sexta-feira, 24 de julho de 2015

Prefeito Edivaldo recebe reconhecimento do Pnud pelo trabalho na área de segurança alimentar



Prefeito recebe representante do Pnud e da Presidência da República. O prefeito Edivaldo recebeu o reconhecimento do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud), pelo empenho da gestão municipal em cumprir as metas dos Objetivos do Desenvolvimento do Milênio (ODM), principalmente no que tange à área da segurança alimentar. Em audiência realizada em seu gabinete, no Palácio La Ravardière, Edivaldo recebeu a gerente de Articulação Institucional do Pnud, Maria do Carmo Rebouças, e a assessora da Secretaria Geral da Presidência da República, Míriam Salete Licnerski, momento no qual transmitiram a mensagem de reconhecimento.

"Ficamos felizes com a menção positiva do Pnud ao nosso trabalho, o que nos estimula a trabalhar ainda mais para melhorar os indicadores sociais e econômicos do nosso município e proporcionar melhorias das condições de vida da população. São muitas as ações de segurança alimentar sendo desenvolvidas de forma articulada com setores estratégicos como agricultura, educação, assistência social, educação e muitos outros, gerando uma cadeia de benefícios na qual ganha a cidade e o cidadão ludovicense", disse o prefeito Edivaldo.

A gerente de Articulação Institucional do Pnud, Maria do Carmo Rebouças, afirmou que a valorização do trabalho desenvolvido pela Prefeitura de São Luís, principalmente na área de segurança alimentar, é devido essencialmente à implantação de programas e ações que têm melhorado a qualidade alimentar e de vida não apenas de crianças e adolescentes assistidos pelos serviços públicos de assistência social, educação e saúde, mas que também têm sido implementados para potencializar o desenvolvimento territorial.

Entre as ações destacadas pela representante do Pnud estão o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) e Programa Nacional de Alimentação Escolar (Pnae), que adquire alimentos diretamente da agricultura familiar, gerando renda, proporcionando o desenvolvimento econômico local e melhorando a qualidade de vida também na zona rural.

"Nós temos conhecimento que a Prefeitura de São Luís tem feito um trabalho importante de integração das políticas de segurança alimentar e de seu empenho em cumprir os Objetivos do Desenvolvimento do Milênio. Por isso valorizamos essa iniciativa, até porque o tema segurança alimentar será fortemente discutido na próxima agenda de desenvolvimento sustentável das Nações Unidas. Aproveitamos também a oportunidade da reunião para, inclusive, passar uma mensagem ao prefeito Edivaldo, no sentido de que continue com esse importante trabalho na área de segurança, que será tema carro-chefe da Organização das Nações Unidas nos próximos 15 anos", disse Maria do Carmo Rebouças.

Segundo ela, já está agendada uma próxima reunião em São Luís, quando será apresentado o Atlas de Desenvolvimento Humano Municipal, elaborado pelo Pnud, conjuntamente com o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) e a Fundação João Pinheiro, com dados sobre o desenvolvimento humano da região metropolitana de São Luís, no qual consta também informações sobre mais de 200 indicadores a respeito da situação do desenvolvimento humano na capital maranhense. "São informações que podem auxiliar bastante o município no planejamento e na execução de políticas públicas para a melhoria de seus indicadores sociais", frisou a representante do Pnud.

A secretária municipal de Segurança Alimentar, Fátima Ribeiro, informou que a presença da representante do Pnud consolida a agenda do embaixador da ONU, Jorge Chediek, que esteve em São Luís no mês passado, momento no qual também reconheceu as ações desenvolvidas pela gestão municipal na área de segurança alimentar.

"O reconhecimento é fruto de um intenso trabalho que estamos realizando na área da segurança alimentar. A próxima reunião agendada com Pnud terá como propósito discutirmos de forma articuladas como outras secretarias municipais as necessidades de cada pasta, para que, de forma integrada promovam ações alinhadas às plataformas dos Objetivos do Desenvolvimento do Milênio", disse.

Presente à reunião, a assessora da Secretaria Geral da Presidência da República, Míriam Salete Licnerski, reforçou as iniciativas da Prefeitura de Luís para a elevação dos indicadores sociais do município. "Prestamos aqui nosso reconhecimento ao empenho da gestão municipal na implementação de ações e programas alinhados à plataforma dos ODM, que priorizam o combate à extrema pobreza, a saúde e o meio ambiente", frisou Míriam Licnerski.

Ela informou que será articulada com a Prefeitura de São Luís a realização de uma oficina, com a participação da Secretaria Geral da Presidência da República e Pnud, com o objetivo de discutir com o secretariado municipal quais políticas públicas podem ser implementadas em São Luís para que a capital maranhense possa ser referência nacional no alcance às metas do milênio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário