segunda-feira, 29 de junho de 2015

Prefeitura garante apoio para festividades de São Marçal


A Prefeitura de São Luís, por meio da Fundação Municipal de Cultura (Func), apoia o Encontro de grupos de bumba meu boi de matraca (Festa de São Marçal). Nesta terça-feira (30), os brincantes de boi de sotaque de matraca fazem um grande batalhão de matracas e pandeirões a céu aberto. O 88º Encontro de Bumba Meu Boi de Matracas tem início na madrugada do dia 30, com previsão de encerramento às 18h, e já conta com 37 grupos de bumba meu boi confirmados. São esperadas mais de 300 mil pessoas, ao longo dia, na Avenida São Marçal, no bairro do João Paulo.

Para o presidente da Func, Marlon Botão, o apoio municipal reafirma o compromisso da Prefeitura com as festividades populares da cidade. "Por entender a importância e a tradição cultural em sua diversidade de manifestações populares, damos todo suporte de infraestrutura para os dois eventos garantindo a realização das festas", afirmou Botão.

O evento contará com dois palanques: um para apresentação dos grupos e outro para idosos, pessoas com deficiência e autoridades. Serão disponibilizados 100 banheiros químicos. A Func garantiu o apoio de infraestrutura. As secretarias municipais de Trânsito e Transportes (SMTT), Urbanismo e Habitação (Semurh) e Segurança com Cidadania (Semusc) vão estar presentes com equipes de trabalho para garantir o controle do trânsito, a fiscalização do comércio informal e a segurança durante toda a festa.

HISTÓRIA
O primeiro encontro de bois no João Paulo data de 29 de junho de 1928, quando os batalhões do Sítio do Apicum, o Boi do Lugar dos Índios, do povoado de São José dos Índios, em Ribamar, e o Boi da Maioba se reuniram no espaço onde hoje é a Praça Ivar Saldanha, sob o pedido de José Pacífico de Moraes, comerciante, apreciador da cultura popular, que resolveu reproduzir, em seu bairro, um encontro que já ocorria desde 1924, todo dia 29, em honra a São Pedro, na então Vila do Anil.

O encontro se repetiu todos os anos até 1949, quando foi para o Monte Castelo, mas ficou lá somente um ano. Depois, foi para o Bairro de Fátima e rodou por outros bairros até retornar ao João Paulo, em 1959.

Somente nos anos 1980, a festa tomou a forma que tem hoje. Em 2006, a Prefeitura de São Luís, depois de ter sancionado a lei que alterou o nome da Avenida João Pessoa para São Marçal, atribuiu à Festa de São Marçal, através da lei Nº 4626 de 14 de julho, o título de bem cultural e imaterial, transformando a data no Dia Municipal do Brincante de Bumba Meu Boi.

Nenhum comentário:

Postar um comentário