quarta-feira, 9 de setembro de 2015

Diversidade de ritmos marca segunda noite de comemoração dos 403 anos de São Luís na Maria Aragão



A Praça Maria Aragão novamente voltou a ser palco da série de shows em comemoração aos 403 anos de São Luís, promovida pela Prefeitura de São Luís, por meio da Fundação Municipal de Cultura (Func), até o dia 8 de setembro. No domingo (6), a diversidade de gêneros musicais atraiu grande público para conferir o som de bandas e artistas autorais do pop rock, forró, sertanejo universitário, pagode e bolero.

Para o presidente da Func, Marlon Botão, a programação cultural privilegiou o talento e trabalho de artistas locais. "Hoje a população de São Luís pôde se divertir ao som da música popular de artistas variados, em diversos gêneros e ritmos. No dia 8 de setembro, celebraremos o aniversário de São Luís com canções que falam da nossa terra no show Louvação a São Luís, interpretadas por grandes cantores, como Flavia Bittencourt, Mano Borges e Fernando de Carvalho", disse Botão.

A segunda noite de shows na Maria Aragão teve início às 19h, com o desfile de garotas eleitas por concurso de beleza organizado pela produtora de moda Raiane Yanca. As garotas Litorânea, Top Model, Fitness, Praia Espigão, Ponta D'Areia, Praia de São Marcos, Miss São Luís e Musa das Praias esbanjaram charme e simpatia no palco da praça. "Realizamos o concurso em 3 etapas, com comissão julgadora e voto popular pela internet. Cada menina recebe premiação em dinheiro e nosso objetivo é divulgar a beleza da garota maranhense atrelada às praias de São Luís", explicou Raiane.


Diversidade de ritmos marca segunda noite de comemoração dos 403 anos de São Luís na Maria Aragão Após o desfile, subiu ao palco a banda Mr. Simple. Sob o comando do vocalista Paulo Pellegrini e os músicos Otávio Parga e Vanessa, o grupo apresentou sucessos como "Metrópole", "Hipnotica", além de versão da canção "Você não serve pra mim", do compositor Renato Barros, mais conhecida na voz do cantor Roberto Carlos. A Mr. Simple completa dez anos de carreira este ano, com 2 discos gravados. O terceiro álbum está em fase de produção e deverá ser lançado com grande show em 2016. "Recebemos o convite com bastante alegria em participar da festa de aniversário da cidade. A gente trouxe o rock para essa festa e foi um grande prazer estar presente aqui", falou Paulo Pellegrini.

Em seguida, foi a vez do som do trio Brassalis, formado pelos irmãos Monique, Suzy e Ruan Brassalis. Filhos dos cantores Wilsinho Gogó de Ouro e Lílian Leite, desde pequenos a música foi presente na família. "Somos de uma família de músicos. Meu pai teve que morar em Goiânia por conta do trabalho e lá começamos a cantar, isso 13 anos atrás. Lá começamos a compor e cantar, influenciados pelo sertanejo universitário. Voltamos para São Luís e continuamos nossa carreira fazendo esse som, junto com o melhor do forró e do arrocha", disse Monique Brassalis.

Com 5 cd's gravados, o trio atualmente está morando em São Paulo há quatro meses e realizando agenda de shows no Sudeste. No ano passado, a música "Vai ter que ralar", do trio, foi escolhida como hit do carnaval de Salvador. Para o aniversário de São Luís, o Brassalis apresentou um presente especial. "Vamos tocar um reggae que é a cara da cidade. Esse é o nosso presente pra São Luís e o nosso agradecimento pelo convite da Prefeitura", agradeceu Monique.

Depois do rock e do sertanejo universitário, foi a vez do forró animar o público da Maria Aragão. A diversidade de estilos agradou a quem compareceu aos shows. "A festa está muito bonita, com essa mistura de sons. A praça Maria Aragão é um local acessível pra gente que vem de outros bairros", disse a faturista Layana Brito, de 25 anos, moradora do bairro Maiobão.


Já um grupo de turistas ficou surpreso em chegar à cidade e encontrar uma programação cultural diversificada. "Viemos participar da organização de encontro de geógrafos e foi uma surpresa poder prestigiar o aniversário de São Luís. Essa diversidade é algo interessante e a festa está muito boa", disse o professor de geografia, Thalismar Gonçalves, de 33 anos, do estado do Espírito Santo.

Com seis anos de existência, a banda Forró de Farra apresentou sucessos do gênero conhecido como "forró pisadinho", sob o comando dos vocalistas Jeydson e Janaína. A música "Casamento" foi entoada junto com o público, sucesso gravado também pela banda de forró Aviões do Forró. A banda também agradeceu o convite em participar do Show Mix. "Para a gente, é uma oportunidade de mostrar o nosso trabalho, uma boa iniciativa da Prefeitura em valorizar o trabalho das bandas locais", agradeceu a produtora da banda, Gláucia Cristina.

