quinta-feira, 23 de julho de 2015

Prefeitura promove Seminário Municipal de Hepatites Virais



Prefeitura promove Seminário Municipal de Hepatites Virais Médicos, enfermeiros, assistentes sociais, gestores municipais e membros da sociedade civil participaram nesta quinta-feira (23) do Seminário Municipal de Hepatites Virais, promovido pela Prefeitura de São Luís. De acordo com o Ministério da Saúde, no Brasil, as hepatites virais mais comuns são as causadas pelos vírus A, B e C, podendo ter registros ainda dos vírus D e E. Caso o diagnóstico não seja precoce, estas hepatites podem causar danos mais graves ao fígado como cirrose e câncer.

O seminário aconteceu durante todo o dia no auditório Ana Nery - na sede do Conselho Regional de Enfermagem do Maranhão, quando foram realizadas palestras e mesas-redondas sobre o tema. Durante a abertura dos trabalhos, a superintendente de Assistência à Rede da Secretaria Municipal de Saúde (Semus), Sabrina Furtado Cunha - que no ato representou a secretária titular da pasta, Helena Duailibe - destacou a atual estrutura pública da capital maranhense para o controle das hepatites.

"Além dos Centros de Testagem e Acolhimento, localizados nos bairros do Lira e Anil, temos ainda no Centro de Saúde do Bairro da Fátima o Serviço de Atendimento Especializado, voltado basicamente às pessoas acometidas ou com suspeita de hepatites", destacou.

Na ocasião, a superintendente também informou sobre a expansão dos procedimentos de diagnóstico das hepatites virais para outras unidades. "Além dos CTA´s e do Bairro de Fátima, por orientação expressa do prefeito Edivaldo, já é possível que o cidadão ou a cidadã realize o teste rápido, com todo o acompanhamento necessário, em várias unidades de saúde da rede pública", afirmou.

Também presente ao evento, o coordenador do Programa Municipal DST, AIDS e Hepatites Virais da Semus, Claudean Serra, citou o trabalho desenvolvido pelos gestores locais em empresas do setor público e privado da capital maranhense. "Nas últimas semanas, em especial, promovemos cursos e palestras com empresas da cidade, reforçando o cuidado com o aparecimento dos sintomas e a importância do diagnóstico precoce", disse.

Nenhum comentário:

Postar um comentário