quarta-feira, 24 de junho de 2015

Escolas da rede municipal aliam saúde e preservação da natureza à festa junina



Escolas da rede municipal aliam saúde e preservação da natureza à festa junina O período junino é de festa nas escolas da rede municipal de ensino. Nesta quarta-feira (24), muitas Unidades de Educação Básica (U.E.B.) promoveram atividades que além de estimular a integração entre estudantes, professores e famílias, estimulam o resgate das tradições culturais maranhenses. Organizadas com o trabalho dos professores das escolas, as apresentações de danças típicas foram destaque.

Na Unidade de Educação Básica (U.E.B.) Antônio Lopes, localizada no Centro, a festa junina também marcou o aniversário de 70 anos da escola. Fundada em 1945, a unidade de ensino atende atualmente a 150 estudantes nos turnos matutino e vespertino.

O secretário municipal de Educação, Geraldo Castro Sobrinho, parabenizou a escola e o trabalho desenvolvido pelos educadores. "Parabenizo a U.E.B. Antonio Lopes pelos 70 anos e destaco sobretudo o empenho dos nossos educadores, que se esforçam para manter vivas as tradições populares entre as nossas crianças e ajudam a promover uma educação de qualidade em nossa cidade", disse o secretário.

Na U.E.B. Antonio Lopes, além da festa junina, uma ação social para as famílias dos estudantes e para a comunidade em geral marcou o aniversário. Aplicação de flúor nas crianças, aferição de pressão, testes de glicemia e atendimento nas áreas de fonoaudiologia e fisioterapia, psicologia e aconselhamento jurídico foram alguns dos serviços oferecidos, por meio de parceria com a Secretaria Municipal de Saúde (Semus), a Universidade Federal do Maranhão (UFMA) e o Instituto de Educação Ana Neri.


"Esse é grande espaço de tradição que já formou muitos cidadãos e revela uma história de virtudes no crescimento dos estudantes. Temos muita satisfação de celebrar essa data comemorando avanços", afirma a gestora Sylvia Estela Fonseca Furtado.

"Foi um momento de partilhar alegria na escola, pois além de poder participar da festa, fomos atendidas na ação social oferecida na escola. Essa já é a segunda vez que participo das ações, sempre sou muito bem atendida pelos profissionais", ressaltou Karina Pinheiro Costa, 36 anos, mãe da Hellen Costa Melo, 5 anos, estudante do Infantil II da escola.

MEIO AMBIENTE
Já na U.E.B. Elizabeth Fecury, na Vila Isabel, a programação das festas juninas foi feita em conjunto com o encerramento do projeto "Meio Ambiente Sustentável". Uma exposição de desenhos, pinturas e brinquedos de material reciclável feitos pelos próprios estudantes decoraram a festa organizada pelos professores para as crianças e suas famílias. Danças nordestinas e a eleição de rainha e princesa caipira também estiveram na programação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário