terça-feira, 6 de outubro de 2015

Prefeitura abre inscrições para Fórum de Segurança Alimentar


Estão abertas as inscrições para o III Fórum de Segurança Alimentar e Nutricional para a Sustentabilidade de São Luís, promovido pela Prefeitura de São Luís, por meio da Secretaria Municipal de Segurança Alimentar (Semsa). Os interessados em participar do fórum têm até esta sexta-feira (9) para se inscrever.

O III Fórum de Segurança Alimentar e Nutricional para a Sustentabilidade de São Luís será realizado dia 24 de outubro, no auditório da Federação das Indústrias do Estado do Maranhão (Fiema), na Cohama, das 8h às 17h. A ficha de inscrição deve ser solicitada pelo e-mail semsa.forum2015@gmail.com. Depois de preenchida, a ficha deve ser entregue na sede da secretaria, à Rua Celso Magalhães, nº 78, Centro.

TEMAS

Nesta edição, o evento vai discutir ações para melhorar a situação da zona rural, incentivos para produção e qualificação da agricultura familiar. O tema 'Proteção social e agricultura: quebrando o ciclo da pobreza rural' foi definido pela Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO). Para a palestra de abertura está confirmada a presença do representante da FAO no Brasil, Gustavo Chianca, que estará em São Luís especialmente para participar do fórum.

"O fórum é importante para por em discussão o impacto social com a falta da alimentação segura e que é preciso pensar meios para melhorar a produção rural", ressaltou a superintendente de Ações Comunitárias da Semsa e coordenadora do fórum, Liliane da Silva Costa Diniz Barros.

O debate será mundial e simultâneo em diversos países. O evento é voltado para as comunidades produtoras rurais, profissionais da área, professores, acadêmicos e sociedade em geral. Na programação do evento palestras, plenárias e discussões com integrantes de comunidades agricultoras e presenças de autoridades, gestores públicos e profissionais de reconhecimento internacional sobre o tema.

Além do representante da FAO-Brasil, o fórum contará ainda com presença dos representantes dos Conselhos Estadual e Municipal de Segurança Alimentar. Entre os assuntos a serem debatidos estão estímulo à cooperação econômica e técnica, promoção da solidariedade na luta contra a fome, desnutrição e a pobreza e o cenário da produção agrícola rural em São Luís. O fórum integra o cronograma de atividades da Semana Mundial de Alimentação.

ECONOMIA DO CAMPO

Segundo dados do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, o setor responde por quase 1/4 do Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro. No primeiro semestre deste ano, o segmento foi responsável por 46% das receitas com as vendas externas no país. Ainda, seis dos dez principais itens da pauta de exportação brasileira são agropecuários. "Vivemos em uma sociedade altamente urbanizada, mas que depende cada vez mais da economia do campo. É um tema pertinente e atual", ressaltou Liliane Costa. O fórum irá emitir certificado aos participantes.

Para obter mais informações sobre o III Fórum de Segurança Alimentar e Nutricional para a Sustentabilidade de São Luís, os interessados podem contactar a organização do evento por meio do telefone (98) 3212-8350.

Nenhum comentário:

Postar um comentário