quarta-feira, 27 de agosto de 2014

Secretaria de Saúde (Semus), inicia aplicação de segunda dose da vacina contra HPV em setembro

A Prefeitura de São Luís, através da Secretaria de Saúde (Semus), inicia a partir de 1º de setembro a aplicação da segunda dose da vacina contra o HPV (Papiloma Vírus Humano). A ação é destinada às meninas com idades entre 11 e 13 anos que tomaram a primeira dose em março deste ano. A medida reforça a política de prevenção instituída na rede municipal de saúde pelo prefeito Edivaldo.

“A segunda dose da vacina contra o HPV é aplicada seis meses após a inicial. Então, começaremos a vacinação em setembro apenas com o público que tomou a primeira dose em março. Orientamos as meninas para levarem o cartão de saúde ao mesmo posto onde vacinaram, pois será necessário verificar a ficha preenchida. É muito importante não deixar o esquema vacinal ficar incompleto para garantir imunização total”, orienta a coordenadora.

Segundo dados do Programa Nacional de Imunização, São Luís aplicou 22.875 doses de vacina contra o HPV no período de março a agosto. Como a vacina foi incorporada ao calendário nacional de imunização, está disponível de forma permanente nas unidades de saúde da rede municipal e estadual.

O ciclo de imunização contra o HPV se completa com a terceira dose, aplicada cinco anos após a primeira. A vacina tem eficácia comprovada para mulheres que ainda não iniciaram a vida sexual e, por isso, não tiveram nenhum contato com o vírus.

A Semus lembra que todas as adolescentes, ao completarem 11 anos, devem começar a tomar vacina para se proteger contra o Papiloma Vírus Humano, um dos causadores do câncer de colo de útero.

Nenhum comentário:

Postar um comentário