quarta-feira, 30 de setembro de 2015

Prefeitura promove atividades de lazer e entretenimento na Semana do Idoso


A Prefeitura de São Luís, por meio do Instituto de Previdência e Assistência do Município (Ipam), realiza uma série de atividades socioculturais na Semana do Idoso. Na terça-feira (29), a programação se concentrou no Espigão Costeiro com momentos de lazer, aulas de aeróbica de ritmos e de zumba, além do show da cantora Vanessa Furtado. Nesta quarta-feira (30), o evento encerrou com almoço de confraternização, no Centro de Convivência do Olho D´Água, seguido de visita ao Parque Botânico da Vale. O conjunto de atividades integra o projeto Viver Mais, desenvolvido pela gestão municipal.

Este ano, o tema do evento foi "O Idoso como ator no Contexto Social e Cultural". De acordo com o presidente do Ipam, Raimundo Penha, o objetivo é desenvolver atividades socioculturais voltadas para o bem-estar dos idosos. "Essa convivência, entrosamento com atividades de lazer, ajudam a elevar a qualidade de vida, principalmente, nesta idade. É uma determinação do prefeito Edivaldo a valorização dos nossos idosos e nós fazemos tudo isso com carinho porque eles são especiais e merecem toda a nossa atenção", disse.

Raimundo Penha explicou que a ação é voltada não só visando ao bem-estar dos idosos aposentados e pensionistas do município, bem como daqueles que estão na área de abrangência do Centro de Convivência do Ipam e dos mais diversos centros sociais. Segundo ele, a cultura é reconhecida como um direito social constitucional e o Ministério da Cultura assumiu, em 2003, por meio da lei 10.741, o compromisso de assegurar e valorizar o direito à cultura ao idoso com absoluta prioridade, a fim de contribuir com a valorização da terceira idade.


O projeto Viver Mais visa ao bem-estar da pessoa da terceira idade. As atividades da Semana do Idoso foram organizadas e executadas por uma equipe multidisciplinar com foco na melhoria da qualidade de vida, garantia do direito à cidadania, estimulando a socialização e integração entre os idosos dos diferentes centros sociais.

A aposentada Maria do Livramento Silva, 74 anos, aprovou a programação da Semana do Idoso e aproveitou as aulas, ao ar livre, no Espigão, para se exercitar. Segundo ela, essa integração, proporcionada pelo projeto Viver Mais, é contagiante e a faz se sentir revigorada. "Essa ação é muito importante para a terceira idade. Participo com prazer. Todos os idosos deveriam experimentar essas atividades", disse.


DIA DO IDOSO

No dia 1º de outubro celebra-se o Dia do Idoso no Brasil. Até 2006, a data era comemorada no dia 27 de setembro. Isso porque, em 1999, a Comissão pela Educação, do Senado Federal, havia instituído tal data para a reflexão sobre a situação da pessoa da terceira idade na sociedade, ou seja, a realidade em questões ligadas à saúde, convívio familiar, abandono, sexualidade, aposentadoria.

No dia 1º de outubro de 2003, porém, foi aprovada a Lei nº 10.741, que tornou vigente o Estatuto do Idoso. Pelo fato de ter sido instituído em 1º de Outubro, em 2006, foi criada uma outra lei (a Lei nº 11.433, de 28 de Dezembro de 2006) para transferir o Dia do Idoso para a nova data: 1º de outubro.

VIVER MAIS

O projeto tem como finalidade garantir a melhoria da qualidade de vida de aposentados, pensionistas, servidores municipais e seus dependentes na capital maranhense. É também aberto à comunidade idosa da área de abrangência do Centro de Convivência, Olho d'Água. O "Viver Mais" é desenvolvido através do Ipam e conta com a parceria das secretarias municipais de Desportos e Lazer (Semdel), Administração (Semad), Criança e Assistência Social (Semcas), Segurança com Cidadania (Semusc), entre outros órgãos.


As atividades do projeto "Viver Mais" foram expandidas para atender também os servidores municipais ativos e seus dependentes. Os beneficiários têm como opções de atividades escolinha de natação, vôlei, futebol e futsal (para filhos de servidores), hidroginástica, treinamento funcional, aulas de zumba e dança de salão para servidores, jogos de salão e recreação aos finais de semana.

Nenhum comentário:

Postar um comentário