quinta-feira, 2 de julho de 2015

Prefeitura entrega 120 kits do PAA a famílias do bairro da Liberdade




Entregas já haviam sido realizadas anteriormente em regiões como Itaqui-Bacanga, Cidade Operária e João de DeusA comunidade do bairro Liberdade foi a sétima a ser beneficiada com os produtos do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA). A distribuição reuniu cerca de 120 famílias no Centro de Referência e Assistência Social (Cras) do bairro, na tarde de quarta (1º).

"Este é um importante programa de fortalecimento da agricultura familiar, de combate à fome e valorização da pessoa humana implantado pelo prefeito Edivaldo, para geração de renda na zona de produção da capital", disse a titular da Segurança Alimentar municipal (Semsa), Fatima Ribeiro, durante a entrega de alimentos.

A produção familiar rural é comprada diretamente pela Prefeitura de São Luís, sem intermediários e com preço compensador. Os alimentos adquiridos são destinados de imediato às famílias atendidas pelos Cras. "Com o PAA, o produtor tem condições de investir em sua plantação, ampliá-la e garantir assim o sustento familiar", reitera Fatima Ribeiro.

Na Liberdade, as famílias receberam cestas com itens diversificados incluindo frutas, verduras, legumes, farinha, mel de abelhas e frango caipira, polpa de frutas, milho e feijão verde, coco, banana, entre outros.

Desde quando começou, a Prefeitura já distribuiu alimentos do programa na Cidade Operária, Vila Embratel, João de Deus, Bairro de Fátima, Anjo da Guarda e Forquilha. As entregas são semanais, e sempre precedidas de uma palestra de capacitação para o uso integral dos alimentos, promovida por nutricionistas da Semsa.

Para a dona de casa Maria de Jesus Nascimento, 38 anos, os alimentos vão complementar a alimentação dos filhos. "A gente sempre precisa, ainda mais sabendo que é alimento de qualidade", disse. A balconista Antônia dos Santos, 39 anos, parabenizou a iniciativa da gestão municipal. "Esse programa da Prefeitura veio para ajudar quem precisa", afirmou.

O PAA é uma ação de incentivo à agricultura familiar, atividade que gera mais de 80% da ocupação no setor rural. No Brasil, responde por sete de cada 10 empregos no campo e por cerca de 40% da produção agrícola. Os dados são da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) e apontam que, atualmente, a maior parte dos alimentos que abastecem a mesa dos brasileiros vem das pequenas propriedades. A agricultura familiar favorece ainda a geração de renda, variedade de cultivos e menor uso de insumos industriais.

Em São Luís, o programa é desenvolvido pela Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Segurança Alimentar (Semsa), Agricultura e Pesca (Semapa), Criança e Assistência Social (Semcas) e Segurança com Cidadania (Semusc). Os recursos são do Ministério de Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS) com adesão mista com o governo do Estado. Os produtos são adquiridos nas regiões de Matinha, Cinturão Verde e Tajipuru. Nesta etapa, 300 agricultores familiares estão cadastrados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário