quarta-feira, 9 de setembro de 2015

Público lota Praça Maria Aragão no primeiro dia de shows em comemoração aos 403 anos de São Luís



Público lota Praça Maria Aragão no primeiro dia de shows em comemoração aos 403 anos de São LuísPraça Maria Aragão completamente lotada, mensagens de fé, esperança e muito louvor a Deus pelos avanços conquistados na cidade. Assim foi a primeira noite da série de shows em comemoração pelos 403 anos de São Luís, que vai acontecer até o dia 8 de setembro, promovida pela Prefeitura de São Luís. Acompanhado da primeira-dama Camila Holanda e pelo secretariado municipal, o prefeito Edivaldo participou da abertura das festas.

"Hoje damos início às comemorações do aniversário de 403 anos da nossa querida São Luís com esse belíssimo evento para a comunidade católica com o padre Fábio de Melo. Na segunda feira, estendemos o evento para a comunidade evangélica com o show 'Terra da Adoração', onde teremos os cantores Bruna Karla, Fernanda Brum, o Anderson Freire e outros. Paralelo a esta festa, temos também o show para o público que gosta de reggae e nos próximos dias, seguimos com programação para contemplar todos os públicos, finalizando na terça-feira, com o show de Louvação a São Luís com vários cantores da nossa terra", disse o prefeito Edivaldo.


A programação da noite foi iniciada com a Missa em Ação de Graças pelos 403 e anos da cidade. Após a missa, os artistas locais, Guilherme Júnior e Clay Viana fizeram o show de abertura para a grande atração da noite, o padre Fábio de Melo, que visitou São Luís mais uma vez.

"É uma alegria muito grande comemorar esse aniversário de São Luís e lembrar a todos desta linda cidade o significado da cidadania, que está intimamente ligada com o ser cristão, com termos a oportunidade de fazer o bem ao próximo, a nós mesmos e de cuidar daquilo que é nosso, do lugar que vivemos", disse o padre Fábio de Melo.


Durante o show, o padre falou mensagens de fé, esperança e amor. "Peço a Deus que abençoe muito São Luís, abençoe o povo daqui, que nos fortaleça a trabalhar, a construir um futuro melhor e, sem dúvida, onde existir um ser humano desejoso de fazer o mundo diferente, as coisas vão acontecer", comentou Fábio de Melo.

Uma noite de lazer saudável, de convivência fraterna, familiar, que agradou ao público presente. Formado por famílias, jovens, crianças e caravanas de diversas comunidades católicas e paróquias de São Luís, o público prestigiou com muita empolgação o primeiro dia de festas em comemoração do aniversário da cidade. "Eu como católico me senti valorizado com essa programação, assim como toda população católica de São Luís. Este é um momento de agradecer e bendizer a Deus por todos os avanços que temos em nossa cidade e de pedir também a Ele que continue a nos abençoar, para que a cidade de São Luís esteja cada dia melhor", destacou o professor Marvão Jorge.

"Está sendo uma festa muito rica, onde vários públicos podem ser alcançados com as programações de shows. O prefeito Edivaldo acertou nesse ponto, uma iniciativa fantástica e um presente maravilhoso para nós que vivemos aqui. Como católica, agradeço por esse presente e por todos aqueles que virão nas noites seguintes, de acordo com seu credo, também comemorar os 403 anos de São Luís", disse Fernanda Brito, moradora do bairro Angelim.


Para a administradora Eleonora Sousa, o momento foi de renovar a fé e comemorar o aniversário da cidade. "Gostei muito do show do padre Fábio de Melo, que sempre traz essa mensagem de esperança, nos trazendo um Deus que é amor e misericórdia. Um momento de renovar a fé e comemorar o aniversário da nossa cidade com esse belíssimo presente da Prefeitura de São Luís", disse.

PROGRAMAÇÃO

As festividades do aniversário da cidade prosseguem neste domingo (6), a partir das 19h, com o show Mix, de artistas locais apresentando repertório variado, como pagode, forró, sertanejo, pop rock e brega. Na segunda-feira (7), é a vez do público evangélico comemorar com o show "Terra da Adoração". Entre as atrações confirmadas, Anderson Freire, Maurício Paes, Bruna Karla, Fernanda Brum e atristas locais.

