quinta-feira, 23 de julho de 2015

Prefeito Edivaldo acompanha execução de obras de abastecimento de água em São Luís




Edivaldo participa de entrega de poço na Vila Passos e realiza vistorias a mais obras na área de abastecimentoO prefeito Edivaldo acompanhou nesta quinta-feira (23) a execução de diversas obras na área de abastecimento d´água, que estão sendo realizadas em parceria entre a Prefeitura de São Luís e o governo do Estado, por meio do Programa "Água para Todos". No início da manhã, Edivaldo e o presidente da Companhia de Saneamento Ambiental do Maranhão (Caema), Davi Telles, realizaram a entrega oficial, na Vila Passos, de mais um poço tubular de abastecimento d´água, inaugurando o sistema que resolverá definitivamente o problema de rodízio ou intermitência do abastecimento sofrido há décadas pela comunidade da região central da capital.

Após o ato de entrega do sistema na Vila Passos, do qual também participou a secretária estadual das Cidades, Flávia Alexandrina, o prefeito Edivaldo e o presidente da Caema, Davi Telles, além do vereador Dr. Gutemberg, realizaram vistorias técnicas a outros dois poços tubulares, de um total de seis que estão sendo construídos na região central da capital: o do Monte Castelo e o Parque Bom Menino.

"Estamos concretizando aqui mais uma ação importante realizada em parceria entre a Prefeitura de São Luís e o Governo do Maranhão para darmos solução a um problema antigo na capital, que é a falta de água regular na casa das pessoas. Também estamos com dezenas de outros grandes projetos prestes a serem executados na área de abastecimento e saneamento, que vão resolver definitivamente o problema do abastecimento de água na nossa cidade", disse Edivaldo.


Executado pela Caema, o poço tubular perfurado na Praça Catulo da Paixão Cearense, na Vila Passos, tem 200 metros de profundidade e vazão de 70 mil litros de água por hora. O poço vai reforçar o abastecimento em toda a área da Vila Passos e bairros adjacentes. Também foram implantados 300 metros de tubulação para interligar o poço à rede de distribuição.

O poço da Vila Passos é o segundo a ser inaugurado na região central de São Luís. O primeiro poço foi inaugurado no Bairro de Fátima. Outros quatro poços estão sendo perfurados para reforçar o abastecimento de água em outras áreas da região central da capital: na Praça da Misericórdia, no Outeiro da Cruz, no Parque do Bom Menino e no Monte Castelo. Todos deverão entrar em operação nos próximos dias.

Segundo Davi Telles, a construção dos poços e dos demais projetos em execução na área de abastecimento e saneamento ambiental partiu de um pedido do próprio prefeito, que solicitou ações em caráter emergencial, para solucionar o problema de abastecimento d´água da capital. De acordo com Telles, ações na área não foram executadas antes porque a gestão estadual anterior não era parceira da Prefeitura de São Luís.

"Mas agora, solucionar o problema de abastecimento d´água na capital é uma prioridade tanto do prefeito como do governador Flávio Dino. A população de São Luís não pode mais esperar para ter água regularmente em suas casas. Por isso, estamos dando soluções de curto prazo, como a perfuração desses poços que representam um reforço significativo no abastecimento da cidade", frisou Telles.

Os bairros beneficiados com os seis poços são abastecidos pelo Sistema Produtor do Sacavém que, no período de estiagem, tem a produção reduzida por conta dos baixos níveis de água no reservatório do Batatã. As áreas públicas onde se localizam cinco desses poços foram cedidas pela Prefeitura de São Luís, em tempo recorde, graças ao empenho do prefeito Edivaldo em resolver o problema em São Luís.


A dona de casa Conceição de Maria Almeida, 41 anos, acompanhou a entrega do sistema na Vila Passos, bairro onde mora desde que nasceu. Ela relata que sempre sofreu com o problema de falta d´água e que custa a acreditar que não precisará mais abastecer os tonéis de sua casa. "Parece um sonho ter água todo dia em minhas torneiras", comemorou ela.

Ainda em São Luís, em convênio com a Defesa Civil, a Caema está perfurando mais cinco poços de grande vazão na região do Sistema Paciência, acabando com a intermitência no abastecimento de água nas regiões Cohab/Cohatrac. Além disso, 35 poços estão em recuperação na zona rural de São Luís, melhorando a distribuição de água para diversas comunidades.

O governo do Estado vai investir, ainda, cerca de R$ 100 milhões na Obra de Reforço de Vazão no km 22 do Sistema Italuís. Com esse reforço, o volume de água bombeado para o abastecimento de São Luís será dobrado, resolvendo, em definitivo, o problema de intermitência ou rodízio no abastecimento.

Além disso, está em desenvolvimento o programa de combate a perdas, visto que a média de desperdício de água tratada é de aproximadamente 60%. Uma das ações será a implantação de 130 mil hidrômetros em São Luís e troca de rede de distribuição.

Nenhum comentário:

Postar um comentário