, a adequação para maior acessibilidade com a construção de rampas para possibilitar o acesso de pessoas com deficiência para usufruir da praça.

A obra preservou a arborização da área, que contribui na melhoria da qualidade de vida das pessoas. No local serão implantados playground, academia de saúde, instalação de alambrado no campo de futebol de areia, além de bancos e lixeiras. As obras estão sendo executadas pela Secretaria Municipal de Urbanismo e Habitação (Semurh).


O local agora é ponto de encontro da criançada do bairro no final de tarde. Odeivan Souza Barros, de 8 anos, que estava na praça na tarde da última sexta-feira (2), sonhava com um local assim para brincar com os amigos. E na companhia de Ruan Barros, de 8 anos, João Gomes, de 14 anos; Victor Franco, de 10 anos; Leticia Magalhaes e Maria Clara Silva, com a estruturação do espaço de lazer, a hora de folga dos amigos ficou muito mais divertida. "Aqui, agora, tem um campo e um lugar para andar de bicicleta e patins", disse Leticia Magalhães.


Quem também comemora a urbanização do espaço é a dona de casa Olívia Caldas, que mora em frente ao logradouro. "É bom sair de casa e vislumbrar um local assim, bonito, sem sujeira onde crianças e adultos podem desfrutar de momentos de lazer", disse ao lado de sua mãe Mery Caldas, de 95 anos, que também apreciava a nova praça onde as obras estão quase concluídas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário