quinta-feira, 4 de dezembro de 2014

Prefeitura encerra curso Cuidador de Idoso




A Prefeitura de São Luís concluiu a capacitação de mais uma turma do curso “Alimentação Saudável e Cuidados Necessários ao Idoso – Cuidador de Idoso”. O curso foi ministrado para 20 pessoas que receberam o certificado de conclusão nesta quinta-feira (4). As ações são desenvolvidas através da Secretaria de Segurança Alimentar (Semsa) que desde 2013 já capacitou cerca de cem pessoas a partir da formação.

Segundo a titular da Semsa, Fatima Ribeiro, esta é uma ação que atua em dois pontos específicos das diretrizes de governo da gestão do prefeito Edivaldo, o tratamento digno e melhoria da qualidade de vida para a população idosa em conjunto com a geração de emprego e renda. Ela informou que dos alunos capacitados desde o início do trabalho no ano passado, 90% estão inseridos no mercado de trabalho.

“O envelhecimento é uma fase que precisa ser compreendida e isso inclui cuidados adequados, o prefeito Edivaldo tem um carinho especial pelos idosos e sabe da importância de ações como esta para a melhoria da qualidade de vida dessa população. Esse curso vai ajudar quem trabalha com idoso e seus familiares”, ressaltou Fatima Ribeiro.

A importância do curso para a formação profissional foi destacada pelos participantes, como Alcionira Gomes Carvalho, 37 anos. “Eu precisava de uma reciclagem e o curso foi importante, pois vai me ajudar a melhorar o serviço que realizo. Eu aprendi muito”, comentou. Para a nutricionista, Marylana Ferreira Araújo, 21 anos, o processo de reciclagem também foi importante. “Eu que já estou na área alimentar posso conseguir mais oportunidades de trabalho com a capacitação”, relatou.

De acordo com a gerontóloga e coordenadora do curso, Ana Teresa Ramos, os cuidadores têm como atribuição além de cuidar da saúde e higiene pessoal, conversar e acompanhar os idosos, colaborando para uma atenção diferenciada. “É na companhia dos cuidadores que os idosos se permitem viver como realmente são. Com isso, o tempo em família é mais bem utilizado”, afirmou.

Ela ressaltou a importância das pessoas se prepararem para essa fase da vida e que o número de pessoas que optam pelo apoio dos cuidadores de idosos tem aumentado. “Os cuidadores podem ser familiares ou terceiros, mas devem estar treinados para cuidar deste público”, alertou a coordenadora Ana Teresa Ramos.

Durante o curso, os participantes recebem orientações desde a alimentação saudável até os cuidados em relação a doenças associadas à velhice como diabetes, hipertensão, colesterol alto, entre outras. O curso possui 100 horas aulas no período de três meses. A capacitação é realizada em parceria com a Fundação Sousândrade, Universidade Federal do Maranhão (UFMA), nutricionistas, médicos, gerontológos e demais profissionais especializados no cuidado com o idoso.



NÚMEROS

De acordo com pesquisa da empresa norte-americana Nielsen, feita em diversos países, 49% das pessoas teme se tornar um fardo para família ou amigos ao envelhecer; e 54% temem o abandono ou ida para lares de idosos. A pesquisa aponta que 22% dos brasileiros desejam morar com seus filhos ou familiares na fase do envelhecimento e que 44% querem permanecer em suas casas com seu cônjuge. Dados da Organização Mundial de Saúde (OMS) apontam que até o 2050 mais de 2 bilhões de pessoas no mundo terão mais de 60 anos de idade, por isso, a necessidade de estar preparado para esta fase da vida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário