sexta-feira, 8 de agosto de 2014

Secretaria Municipal de Turismo (Setur) e Fundação Municipal de Cultura (Func) realiza pesquisa durante VI Lençóis Jazz & Blues Festival

Pelo segundo ano consecutivo, o Lençóis Jazz & Blues Festival recebe apoio da Prefeitura de São Luís por meio da Secretaria Municipal de Turismo (Setur) e Fundação Municipal de Cultura (Func). A Prefeitura está patrocinando toda a estrutura de sonorização e disponibilizado banheiros químicos no local. A sexta edição do evento será realizada nesta sexta-feira (8) e no sábado (9), na Praça Maria Aragão. O apoio ao evento possibilitará identificar a procedência do turista e o reflexo dessa movimentação nas 52 atividades relacionadas ao setor turístico. Para isso, será realizada uma pesquisa no local do evento, estratégia inédita para aplicação de questionários aos visitantes, normalmente realizada em portões de entrada da cidade, como no Aeroporto Internacional Marechal Cunha Machado.

O secretário de Turismo, Lula Fylho, informou que a organização do evento firmou parceria com a TAM para divulgação do festival na revista mensal da operadora permitindo visibilidade nacional e internacional de São Luís. “Achamos interessante abraçar o evento como ferramenta de divulgação do destino e também para diversificarmos nosso calendário cultural, ampliando o percentual de turista neste período do ano”, observa.

A primeira etapa do evento é realizada em Barreirinhas, portão de entrada dos Parques dos Lençóis Maranhenses, e ocorreu no final de semana passado. A segunda etapa é realizada em São Luís, e o apoio ao festival é uma iniciativa no sentido de estreitar as relações das prefeituras de São Luís e Barreirinhas, polos turísticos importantes do estado, por meio de atividades culturais comuns.

Para o presidente da Func, Francisco Gonçalves, é necessário investir na profissionalização do campo cultural, fomentando a produção de eventos na cidade. “Achamos importante apoiar eventos como o Lençóis Jazz & Blues Festival. Examinamos os projetos que chegam na Func a partir de critérios. Um desses critérios, no caso do festival, é a parceria com o município de Barreirinhas. A Prefeitura de São Luís tem interesse em manter relações sólidas com o polo turístico dos Lençóis”, esclarece Francisco Gonçalves.

Segundo o presidente da Func, no próximo ano deve haver um novo ordenamento jurídico do campo da cultura normatizando os contratos de serviços artísticos. Para isso, estão sendo desenvolvidas várias ações apoiadas pela Prefeitura como a legislação do Sistema Municipal de Cultura, assim como a Lei Municipal de Incentivo a Cultura e a regulamentação do Fundo Municipal de Cultura.

ENCERRAMENTO

O VI Lençóis Jazz & Blues Festival será encerrado por uma atração internacional: a violinista e cantora cubana Yilian Cañizares, exponencial da nova geração do jazz latino. Oito atrações estão programadas para as duas noites no palco da Praça Maria Aragão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário