sexta-feira, 18 de setembro de 2015

Prefeitura promove São Luís como destino histórico e cultural entre Peru e Colômbia



Setur promove São Luís como destino histórico e cultural entre Peru e Colômbia A Prefeitura de São Luís, por meio da Secretaria Municipal de Turismo (Setur), apresenta a diversidade cultural e histórica da capital, além das belezas naturais e da hospitalidade do maranhense durante encontro com o trade turístico do Peru e da Colômbia. Um roteiro turístico e todas as atrações foram apresentados aos participantes do Workshop sobre São Luís, que contou com as participações do grupo Lamparina e da cantora Flávia Bittencourt. A primeira ação aconteceu na terça-feira (15), em Lima, e a segunda, nesta quarta-feira (16), em Bogotá.

A estratégia integra o plano de negócios da Prefeitura que é proporcionar ambientes amplamente favoráveis para a propagação de parcerias entre empresas do trade turístico nacionais e estrangeiras na promoção do destino da capital maranhense. A ação integra convênio firmado entre a Prefeitura de São Luís e o Instituto Brasileiro de Turismo (Embratur), em acordo que visa promover cidades brasileiras com grandes potenciais turísticos no mercado internacional.

São Luís é um dos 65 Destinos Indutores do Turismo do Brasil e é parte integrante da Associação dos Secretários e Dirigentes dos Destinos Indutores do Turismo (Anseditur), incluída também nas ações de desenvolvimento diferenciadas para alcançar a competitividade internacional.

A titular da Setur, Socorro Araújo, destacou que a divulgação é um dos principais instrumentos de que se dispõe para estimular o incremento do fluxo turístico em direção a um determinado destino. "Assim, a promoção do produto turístico depende de ações distintas e complementares. As empresas que atuam no setor promovem seus produtos: hotéis, agências, restaurantes, entretenimento. Entretanto, o consumidor só os utiliza em função da destinação, pois é preciso promover a localidade turística com seus atrativos. É isso que estamos intensificando com o destino São Luís", enfatizou.


LIMA

O evento começou nesta terça-feira (15) no Centro Cultural de Miraflores, instalado no badalado bairro da capital peruana, conhecido por seus shoppings, lojas, restaurantes, cassinos, jardins, parques, praias e até mesmo sítios arqueológicos.

A comitiva da Secretaria Municipal de Turismo, liderada pela secretária Socorro Araújo, apresentou o potencial turístico ludovicense. Durante o encontro, a titular da pastas da Setur frisou aspectos históricos da fundação de São Luís, única capital brasileira fundada por franceses, falou da colonização influenciada por vários povos; português, africano e os indígenas.

São Luís é Patrimônio Histórico da Humanidade, reconhecida pela Unesco, desde 1997. São mais de cinco mil estruturas datadas do século XVIII e que encantam pela arquitetura com sobrados e mirantes, além dos tradicionalíssimos azulejos trazidos de Portugal e da França.

Na capital peruana, participaram do evento agentes de viagens, operadores de turismo e jornalistas. No segundo semestre, os agentes, operadores e jornalistas visitarão o Maranhão para conhecer de perto as belezas naturais, o patrimônio e a culinária regional. Em São Luís, será realizada também uma viagem de familiarização do destino, o famtour, e rodada de negócios com empresários maranhenses pra comercialização do destino.

Além da apresentação conceitual, os participantes apreciaram a gastronomia maranhense. Entre as atrações culturais, a diversidade cultural, em especial, do grupo musical Lamparina, e da cantora Flávia Bittencourt. O grupo tem acompanhado os trabalhos e tem encantado a todos com o passeio musical por meio dos ritmos como o divino, bumba meu boi, caroço, cacuriá, lelê, tambor de crioula, dentre outros.

Na bagagem do grupo Lamparina, indumentárias que representam cada manifestação, apresentadas durante o show, pelos dançarinos, enquanto Flávia apresentou toda a musicalidade do repertório maranhense.

Nenhum comentário:

Postar um comentário