quinta-feira, 4 de dezembro de 2014

Prefeitura oferece aulas de pilates para gestantes na Liberdade


A Prefeitura de São Luís disponibilizou durante este ano aulas de pilates específicas para gestantes no Centro de Saúde da Liberdade. O encerramento do cronograma de 2014 foi marcado por uma aula especial na manhã desta quinta-feira (4). A oferta do serviço na rede municipal de saúde segue determinação do prefeito Edivaldo para fortalecimento das ações na área de atenção básica e saúde preventiva.

De acordo com a diretora-geral do Centro de Saúde da Liberdade, Gabriela Diniz, a implantação das aulas de pilates para as gestantes integra as ações de acompanhamento do pré-natal. “A ideia é ampliarmos os serviços, por isso, além da oferta dessa atividade para os idosos, também decidimos efetuar aulas para grávidas, como mais uma opção na assistência prestada no pré-natal”, explicou a diretora.

Com o encerramento do cronograma deste ano, as gestantes interessadas no serviço deverão se inscrever a partir de janeiro de 2015 para participarem das aulas. Para efetuar a inscrição, a gestante deverá comparecer ao Centro de Saúde da Liberdade e apresentar documentos pessoais, como carteira de identidade e cartão do SUS.

Segundo a fisioterapeuta Karla Cristina Oliveira, responsável pelas aulas de pilates, as atividades são importantes para o futuro parto. “Com estes exercícios, as gestantes trabalham melhor a postura e a respiração, itens fundamentais para que a mesma esteja preparada na hora do parto e tenha uma gravidez saudável”, afirmou.

Ela explicou que a prática do pilates oferece exercícios de baixo impacto e com poucas repetições. Com a técnica, é possível que o paciente evite desgaste das articulações e dos músculos, proporcionando resultados eficazes aos pacientes.

O benefício é confirmado pela estudante Dulcicléia Ferreira Alves, 16 anos, que está grávida de seis meses. “Depois das aulas, estou me sentindo bem melhor. Já faço alguns exercícios em casa, para poder ter uma gravidez ainda mais positiva”, disse a estudante, que participou assiduamente das atividades oferecidas neste ano.

Nenhum comentário:

Postar um comentário