sexta-feira, 17 de julho de 2015

Prefeitura promove Sarau Histórico no Centro pelo projeto "Férias Culturais"



Prefeitura promove Sarau Histórico no Centro pelo projeto Férias Culturais. A Praça Benedito Leite foi palco de um Sarau nesta quarta-feira (15). O evento faz parte do projeto "Férias Culturais", uma parceria da Prefeitura de São Luís com o Governo do Estado, por meio da Secretaria Municipal de Turismo (Setur).

"A gente precisa conhecer nossos poetas, nossas músicas, resgatar nossa história e nossa cultura. E a gente faz isso trazendo as pessoas para cá e mostrando, por meio da encenação e dos músicos, toda a nossa riqueza", lembra Socorro Araújo, secretária municipal de Turismo.

Músicos, flautistas, instrumentistas, estudantes do curso de evento do Ifma e técnicos da Setur fizeram um resgate do cenário da cidade no século XIX. Vestidos a caráter, os atores viveram personagens que entraram pra história de São Luís, como Daniel de La Touche, o fundador da capital maranhense, Ana Jansen e Catarina Mina. Em cena, eles explicaram como nasceu a "Cidade dos Azulejos".

"Eu estou adorando isso aqui. Uma noite de lazer diferente, animada, maravilhosa. Tudo muito bonito e interessante. As músicas me trazem lembranças de um passado feliz. Não vou perder o próximo evento desse tipo", disse Djanira Brito, de 58 anos, que veio do Olho D'Água para prestigiar o sarau.


Além das encenações, a noite também foi embalada por canções da época. Concertos e cantorias foram o convite às centenas de pessoas que estavam no local. Itaércio Antunes, morador do Centro, de 73 anos, se encantou com a São Luís antiga. "Estou muito feliz em poder voltar a Praça Benedito Leite, lugar onde me criei e que vivi muitos momentos, e reviver tudo isso em uma outra época. Muito boa a programação da Secretaria de Turismo. Estou acompanhando desde o primeiro dia e vou estar aqui sempre que tiver essas ações", afirmou o engenheiro civil.

Quem também foi lembrado na noite do sarau foi o teatrólogo Arthur Azevedo, dramaturgo marcante de São Luís. Composições, declamação dos poemas e os episódios que narraram a história da cidade que se formou à beira-mar surpreenderam a nova geração com uma história até então desconhecida. "Eu estou aprendendo coisas aqui que eu não sabia. Acho isso muito legal. Porque a gente aprende de um jeito que não é chato e que nos envolve", disse a estudante de 14 anos, Ana Letícia Pires.

As crianças e adolescentes passaram a compreender melhor a própria identidade e, a partir daí, devem preservar bem mais a tradição. "Eu quero morar aqui nessa praça pra ver isso todo dia", disse a pequena Cecília Damasceno, de apenas 3 anos.


OUTRAS AÇÕES
Na próxima quarta-feira (22), a partir das 19h, haverá nova programação. Dessa vez, será o dia do 'Roteiro Reggae', na Praça Benedito Leite. O grupo formado por dj's, dançarinos e admiradores do movimento Reggae, vai percorrer algumas ruas do Centro Histórico ao som do ritmo jamaicano. Também na Praça Benedito Leite, na quinta-feira (23), a partir das 16h, o roteiro guiado "Conheça São Luís nas Férias" se repete. Na sexta-feira (24), o circuito com personagens históricos volta a ocupar as praças, avenidas, ruas, escadarias e palácios do Centro Histórico.

A quarta-feira (29) será embalada pelo projeto "Serenata Histórica". Um grupo com músicos, percussionistas, flautistas e trompetistas vai entoar cantigas maranhenses, do cancioneiro popular e poesias. O cortejo sairá da Praça Benedito Leite, às 19h. De lá, o grupo segue com paradas na Igreja da Sé, Palácio La Ravardière, Palácio dos Leões, Rua de Nazaré, Tribunal de Justiça e retorna à Praça. O passeio será intercalado com informações turísticas. Em frente aos monumentos, são feitas pequenas paradas e um guia de turismo conta a história, lendas, belezas e particularidades daquele lugar.

No dia 30, no mesmo lugar, às 16h, haverá mais uma edição do roteiro guiado "Conheça São Luís nas Férias". E no último dia do mês, 31, a partir das 17h, a Banda do Exército e a Banda da Polícia Militar fecham a programação 'Férias Culturais em São Luís', na Praça Benedito Leite.

Nenhum comentário:

Postar um comentário