sábado, 11 de julho de 2015

Prefeitura apoia Festival de Zabumba e Encontro de Miolos de Boi

No mês de julho, após as festividades juninas, dois grandes eventos promovem a visibilidade da tradição das manifestações folclóricas maranhenses: o Encontro de Miolos de Boi, nesta sexta-feira (10), na Rua Portugal (Canto da Cultura), e o Festival de Bois de Zabumba, neste sábado (11). Os dois contam com o apoio da Prefeitura de São Luís, por meio da Fundação Municipal de Cultura (Func).

Para o presidente da Func, Marlon Botão, o apoio aos eventos reforça a política de fomento às tradições culturais. "A Prefeitura tem garantido o suporte de infraestrutura para os eventos que tem iniciativa da comunidade, fortalecendo os vínculos comunitários e o protagonismo dos próprios mantenedores da cultura popular", afirmou.

Em sua décima edição, o Encontro de Miolos de Boi reúne 200 miolos de boi, que ficam em exposição na Rua Portugal e na Rua do Giz, no horário das 9h às 20h. O miolo é o brincante do bumba meu boi que dá vida e movimento ao boi. Segundo o coordenador do festival, o evento tem o objetivo de promover a visibilidade do principal animador dos grupos. "Sem miolo, o boi não dança", disse.

Dez brincantes de miolo de boi serão homenageados durante o evento. Além da exposição, o festival contará com apresentação de grupos de banda marcial do Bom Menino, da Guarda Municipal, da Escola de Música e do Exército.

Às 18h, será realizado um cortejo pelas ruas da Praia Grande com a participação das bandas e desfile dos miolos de bumba meu boi. A Prefeitura garantiu apoio com infraestrutura. O festival conta também com o apoio do Governo do Maranhão, Sebrae, Clube de Dirigentes Lojistas e Spumaflex.

FESTIVAL DE ZABUMBA

No sábado (11), a partir das 18h, os amantes do sotaque de zabumba vão se encontrar no XXI Festival de Bumba Meu Boi de Zabumba, que acontece na Avenida Newton Belo, na Praça da Igreja Católica, no bairro do Monte Castelo.

O presidente do Grupo Cultural de Boi de Zabumba e Tambor de Crioula do Maranhão, Basílio Durans, destacou a importância do evento para integração e visibilidade da manifestação folclórica. "Há 21 anos a gente percebeu o risco de esquecimento dos grupos. Daí veio a ideia de realizarmos o festival. No primeiro ano, participaram apenas sete grupos. Hoje, nós contamos com 21 grupos presentes", destacou.

Participam do evento grupos de boi de zabumba da capital maranhense e 2 grupos da região de Guimarães. O sotaque de zabumba é um dos mais antigos entre as manifestações folclóricas. Além da apresentação dos grupos, haverá homenagens aos pesquisadores Jandir Ferreira e Izaurinas Nunes, entrega de prêmios e apresentação do auto do bumba meu boi. A Prefeitura de São Luís e o Governo do Maranhão são apoiadores do evento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário