terça-feira, 6 de outubro de 2015

Prefeitura amplia oferta de cursos de formação continuada para educadores da rede municipal



Prefeitura amplia oferta de cursos de formação continuada para educadores da rede municipal Com os objetivos de promover a valorização dos servidores da educação municipal, fomentar a qualificação profissional dos professores e melhorar a qualidade da educação nas escolas do município, a Prefeitura de São Luís, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed), tem intensificado a oferta de cursos de formação continuada. Desde o início deste segundo semestre, a Prefeitura já contabiliza mais de 1300 vagas ofertadas em pelo menos 15 formações diferentes.

Dentre os temas abordados estão educação inclusiva, currículo pedagógico, livro didático, Prova Brasil, Programa Saúde na Escola (PSE), violência no contexto escolar, metodologias de ensino e planejamento e estudo de técnicas para alfabetizar.

O secretário municipal de Educação, Geraldo Castro Sobrinho, lembra que a oferta de oportunidades de qualificação profissional é um anseio antigo dos educadores e que vem sendo atendido pela gestão do prefeito Edivaldo. "A formação continuada é um espaço de troca de experiências e revisão de práticas educacionais. Está diretamente relacionada à qualidade da Educação. Por isso, temos buscado cada vez mais firmar parcerias e diversificar as oportunidades de qualificação profissional", disse o titular da Semed.

QUALIFICAÇÃO

No início do segundo semestre, professores do Ensino Fundamental participaram de uma formação do Programa Alfabetiza Maranhão, com o objetivo de estudar e planejar novas técnicas para aperfeiçoar o processo de alfabetização. A formação foi realizada em três etapas: a primeira com 19 professores do primeiro ciclo do Ensino Fundamental e a segunda, com 70 professores do 1º ano.

Já na área de Educação Especial, o foco foram os educadores que atuam nas salas de recurso - espaços criados, dentro do ambiente escolar, para fazer o atendimento individualizado e promover o desenvolvimento das competências dos estudantes com deficiência. O tema foi o Plano Educacional Especializado da Sala de Recursos, para o uso de metodologias e terminologias corretas para a Educação Inclusiva. A formação envolveu 130 professores das salas, além de técnicos de acompanhamento da Semed. A Prefeitura de São Luís, por meio da Semed, também oficializou o início da modalidade semipresencial do curso de Educação Especial em Contexto.

Viabilizado por meio de parceria com o núcleo de tecnologias para a Educação da Universidade Estadual do Maranhão (Uemanet), a nova modalidade vai ampliar o acesso dos professores ao curso, além de permitir o acesso a materiais pedagógicos diferenciados, como vídeos, fóruns de discussão e apostilas online.

Os professores da rede municipal também foram capacitados para adequar às suas práticas pedagógicas à luz dos conceitos analisados pela Prova Brasil - hoje um dos principais instrumentos de avaliação da qualidade do processo educacional em todo o país. Participaram da oficina de elaboração de itens cerca de 240 professores do 5º e do 9º ano do Ensino Fundamental e 145 coordenadores pedagógicos.

LIVRO DIDÁTICO

Já para os coordenadores pedagógicos, o foco foi o livro didático: os educadores participaram de uma oficina de capacitação sobre o trabalho com o livro didático e familiarizaram-se com os critérios norteadores para a escolha desse material. Outros 90 coordenadores pedagógicos participaram de dois encontros para discutir as bases do Currículo Comum da Educação Infantil - entre diversas outras atividades promovidas para esses dois segmentos educacionais

Professores e acolhedores do Programa Nacional de Inclusão de Jovens (Projovem Urbano) realizaram dois encontros mensais e um trimestral, com a participação de cerca de 90 pessoas. O objetivo foi apresentar metodologias diferenciadas de ensino adequadas ao público atendido pelo programa e ajudar a mensurar os seus resultados.

Para discutir a Violência no Contexto Escolar, cerca de 30 coordenadores pedagógicos que trabalham na área de Educação de Jovens e Adultos (EJA) também participaram de um encontro promovido pelo Centro de Formação do Educador, da Semed.

SAÚDE NA ESCOLA

As atividades que complementam o processo educacional das escolas da rede municipal também foram lembradas. Cerca de 90 educadores da área de Ensino Fundamental e outros 50 da área de Educação Infantil participaram de formação em temas trabalhados pelo Programa Saúde na Escola (PSE). O objetivo foi debater metodologias de abordagem de temas como drogas, DST/Aids, alimentação saudável e a promoção de uma cultura de paz nas escolas.

São Luís também foi a sede da II Formação do Programa Escola: Atletismo e Múltiplas Vivências Esportivas. A formação contou com a presença de técnicos especializados do Ministério dos Esportes e também do Ministério da Cultura, que trabalharam com os monitores dos Programas Mais Educação e Segundo Tempo maneiras para despertar o interesse pela prática desportiva e promover a socialização e o desenvolvimento de habilidades.

Nenhum comentário:

Postar um comentário