Os irmãos Jhonatan e Jardel também apresentaram o melhor do gênero sertanejo universitário. A dupla tem oito anos de carreira e dois discos lançados, com sucessos já conhecidos do grande público, como as músicas "Segredos", "Ligação a cobrar" e "Vou sair escondido dela para beber". Influenciados por nomes do sertanejo, como Zezé Di Camargo & Luciano, Jorge & Matheus e Bruno & Marrone, os dois começaram a tocar em barzinhos e hoje cumprem uma agenda cheia de shows por todo o estado.


O grupo Sambaceuma agitou o público com o melhor do samba e pagode. Com 20 anos de história, a banda tem ampliado o repertório de sucessos para outros gêneros musicais, no melhor estilo de 'banda de baile'. O grupo inaugura, ainda este mês, uma casa de shows, a Top 3, no bairro do Turu, onde se apresentarão toda semana. "Foi uma grande presente pra gente poder participar dessa festa. Meu recado para a cidade é que tenham fé. Fé na vida, fé nas pessoas. Nossa banda veio toda vestida de branco com esse pedido, de fé e paz", lembrou o vocalista da banda, Fabinho.

O encerramento da segunda noite de shows dos 403 anos de São Luís ficou por conta da cantora Eugênia Miranda. Considerada "a musa do bolero", Eugênia apresentou sucessos que fazem parte dos seus 15 anos de história com a música. A cantora participa pelo terceiro vez das comemorações do aniversário da cidade. Em 2013, ela gravou show ao vivo no palco da Maria Aragão. "Nos 400 anos da cidade, eu cheguei a trazer um bolo de aniversário durante meu show. Fico muito grata por essa administração reconhecer o trabalho da gente. Eu vim hoje trazer uma mensagem de amor. Em meio a tanta violência eu vim também pedir para as pessoas mais amor no coração, amor ao próximo, isso é o que desejo de melhor para São Luís", finalizou Eugênia Miranda.

Para garantir mais segurança e conforto ao público, a Prefeitura mobilizou efetivo de policiais da Guarda Municipal, agentes do Corpo de Bombeiros e unidade móvel do Serviço de Atendimento Médico de Urgência (Samu) da Secretaria Municipal de Saúde. Para pessoas com baixa mobilidade, 200 cadeiras foram disponibilizadas na frente do palco. As secretarias municipais de Urbanismo e Habitação (Semurh) e de Trânsito e Transporte (SMTT), junto com a Blitz Urbana, auxiliam na organização da infraestrutura do evento.

ESPAÇO DO ARTESANATO

Além de conferir os shows, quem visitar a Praça Maria Aragão até o dia 12 de setembro poderá adquirir peças do artesanato local. No Espaço do Artesanato, instalado na praça, 50 artesãs estarão expondo vários produtos, souvenirs e utilitários. É o caso da artesã Rosângela Santiago, que há 28 anos vende produtos da moda reggae, como camisetas, porta-moedas, camisas, mandalas, com as cores da Jamaica. "Além de comercializarmos nossos produtos, também repassamos informações turísticas sobre a cidade e a cultural local", falou Rosângela.

As artesãs integram o Grupo de Artesanato de São Luís e mantém reuniões de mobilização, todas cadastradas na Secretaria Municipal de Planejamento (Seplan). "Nós fizemos duas reuniões com as artesãs para organizar o espaço do artesanato aqui na Maria Aragão. Elas também participaram de palestras sobre artesanato, suas definições, qualidade no atendimento ao público, técnicas de embalagem e vendas", esclareceu Jordânia Pessoa, coordenadora do Centro de Artes Japiaçu, responsável pela mobilização dos artesãos.


PROGRAMAÇÃO

Na segunda-feira (7), o público evangélico comemora com o show "Terra da Adoração". Entre as atrações confirmadas, Anderson Freire, Maurício Paes, Bruna Karla, Fernanda Brum e atristas locais. Nesta terça-feira (8), às 19h, acontece o espetáculo "Louvação a São Luís", na Praça Maria Aragão, com a participação dos artistas locais Fernando de Carvalho, Mano Borges, Flávia Bittencourt, Milla Camões, Rosa Reis, Tiago Maci, Patativa, Maria Vitória, Cadu Ribeiro, Alê Muniz, Mário Fernando e Grupo Lamparina. Na quarta-feira (9), terá início o Festival Internacional do Folclore com apresentações culturais na Praça Maria Aragão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário