segunda-feira, 13 de julho de 2015

Prefeitura leva ações do "Todos por São Luís" à Liberdade e beneficia moradores de mais 12 bairros




Na ocasião, o prefeito Edivaldo dialogou com a comunidade e acompanhou de perto a prestação dos serviçosMoradores da Liberdade e de outros 12 bairros adjacentes receberam neste sábado (11) serviços nas áreas de saúde, qualificação, esporte e lazer, turismo, cultura e infraestrutura, levados ao bairro pela Prefeitura de São Luís em mais uma edição do "Todos por São Luís". Durante o mutirão, que foi acompanhado pelo prefeito Edivaldo e pela primeira-dama, Camila Holanda, coordenadora do programa, equipes das secretarias municipais e entidades parceiras ofertaram à comunidade uma série de ações, facilitando e levando para mais perto da população os serviços da Prefeitura em todas as áreas.

Na ocasião, o prefeito Edivaldo dialogou com a comunidade e acompanhou de perto a prestação dos serviços. "O grande sucesso do programa se dá porque ele é construído a partir de reuniões com a comunidade. É ela que diz quais ações devem vir para o bairro. Estamos aqui conversando com a população e ouvindo as demandas da região. Durante toda a semana, a Prefeitura se fez presente no bairro contemplado com o programa, já com as primeiras ações. Temos aqui um grande envolvimento da comunidade, todos participando desta ação", destacou Edivaldo, que ainda adiantou que no próximo sábado (18) o "Todos por São Luís" acontecerá no bairro Vicente Fialho.

O programa, idealizado pela Secretaria Municipal de Comunicação (Secom), tem como parceiros o governo do Estado, a Federação das Indústrias do Estado do Maranhão (Fiema) e a Corregedoria Geral de Justiça (CGJ/MA). Ele já percorreu oito bairros da capital, ampliando o acesso do cidadão a serviços básicos e aperfeiçoando os canais de diálogo e interlocução com a população, na perspectiva de fortalecimento da cidadania local. Por determinação do prefeito, a ação, que inicialmente acontecia uma vez por mês, passou a ser realizada todos os sábados.

Ao longo da semana os moradores participaram de oficinas de informática básica, artesanato - confecção de bolsas com materiais reciclados -, bombons regionais, panificação, sorvete, sucos alternativos, entre outras. O objetivo do programa é também gerar renda e emprego para a comunidade local com a oferta de capacitação em diferentes áreas e para diferentes públicos.

"Temos registrado a cada edição um número maior de pessoas. Esse bom resultado se dá exatamente porque as ações que levamos para o bairro são aquelas escolhidas pela comunidade. Estivemos durante a semana inteira aqui na Liberdade com oficinas, cursos, palestras, rodas de conversas e hoje é a culminância do evento com essa grande ação social", destacou a primeira-dama, Camila Holanda.

QUALIFICAÇÃO E RENDA

O resultado das oficinas ofertadas à comunidade já pôde ser visto neste sábado, quando várias mulheres e jovens que participaram da oficina de sorvete levaram para a praça do Viva da Liberdade sorvetes produzidos por eles. "Já estou aumentando a renda a partir da venda dos sorvetes que aprendi a fazer. A oficina foi muito boa e ajudou muitas pessoas daqui", disse Fátima Costa, feliz com o novo negócio. Alberto Pinheiro, que também participou do curso, disse que o dinheiro que conseguir com a venda será usado para ajudar no trabalho do grupo de jovens da Catequese Coração de Jesus, do bairro do Diamante.

No local, artesãs também aproveitaram para expor e vender seus produtos, assim como produtores rurais que levaram para o local verduras e legumes. "Esta é uma ação muito positiva porque aqui a gente encontra tudo em um só lugar e pertinho de casa", disse a dona de casa Cristina Ferreira.

ATENDIMENTO

Na UEB. Mario Andreazza foram realizados os atendimentos na área de saúde. O serviço foi um dos mais procurados. Nesta área, a Prefeitura levou para o bairro consultas com clínicos geral, ginecologista, pediatra, dermatologista, cardiologista, urologista e dentista. Ainda nesta área, foram realizadas aplicação de flúor, aferição de pressão, teste de glicemia, preventivo e teste rápido de HIV, entre outros serviços.

Luciana dos Santos contou que mora no Parque Vitória, mas soube da ação pela sogra que mora na Liberdade, e veio com o filho para consultas. "Aqui a gente não precisa marcar e ficar esperando para consultar no outro dia, é tudo no mesmo dia, o que é muito bom", disse.

Além de atendimento em saúde, os moradores também receberam serviços de estética e oficinas de capacitação; atendimentos jurídico e do Cras/Creas, nos quais os moradores obtiveram informações sobre Cadastro Único, recadastramento do NIS e orientações sobre o Bolsa Família. Também foi disponibilizada à população emissão de carteira de trabalho e do SUS.

O mutirão realizou ainda diversas atividades culturais, de esporte e lazer, como torneios de futebol, futsal, programa "Brincando nos Bairros", emissão de documentos, inscrições para casamento comunitário, promovido pela Corregedoria Geral da Justiça (CGJ), parceira da Prefeitura na ação.

Apresentações culturais, torneios esportivos, jogos educativos e shows movimentaram crianças e jovens. No local também foi montado um parque infantil onde foram realizadas brincadeiras para criançada. Com o período de férias, a Prefeitura está com uma programação voltada especialmente para o público infantil. Para o bairro, foram levados brinquedos como jogos de peteca, pula-corda, corridas de saco e queimado, animação com palhaço, dança e pintura, além do esporte, com campeonatos de vôlei, basquete e travinha.

Enquanto a mãe era atendida, Gabriel Lucas Sá, de 6 anos, aproveitava as brincadeiras em uma tenda montada na praça. "Aqui a gente se diverte e ainda participa de sorteio de brinquedos", disse, satisfeito.

A iniciativa da Prefeitura tem agradado a população. "Com esta iniciativa, a Prefeitura mostra a preocupação em garantir que todos tenham acesso aos serviços oferecidos pelo Município e de forma fácil e com rapidez. Eu já me consultei, trouxe meu filho para participar das atividades de lazer e estou gostando muito", disse o aposentado Antônio Carvalho.

Acompanharam o prefeito durante o mutirão, os secretários municipais Batista Matos (Comunicação), Geraldo Castro (Educação), Julio França (Desportos e Lazer), o controlador geral do Município, Délcio Rodrigues, e os vereadores, Honorato Fernandes, Pedro Lucas, Ivaldo Rodrigues, Josué Pinheiro, Julio França, Barbara Soeiro, Pereirinha e Basileu.

Nenhum comentário:

Postar um comentário