quarta-feira, 12 de agosto de 2015

Prefeitura firma parceria com a Vale em apoio às ações do programa Todos por São Luís




Prefeitura firma parceria com a Vale em apoio às ações do programa Todos por São Luís. A Prefeitura de São Luís e a Vale firmaram mais uma importante parceria institucional em apoio às ações do programa "Todos por São Luís". Já a partir desta 13ª edição do programa, que será realizado no Anjo da Guarda, no sábado (15), a Companhia integrará o rol de parceiros do projeto utilizando sua experiência na área socioambiental para somar às ações desenvolvidas durante o "Dia D" do programa.

Para consolidar a parceria, a primeira-dama de São Luís, Camila Holanda, que é coordenadora geral do "Todos por São Luís", esteve reunida na manhã desta quarta-feira (12), com a equipe do setores de Relações Institucionais da Vale, oportunidade na qual apresentou a metodologia e as diretrizes do programa que visa levar às comunidades serviços essenciais de saúde preventiva, esporte, lazer, cultura, educação, meio ambiente, entre outros.

"A reunião foi muito produtiva e já alinhavamos aqui algumas atividades que poderão ser realizadas pela companhia que já tem expertise em ações socioambientais executadas junto às comunidades da área Itaqui-Bacanga, foco dessa edição. Por já desenvolver esse trabalho nos bairros da região circunvizinha à Vale, nada mais providencial contarmos com a participação da empresa para somar-se a nós nesse importante projeto da Prefeitura", disse Camila Holanda.

Na reunião, a equipe de Relações Institucionais da Vale entregou à primeira-dama o relatório de ações da Companhia, no qual consta o formato da atuação social da empresa, no Maranhão, destacando as ações e projetos desenvolvidos na área.

O representante do setor de Relações Institucionais da Vale, Dorgival Pereira, destacou a importância da parceria e do trabalho desenvolvido pelo programa Todos por São Luís. "Nós já desenvolvemos diversas ações sociais que poderão somar ao propósito do projeto para favorecer a comunidade local. E esse é o objetivo da Vale e da Prefeitura: proporcionar serviços para melhorar a vida das pessoas e, nesse caso específico, dos moradores da região Itaqui-Bacanga", disse Pereira.

Também presente à reunião, o gerente de Relações Comunitárias da Vale, Gustavo Belesa, considerou positiva a parceria. "Acho que demos aqui um passo importante para entender os projetos do Município na área social e a Prefeitura conheceu também um pouco da atuação da Vale no setor. A partir de agora é buscar a sinergia necessária em favor desse projeto que quem ganha é comunidade", afirmou o gerente.

Participaram também da reunião na Vale o coordenador executivo do programa "Todos por São Luís", Arivaldo Martins, e o líder comunitário da área Itaqui-Bacanga, José Ribamar Paêta.

OFICINAS

No início da manhã, a primeira-dama Camila Holanda visitou também os locais onde estão sendo promovidas oficinas profissionalizantes aos moradores da comunidade Vila Verde, na área do Anjo da Guarda, como parte das ações prévias do programa "Todos por São Luís", cuja culminância no bairro será no próximo sábado (15).

Cerca de 20 pessoas integrantes do Serviço de Convivência e fortalecimento de Vínculos para Idosos, do Centro de Referência de Assistência Social (Cras) do Anjo da Guarda, participam da oficina de confecção de bonecas. Entre as participantes estão as aposentadas Maria das Graças Gomes, 66 anos, e Áurea Ribeiro, 68 anos. "Muitas das minhas companheiras de curso buscam uma forma de aumentar a renda com a arte de confeccionar bonecas. Mas eu quero apenas utilizar o que aprendi como terapia mesmo", disse Maria das Graças.

A primeira-dama esteve também na Associação de Moradores da Comunidade Vila Verde, onde aproximadamente 25 mulheres do grupo "Costurando o Futuro com Cidadania" participam da oficina da customização em tecidos. No local, também foi realizado atendimento de saúde preventiva, com consultas de enfermagem, realização de teste de glicemia, aferição de pressão arterial e entrega de medicamentos da Farmácia Básica.

Durante a semana, serão realizadas ainda outras oficinas como a de culinária típica, confecção de bombons regionais, informática básica, entre outras. "São ações prévias que realizamos para a comunidade, que visam proporcionar conhecimento e a possibilidade de terem um ganho extra com a venda dos produtos que aprendem a fazer", frisou Camila Holanda.


Antes da culminância das ações do programa "Todos por São Luís", que nesta 13ª edição será realizada no bairro Anjo da Guarda, a comunidade recebe ainda serviços de requalificação asfáltica, varrição, capina e roçagem. E, na culminância da ação, diversas atividades são desenvolvidas na área da saúde, educação, cultura, esporte e lazer, meio ambiente, entre outras.

Nenhum comentário:

Postar um comentário