sexta-feira, 10 de julho de 2015

Prefeitura intensifica obras do Programa Bacia do Bacanga no Coroadinho



Prefeitura entrega primeira etapa de obras do Programa Bacia do Bacanga até outubroA Prefeitura de São Luís, através da Secretaria de Projetos Especiais (Sempe), desenvolve o Programa de Recuperação Ambiental e Melhoria da Qualidade de Vida da Bacia do Bacanga. Em fase de conclusão, obras no bairro do Coroadinho, com entrega prevista para outubro deste ano, ampliam a infraestrutura e levam mais sustentabilidade à região.

"As obras da Bacia do Bacanga criam espaços públicos, áreas de lazer e de vivência, e, mais que isso, são desenvolvidas dentro de padrões de sustentabilidade, com a preocupação de viabilizar saneamento adequado, gerando um ambiente de mais qualidade para os moradores da área", disse o prefeito Edivaldo.

Três importantes obras estão ocorrendo na área do polo Coroadinho, evolvendo também os bairros do Salinas do Sacavém e Vila Natal. "A Prefeitura vem atuando em ritmo acelerado, a pedido do prefeito Edivaldo Holanda Júnior, para concluir obras relevantes, que irão proporcionar a melhoria na vida das pessoas e elevar os indicadores sociais nas áreas beneficiadas", afirmou Gustavo Marques, secretário da Sempe.

Entre as obras está a ampliação e recuperação do Canal do Rio das Bicas, que, aliada a outras obras de microdrenagem, irá resolver os problemas de alagamento que são frequentes nos períodos de chuva. "O canal contempla aproximadamente 2 km de extensão, com galerias de concreto armado, com trechos abertos e fechados" explicou o especialista em água e saneamento da Sempe, Roberto Sousa.

Paralelo a obra do canal, a Prefeitura já está realizando a urbanização da área do entorno, que contempla a construção de oito praças, que terão academia aberta, playground, quadra poliesportiva, jogos de mesa e infantis, pista de skate, além de outras intervenções de melhoria, que propiciem maior qualidade de vida aos moradores da região. "A área é carente de espaços públicos urbanizados, o que torna esses espaços de lazer e esporte itens importantes para a região", disse Thaís Mendes, especialista em Planejamento Urbano da Sempe. As praças terão espaços voltados para todas as idades, atendendo a diversos segmentos.

Um método inovador utilizado pela Prefeitura nesta obra é a pavimentação das praças e vias de entorno, com blocos de concreto intertravado, que mantém o solo mais permeável e ajuda no conforto térmico, agregado a soluções de arborização, tornando os espaços mais sustentáveis.

Além do canal e da urbanização do seu entorno, outra obra que está em andamento é a construção de 33 unidades habitacionais para famílias que precisavam ser reassentadas. "Os moradores que viviam em áreas que passaram por intervenções com a obra do canal receberão novas casas, próximas as suas antigas residências, podendo assim manter os vínculos sociais já estabelecidos", disse a especialista socioambiental da secretaria, Eloina Reis.


DESCRIÇÃO DAS PRAÇAS - PARQUE DO RIO DAS BICAS

NOME 

ÁREA/m2 

DESCRIÇÃO DOS EQUIPAMENTOS


PRAÇA PORTAL DO SACAVÉM 

1.600,00 

Academia e Playground


PRAÇA DA SALINA 

1.863,00 

Playground, Meia-quadra, Jogos infantis e Academia Aberta


PRAÇA DA VITÓRIA 

715,06 

Calçadão, Caramanchões, Jogos de mesa e Jogos infantis


PRAÇA DA UNIÃO 

500,83 

Academia e Playground


PRAÇA DOS ESPORTES 

2.133,00 

Quadra poliesportiva e Quiosque


PRAÇA DO SKATE 

1.165,48 

Pista de Skate


PRAÇA VILA NATAL 

752,87 

Playground e Jogos de mesa


PRAÇA DA CRIANÇA 

457,31 

Playground e Academia


TOTAL 

8.747,55 




Nenhum comentário:

Postar um comentário