Na terça-feira (8), dia do aniversário de São Luís, haverá apresentação do espetáculo "Louvação a São Luís", na Praça Maria Aragão, com os atristas locais Fernando de Carvalho, Mano Borges, Flávia Bittencourt, Mila Camões, Rosa Reis, Tiago Maci, Patativa, Cadu Riebiro, Mário Fernando e Grupo Lamparina. Na quarta-feira (9), terá início o Festival Internacional do Folclore. As apresentações culturais começam as 16h, ao lado da Igreja do Desterro.

Nesta segunda-feira (7), acontecerá também, às 19h, na Expoema (Parque Independência), o Show Mix, com o melhor do brega, forró e pop-rock, com apresentação das bandas Mr. Simple, Forró de Farra e a cantora Eugênia Miranda.

ARTE URBANA

Em diversos espaços de São Luís, a programação de aniversário, organizada pela Prefeitura, tem promovido a diversidade de culturas e identidades sobre a capital maranhense. Grupos organizados dos movimentos reggae, hip hop e graffiti deram visibilidade a expressões artísticas de diversas comunidades, descentralizando a comemoração para além dos grandes shows na Praça Maria Aragão.

"Este ano, a Prefeitura garantiu o apoio na realização de eventos organizados pelas próprias comunidades, que foram incluídos na programação de aniversário da cidade, como forma de estimularmos a iniciativa dos cidadãos em promoverem, com autonomia, eventos que garantam a visibilidade de segmentos culturais com pouco espaço na agenda cultural de São Luís ou que tenham apelo para o desenvolvimento social da população", disse o presidente da Fundação Municipal de Cultura (Func), Marlon Botão.

No Parque Timbira, mais de 200 pessoas participaram do Festival Nacional de Graffiti, entre os dias 4 e 6 de setembro, reunindo 100 grafiteiros de diversos estados, como Belém, São Paulo, Ceará, Espírito Santo e Maranhão, para disseminar a cultura da arte urbana contra a violência para jovens de mais de 80 comunidades da capital maranhense. Oficinas, workshops, apresentações de DJs, grupos de dança de rua e rappers fizeram parte do evento, organizado pelo Coletivo Vírus Urbano em parceria com a Prefeitura de São Luís.

HIP HOP

Na tarde de sábado (5), foi a vez do hip hop entrar em cena na programação dos 403 anos de São Luís. Em sua quinta edição, o projeto "Hip Hop: rua pela paz", realizado pelo Movimento Hip Hop Organizado do Maranhão com apoio da Prefeitura de São Luís, levou os quatro principais elementos da cultura do hip hop - MC'S, DJs, grafiteiros e B'Boys - para a Casa do Maranhão (Centro Histórico).

Mais de 50 B'Boys e MC's participaram do encontro, que teve início com as conhecidas batalhas de B'Boys, um confronto artístico em forma de dança que substituiu, na história do movimento, as antigas formas de violência urbana. Em seguida, foi a vez da batalha de MC's, na qual os participantes eram desafiados pela agilidade e inteligência na criação de rimas improvisadas. Por fim, uma aula-espetáculo com o DJ Adaga sobre a técnica de execução do toca-disco, bem diferente do que faz o DJ de discotecagens de shows e radiolas.

REGGAE

Ainda na noite de sábado, foi a vez dos regueiros da cidade se confraternizarem em comemoração ao Dia Municipal do Regueiro (5 de setembro), instituído pela Lei Municipal 4.102, de 2002. O show "Vibrações Positivas", organizado pela Comissão Integrada do Reggae e Turismo (CIRT) em parceria com a Prefeitura de São Luís e o Governo do Maranhão, reuniu centenas de pessoas no Ceprama, localizado na Madre Deus.

Personalidades foram homenageadas pelos 40 anos do movimento reggae: o DJ Júnior Black, dono do bar Kingstom 777 e um dos principais responsáveis pela circulação de discos nos anos 70; o casal de dançarinos Maria Antônia e José Luís, que aos 70 anos, ainda comparecem em bailes de reggae mostrando novos passos e coreografias; o DJ JM, o primeiro a compartilhar discos ainda em fita cassete; Zé Baldez, proprietário do clube Pop Som, no bairro da Jordoa, um dos primeiros do gênero na cidade; e também o deputado Pinto da Itamaraty, pela proposta da lei de criação do Dia Municipal do Regueiro, e o presidente da Func, Marlon Botão, pelo apoio concedido ao evento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário